8 coisas para os amantes da natureza fazerem em Portugal

Não é difícil encontrar coisas para fazer dentro do chamado eco-turismo em Portugal. Isso porque a natureza está no coração da vida dos seus habitantes.

Os portugueses têm uma estreita relação com a sua terra, pois tiveram que depender dela para sobreviver ao longo dos séculos.

Para um país que mede apenas 35.603 milhas quadrados, Portugal oferece uma mistura espetacular de atrações naturais e atividades em meio à natureza.

Há o litoral de sonhos, colinas suavemente onduladas, quilômetros de vinhedos, aldeias rurais caiadas de branco e um modo de vida descontraído e incomparável.

Confira essa lista de atividades para os amantes da natureza e descubra alguns dos melhores locais selvagens de Portugal, desde o oceano Atlântico até as planícies das suas províncias mais tranquilas e acolhedoras.

O que fazer em Portugal para os amantes da natureza

1. Observação de baleias nos Açores

A região autônoma dos Açores é um arquipélago composto por nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico Norte. O arquipélago está localizado a 1387 km a oeste de Portugal continental, 1506 km a noroeste do Marrocos e 1925 km a sudeste de Newfoundland, Canadá.

Com cachalotes, baleias-piloto e baleias-de-bico (para mencionar algumas) nas suas águas circundantes (além de cinco espécies diferentes de golfinhos), os Açores são um dos principais destinos de observação de baleias do mundo.

Antigamente, era muito comum caçar baleias nessas ilhas à deriva no Oceano Atlântico.

Mas desde que essas práticas de caça às baleias desapareceram, o arquipélago fez uma grande reviravolta para proteger essas espécies. Agora, os seus habitantes se orgulham de ser um dos melhores lugares do mundo para observar esses mamíferos gigantes.

Muitas empresas realizam passeios de observação de baleias no arquipélago, por isso, se estiver interessado, peça recomendações na recepção do seu hotel ou procure algum posto de turismo local.

2. Parque Nacional Peneda-Gerês

O Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal e, sem dúvida, um dos mais belos locais para caminhadas em meio à natureza.

Situado no extremo norte do país, o parque faz fronteira com a Serra do Xurés, na Espanha. Mas, apesar do seu grande título, é uma das regiões menos visitadas do país, felizmente ainda distante do flagelo do turismo de massas.

Você vai entender o porquê quando chegar lá e admirar sua beleza natural deslumbrante. O Peneda-Gerês é composto por quatro serras, seis vales glaciares e mais de 90 aldeias, numa área de 80 mil hectares.

3. Observação de aves na barragem do Alqueva

Localizada na região do Alentejo, no oeste de Portugal, no rio Guadiana, a barragem do Alqueva é o maior lago artificial da Europa e, atualmente, um dos melhores destinos de observação de aves em Portugal.

Desde que as comportas se fecharam em 2002, a diversidade de aves que habita a região mudou muito, com as aves aquáticas sendo mais comuns nos últimos 20 anos.

A cada ano, milhares de aves provenientes do norte da Europa migram para a Península Ibérica, sendo possível observá-las a se alimentarem nas margens da barragem.

Desde a sua construção, várias colônias de corvos-marinhos-de-faces-brancas se estabeleceram na região, sendo fácil de observar essa espécie ao longo de todo o ano.

Aves limícolas, que vivem no ‘limus’ (lodo em latim), como o pernilongo, o Maçarico-bique-bique, o maçarico-das-rochas, ou o pilrito-pequeno e pilrito-comum podem ser avistadas em torno das margens da barragem.

O guincho-comum e a gaivota-de-asas-escuras podem ser contemplados ao longo do ano, com concentrações mais altas durante o inverno, enquanto o garajau-grande pode ser observado ocasionalmente.

Por seu turno, o Ganso-de-Egipto é uma espécie proveniente do continente africano que está em rápida expansão na Europa, podendo ser encontrado em grandes bandos em certas áreas, mas geralmente podem ser vistos em pequenos grupos ao longo do lago inteiro.

4. Observe o Lince Ibérico

O Lince Ibérico é um dos felinos mais ameaçados do planeta e o carnívoro mais ameaçado da Europa, sendo que os números populacionais desse animal caíram para quase zero no século 20 em Portugal.

Hoje eles estão de volta graças aos programas de reprodução em cativeiro no Algarve. Mas a esperança é grande: em 2016, nasceu o primeiro filhote na natureza de Portugal em 40 anos.

A maioria dos passeios de observação de linces ocorre no sudoeste da Espanha, pois é onde vive a maioria dos animais sobreviventes. Mas em Portugal é possível observá-los em cativeiro no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, no Algarve.

De referir que o local não permite a entrada de visitantes, mas, se você for até o observatório, a poucos minutos de carro, há um telescópio que você pode usar para observar esses magníficos animais.

5. Caminhadas na Madeira

Como se fosse uma massa vulcânica à deriva no Oceano Atlântico, na costa oeste da África, o arquipélago da Madeira é um dos lugares mais belos de Portugal.

Estas ilhas são geralmente associadas a cruzeiros ou férias organizadas. Mas isso não significa que, para os  amantes da natureza, visitar a Madeira não seja uma das melhores coisas para fazer em Portugal.

A Madeira oferece oportunidades privilegiadas para uma aventura de ecoturismo que passa longe das multidões de turistas que podem ser encontrados em Portugal continental.

Caminhar é uma das melhores atividades ao ar livre no arquipélago. Muitas das melhores caminhadas da ilha principal são feitas em torno do Pico Ruivo, o pico mais alto da Madeira, com 1.861 metros de altitude.

Siga as trilhas bem demarcadas da Madeira para se conectar com paisagens de cair o queixo e navegue por caminhos costeiros para encontrar falésias de roer as unhas.

6. Turismo de bicicleta

Com suas paisagens pitorescas, Portugal é um lugar perfeito para passear de bicicleta.

As estradas do interior são muito tranquilas e é possível percorrer muito terreno sem ter que atravessar regiões montanhosas difíceis.

E por ser um país pequeno, é possível percorrer o país de lés a lés em apenas duas semanas. A Serra da Estrela, um parque natural e a serra mais alta de Portugal, proporciona passeios cinematográficos. Nela, você pode deslizar por vales glaciais e apreciar as vistas de cair o queixo, tudo com pedaladas ecológicas!

7. Retiros de eco-ioga

Os retiros de ioga estão entre as coisas mais populares para fazer em Portugal. Pequenas empresas independentes realizam encontros de ioga ecológica em todo o país.

Você terá a oportunidade para buscar o seu zen interior desde a costa do Algarve até as profundezas do tranquilo Alentejo ou então nas colinas mais ao norte.

Muitos desses acampamentos são baseados em conceitos que defendem uma mentalidade responsável em relação à natureza, com fortes valores “verdes”.

8. Conquiste o Caminho Português

As rotas de caminhadas por países europeus como Portugal são muitas vezes ofuscadas pelo mundialmente famoso Caminho de Santiago da Espanha.

Mas você sabia que existe um Caminho Português? Isso mesmo. Nos tempos medievais, todos os caminhos levavam a Santiago de Compostela. Muitos viajantes viajavam de barco até o Algarve, no sul do país, e depois percorriam a pé o resto do caminho.

Percorrer o Caminho Português não é uma tarefa fácil, que pode levar alguns meses. Mas, para os amantes da natureza, é das melhores coisas para se fazer em Portugal. Para não caminhar muito, você pode partir de Lisboa (620 km) ou da cidade do Porto (pouco mais de 230 km)

As aldeias do interior, os castelos, as cidades amuralhadas que você verá ao longo do caminho fazem a jornada árdua valer a pena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *