Penedo Furado

A praia fluvial do Penedo Furado faz parte de um maciço rochoso que é um verdadeiro paraíso que oferece um conjunto de pequenas quedas de água de água límpida que podem ser apreciadas ao longo de um caminho estreito talhado na rocha.

Praia fluvial de Penedo Furado
Praia fluvial de Penedo Furado

Bastante arborizado, é um lugar perfeito para programas de família, com suas águas de pouca profundidade. Penedo Furado é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não somente por suas águas cristalinas, mas por toda a infra-estrutura do local, com parques de merenda, balneários e um bar de apoio, além de um salva-vidas nos meses de verão.

Penedo Furado
Penedo Furado

Local de grande beleza natural, que permite diversas atividades desportivas, tais como canoagem, rappel, escalada, pedestrianismo, é uma praia fluvial muito procurada por campistas, sendo a água classificada como boa e/ou excelente.

Existe um rochedo gigantesco, na zona mais elevada, onde há uma cascata de feitio afunilado, que dá nome à praia.

Veja como é toda a zona balnear e cascatas:

Miradouro de Penedo Furado

Miradouro de Penedo Furado
Miradouro de Penedo Furado

Nesse alto foi criado o Miradouro do Penedo Furado, onde se pode admirar a bela paisagem de montes e serras revestidas por pinhais, a albufeira da Barragem do Castelo do Bode, a ribeira do Codes e algumas casas das povoações que envolvem toda a região.

Veja o miradouro:

Do lado direito do miradouro sai um trilho lateral que dá acesso à zona mais baixa do rochedo e permite descer até a praia fluvial, passando pela “Bicha Pintada”, que é um fóssil com mais de 480 milhões de anos.

Localizada na margem direita da Ribeira do Codes, a Bicha Pontada está inserida no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura, que por ali passaram, deixando o seu rastro, as trilobites, uma classe extinta de artrópodes marinhos da era paleozoica.

Os sulcos que se podem observar no local, com 5 cm de largura média e 1 cm de profundidade, com cerca de 8,1 m de extensão visível, foram produzidos pela atividade de deslocação e alimentação dos tais artrópodes.

Miradouro das Fragas do Rabadão

Ali pertinho existe outro local para avistar a região que é o Miradouro das Fragas do Rabadão, onde se inicia um trilho confluente com o trilho do miradouro anterior, e onde existe um pequeno santuário com  uma via sacra cujas estatuetas são uma oferta de populares.

Vista do Miradouro das Fragas do Rabadão
Vista do Miradouro das Fragas do Rabadão

Nesse local, inicia um percurso pedestre, chamado de Trilha das Bufareiras, que vai dar na praia fluvial do Penedo furado. Esse percurso também leva até a zona das Bufareiras, local de rara beleza, fruto do maciço rochoso envolvente, e onde existem muitas quedas de água naturais, sendo considerado um importante atrativo turístico do concelho de Vila de Rei e um dos locais mais emblemáticos da região.

Cascata e piscina natural de Penedo Furado
Cascata e piscina natural de Penedo Furado
Queda d´agua em Penedo Furado
Queda d´agua em Penedo Furado

No local, você encontra:

  • Bar de apoio com esplanada
  • Parque de Merendas
  • Praia e parque infantis
  • Balneários e WCs públicos
  • Posto médico com primeiros socorros
  • Nadador salva-vidas
  • Guarda-sol e espreguiçadeiras para alugar
  • Espaços de relva e de areia

A Lenda da Bicha Pintada

Muitas lendas e mitos existem sobre o Penedo Furado. Uma delas é a Lenda da Bicha Pintada, que se perde na bruma dos tempos e tem passado de geração em geração. A época em que decorre o relato é desconhecida.

Diz a lenda que uma pastora de uma aldeia da vizinhança um dia levou o seu rebanho até as margens da Ribeira do  Codes, que é um córrego a 450 metros de altitude.

Quando a pastora passou perto da “Bicha Pintada”, escutou um canto melodioso. Ao chegar perto, avistou uma bela mulher moura que, sentada às margens do córrego, olhava o seu reflexo nas águas e entoava a bela melodia, enquanto penteava seus longos cabelos negros com um pente de ouro.

A jovem moura parecia tão triste que a pastora se aproximou sem medo. No entanto, ao sentir-se observada, a moura parou de cantar e se levantou. A moura estava coberta por um belo vestido se seda, ostentando belas joias que fizeram avivar a cobiça de jovem pastora, que estendeu a mão como se estivesse pedindo o pente de ouro.

No entanto, a mulher recusou e, numa voz doce e suave, disse que lhe daria o pente e também um bezerro de ouro, que estava escondido nas pedras, se a pastora lhe beijasse o céu-da-boca e se convertesse à fé islâmica. Segundo a moura, era para quebrar o feitiço que lhe haviam feito e, só assim, poderia voltar a ser mortal.

A pobre pastora olhou para o seu vestido rasgado e seus pés descalços e se imaginou muito rica, vestindo belos vestidos e belos calçados.

Se para isso tivesse que beijar a boca da moura e se converter à fé dos mouros, pois que assim fosse. Concordou com as pretensões da outra mulher, acenando com a cabeça, e se aproximou languidamente.

Porém, a bela moura se transformou numa serpente de grandes dimensões, ante o olhar atônito da pastora, e se empinou toda, esticando a cabeça para tentar entrar na boca da pobre mulher.

Em pânico, a pastora retrocede e faz o sinal da cruz. Nesse instante, a serpente interrompeu o seu avanço, silvou de raiva e se recolheu a um buraco, rastejando e deixando um sulco gravado na pedra.

A pastora então correu até a sua aldeia e contou o que havia lhe acontecido. Os aldeãos então foram até o local e verificaram o sulco na pedra que antes era lisa, procurando freneticamente em  todos os cantos possíveis, mas a moura havia desaparecido e o bezerro de ouro não foi encontrado.

Desde então, nas noites de lua cheia, a moura  encantada sai de sua toca, assume suas formas humanas e se penteia com seu pente de ouro nas águas calmas da ribeira.

O canto triste da moura encantada ainda hoje pode ser escutado. Mas ninguém consegue ver a moura, a menos que a ame verdadeiramente, ao ponto de se converter à fé mourisca e permitir que a bela moura beije o céu-da-boca do pretendente.

Como chegar ao Penedo Furado

Localizado no concelho de Vila de Rei, bem próximo da Estrada Nacional 2, o Penedo Furado fica a cerca de 1h30 de Liboa e 2h00 da cidade do Porto. No local, há bastante espaço para estacionar os carros.

Distante 9 km da Vila de Rei (cerca de 10 minutos), uma vila portuguesa do conselho de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, o percurso para o Penedo Furado se dá através do acesso viário pela EN2 e variante à EN2.

As coordenadas, para não se perder, são:

39º37’31.87”N
08º9’44.88”W

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *