Praia fluvial do Agroal

A praia do Agroal é considerada a melhor praia fluvial da região do Médio Tejo e das melhores de Portugal. De caráter rural, é famosa pelas suas águas com propriedades medicinais.

Localizada na maior nascente do rio Nabão, na freguesia de Formigais, em Ourém, está inserida numa zona verdejante de grande beleza natural. É perfeita para quem quiser dar uma esticada ao local depois de visitar o Santuário de Fátima.

Para além das famosas águas, existe no local um parque de merendas com mesas, uma esplanada e um anfiteatro ao ar livre. Pouco frequentada no inverno, no verão é o destino de muitos portugueses da região e praticamente desconhecida pelos turistas estrangeiros.

Dotada de boas infraestruturas de apoio, a praia do Agroal é muito procurada nos dias quentes de verão por suas águas gélidas, que têm a fama de serem termais.

A piscina fluvial construída para relaxar nas águas da nascente do Agroal tem uma profundidade entre 0,90 e 2,70 metros, com águas límpidas, porém, como já referimos, muito frias:

Piscina do Agroal
Piscina do Agroal

No local, existe ainda um Parque Natureza, onde é possível conhecer a hidrologia e a geomorfologia do local, assim como a fauna e a flora da região.

No vídeo abaixo uma visão completa sobre a praia do Agroal:

Propriedades medicinais do Agroal

As propriedades medicinais das águas do Agroal são conhecidas de longa data, aconselhadas para doenças gastrointestinais e de pele, de efeito prodigioso no tratamento de enterocolite e das conjuntivites, também sendo conhecidos casos de cura de certas dermatoses, especialmente eritemas, eczemas e psoríase.

A história do Agroal

Agroal antigamente

Fora dos meses de verão, apenas uma família vive na praia fluvial. É a família Pardal e, se existe hoje a praia do Agroal, é por causa dela. Foi o bisavô de José Antônio Pardal o responsável pela dinamização do vale, bem como da descoberta das propriedades terapêuticas da água.

Uma das primeiras referências ao Agroal terá acontecido no “Mapa de Portugal Antigo e Moderno” (1762-63). Mas foi com a família Pardal que o local passou a ser conhecido pelas suas águas medicinais. Antigamente, só existia ali a horta do trisavô Pardal, que regava os seus cultivos com as águas oriundas da rocha calcária do vale.

No entanto, a notícia das águas medicinais foi se espalhando no boca a boca, fazendo com que, na geração seguinte, visitantes em número considerável passassem a procurar o Agroal.

Atualmente, na quinta geração da família Pardal, todo o vale ganhou uma nova vida, com infra-estruturas que procuram receber da melhor forma as mais de 40 mil pessoas que visitam a praia nos meses de verão. Alguns só querem usufruir de um dia de praia, já que o mar fica a mais de 80 km, enquanto outros procuraram o Agroal para tratar suas maleitas.

Até há pouquíssimo tempo, ir à praia do Agroal era isolar-se do mundo. Isso porque somente em 2017 é que foi instalada uma antena de comunicações. Hoje, o visitante já pode tirar selfies no local e postar no Facebook ou Instagram.

Passadiço do Agroal

Ao longo do rio uma estrutura de madeira, conhecida como o Passadiço do Agroal, percorre quase um quilómetro ao longo do rio, proporcionando ao visitante uma caminhada com belas paisagens.

Passadiço do Agroal
Uma pequena parte do Passadiço do Agroal

Ao longo do passadiço o visitante também poderá encontrar algumas zonas de descanso, além de mesas e bancos para quem quiser aproveitar para fazer um piquinique com a família e amigos.

Uma vista sobre a paisagem do passadiço:

Algumas imagens do local

Abaixo algumas imagens que mostram como está atualmente a praia fluvial:

Piscina do Agroal
Piscina do Agroal
Moinho do Agroal
Moinho do Agroal
Areal da praia do Agroal
Uma pequena parte possui um areal e sombrinhas, que podem ser usufruídas gratuitamente

Como chegar ao Agroal

Há duas maneiras de chegar à praia fluvial do Agroal: por Formigais, no concelho de Ourém, percorrendo o caminho do rio Nabão, ou pela freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, descendo a serra. É por essa rota que o Agroal se revela de forma mais exuberante, bem lá no fundo do vale.

Como em Portugal a sinalização é muito precária fora das auto-estradas, praticamente não há indicações de zona balnear até chegar ao Agroal. Para quem quiser conhecer esse lugar incrível, aqui estão as coordenadas GPS 39.679065, -8.436291 ou 39°40’44.6″N 8°26’10.7″W. Para descobrir a praia fluvial do Agroal, você também tem o mapa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *