Cabo Espichel - Sesimbra

Cabo Espichel

Um santuário, uma ermida, um farol, muitas lendas e, também, pegadas de dinossauros. Assim é o Cabo Espichel, um promontório localizado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra, na freguesia do Castelo (pertinho de Sesimbra), Distrito de Setúbal.

Cabo Espichel – Sesimbra

Certamente, você já ouviu falar do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Pois existe um outro lugar igualmente paradisíaco, que ainda não é tão conhecido dos viajantes.

Diferentemente do Cabo da Roca, cujo maior atrativo é a sua beleza natural, o Cabo Espichel é um lugar com um grande patrimônio histórico-cultural e muitas lendas. Uma dessas lendas é urbana: diz-que no local foram gravadas algumas cenas do clássico “007 – Ao Serviço de Sua Majestade“.

Talvez por se localizar do outro lado da ponte 25 de Abril, em Lisboa, o Cabo Espichel não é tão conhecido como o Cabo da Roca. Mas o acesso é bastante fácil, a estrada é ótima e bem sinalizada.

Banhado pelo Oceano Atlântico, em dias com poucas nuvens, é possível avistar parte da cidade de Lisboa e, também, Cascais. Além dos atrativos naturais e históricos, há também no local um pequeno café com lanches rápidos, bebidas e sanitários. Se puder esperar pelo pôr-do-sol, não vai se arrepender.

Atrações do Cabo Espichel

Ao chegar no Cabo Espichel, você terá duas áreas distintas para visitar. Uma delas é onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora do Cabo e as construções no seu entorno. Um pouco mais afastado há um farol, à esquerda do Santuário.

Farol do Cabo Espichel

O farol é um dos mais antigos do Portugal e já teve outras denominações, como Cabo da Boa Esperança, Cabo Barbárico, Promontório Luminoso ou de Santa Maria.

De acordo com o site Faróis de Portugal, o farol foi construído na sequência do terremoto que atingiu o país em 1755, mandado construir pelo Marquês de Pombal.

Com o intuito de iluminar as costas portuguesas, conhecidas pelos navegadores ingleses como “costas negras” até a segunda metade do século 18, o mandatário português criou em 1758 um Serviço de Faróis organizado, mandando construir seis faróis na costa portuguesa. Um deles foi o Farol do Cabo Espichel, em 1790. Totalmente automatizado nos dias de hoje, o farol tem um alcance luminoso de 26 milhas marítimas (48,152 km.)

O Farol do Cabo Espichel é um dos 30 abertos aos visitantes em Portugal, com as visitas realizadas às quartas, das 14 às 17 horas. Nos outros dias, é preciso uma autorização prévia.

Outras Atrações do Cabo Espichel

O farol é muito bonito, mas a grande atração do local é o Santuário de Nossa Senhora do Cabo, não só pela sua beleza arquitetônica mas, principalmente, pelas lendas da crença popular que cercam o lugar.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo - Cabo Espichel
Santuário de Nossa Senhora do Cabo – Cabo Espichel

O santuário também é conhecido como Santuário da Nossa Senhora da Pedra Mua, que recebeu esse nome por causa da lenda da ‘Pedra Mua’, cuja versão mais conhecida e famosa remonta ao século 15.

Diz a lenda que Nossa Senhora foi vista por dois peregrinos sendo transportada por uma jumentinha pelas arribas do Cabo Espichel, que teria deixado suas pegadas marcadas nas rochas.

A lenda se espalhou e o local se tornou um centro de romaria e festas em homenagem à Nossa Senhora do Cabo Espichel. Foi então que começaram as surgir as construções que hoje existem no lugar.

Ermida da Memória

Por iniciativa dos peregrinos que lá passavam, a primeira construção erguida foi a Ermida da Memória, dentro da qual existem painéis de azulejos que retratam um pouco da lenda e mostram, claramente, as pegadas que, sabe-se hoje, são pegadas de dinossauros saurópodes.

Ermida da Memória - Cabo Espichel
Ermida da Memória – Cabo Espichel

A imagem de azulejos dentro da ermida é uma das mais antigas ilustrações de pegadas de dinossauro que existem no mundo. Quanto às pegadas, elas ainda podem ser vistas no Cabo Espichel.

Igreja de Nossa Senhora do Cabo

Construída por iniciativa da Casa Real Portuguesa entre 1701 e 1707, a Igreja de Nossa Senhora do Cabo tem uma arquitetura de “estilo chão”, um estilo arquitetônico português marcado pela austeridade das formas, ao qual se somam alguns traços barrocos.

Com paredes revestidas a mármore, há na igreja, além da capela, frescos e pinturas a óleo feitas pelo artista Lourenço da Cunha, que são as únicas obras deste artista que ainda existem em Portugal.

No século 18, os romeiros criaram 10 altares laterais. Os visitantes ainda podem apreciar, no teto, uma bela pintura simbolizando a assunção da Virgem e, nos painéis laterais, a sua vida.

Casa dos Círios

Para abrigar os peregrinos e os festeiros, duas alas de hospedarias foram construídas, entre 1715 e 1760, onde os romeiros podiam dormir e se alimentar.

Casa dos Círios
Casa dos Círios

Os próprios romeiros construíram a Casa dos Círios, também em “estilo chão”, típico da chamada “região saloia”, que reúne vários ‘concelhos’ (municípios) na região.

Casa da Água

A construção da Casa da Água foi ordenada pelo rei D. José I (1714-1777), com o intuito de abastecer o local por causa do aumento do número de peregrinos. Um aqueduto trazia a água da vila de Azoia.

Casa da Ópera

Outra construção do tempo de D. José I, que reinou entre 1750 até a sua morte. Para animar os festejos, eram organizados, na Casa da Ópera, espetáculos com companhias famosas da época. De salientar que, nos dias de hoje, há uma Temporada de Música em todo o concelho de Sesimbra, no mês de abril, inspirada na Casa da Ópera do Cabo Espichel.

Além dos aspectos religiosos, o lugar foi palco da Batalha do Cabo Espichel, em julho de 1180, na qual a esquadra portuguesa, chefiada por D. Fuas, infligiu uma importante derrota aos muçulmanos.

Como chegar ao Cabo Espichel

Situado a apenas 48 km de Lisboa, é muito fácil chegar ao Cabo Espichel, se você estiver de carro.

De carro: as coordenadas (GPS) – latitude 38º25’13.03 N; longitude 9º12’49.15 W. É só seguir as placas em direção a Sesimbra e depois as placas que indicam ao Cabo Espichel.

De transporte público: não é a forma mais fácil e rápida mas, se você não tiver alternativa, sugerimos pegar o ônibus de Lisboa até Sesimbra (linhas 207 ou 260 da empresa Transportes Sul do Tejo e, em Sesimbra, pegar a linha 201 (Cabo Espichel – Sesimbra)

Informações importantes sobre o Cabo Espichel

Visitas

Farol: às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Santuário: no verão, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30. Nota: prepare-se que, em Portugal, tudo fecha no horário do almoço.

Sábados e domingos, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h.30.

No inverno, de segunda sexta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17 horas

Sábados e domingos, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18 horas.

Nota: assim como no Cabo da Roca, venta muito no Cabo Espichel e é preciso estar atento e tomar um certo cuidado.

Entrada: no Santuário, não é cobrada entrada.

Essas informações podem sofrer alterações. Por isso, antes de visitar o local, consulte o site da Câmara Municipal de Sesimbra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *