As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Quando o assunto é a comida de rua da capital portuguesa, escolher o que comer pode ser intimidante no início, mas nós estamos aqui para ajudar você.

Lisboa é uma cidade linda, há beleza por todos os  lados, desde a arquitetura que remonta aos tempos da invasão árabe aos azulejos azuis do século 15 pintados  à mão. Nesse artigo, vamos falar de algumas sugestões da melhor comida de rua de Lisboa.

1. Pão Com Chouriço

É com toda a certeza uma das comidas de rua mais deliciosas de Lisboa. O pão tradicional português já é saboroso por si só, mas fica ainda melhor quando é recheado com pedacinhos de chouriço.

É possível encontrar em praticamente todos os cafés e lanchonetes lisboetas, mas os melhores são aqueles assados nos fornos à lenha e servidos quentes.

Em Lisboa, a Merendeira é um dos locais onde você não gasta muito e pode provar os melhores pratos da culinária portuguesa, como o caldo verde e o pão com chouriço. Funciona toda a noite, aberto até as 7 horas da manhã.

2. Prego

Um pão com um pedaço de carne grelhada é o famoso ‘prego’. A maioria dos restaurantes de Lisboa permite ao visitante escolher entre o prego no pão e o prego no prato.

O prego no pão pode pode vir acompanhado com molho picante ou mostarda e, o prego no prato, com batata frita, arroz ou salada.

O famoso Rui dos Pregos serve um dos melhores pregos da capital portuguesa. Por seu lado, o Prego da Peixaria serve variações de pregos com franco e até opções para vegetarianos.

3. Bifana

Feita com lombo de porco, a Bifana é um sanduíche tradicional português. Na verdade, é um prego com carne de porco grelhada. As melhores bifanas vêm com grandes pedaços de alho por cima, mas você também pode pedir sem se não for fã de alho.

Por causa da sua popularidade, até o McDonald’s tem a sua própria McBifana. Você encontra o tradicional petisco em lugares como o Café Beira Gare, ou n,As Bifanas do Afonso. No Bairro Alto, famoso bairro boêmio de Lisboa, não deixe de experimentar as bifanas de O Trevo. Para uma bifana vegana, vá ao 26 Vegan Food Project.

4. Salgados

Você pode encontrar salgados em todos os cafés portugueses e encontros  familiares. As mamães portuguesas fazem os melhores salgados, mas, como nem todos podem ter uma mãe portuguesa, terá que confiar nas nossas dicas.

Todos os cafés de lanchonetes lisboetas servem salgados, como os croquetes, rissóis de camarão e os famosos pastéis (bolinhos) de bacalhau.

Para pastéis de bacalhau, recomendamos o Olhó Bacalhau, que fica dentro do Time Out Market.

5. Pastelaria Portuguesa

Os portugueses adoram doces, que em Portugal possuem uma tradição centenária de pastelaria conventual, aprimorada por monges e freiras ao longo dos séculos.

Para saborear um Pastel de Nata, ou qualquer outro doce de lamber os beiços, como as Bolas de Berlim (foto), basta visitar a pastelaria mais próxima e deleitar os olhos no balcão.

Assim como os salgados portugueses, você pode pedir pastéis de nata em qualquer outro café local. Se está procurando uma experiência única, experimente a Pastelaria Versailles, que é o paraíso dos amantes da pastelaria. O local tem também opções veganas.

6. Bacalhau

Existem centenas de formas de preparar o bacalhau, mas uma das mais tradicionais é o Bacalhau à Brás, com ovos mexidos com azeitonas e batatas fritas.

Se você está se sentindo um pouco aventureiro, experimente o Bacalhau à Zé do Pipo, assado em um cobertor de maionese quentinha (pode parecer estranho, mas é delicioso, acreditem).

Estas comidas de rua em Lisboa e muitas outras estão disponíveis n’A Casa do Bacalhau. O restaurante é um pouco turístico, mas ainda assim é bastante incrível.

7. Cozido à Portuguesa

É uma iguaria composta por uma miríade de carnes, vegetais e enchidos cozidos. No que diz respeito às carnes, é possível ter carne bovina de diversas partes, frango, chispe e orelha de porco, entremeada e entrecosto de porco.

Quanto aos vegetais, podem ser cozidos couves, nabos, cenouras, batatas e feijões. Nos enchidos, são típicos o chouriço de sangue, a morcela, a farinheira e o chouriço de carne. É  um prato bem forte, perfeito para o tempo frio do inverno.

Apesar de ser um prato que é possível encontrar por todo o país, a forma de preparar e a combinação de ingredientes variam um pouco de região para região.

É comum também aproveitar o caldo resultante da cozedura das carnes para preparar a ‘sopa do cozido’, onde é adicionado arroz, pão ou massa e feijão branco.

8. Sardinhas

Se visitar Lisboa na temporada de verão, irá encontrar muitas sardinhas frescas. Em junho, nas Festas de Santo Antônio, toda a cidade faz festa e por todo o lado são  servidas sardinhas grelhadas com pão. É com certeza a comida de rua mais deliciosa e suculenta da capital portuguesa nesta altura do ano.

9. Arroz de Marisco

O arroz de marisco português é um prato onde abundam camarões, amêijoas e outros frutos do mar, todos cozinhados com arroz, legumes e algumas ervas. É bastante semelhante à paella espanhola. Os frutos do mar são sempre surpreendentemente frescos. É comida de rua muito popular em Portugal.

10. Pastéis de Nata

É talvez a comida de rua mais famosa de Lisboa e a sua receita está guardada a sete chaves. Aparentemente, apenas três pessoas no mundo conhecem a receita.

O Pastel de Nata é uma pequena taça de massa folhada dourada, com um creme de ovos um pouco firme no meio. O original é vendido em Belém, bairro da capital, mas você encontra por todo o país. A família Clarinha, herdeira dos padeiros originais, detém os direitos autorais da receita, que tem séculos de existência.

Veja também: A história por detrás do Pastel De Nata, o icônico doce de Portugal

Veja também: Os 17 melhores pratos portugueses que você precisa experimentar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *