Casa das Obras - Manteigas

Casa das Obras – Manteigas

Localizada perto da Serra da Estrela, a Casa das Obras é um solar de 250 anos, classificado como Imóvel de Interesse Público e mobiliado com móveis de época e acessórios de arte.

Casa das Obras – Manteigas

A casa está a uma curta distância de carro do Poço do Inferno, uma bela cascata. As fontes naturais de Caldas das Manteigas também estão a uma curta distância de carro.

História da Casa das Obras

A mansão foi mandada construir pelo juiz desembargador da relação do Porto e capitão-mor de Manteigas João Teodoro Saraiva Fragoso entre 1770 e 1825.

Casa das Obras
Brasão da Casa das Obras

Há quase três séculos que o solar permanece na família, sendo ainda ocupado pelos seus descendentes, que mantêm a sua tradição.

Sob a orientação do arquiteto António Ribeiro Patrício Proença Madeira de Portugal a Casa das Obras foi sujeita a um profundo restauro no final do século XX.

Com o seu toque especial, o arquiteto deu uma nova vida ao solar, mantendo os traços presentes em casa recanto, que foi assim convertida em Turismo de Habitação. Com arte, imortalizou a memória de várias gerações.

Hospedagem

O visitante que chega ao solar é agradavelmente surpreendido com o requinte e uma sensação de conforto que se confirma em cada canto da mansão.

Os quartos bem iluminados desta mansão são temáticos, remetendo os hóspedes ao estilo de vida do passado, mas com comodidades como TV e aquecimento central.

Você também pode relaxar e descontrair na piscina ao ar livre da, local onde no verão as temperaturas são bastante altas:

Piscina e jardim da Casa das Obras

É um deleite total desfazer as malas no quarto bem apresentado e coerente com a Casa, onde serenidade e aconchego se conjugam da melhor maneira através das peças de mobiliário.

Sala da lareira - Casa das Obras
Sala da lareira – Casa das Obras

Conhecer as diversas divisões do solar, do Salão de Jogos à Sala de Lareira, passando pela escadaria de pedra que conduz à varanda principal do imóvel, permite ao visitante uma experiência retemperante, onde o tempo flui ao sabor de épocas passadas.

Sala de jogos Casa das Obras
Sala de jogos Casa das Obras
Sala de jogos Casa das Obras

Pelas manhãs, os hóspedes são saudados pela luz do sol, que invade a Casa das Obras de maneira abundante, iluminando os frescos originais do século XVIII da Sala de Jantar.

O café da manhã, onde são servidos os quitutes mais saborosos da Serra da Estrela, é uma experiência sensorial única, onde o visitante pode provar muitas iguarias de região, como compostas caseiras, bolos, queijos e uma grande variedade de pães.

Pequeno almoço com grande variedade de itens da culinária da Serra da Estrela

Os dias são passados na simbiose a beleza bucólica do Vale Glaciar do Zêzere e o conforto da Casa, em plena Serra da Estrela. Essa conjugação de hospitalidade, luz e espaço permite ao visitante retemperar forças, fazer amigos e sentir vontade de voltar um dia.

Casais gostam particularmente da localização da casa – eles deram nota 9,6 para viagem a dois nos aplicativos de turismo e habitação.

No vídeo abaixo poderá fazer uma visita ao interior da casa:

Localização

Localiza-se em Manteigas, na Serra da Estrela:

Rua Teles de Vasconcelos 6260-185 Manteigas
Portugal

A localização pode ser vista no mapa abaixo:

Como chegar

Existem diversos transportes públicos rodoviários que fazem a ligação entre várias cidades e Manteigas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *