O que visitar em Portugal? Guia com dicas incríveis

Portugal é um país pequeno que pode ser atravessado de carro em poucas horas e possui uma impressionante variedade de paisagens, climas e atrações. No entanto, descrever tudo isso em um único artigo sobre o que visitar em Portugal é um desafio. Além disso, o país é composto não apenas pela parte continental, mas também pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Adicionalmente, Portugal se destaca por ser um dos destinos mais acessíveis dentro da zona do Euro, tanto em termos de refeições como de hospedagem. Para os brasileiros, a familiaridade com o idioma é uma vantagem significativa. Além disso, o país possui altos níveis de segurança e oferece uma ampla rede de transporte público. Não é surpresa que Portugal esteja se tornando cada vez mais popular como destino turístico.

Contudo, há um dilema: com tantos atrativos, definir um itinerário de férias em Portugal pode ser complicado. O objetivo deste texto é auxiliá-lo nesse processo. Iremos apresentar diversas opções, desde o norte até o sul, dividindo por grandes regiões geográficas e abordando diferentes perfis de viajantes, bem como as várias possibilidades gastronômicas que o país oferece.

Portanto, prepare suas malas, pois vamos despertar em todos o desejo de viajar e conhecer tudo o que Portugal tem a oferecer.

O que é que Lisboa tem?

Vamos começar com o essencial, pois a capital portuguesa, Lisboa, muito provavelmente será o ponto de partida para sua jornada através de Portugal – a maioria dos voos saindo do Brasil aterrissam em Lisboa ou no Porto.

Lisboa oferece uma ampla gama de experiências encantadoras. É impossível discutir o que visitar em Portugal sem incluir, pelo menos, os destinos mais icônicos na capital. O Bairro de Belém é uma parada obrigatória, e a Torre de Belém, com seus impressionantes 35 metros de altura, é um marco indiscutível. Construída entre 1514 e 1519, sua principal finalidade era proteger Lisboa contra possíveis invasões através do Rio Tejo.

Torre de Belém

A Torre é um Monumento Nacional e um Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. Informações detalhadas sobre horários de visitação e ingressos podem ser encontradas neste link. Mesmo que você opte por não entrar na Torre de Belém, uma caminhada ao redor dela é recomendada para admirar sua arquitetura majestosa e apreciar a vista panorâmica do rio.

Além disso, a região circundante oferece diversas atrações. Mesmo em frente à Torre encontra-se o Mosteiro dos Jerônimos, outro local de grande importância para incluir em sua lista do que visitar em Portugal – um edifício que também é considerado Patrimônio Mundial.

A construção do mosteiro começou em 1501 e se estendeu por mais de 100 anos, o que resultou na fusão de estilos arquitetônicos de diferentes épocas e arquitetos. A magnitude do mosteiro é verdadeiramente impressionante.

Entre as personalidades ilustres que repousam ali estão o rei D. Manuel I, o explorador Vasco da Gama e os poetas Luís de Camões e Fernando Pessoa. Informações sobre horários de visitação e ingressos também estão disponíveis aqui.

Mosteiro dos Jerônimos

Não muito distante encontra-se o Padrão dos Descobrimentos, um monumento com 56 metros de altura. Embora tenha sido inaugurado em 1960, seu desenvolvimento começou em 1940. A escultura representa uma caravela com a proa conduzida pelo Infante D. Henrique e conta com a presença de 32 figuras emblemáticas da expansão ultramarina e da cultura da época.

Entre essas figuras estão navegadores, cartógrafos, guerreiros, colonizadores, evangelizadores, cronistas e artistas. Cada uma dessas personalidades pode ser identificada através deste site. No local do monumento, você também encontrará a Rosa dos Ventos, que detalha a cronologia da expansão marítima portuguesa – com certeza, incluindo o Brasil.

Padrão dos Descobrimentos

Após visitar esses monumentos, permita-se uma pausa para degustar os autênticos Pastéis de Belém na Rua de Belém, nº 84 (apenas esteja preparado para possíveis filas, especialmente em horários concorridos!).

Chegar e sair de Belém é bastante conveniente, seja de carro ou transporte público. Por exemplo, os amantes de museus na área encontrarão o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, além do Museu dos Coches. Próximo a este último, é possível pegar o elétrico nº 15 e seguir até o Cais do Sodré. O passeio de bonde por si só já é uma experiência prazerosa.

Uma sugestão é descer próximo ao Mercado da Ribeira e, em seguida, passear pela Praça do Comércio. Se quiser, você pode também explorar o centro da cidade em um Tuk-Tuk, que é uma opção para conhecer o Bairro da Alfama, a Sé, o Castelo de São Jorge e outros pontos em pouco tempo. Visitar o bairro do Chiado, conhecer a Livraria Bertrand e desfrutar de um café em “A Brasileira” são outras alternativas turísticas.

O café A Brasileira, no Chiado, era frequentado pelo poeta Fernando Pessoa

Além disso, é recomendado pesquisar sobre os miradouros (pontos de vista panorâmica) de Lisboa. A cidade oferece muitos deles, cada um proporcionando vistas deslumbrantes. Cruzar o Rio Tejo de barco e apreciar uma vista privilegiada da capital portuguesa a partir de Almada é uma experiência também muito agradável. A partir dali, você pode até estender o passeio até a Costa da Caparica e aproveitar a praia.

Praias e palácios

Ainda no tema do litoral, Cascais é um destino imperdível para aqueles que apreciam o mar e paisagens deslumbrantes. O melhor é que esse paraíso está a poucos minutos de Lisboa, cerca de 40 minutos de trem a partir do centro da cidade. Os trens da Linha Cascais partem regularmente, aproximadamente a cada 15 minutos, da Estação Cais do Sodré.

Centro histórico de Cascais

Para chegar diretamente ao charmoso centro de Cascais, basta descer na Estação Cascais, que é a última parada do percurso. Por outro lado, se você deseja vislumbrar algumas das praias da região, desembarque na Estação Monte Estoril e siga a pé até Cascais pela agradável calçada à beira-mar conhecida como Paredão. Esse agradável passeio oferece uma sequência de praias deslumbrantes, incluindo a Praia das Moitas, Piscina Oceânica Alberto Romano, Praia da Duquesa, Praia da Conceição e Praia da Rainha.

Vale ressaltar que também é possível explorar as praias do Estoril. Para isso, basta desembarcar na Estação São João do Estoril.

Veja também: As 10 melhores coisas para fazer em Cascais

Além das areias douradas – sem esquecer a famosa Praia do Guincho – aproveite para passear pelo encantador centro de Cascais, visitar museus e, é claro, explorar a impressionante formação rochosa conhecida como Boca do Inferno, uma espécie de caverna à beira-mar com vistas de tirar o fôlego.

Cabo da Roca, um dos lugares mais bonitos de Portugal

Um passeio que vale a pena é uma visita ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental. Você pode chegar lá de carro, Uber ou através de um ônibus que parte da rodoviária de Cascais. Se tiver oportunidade, faça uma parada em Azenhas do Mar – o cenário é simplesmente fascinante.

Veja também: Costa do Estoril: conheça Cascais, Azenhas do Mar e Cabo da Roca

Aqueles que visitam Cascais, frequentemente optam por estender a viagem até Sintra (há diversos passeios saindo de Lisboa que combinam essas duas localidades até mesmo em um dia). Além das áreas verdes circundantes, os parques e palácios de Sintra são imperdíveis. Vamos destacar o Palácio Nacional da Pena e a Quinta da Regaleira.

O Palácio da Pena, em Sintra, parece ter sido tirado de um filme da Disney

O Palácio Nacional da Pena, construído no local onde um mosteiro em ruínas foi deixado pelo terremoto de 1755 que abalou Lisboa, é um espetáculo visual que reúne elementos arquitetônicos de influência manuelina e mourisca, criando um cenário digno das “Mil e Uma Noites”. Suas cores vibrantes e contrastantes são capazes de surpreender qualquer visitante. Mais informações sobre ingressos e horários de visitação podem ser encontradas aqui.

Sintra, sem dúvida, foi um dos berços da arquitetura Romântica na Europa, fato evidente também na Quinta da Regaleira. Localizada logo à saída do Centro Histórico, merece ser explorada. O primeiro proprietário da propriedade, Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, juntamente com o arquiteto italiano Luigi Manini, deram origem ao Palácio da Regaleira, rodeado por jardins, grutas, lagos e construções enigmáticas.

O Poço Iniciático, da Quinta da Regaleira, parece saído de Harry Potter

Entre as muitas características e espaços notáveis, destaca-se o Poço Iniciático – acredita-se que tenha sido usado em rituais de iniciação à maçonaria. Essa galeria subterrânea, com uma escadaria em espiral apoiada por colunas esculpidas, leva até o fundo do poço. Informações detalhadas para a visitação podem ser encontradas neste link.

Veja também: 16 lugares imperdíveis em Sintra

Ondas gigantes, religião e história

No coração de Portugal, você encontrará uma variedade de atrações capazes de encantar os mais diversos tipos de turistas. Por exemplo, independentemente de sua afiliação religiosa, uma visita ao menos breve ao Santuário de Fátima é uma proposta envolvente para incluir em sua lista de lugares a visitar em Portugal. O santuário foi erguido no local onde ocorreram cinco das seis aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, eventos ocorridos em 1917 e oficialmente reconhecidos em 1930.

Santuário de Fátima

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi concebida a partir de um projeto do arquiteto holandês Gerardus van Krieken, continuado por João Antunes. A pedra fundamental foi abençoada em 13 de maio de 1928, e a igreja foi consagrada em 7 de outubro de 1953. No ano seguinte, recebeu o título de Basílica pelo Papa Pio XII. A entrada é gratuita, e você pode participar das celebrações religiosas.

A mesma sugestão se aplica caso você esteja a caminho de Nazaré e suas famosas ondas: fazer uma parada em Batalha é altamente recomendado. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha, é de tirar o fôlego.

Mosteiro da Batalha

A construção levou mais de 150 anos para ser concluída e é uma das joias mais emblemáticas da Europa. Possui uma história fascinante: foi erguido em cumprimento a uma promessa feita pelo rei D. João I em agradecimento à vitória na Batalha de Aljubarrota, travada em 14 de agosto de 1385, que garantiu sua coroa e a independência de Portugal. Desde 1983, o mosteiro integra a lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco. Informações detalhadas para visitação podem ser encontradas neste link.

Veja também: A praia da Nazaré, uma alternativa ao Algarve no Centro de Portugal

Óbidos, a vila medieval mais bela de Portugal

Em relação à história, há outras opções fantásticas nas proximidades: a vila medieval de Óbidos, com suas muralhas e castelo bem preservados (recomendada especialmente durante o Natal ou no verão, quando ocorre o espetacular “Mercado Medieval de Óbidos”), e Coimbra, que oferece várias atrações cativantes e se destaca pela Universidade – um local classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2013.

Veja também: Óbidos, a vila medieval mais bela de Portugal

Patrimônio Acadêmico e Cultural

Fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra permanece como a mais antiga universidade de língua portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Inicialmente, compreendia quatro Faculdades: Teologia, Cânones, Leis e Medicina. Durante três séculos, suas instalações mudaram entre Lisboa e Coimbra até que, no ano de 1537, durante o reinado de D. João III, a universidade se estabeleceu definitivamente em Coimbra. Foi nesse período que ocupou sua residência permanente no Paço das Escolas, a partir de 1544.

Universidade de Coimbra

As visitas guiadas pelo Paço das Escolas são verdadeiras viagens no tempo, oferecendo acesso à Biblioteca Joanina, ao Palácio Real, à Capela de São Miguel e à Sala dos Atos Grandes. Além disso, há outros espaços notáveis para explorar, cujas informações detalhadas podem ser encontradas aqui, incluindo horários de visitação e preços de ingressos. A Universidade de Coimbra é um tesouro acadêmico e cultural que proporciona uma compreensão profunda da história e do conhecimento de Portugal.

Veja também: Coimbra, a cidade universitária de Portugal

As ondas gigantes podem ser apreciadas no Farol da Nazaré

Se você busca adrenalina, Nazaré é o destino perfeito. Porém, atenção: as famosas ondas gigantes não estão presentes durante todo o ano, sendo mais frequentes entre outubro e março. Esse espetáculo natural pode ser testemunhado na Praia do Norte, mas sua ocorrência depende de uma série de fatores. Para obter informações detalhadas e entender as variáveis envolvidas, você pode consultar este site.

Contudo, mesmo fora dessa temporada, Nazaré oferece uma visita encantadora, com atrativos diversos. A cidade está dividida em três zonas distintas: a área baixa, próxima à Praia da Nazaré; o Sítio da Nazaré, o lendário bairro no topo do penhasco; e a Pederneira, o bairro menos conhecido.

Além dos impressionantes forte e farol que se destacam entre os pontos turísticos, uma das experiências mais encantadoras é explorar as ruas do Bairro dos Pescadores. Aqui, você encontrará curiosidades como pescadores vestindo xadrez e gorros pendurados no ombro, enquanto as mulheres trajam sete saias, aventais, xales e tamancos nos pés. Cada ruela carrega um pedaço da rica tradição e cultura deste local único.

Veja também: A praia da Nazaré, uma alternativa ao Algarve no centro de Portugal

A Veneza Portuguesa e o Caminho dos Templários

Falando sobre as praias e atrações turísticas em Portugal, destaca-se a beleza das praias do país, embora as águas não sejam muito quentes, especialmente ao norte. No entanto, a beleza das praias vai além da temperatura da água e da estação do ano. Um exemplo notável é Aveiro, conhecida como a “Veneza Portuguesa”, que oferece um encanto único. Esse apelido é explicado pela configuração do Centro Histórico, atravessado por uma rede de canais pelos quais os visitantes podem navegar. Os barcos tradicionais chamados “moliceiros” eram originalmente usados para apanhar algas marinhas chamadas “moliço”, que eram secas ao sol e usadas como adubo na região. Além dos passeios de barco, os visitantes podem desfrutar das iguarias locais, incluindo os famosos doces “Ovos Moles de Aveiro”.

Aveiro, a “Veneza portuguesa”

No entanto, a experiência turística em Aveiro não se limita apenas a isso. A área da Costa Nova, com suas casinhas coloridas, é uma das atrações mais emblemáticas da cidade. Além disso, explorar as Salinas locais e participar de atividades relacionadas à história e à arquitetura também são ótimas opções. Uma característica marcante de Aveiro é sua associação ao estilo Art Nouveau, sendo até chamada de “cidade-museu do Art Nouveau”. Além de um museu dedicado a esse estilo, a cidade oferece um percurso a pé que permite aos visitantes explorar suas influências arquitetônicas e artísticas.

A cerca de 140 km de Aveiro, na região central de Portugal, encontra-se Tomar, conhecida como a “Cidade Templária”. A cidade é rica em simbolismo, começando por sua estrutura organizada em forma de cruz, orientada como uma rosa-dos-ventos, que representa quatro extremos, quatro pontos cardeais e quatro conventos. Entre esses, destaca-se o impressionante Convento de Cristo.

Convento de Cristo, um dos monumentos mais impressionantes de Portugal

O Convento de Cristo é o monumento mais emblemático de Tomar e é uma das principais atrações turísticas do país. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983, ele reflete sete séculos de história do Ocidente.

O convento, fundado pela Ordem dos Templários em 1160, é um testemunho da arquitetura ao longo das eras, incorporando elementos dos estilos Românico, Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista e Barroco. O Castelo de Tomar também faz parte desse complexo arquitetônico e histórico. Além disso, a cidade possui outros pontos interessantes, como a antiga Judiaria, a Sinagoga e a Mata Nacional dos Sete Montes.

Tomar é um destino imperdível para quem deseja explorar a história dos Templários e desfrutar da rica herança arquitetônica e cultural que a cidade tem a oferecer.

O litoral sul de Portugal

Explorando o litoral sul de Portugal, nos deparamos com algumas das praias mais famosas e deslumbrantes do país, especialmente na região do Algarve. É difícil selecionar as melhores, dado o grande número de opções, mas vamos destacar duas sugestões que possuem características únicas: Benagil e Algar Seco.

A Praia de Benagil atrai visitantes principalmente devido à sua icônica gruta, que leva o nome da praia. Chegar até lá pode ser feito de diversas maneiras, como Stand Up Paddle (alugado na praia), barcos ou nadando (embora seja considerado proibido nadar até lá).

A gruta possui um “buraco” no topo que proporciona uma visão única, contrastando o céu azul, as formações rochosas e as águas do mar em tons belíssimos. Existem passeios que partem de diferentes localidades, como Vilamoura, Albufeira e Portimão, passando por Benagil e explorando outras grutas da região.

A gruta de Benagil atrai turistas do mundo inteiro

Outro destaque na região é o Algar Seco, situado em Carvoeiro. Trata-se de uma formação rochosa esculpida ao longo dos anos pela ação do vento e da água, resultando em uma série de piscinas naturais de água azul intensa.

As rochas têm buracos que lembram janelas e varandas, sendo a “Boneca” uma das mais famosas, pois lembra uma boneca quando vista do mar. Há também túneis que levam a cenários magníficos, com entradas que frequentemente geram filas durante a alta temporada.

Gruta Boneca, em Algar Seco

Uma das maneiras de chegar a Algar Seco é por uma trilha de aproximadamente 570 metros que parte do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, na Praia do Carvoeiro. Essa trilha proporciona vistas panorâmicas das falésias e do oceano Atlântico. Além disso, a região é propícia para caminhadas, sendo o Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos um exemplo notável.

Esse trajeto, eleito o melhor destino de caminhadas na Europa, se estende por cerca de 6 quilômetros (ida e volta) ao longo da arriba costeira, oferecendo vistas deslumbrantes das falésias, grutas e da vida selvagem. A trilha também passa por várias praias incríveis onde os visitantes podem se banhar e desfrutar do mar magnífico da região.

Vinhos do norte e do sul

Explorando as riquezas vinícolas do Norte e do Sul de Portugal, é impossível não mencionar o Porto, uma cidade que se destaca tanto pela sua cultura como pelos vinhos de renome. Mas antes de explorarmos essa cidade em detalhes, é crucial entender a origem de um dos produtos mais emblemáticos de Portugal: o vinho.

Conhecer o Douro Vinhateiro é uma experiência fascinante, mesmo para aqueles que não são entusiastas da bebida. A estrada N222, que se estende entre Peso da Régua e Pinhão, foi eleita em 2015 a melhor estrada para dirigir no mundo não apenas por sua estrutura, mas também pela beleza cinematográfica ao seu redor. Uma dica valiosa é visitar essa região no final do verão, em setembro, durante a época da vindima. Nesse período, as vinhas carregadas de uvas e as atividades de colheita criam um cenário espetacular.

As vinhas do Vale do Rio Douro

Explorar mirantes é uma das atrações imperdíveis na região. No Miradouro de Casal de Loivos, você pode apreciar uma paisagem que a BBC considerou uma das mais belas do mundo. Além disso, um passeio de barco ao longo do Rio Douro, saindo de Pinhão, proporciona uma experiência inesquecível. Muitas das quintas vinícolas onde é possível provar o Vinho do Porto estão localizadas nessa área, oferecendo oportunidades não apenas para degustação, mas também para apreciar a gastronomia local. E para quem prefere o ambiente urbano, no Porto é possível degustar esses maravilhosos vinhos à beira do Rio Douro, desfrutando da atmosfera única da cidade. Passear pela Ribeira, com seus barcos rabelos, ou fazer um cruzeiro pelo rio a partir da segunda maior cidade de Portugal é altamente recomendado.

A ponte D. Luis I liga a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia

A travessia da icônica Ponte Dom Luís I é essencial para visitar uma das muitas caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. A vista do cais é uma experiência por si só, assim como a que se obtém a partir do Mosteiro da Serra do Pilar. No entanto, o Porto oferece muito mais do que apenas vinhos.

Livraria Lello

A Livraria Lello é um destino imperdível para os amantes de livros, arquitetura e cenários “instagramáveis”. Fundada em 1906, ela se autoproclama “a livraria mais bonita do mundo”. Tal afirmação não é exagero, pois o edifício neogótico da livraria é verdadeiramente icônico, com vitrais deslumbrantes e uma escadaria emblemática. A Torre dos Clérigos é outro ponto característico da cidade, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante.

É importante ressaltar que Portugal não se limita ao vinho produzido no Douro. Há várias outras regiões produtoras de vinho no país que agradam diversos paladares, como Dão, Região dos Vinhos Verdes, Beira Interior, Setúbal e Alentejo. Uma adega que merece destaque é a Cartuxa, situada a 2 km do centro de Évora. Além de suas mais de 600 hectares de vinhas, a adega também oferece uma visão completa do processo de produção do azeite português, desde as oliveiras até o lagar. Para mais informações sobre vinhos alentejanos, este site oferece um mapa e detalhes sobre as adegas que fazem parte oficialmente da rota, bem como informações sobre enoturismo e outros detalhes interessantes.

Veja também: As melhores praias fluviais de Portugal (de norte a sul)

Veja também: Roteiro para visitar as Aldeias de Xisto mais bonitas de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *