As melhores praias fluviais de Portugal (de norte a sul)

Você sabia que em Portugal existem mais de duzentas praias fluviais? Além das belas praias da costa litorânea, o interior do país oferece praias fluviais idílicas, perfeitas para aproveitar dias quentes no meio da natureza, com total tranquilidade.

As praias fluviais em Portugal atendem a todos os gostos: desde as mais rústicas, sem serviços, até as que oferecem todo o conforto, como piscinas, espreguiçadeiras, cocktails e Wi-Fi. Com a sorte de já termos visitado dezenas delas, neste artigo compartilharemos nossas praias fluviais favoritas em Portugal.

Podemos garantir uma coisa: todas as praias fluviais em Portugal oferecem paisagens deslumbrantes e permitem desfrutar de mergulhos refrescantes longe da agitação das praias do litoral. Com tanta variedade, certamente encontrará a praia perfeita para você.

As Melhores Praias Fluviais de Portugal Continental (de norte a sul)

Neste artigo, apresentamos as melhores praias fluviais de Portugal Continental, organizadas de norte a sul do país. Além de uma breve descrição de cada praia, coordenadas GPS e sugestões de alojamento próximo de cada uma delas.

Praia Fluvial das Azenhas – Vilar de Mouros

Praia fluvial de Azenhas

A Praia Fluvial das Azenhas, localizada em Vilar de Mouros, é a mais setentrional dentre as melhores praias fluviais de Portugal que listamos aqui.

Ela se situa às margens do rio Coura e é cercada por uma exuberante vegetação, criando um verdadeiro refúgio no coração do Minho.

Durante a época balnear, a praia oferece diversas infraestruturas de apoio e vigilância, tornando-a uma ótima opção para fugir das praias do litoral minhoto em dias de vento e nevoeiro.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial das Azenhas: 41°53’20.5″N 8°46’59.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial das Azenhas

Prazer da Natureza Resort & Spa | aMaRe Country House  

Praia Fluvial do Alqueirão – Terras de Bouro

Praia fluvial do Alqueirão

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é famoso pela abundância de praias fluviais que oferece. Entre elas, destaca-se a Praia Fluvial do Alqueirão, situada na albufeira da barragem da Caniçada, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Cávado.

Com excelentes acessos e uma ampla gama de atividades, desde desportos aquáticos a caminhadas, esta praia é uma das melhores opções para refrescar em dias quentes.

É fácil entender porque foi escolhida como a representante do Gerês na nossa lista das melhores praias fluviais de Portugal.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Alqueirão: 41°40’45.2″N 8°10’34.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Alqueirão

Pousada Geres-Caniçada | Hotel São Bento da Porta Aberta | Hotel Lagoa Azul do Geres

Praia Fluvial de Adaúfe – Braga

Praia Fluvial de Adaúfe

A Praia Fluvial de Adaúfe é uma das nossas favoritas e não resistimos em visitá-la sempre que vamos a Braga, seja no verão ou no inverno, pois fica a apenas 10 minutos do centro da cidade.

A beleza natural desta praia é inegável e é fácil sentir-se envolvido pela paisagem ao chegar ao amplo relvado.

As águas límpidas do rio convidam a banhos nos dias quentes de verão e há várias atividades náuticas disponíveis, bem como um grande parque de merendas onde se podem fazer grelhados em família ou com amigos. Não deixe de visitar os pitorescos moinhos de água na área.

Coordenadas GPS da Praia de Adaúfe: 41°36’33.0″N 8°24’28.0″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Adaúfe

Sé Guesthouse | Hotel ibis Braga | Hotel Dona Sofia

Fisgas de Ermelo – Mondim de Basto

Fisgas de Ermelo

As majestosas Fisgas de Ermelo, Cascatas do Rio Olo, criam duas deslumbrantes lagoas naturais de água cristalina, conhecidas como Piocas de Cima e Piocas de Baixo, que são perfeitas para refrescantes mergulhos no verão.

Ambas as praias fluviais selvagens estão localizadas no coração da Serra do Alvão, um local verdadeiramente paradisíaco. No entanto, é importante salientar que não há serviços de apoio ou vigilância disponíveis, já que o local é completamente selvagem.

É necessário percorrer uma parte do Trilho das Fisgas de Ermelo para chegar às duas lagoas, por isso um pouco de espírito de aventura é necessário. Mas podemos garantir que todo o esforço será recompensado.

Coordenadas GPS das Fisgas de Ermelo: 41°22’21.9″N 7°52’42.7″W

Onde dormir perto das Fisgas de Ermelo

Aguahotels Mondim de Basto | Celorico Palace Hotel & Spa | Mondim Hotel & Spa

Praia Fluvial do Azibo – Macedo de Cavaleiros

Praia Fluvial da Ribeira do Azibo

A Praia Fluvial da Ribeira do Azibo, localizada às margens da albufeira da Barragem do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, é uma das sete maravilhas de Portugal e, por isso, não é surpresa que esteja presente na nossa lista das melhores praias fluviais do país.

Além da excelente qualidade da água, a praia possui todas as infraestruturas necessárias para um dia em família de primeira categoria. Além dos esportes aquáticos comuns, é possível fazer agradáveis caminhadas ou passeios de bicicleta na área protegida ao redor da albufeira do Azibo.

Além disso, ao lado, como um bônus adicional, está a igualmente maravilhosa Praia da Fraga da Pegada, tornando-se um pequeno paraíso em Trás-os-Montes!

Coordenadas GPS da Praia do Azibo: 41°35’09.6″N 6°54’24.0″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Azibo

EcoPark Azibo | Hotel Muchacho

Praia Fluvial da Congida – Freixo de Espada à Cinta

Praia Fluvial da Congida

A Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, é outra das nossas praias fluviais preferidas em Trás-os-Montes.

Localizada nas margens do rio Douro, perto da fronteira com Espanha e com o Parque Natural do Douro Internacional como cenário, esta praia oferece diversas infraestruturas de apoio.

Além do bar à beira-rio convidativo, há também uma piscina fluvial flutuante, um parque infantil, piscinas municipais e um cais de embarque para passeios turísticos pelo rio Douro. Não deixe de visitar este lugar imperdível!

Coordenadas GPS da Praia da Congida: 41°04’37.3″N 6°46’45.3″W

Onde dormir perto da Praia da Congida

Quinta Do Salgueiro B&B | Casa de Alpajares – Guest House & Spa

Praia Fluvial do Vale do Rossim – Penhas Douradas

Praia Fluvial do Vale do Rossim

Localizada a mais de 1400 metros de altitude, a Praia Fluvial do Vale do Rossim é uma das nossas praias fluviais favoritas na Serra da Estrela e a mais alta da nossa lista das melhores praias fluviais de Portugal.

A praia oferece um pequeno trecho de areia contornando uma lagoa azul em um ambiente montanhoso selvagem incrível. Além dos mergulhos e dos esportes aquáticos habituais, é possível explorar o Planalto Superior da Serra da Estrela a pé, de bicicleta ou de quadriciclo.

Coordenadas GPS da Praia Vale do Rossim: 40°24’06.3″N 7°35’15.6″W

Onde dormir perto da Praia do Vale do Rossim

Vale do Rossim Eco Resort | Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels

Praia Fluvial de Loriga – Seia

Praia Fluvial de Loriga

A beleza natural da Praia Fluvial de Loriga é simplesmente deslumbrante. Localizada num vale glaciar, esta praia é composta por várias pequenas piscinas fluviais e está cercada por majestosas montanhas que nos fazem sentir pequenos.

As águas cristalinas e límpidas da ribeira de Loriga que alimentam as piscinas são tão claras que nos fazem questionar se não estamos em algum lugar tropical.

No entanto, basta um mergulho para confirmar que estamos na Serra da Estrela. Apesar da água ser fria, a Praia Fluvial de Loriga é sem dúvida uma das mais belas praias fluviais de Portugal.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Loriga: 40°19’38.3″N 7°40’42.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Loriga

Casa da Fonte Sagrada | Loriga Hostel – Feel Nature | Casa da Carvalha 

Praia Fluvial do Paul – Covilhã

Praia Fluvial do Paul

Se está à procura de um lugar para se desconectar e desfrutar da natureza em estado puro, a Praia Fluvial do Paul é uma excelente escolha.

Neste local, irá encontrar pequenas cascatas, piscinas naturais de águas cristalinas e uma envolvente natural ímpar, tornando-a numa das melhores praias fluviais de Portugal.

Embora exista um pequeno parque de estacionamento gratuito perto da praia fluvial, não há infraestruturas de apoio disponíveis. Portanto, é importante lembrar-se de trazer a sua própria comida e bebida.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Paul: 40°12’41.0″N 7°37’54.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Paul

Villa Silene | Casa com Historia

Praia Fluvial de Unhais da Serra – Covilhã

Praia Fluvial de Unhais da Serra

Se está em busca de uma praia fluvial com excelentes infraestruturas de apoio, a Praia Fluvial de Unhais da Serra é uma excelente opção.

Situada com vista para a Serra da Estrela, é composta por duas represas de água, uma das quais com acesso para pessoas com mobilidade reduzida, abastecidas pelas cristalinas águas da Ribeira de Unhais.

Além disso, possui um extenso relvado, chapéus-de-sol, parque de campismo, café/restaurante, balneários, parque de merendas e até um parque desportivo, onde pode jogar futebol ou voleibol de praia com os amigos. Definitivamente, é uma das praias fluviais mais bem equipadas de Portugal.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Unhais da Serra: 40°15’26.3″N 7°37’23.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Unhais da Serra

H2otel Congress & Medical SPA | Casa de Campo De Torneiros

Praia Fluvial da Senhora da Piedade – Lousã

Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Imagine-se desfrutando do sol ao lado de uma cascata, ou balançando tranquilamente sobre as águas cristalinas de uma ribeira, em uma tarde quente de verão, sob a atenta vigilância de um majestoso castelo medieval.

Pois não precisa mais imaginar. Basta pegar sua toalha e chinelos e seguir para a idílica Praia Fluvial da Senhora da Piedade, no concelho da Lousã.

Além do cenário de conto de fadas e dos mergulhos refrescantes, você pode visitar a Ermida Nossa Senhora da Piedade e explorar as maravilhas da Serra da Lousã, seguindo um dos muitos trilhos pedestres que passam pela Praia Fluvial da Senhora da Piedade.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Senhora da Piedade: 40°06’00.9″N 8°14’03.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Cerdeira – Home for Creativity | Palacio da Lousa Boutique Hotel | Hotel Parque Serra da Lousã

Praia Fluvial das Fragas de São Simão – Figueiró dos Vinhos

Se procura uma experiência harmoniosa com a natureza, onde possa dar umas boas braçadas, desfrutar de uma paisagem deslumbrante e ainda visitar uma Aldeia de Xisto, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão é uma excelente opção.

Esta praia fluvial é incrível e está localizada bem próxima da Aldeia de Xisto de Casal de São Simão. Pode chegar lá de carro ou, se preferir, percorrer um curto e muito agradável percurso pedestre inserido nos Passadiços das Fragas de São Simão, que liga a aldeia à praia fluvial em pouco mais de 15 minutos a pé.

Para um dia bem passado, a praia oferece infraestruturas como nadador-salvador, bar de apoio, parque de merendas com churrasqueiras e os habituais balneários/WC.

DICA: não perca a oportunidade de visitar o Miradouro das Fragas de São Simão, situado no topo de uma colina, através dos recém-construídos Passadiços das Fragas de São Simão, que conectam a praia fluvial ao miradouro. As vistas são espetaculares e valem a subida!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial das Fragas de São Simão: 39°54’55.9″N 8°19’10.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial das Fragas de São Simão

Hotel Rural Solar Das Freiras | Quinta do Sobral | Hotel Rota Malhoa

Praia Fluvial do Lago Azul – Ferreira do Zêzere

Praia Fluvial do Lago Azul

A Praia da Castanheira, ou Lago Azul, é uma das melhores praias fluviais de Portugal, situada na Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, em Ferreira do Zêzere.

As águas límpidas e cristalinas, as duas incríveis piscinas flutuantes, a marina e o “cable park” do Wakeboard Portugal são algumas das suas atrações.

Além disso, as paisagens circundantes são de tirar o fôlego. Se você está procurando um lugar paradisíaco para relaxar ou praticar esportes aquáticos, pode ter certeza de que o Lago Azul não o desapontará.

DICA: aproveite a oportunidade de visitar o Lago Azul e descubra também a encantadora Aldeia Templária de Dornes, localizada nas proximidades.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Lago Azul: 39°40’32.6″N 8°13’50.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Lago Azul

Estalagem Lago Azul | Alojamento do Zezere

Praia Fluvial do Trízio – Sertã

Marina da Praia Fluvial do Trízio

A Praia Fluvial do Trízio é uma das praias fluviais mais populares do concelho da Sertã e uma das nossas escolhas favoritas em Portugal. Localizada na Albufeira de Castelo de Bode, esta praia é extremamente espaçosa e tem excelentes infraestruturas de apoio.

Além de um bar e restaurante, parque infantil e loja náutica, também possui o Centro Náutico do Zêzere, onde é possível alugar barcos para navegar nas águas calmas do rio Zêzere e praticar canoagem, jet ski e wakeboard (uma das muitas instalações de Cable Park na Albufeira de Castelo de Bode).

Também tem uma piscina flutuante e um parque de campismo para pernoitar.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Trízio: 39°43’47.4″N 8°13’54.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Trízio

Estalagem Lago Azul | My Lake | Convento Da Serta Hotel

Praia do Penedo Furado – Vila de Rei

Praia do Penedo Furado

A praia fluvial do Penedo Furado foi finalista do concurso das 7 Maravilhas de Portugal por uma boa razão: a sua combinação de águas límpidas e cristalinas com a beleza natural envolvente é simplesmente perfeita para um dia bem passado na natureza.

Além disso, a praia fluvial tem excelentes infraestruturas de apoio, incluindo um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, um parque infantil e casas de banho. A

menos de 20 minutos de distância, encontra-se a espetacular cascata do Penedo Furado, que pode ser alcançada pelos incríveis Passadiços do Penedo Furado. É fácil ver por que esta praia fluvial é uma das melhores de Portugal.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Penedo Furado: 39°37’32.7″N 8°09’44.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Penedo Furado

Villa Boutique | Hotel Vila de Rei | Vilas da Matagosa

Veja também: Penedo Furado

Praia Fluvial de Cardigos – Mação

Praia Fluvial de Cardigos

A Praia Fluvial de Cardigos, situada no concelho de Mação, é um verdadeiro paraíso no Médio Tejo e por isso não poderia ficar de fora da nossa lista das melhores praias fluviais de Portugal.

Infelizmente, os incêndios que assolam esta região com frequência têm destruído grande parte da beleza natural envolvente, mas a Praia de Cardigos ainda oferece excelentes condições para aproveitar dias quentes em família.

A praia tem uma aparência de uma agradável piscina natural e dispõe de uma área de areia e relva onde se pode estender uma toalha sob várias sombras naturais ou chapéus de palha.

Além disso, conta com um parque de merendas coberto com várias mesas e churrasqueiras, um bar de apoio, balneários e uma zona para montar acampamento.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Cardigos: 39°42’29.2″N 8°00’49.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Cardigos

Apartamentos Rurais – Casas do Lagar | AMORAS – Country House Hotel

Praia Fluvial do Agroal – Ourém

Praia Fluvial do Agroal

A Praia Fluvial do Agroal não só se destaca como uma das melhores praias fluviais de Portugal, mas também é famosa pela sua beleza fotogénica.

Localizada no concelho de Ourém, junto à maior nascente do rio Nabão, apresenta uma piscina fluvial de sonho formada por esta nascente cársica.

As águas desta nascente possuem propriedades terapêuticas benéficas para o aparelho digestivo e a pele, mas prepare-se para enfrentar águas extremamente frias. No entanto, se preferir, pode sempre optar pelo rio Nabão para mergulhos em águas mais temperadas.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Agroal: 39°40’44.1″N 8°26’05.1″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Agroal

Quinta da Alcaidaria Mor | Casa dos Ofícios | Horta dos Cedros

Veja também: Praia fluvial do Agroal

Praia Fluvial dos Olhos de Água – Santarém

Praia Fluvial dos Olhos de Água

Entre as praias fluviais de Portugal, a praia dos Olhos de Água é uma das nossas preferidas e está localizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no distrito de Santarém.

A praia fluvial está situada perto da nascente do rio Alviela e oferece excelentes infraestruturas de apoio, incluindo um espaço de lazer com parque de merendas, parque infantil, parque de campismo, restaurante, circuito de manutenção e várias trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta.

A área circundante é rica em locais de interesse, como o Centro Ciência Viva do Alviela, que proporciona uma experiência educativa interativa sobre o Maciço Calcário Estremenho, a fauna e a flora local, além de fantásticas viagens 3D.

Há também o Canhão flúvio-cársico dos Amiais, a Janela Cársica e o Sumidouro da Ribeira dos Amiais, que podem ser visitados seguindo o pequeno trilho Olhos de Água do Alviela – PR1 (ACN).

Coordenadas GPS da Praia Fluvial dos Olhos de Água: 39°26’39.8″N 8°42’39.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial dos Olhos de Água

Hotel Eurosol Alcanena | Hotel de Charme Casa da Amieira

Praia Fluvial do Alamal – Gavião

Praia Fluvial do Alamal

Caso tivéssemos que escolher apenas uma praia fluvial no rio Tejo, sem dúvida que a Praia Fluvial do Alamal seria a nossa eleita.

Para além de ter excelentes infraestruturas, tais como casas de banho com chuveiros, um parque de estacionamento e um bar onde pode desfrutar de uma refeição ou bebida refrescante, esta praia é o ponto de partida para um dos passadiços mais bonitos do centro de Portugal, o Passadiço do Alamal.

Se preferir acampar, também é possível pois existe uma área verde para esse efeito. Mas a Praia Fluvial do Alamal não se resume apenas a caminhadas e mergulhos refrescantes, também é possível praticar várias atividades.

Se gosta de navegar, este é o local ideal para si, pois pode alugar canoas, praticar ski aquático ou fazer um passeio de barco pelo rio Tejo, que o levará até às Portas de Rodão.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Alamal: 39°29’17.6″N 7°58’06.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Alamal

Alamal River Club | Quinta do Belo-Ver

Praia Fluvial de Valada – Cartaxo

Praia Fluvial de Valada

A praia fluvial de Valada, localizada no concelho do Cartaxo, é um tesouro escondido nas lezírias ribatejanas, a apenas 50 km de Lisboa.

Esta praia oferece uma zona de areia para relaxar e várias sombras naturais, providenciadas por choupos e salgueiros. Possui também um grande parque de merendas com área de churrasco, instalações desportivas e um cais de embarque.

Este cais é utilizado não só para esportes náuticos, mas também como ponto de partida para passeios de barco pelo rio Tejo, proporcionando vistas inesquecíveis.

Para quem tem tempo extra, a praia oferece ainda a possibilidade de fazer um passeio a cavalo pelas lezírias ribatejanas, caminhar ao longo do dique de Valada ou visitar o Cais Palafítico da Palhota, onde as tradições dos avieiros do Tejo ainda são vividas.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Valada: 39°04’53.4″N 8°45’28.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Valada

Casal das Areias | Quinta das Palmeiras | D’Vine | E-Nove Lounge Hostel

Praia Fluvial do Gameiro – Mora

Praia Fluvial do Gameiro

A Praia Fluvial do Gameiro é um dos nossos lugares favoritos para desfrutar de um dia relaxante cercado pela natureza no Alto Alentejo.

Localizada no Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, esta praia fluvial, banhada pelas águas do rio Raia, oferece imensas sombras naturais, um bar de apoio e até mesmo um parque infantil.

E para aqueles que gostam de acampar, há um parque de campismo bem próximo à praia.

Não deixe de caminhar pelo cenário encantador do Passadiço do Parque Ecológico do Gameiro, com cerca de 1,5 km de extensão, e de visitar o Fluviário de Mora, localizado nas proximidades.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Gameiro: 38°57’15.3″N 8°06’30.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Gameiro

Casas De Romaria 

Praia Fluvial da Portagem – Marvão

Praia Fluvial da Portagem

A Portagem, situada na Serra de São Mamede, é um verdadeiro refúgio no Alentejo e é até apelidada de “Sintra do Alentejo”. Nós somos grandes fãs da sua refrescante praia fluvial e do centro de lazer adjacente que inclui duas piscinas exteriores, anfiteatro, campo polidesportivo e vários cafés e restaurantes para apoio.

Passar uma tarde a mergulhar nas águas do rio Sever, rodeado pelo canto dos pássaros e com uma vista deslumbrante do majestoso castelo de Marvão, certamente será uma das suas melhores memórias de verão.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Portagem: 39°22’58.5″N 7°22’54.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Portagem

Sever Rio Hotel | Estalagem de Marvão

Praia Fluvial de Mourão – Alqueva

Praia Fluvial de Mourão

Existem muitas praias fluviais fantásticas para se refrescar no calor do verão alentejano, mas a nossa favorita é a Praia Fluvial de Mourão, a segunda maior praia do Alqueva após a inauguração da colossal Praia Fluvial de Amieira em 2019.

A praia está localizada em uma pequena ilha e pode ser acessada através de uma ponte pedonal de madeira que a conecta ao parque de merendas e área de estacionamento.

Com uma combinação de áreas relvadas e de areia, a praia é simplesmente deliciosa e a vista do pôr do sol sobre as águas do Guadiana é, em nossa opinião, a melhor entre todas as praias fluviais de Portugal – simplesmente mágica!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Mourão: 38°22’03.9″N 7°21’20.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Mourão

Monte da Estrela | Monte do Colmeal

Praia Fluvial Tapada Grande – São Domingos – Mértola

Praia Fluvial Tapada Grande

A Praia Fluvial da Tapada Grande, localizada no concelho de Mértola, é um dos lugares mais paradisíacos do Baixo Alentejo e está entre as melhores praias fluviais de Portugal, de acordo com a nossa lista.

A praia oferece uma extensa faixa de areia com guarda-sóis, vestiários, lanchonete, restaurante, parque infantil e área de piquenique com churrasqueira. É possível alugar canoas e gaivotas para explorar as águas calmas da albufeira e visitar o complexo mineiro da Mina de São Domingos. Imperdível!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Tapada Grande: 37°40’19.2″N 7°30’18.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Tapada Grande:

Alentejo Star Hotel | Casa da Torre

Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara – Odemira

Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara

O concelho de Odemira é conhecido pelas suas praias de renome na Costa Vicentina, como a Praia da Zambujeira do Mar, de Almograve e a premiada Praia das Furnas.

No entanto, muitas pessoas desconhecem que esta região possui também uma das melhores praias fluviais de Portugal: a incrível Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara, que ostenta a bandeira azul, oferece chapéus-de-sol gratuitos, casas de banho, uma piscina flutuante e um cenário natural deslumbrante.

Para os amantes de esportes náuticos, esta praia é um verdadeiro paraíso, onde é possível praticar canoagem, kitesurf e windsurf. Além disso, à semelhança do que acontece no Alqueva, aqui é possível alugar um barco sem necessidade de ter Carta de Marinheiro.

Para aqueles que preferem caminhadas, há também boas notícias: além de poderem desfrutar de tranquilos passeios pelas margens do lago, podem percorrer o excelente Trilho de Santa Clara à Barragem (PR4 ODM), que liga a aldeia de Santa Clara-a-Velha à Barragem de Santa Clara, por uma das zonas mais pitorescas da albufeira.

Ao longo do caminho, não deixe de visitar a charmosa Aldeia de Santa Clara-a-Velha, uma das finalistas das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Ribeirinhas, e de contemplar as ruínas da histórica Ponte Dona Maria sobre o rio Mira.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara: 37°31’00.1″N 8°26’39.7″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara:

Refúgio do Monte |WOW Alentejo

Praia Fluvial Pego do Fundo – Alcoutim

Praia Fluvial do Pego Fundo © Câmara Municipal de Alcoutim

A praia fluvial Pego do Fundo, localizada na ribeira de Cadavais, é a praia mais ao sul na lista das melhores praias fluviais de Portugal. É a escolha perfeita se procura escapar das multidões das praias do litoral algarvio e passar um dia relaxante em meio à natureza.

Situada a apenas 500 metros do centro da vila de Alcoutim, a praia é adorável e bem equipada com um bar, balneários, estacionamento, parque de merendas, um circuito de manutenção e até mesmo um campo de voleibol. Com tudo o que precisa para um dia repleto de atividades em meio à natureza.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Pego do Fundo: 37°28’19.5″N 7°28’36.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Pego do Fundo:

Hotel D’Alcoutim | HI Alcoutim

Prepare a sua próxima Viagem

Para a sua próxima viagem, sugerimos que reserve o seu alojamento através do Booking.com para encontrar as melhores promoções e ter a opção de cancelar sem custos.

Se estiver à procura de atividades locais e tours, recomendamos o GetYourGuide e a Civitatis, onde pode reservar também transfer do aeroporto e evitar filas ao comprar antecipadamente entradas para os principais monumentos.

Para garantir a sua segurança, aconselhamos que faça um seguro de viagem na IATI Seguros, que oferece excelentes coberturas COVID-19 e conta com um desconto de 5% ao utilizar o nosso link.

Caso precise de alugar um carro, a AutoEurope é uma ótima opção, pois permite comparar preços de diversas empresas de rent-a-car e cancelar sem custos até 48h antes da partida.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *