Casa do Fraga – Serra da Estrela

A Casa da Fraga foi a primeira edificação do local que um dia viria a ser a aldeia das Penhas Douradas, na Serra da Estrela.

Pode-se dizer que existem muitas casas feitas de pedra em Portugal, mas, provavelmente, não há muitas que tenham dado origem a uma aldeia.

Casa do Fraga
Casa do Fraga – Serra da Estrela

A verdade é que o povoamento das Penhas Douradas, a 1500 metros de altitude, onde se destacam os seus chalets e a vista sobre o vale glaciar do rio Zêzere, não existiria se não fosse a Casa da Fraga. Ou, pelo menos, não seria aquilo que é hoje.

História da Casa do Fraga

A história do local começa com uma expedição da Sociedade de Geografia de Lisboa à Serra da Estrela com o objetivo de fundar na região diversos sanatórios para a cura de doenças pulmonares.

Foto antiga da Casa do Fraga
Foto antiga da Casa do Fraga

A expedição concluiu que havia condições para tal na encosta norte da serra, antes de chegar ao cume. Com base em diversos estudos de cientistas, Sousa Martins, médico que se destacou no combate à tuberculose, enviou para o local um dos seus doentes que padecia de tísica pulmonar.

Como alojamento, foi-lhe construída na montanha uma bela casa de pedra, que se camuflava na paisagem. O doente ficou ali dois anos, dando alento a todos àqueles que sofriam de doenças pulmonares, que buscaram abrigo na região.

Casa do Fraga - imagem histórica
Casa do Fraga – imagem histórica

Pois foi assim que nasceu a aldeia de montanha das Penhas Douradas, que hoje é uma povoação repleta de chalés de montanha, que foram construídos por pessoas que buscavam um lugar para tratar a saúde e, ao mesmo tempo, era um destino de férias longe da confusão das cidades.

A aldeia das Penhas Douradas é dos locais mais frios de Portugal, onde frequentemente neva. A paisagem também ajuda a tornar o local um daqueles preferidos dos que apreciam mantos brancos de neve no inverno: florestas de pinheiros e grandes blocos de granito dominam as vistas.

A casa original, construída por Sousa Martins, ainda existe mas se encontra em ruínas, onde sobraram as paredes que se confundem com a própria pedra onde foi construída.

O vídeo abaixo mostra o atual estado da Casa do Fraga, na parte exterior e interior:

Para quem se interessa em saber como era a casa antigamente, o livro “Quatro dias na Serra da Estrella”, de Emygdio Navarro, de 1884, conta como era difícil encontrar a casa, da maneira em que ela se disfarçava na pedra granítica.

O livro descreve que a casa possuía uma sala de entrada, uma cozinha equipada com chaminé, um quarto de dormir, um gabinete e até uma pequena varanda. Mas tudo isso não existe mais, pois a casa se desgastou com o tempo, tendo inclusive sido atingida por um raio.

Apesar do seu estado em ruínas, a Casa da Pedra merece certamente uma visita, bem como a aldeia que cresceu ao seu redor. Afinal, as construções humanas podem desaparecer, mas o ar puro que faz tanto bem à saúde permanece.

Locais de interesse ao redor

Não faltam opções para conhecer melhor a Serra da Estrela para quem quiser explorar os arredores.

Bem perto fica a Nave da Mestra, um dos locais mais emblemáticos e mais secretos da Serra da Estrela. Bem próximo também está o Vale do Rossim, que é belo tanto no inverno, por causa da neve, como no verão, quando milhares de pessoas aproveitam os prazeres de sua praia fluvial. Andando um pouco mais, encontra-se o famoso Covão dos Conchos.

Para quem gosta de descobrir aldeias tradicionais, existem várias localidades nos arredores, como Lorica, Alvoco da Serra e Sabugueiro, localizadas a sul. Em direção ao norte, temos Folgosinho, Linhares da Beira e Videmonte. Em qualquer dessas aldeias, o visitante pode desfrutar da hospitalidade dos habitantes e da boa gastronomia da Serra da Estrela.

Como chegar na Casa do Fraga:

A Casa do Fraga localiza-se na Estrada Nacional 232 (EN 232)
6260-162 Manteigas

A localização no mapa:

A maneira mais fácil de chegar é com automóvel, não existem muitas opções de transportes públicos na zona. Outra opção é optar por visitas guiadas na Serra da Estrela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *