A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Na gastronomia portuguesa, há centenas de pratos diferentes. Melhor falando, há milhares de pratos se considerarmos que existem 365 maneiras de preparar o bacalhau.

Por mais que você queira, terá tempo ou estômago para experimentar todos os pratos portugueses? Neste artigo, vamos listar os melhores e mais típicos pratos que você encontrará no cardápio dos restaurantes portugueses.

Alguns pratos dessa lista são regionais, o que significa que será difícil encontrá-los fora de sua região, mas muitos você encontra em todo o território português.

Pastel de Nata

Pastel de nata

É provavelmente a iguaria mais famosa de Portugal, e há uma boa razão para isso. Pastéis de nata (ou pastéis de nata portugueses como são conhecidos fora de Portugal) são simplesmente deliciosos. São também considerados uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Dica: enquanto estiver em Portugal, faça uma aula de culinária e aprenda a confeccioná-los. A Compadre Cooking School, em Lisboa, por exemplo, oferece uma aula onde ensinam os segredos da sua confecção.

Bacalhau

Bacalhau à Braga

Bacalhau é o prato nacional de Portugal, embora dizer prato nacional seja um pouco confuso, pois realmente não há apenas uma receita para o bacalhau: há rumores de que existem mais de 365 maneiras diferentes de cozinhar bacalhau, e algumas pessoas afirmam que este número é subestimado. Algumas estimativas indicam que existem mais de mil receitas diferentes.

Como você não terá tempo para experimentar todos os tipos de pratos com bacalhau, deixamos aqui algumas sugestões:

Bacalhau com natas (bacalhau com natas e batatas)

Bacalhau à lagareiro (bacalhau assado com azeite, batatas a murro e alho)

Bacalhau com broa (bacalhau com uma espécie de broa de milho)

A maioria dos cafés ou lanchonetes também tem pastéis de bacalhau (ou bolinhos de bacalhau, dependendo da parte do país em que você está), que também são deliciosos. Você irá encontrá-los no balcão de vidro, junto com outros salgados.

Frango piri-piri

Também conhecido como frango no churrasco à portuguesa, é um prato que tem suas raízes nas colônias portuguesas na África, mas é famoso na freguesia da Guia, conselho de Albufeira, no Algarve.

Você vai encontrar o frango piri-piri nos cardápios de todo o país e poderá encomendá-lo para levar nas churrasqueiras espalhadas por todo o Portugal, mas o melhor frango piri-piri você encontra no Algarve.

Caldo Verde

Caldo verde é uma sopa que contém couve picada, cebola, batata, alho e chouriço. É originária do Norte de Portugal mas é servida em todo o país.

O caldo verde também está listado como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Dependendo do modo de preparo, pode ser vegetariano (antes da obrigatória fatia de chouriço) mas é sempre bom verificar.

Bolinhos de bacalhau

Bolinhos de bacalhau (ou pastéis de bacalhau, em português lusitano) são pequenos rissois fritos de bacalhau seco e batatas. Este é outro prato de bacalhau, sim, mas que vale mesmo a pena provar, até porque é fácil encontrá-lo nos cafés e snack-bares de Portugal.

É muito comum comer dois pasteis de bacalhau dentro de um “papo-seco”, que é como é chamado o pão pequeno de farinha de trigo mais comum no país, que tem um formato oval, vincado a meio no sentido longitudinal e com as extremidades pontiagudas

Arroz de Marisco

Arroz de Tamboril

Arroz de Marisco é um rico ensopado de frutos do mar feito de peixe e arroz. É um dos pratos favoritos dos portugueses e também é outra das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Algumas pessoas dizem que é como uma paella espanhola, mas é bem diferente pela quantidade de molho.

Além do arroz de marisco, também encontrará pratos semelhantes como o arroz de tamboril, o arroz de bacalhau e o arroz de polvo.

Cataplana

Cataplana de polvo com batata-doce

A cataplana é também um guisado, mas, em particular, um guisado que se cozinha numa cataplana em forma de amêijoa. O prato é originário do Algarve, sendo bastante difícil encontrá-lo noutras zonas do país.

Existem muitos tipos diferentes de cataplana, tanto de carne como de peixe, e alguns dos tipos mais populares são a cataplana de bacalhau, a cataplana de peixe e a cataplana à alentejana.

Este é um dos melhores pratos regionais do Algarve, por isso não deixe de experimentar quando visitar a região

Leitão

Leitão é o porco jovem assado. É um dos pratos menos vegetarianos de Portugal (e isso diz muito), mas também é extremamente saboroso. Você encontrará este prato em todo o país, e muitos restaurantes são especializados nele, mas é mais comumente encontrado em Coimbra e nos arredores. O leitão da Bairrada é uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Polvo à lagareiro

O polvo é um ingrediente popular em Portugal e a culinária portuguesa tem ótimos pratos à base de polvo. Um dos melhores, e razoavelmente fácil de encontrar, é o polvo à lagareiro, um prato que combina polvo assado no forno e batatas com muito, muito azeite.

Porco Preto

Mista de porco preto

Porco Preto é uma raça de porco encontrada na Espanha e em Portugal. Em Portugal encontra-se maioritariamente no Alentejo, razão pela qual é muitas vezes designada por Porco Preto Alentejano.

Os porcos são criados com uma dieta à base de bolotas, que é o fruto das árvores que pertencem à família dos carvalhos, como o carvalho, o sobreiro e a azinheira.

Essa dieta é fundamental para manter a qualidade da carne do porco preto, sendo a carne utilizada para pratos de carne de porco assada e grelhada, bem como para a confecção de presunto (presunto semelhante ao jamón ibérico, o famoso presunto pata negra).

Sardinha

A sardinha grelhada é um dos pratos portugueses por excelência que se pode comer em todos os verões, especialmente durante o mês de junho, quando o ar fica impregnado com o cheiro à sardinha grelhada.

Uma das melhores épocas para saborear as sardinhas grelhadas é nas festas dos Santos Populares como o Santo António, o São João e o São Pedro que se realizam em Lisboa e no Porto todos os meses de junho.

Alheira

A alheira é um dos muitos enchidos portugueses, mas este é particularmente popular devido à sua história. A salsicha foi desenvolvida durante o período da Inquisição, quando os judeus na Península Ibérica enfrentavam a morte se não se convertessem ao cristianismo.

Em vez de realmente se converterem, muitos judeus continuaram praticando sua religião e enganando os inquisidores fazendo salsichas com aparência e sabor de porco a partir de frango e outras carnes não suínas. A Alheira é também uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Queijo da Serra da Estrela

O Queijo da Serra da Estrela é um queijo muito original: é tão macio que dá para comer com uma colher. Muitas vezes, este queijo é consumido como entrada e por vezes também pode ser encontrado nos menus de petiscos. Também é muito comum comer este queijo na “tábua de queijos”, depois do prato principal e antes da sobremesa.

Tal como muitos outros pratos incluídos neste artigo, este queijo é também uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Francesinha

Francesinha com batatas fritas

Feito de presunto, bife, linguiça, fatias grossas de pão, queijo derretido, cerveja e molho de tomate e batatas fritas, este é um sanduíche pesado.

Para comer a melhor francesinha, vá até a cidade do Porto, de onde é originário o prato, e poderá facilmente entrar em uma discussão com um morador local sobre qual o café ou lanchonete que faz a melhor francesinha. Vá até Braga e lá dirão que as francesinhas da terra são melhores.

Conservas

Atum enlatado

Muitas pessoas veem a comida enlatada como comida de estudante ou algo que se pode guardar no armário para uma emergência, caso haja um corte de energia ou uma guerra nuclear. Em Portugal, no entanto, a comida enlatada é muito apreciada porque as conservas portuguesas são de grande qualidade.

Polvo fumado, atum e limão em conserva, mousse picante de sardinha… são alguns dos sabores que você poderá encontrar em Portugal. Os pescados em lata são tão populares que até existem alguns restaurantes de petiscos especializados em conservas.

Arroz de Pato

É simples, e muitas vezes um pouco gorduroso, mas o arroz de pato é um dos pratos mais típicos da cozinha portuguesa. Muitos restaurantes por todo o país servem a iguaria e é um prato que muitos preparam em casa.

Pratos típicos que não são para todos

A comida portuguesa é excelente, nem é preciso dizer, mas alguns pratos têm sabores fortes que muitos turistas não vão gostar. E, claro, há muitos pratos estranhos como uma omelete feita de cérebro de porco ou uma mandíbula de porco assada (completa com dentes).

Burras assadas

É bem provável que você não encontre nada de exótico nos restaurantes dos grandes centros urbanos, pois muitos desses pratos esquisitos são encontrados principalmente nas áreas rurais de Portugal. Mas alguns desses pratos já viraram ‘mainstream’, como, por exemplo:

Cozido à portuguesa – embora incrivelmente autêntico (especialmente a versão da Ilha de São Miguel nos Açores), este prato é bastante pesado. Não é para todos.

Sardinhas – um prato português incrivelmente autêntico, especialmente no verão, mas um peixe com “gosto de peixe” muito forte.

Peixe grelhado de qualquer tipo – esteja ciente de que a maioria dos restaurantes tradicionais serve o peixe com a cabeça (as bochechas e os globos oculares são frequentemente considerados alguns dos melhores pedaços), portanto, se isso vai assustá-lo, não deixe de pedir sem a cabeça.

Tripas à moda do Porto – um dos pratos principais do norte de Portugal, as tripas podem não agradar aos paladares mais refinados, a não ser que a pessoa tenha crescido comendo tripas à moda do Porto.

Mão de vaca com grão – um dos pratos portugueses “estranhos”, é feito de casco de bezerro.

O que comer em cada refeição

A seguir, um guia para todas as diferentes refeições em Portugal e o que comer em cada refeição.

Café da manhã

Primeira hora (por exemplo, entre 7h00 e 8h00)

Torrada com manteiga

O café da manhã (pequeno-almoço em português lusitano) pode ser a melhor refeição do dia em alguns países, mas em Portugal é algo bastante simples.

A maioria das pessoas toma um café com leite (um galão ou uma meia de leite) e algo à base de pão como fatias de torrada com manteiga ou talvez até uma torrada (tosta) de queijo ou mista, com queijo e presunto.

Lanche da manhã

Por volta das 11h00

Bolo de arroz

Os portugueses têm esse lanche extra chamado “lanche”, e geralmente há um pela manhã (lanche da manhã) e outro à tarde (lanche da tarde). Esta é uma boa oportunidade para experimentar alguns dos muitos bolos e doces de Portugal. Se procura algo que não seja muito doce, experimente um bolo do arroz.

Almoço

Por volta das 13h00 – 14h00

Robalo grelhado

Na hora do almoço, você pode comer qualquer coisa do cardápio. No entanto, nós aconselhamos optar pelos pratos do menu do dia. Pedir no menu do dia é mais barato do que pedir à la carte e muitas vezes inclui pratos adicionais como couvert (basicamente pão com manteiga), sobremesa, café e até vinho.

Os preços variam de menos de 5 euros em algumas partes muito rurais do país a cerca de 10 euros ou mais nos centros urbanos. Alguns lugares oferecem desde o couvert até a sobremesa, enquanto outros oferecem apenas uma refeição principal.

Com pressa? Se estiver de visita a Portugal, provavelmente terá tempo para sentar e almoçar. Se você estiver com pressa, no entanto, as pessoas costumam comer sopa e uma bifana. Como alternativa, pergunte quais pratos já estão preparados, pois alguns são feitos a granel e estão prontos para servir.

Lanche da tarde

Por volta das 16h00 – 17h30

Pasteis de bacalhau

No final da tarde, você poderá sentir fome. Se for esse o caso, você está com sorte: é hora do segundo lanche!

Tal como o lanche da manhã, esta é uma oportunidade para mais um lanche e um café. Esta é uma boa oportunidade para experimentar um lanche saboroso ou salgado como um pastel de bacalhau (ou bolinho do bacalhau), uma empada da galinha ou uma coxinha.

Petiscos

Pré-jantar (ou jantar)

Os petiscos portugueses não são algo para se comer como refeição, mas é possível saboreá-los antes do jantar, junto com uma bebida, ou então vários petiscos no lugar do jantar. Geralmente, é algo que se come com uma cerveja para manter o estômago trabalhando até a hora do jantar.

Os petiscos variam e podem ser desde uma tigela de azeitonas ou um cesto de pão até pratos mais elaborados como o chouriço assado ou a salada de polvo.

Jantar

20h00 – 21h00

O jantar é um pouco mais flexível do que o almoço, pois geralmente não há um menu fixo do dia, então você pode se sentir à vontade para pedir qualquer coisa do cardápio.

Se você comeu carne ou peixe no almoço, você pode pedir o oposto desta vez (embora isso possa depender da parte do país em que você está). E se ainda não provou um vinho português, esta é uma boa oportunidade para o fazer.

Melhores pratos de diferentes regiões

A comida é incrivelmente regional em Portugal. Embora você encontre pastéis de nata e bacalhau em todos os lugares, alguns pratos são realmente difíceis de encontrar fora de sua região nativa. As cataplanas, típicas do Algarve, são um bom exemplo disso.

Se já experimentou alguns dos melhores pratos portugueses, esta seção irá ajudá-lo a descobrir alguns dos melhores pratos regionais de Portugal.

Lisboa

Pastel de Nata

Pastel de Belém

O doce mais famoso de Portugal, o pastel de nata, é originário da capital. Além dos Pastéis de Belém, a loja que originalmente começou a vender estes pastéis de nata, também vai encontrar várias outras padarias em Lisboa que têm a sua própria versão da famosa receita.

Bacalhau à Brás

Feito com batata ralada e ovos, este bacalhau é originário de Lisboa, mas pode ser encontrado em todo o país.

Amêijoas à Bulhão Pato

Encontrado um pouco por todo o país, mas originário de Lisboa, este prato combina as amêijoas com vários dos ingredientes mais típicos portugueses: coentros, azeite, alho e vinho.

Porto

Sandes de Pernil

O prato mais famoso do Porto é a francesinha, mas uma alternativa saborosa é o sanduíche de pernil (sandes, em português lusitano). O sanduiche de pernil mais famoso é o da Casa Guedes.

Francesinha com batatas fritas

A Francesinha é um prato regional tão estranho que é daqueles que você não pode deixar de experimentar.

Éclair

Éclair da Leitaria Quinta do Paço

Provavelmente, você conhece esse doce como sendo francês, mas os éclairs são também um doce regional do Porto, um pouco diferentes da variedade francesa, o que significa que você absolutamente precisa experimentar um.

(Ah, e não se esqueça de beber muito vinho do Porto também!)

Algarve

Frango Piri-piri

Frango grelhado aromatizado com um molho ligeiramente picante, é um dos pratos mais famosos de Portugal depois do pastel de nata e é de origem algarvia.

Cataplana

Cataplana de polvo com batata-doce

A cataplana é tanto o nome do prato como a invulgar panela de cobre em forma de amêijoa onde o prato é cozinhado. As receitas da cataplana incluem pratos de carne e de peixe.

Queijo de Figo

O Algarve tem muitos bolos e doces fantásticos, mas um dos melhores que pode experimentar é o Queijo de Figo, um doce simples feito de figos compactados, amêndoas e geralmente uma pitada de medronho (aguardente local ) também.

Açores

Bolo dona Amélia

Para além de ser um dos melhores bolos dos Açores, é sem dúvida um dos melhores de Portugal.

Alcatra

Este guisado da ilha Terceira, que se apresenta nas variedades de carne e peixe, é saboroso e muito recomendado.

Polvo guisado

Prato que se encontra um pouco por todo o arquipélago dos Açores, mas sobretudo na Terceira, São Jorge e Faial, é um dos melhores pratos de polvo de todo o país.

Madeira

Peixe Espada com Banana

Sem dúvida um dos pratos mais estranhos de Portugal, este prato contém um pedaço de peixe-espada panado e frito que é coberto com uma banana e um molho de creme e maracujá.

Bolo do caco

Macio e versátil, seja para sanduíche ou para mergulhar em guisados, este é um dos pães mais populares de Portugal.

Vinho Madeira

Não é tão famoso como o vinho do Porto, e muitos diriam que não é tão bom, mas ainda assim é uma bebida que vale a pena experimentar se for visitar a Madeira.

Melhores lanches portugueses

Portugal tem muitas opções de refeições, mas também muitos petiscos para o caso de você ficar com fome entre as refeições. Aqui estão alguns dos melhores lanches portugueses

Bifana

Um dos mais saborosos sanduíches portugueses, esta simples sandes de porco é perfeita para um lanche a meio da tarde.

Pastéis de bacalhau

Feitos com o ingrediente favorito dos portugueses, o bacalhau, os pastéis de bacalhau (ou bolinhos de bacalhau) são pequenos rissois fritos de bacalhau e batata.

Coxinhas

Um petisco saboroso brasileiro que você encontrará em cafés por todo o país.

Melhores bolos e doces

Pastel de Nata

Pastel de Belém

Cada viagem a Portugal merece pelo menos um pastel de nata, senão muitos, muitos mais.

Embora a maioria das pessoas nunca tenha experimentado um bolo português além do pastel de nata, existem literalmente centenas de bolos e doces diferentes. Alguns são mais comuns do que outros, e alguns são encontrados apenas em certas regiões de Portugal, mas aqui estão alguns que merecem ser provados.

Travesseiro de Sintra

A passagem pela Casa Piriquita para saborear um Travesseiro é obrigatória quem visita Sintra.

Pirâmide de Chocolate

Este é um doce com um aspecto bastante esquisito mas é muito saboroso, achocolatado e muito fácil de encontrar.

Melhores sobremesas

Sericaia

Originária do Alentejo, esta saborosa sobremesa por ser encontrada um pouco por todo o Portugal.

Pudim Abade de Priscos

Comumente encontrada em Braga, esta sobremesa é deliciosamente doce e pegajosa e você repetir até não poder mais.

Bolo misto do Algarve

Originária do Algarve, e também bastante difícil de encontrar fora da região mais a sul de Portugal, esta sobremesa combina ingredientes locais como figos, amêndoas e alfarroba.

Melhores bebidas

Vinho do Porto

Portugal produz excelentes vinhos, mas o vinho do Porto, o seu vinho de sobremesa mais famoso, é indiscutivelmente o seu melhor vinho.

Vinho Verde

Um vinho leve, com baixo teor alcoólico, o Vinho Verde agrada a todos, especialmente durante os meses mais quentes de verão.

Medronho

Feita a partir dos bagos do Medronho, a aguardente de medronho é uma aguardente límpida cuja teor alcoólico varia entre 40% e cerca de 80% (depende se você compra no supermercado ou no vizinho). Parece vodka, mas é mais leve na hora de descer.

Perguntas frequentes

A comida portuguesa é picante?

Não, na verdade, não. Frango piri-piri pode ser picante, embora geralmente não queime tanto. Geralmente, a malagueta não é muito utilizada na cozinha portuguesa.

A comida portuguesa é vegetariana?

Ser vegetariano em Portugal é um desafio. É muito difícil encontrar um prato tradicional português que não contenha carne ou peixe, mas o vegetarianismo está crescendo em popularidade em Portugal.

Você encontrará muitos restaurantes vegetarianos e veganos em Lisboa, Porto e Algarve, e muitos restaurantes terão pelo menos uma opção vegetariana.

Em regiões realmente rurais de Portugal, no entanto, o vegetarianismo e o veganismo não são realmente compreendidos. Se você disser que é vegetariano, irão perguntar se você come ‘alfafa’.

A comida é cara em Portugal?

Comer fora em Portugal é incrivelmente acessível, principalmente fora de Lisboa e principalmente na hora do almoço. Evite as armadilhas para turistas e os restaurantes mais modernos, e você poderá encontrar restaurantes que servem pratos que variam entre os 5 e 10 euros por prato em praticamente qualquer parte de Portugal.

Qual é o prato nacional de Portugal?

Bacalhau é o prato nacional de Portugal. Existem aparentemente 365 maneiras diferentes de cozinhar bacalhau, e é recomendável que você experimente pelo menos uma versão quando visitar o país

A comida portuguesa é saudável?

É possível comer de forma saudável em Portugal, mas esteja ciente de que a culinária portuguesa é tipicamente rica em sal, carboidratos e azeite, ao mesmo tempo em que é pobre em vegetais. Obviamente, todos os bolos e sobremesas também não são particularmente saudáveis.

Para uma alimentação saudável em Portugal opte por pratos como sopa de legumes e peixe grelhado.

Veja também: As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Veja também: 5 maneiras de comer bacalhau em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *