11 alternativas incríveis às armadilhas turísticas de Portugal

Ao longo dos últimos anos, Portugal vem recebendo cada vez mais turistas, entre eles os brasileiros, como não poderia deixar de ser. Afinal, é o único destino europeu onde se fala a língua portuguesa.

Acontece que a grande maioria dos visitantes, entre eles os brasileiros, busca conhecer os mesmos destinos e pontos de referência de sempre.

Felizmente, ainda existem muitas maneiras de evitar as aglomerações e desfrutar de uma experiência única em Portugal. Pois bem, se você gostou da ideia, que tal conferir 11 alternativas genuínas aos habituais pontos turísticos?

Troque Sintra por Viana do Castelo

Palácio da Pena em Sintra | © ponto de interrupção / Pixabay

Não há como negar que Sintra parece um lugar tirado dos contos de fadas. Conhecida pelos seus palácios únicos e seus bairros repletos de história, Sintra é um dos destinos turísticos mais procurados pelos visitantes.

Localizada a apenas 27 km de Lisboa, a vila medieval de Sintra é  um dos lugares imperdíveis, não há dúvida nenhuma. Porém, infelizmente, isso significa que o lugar geralmente está apinhado de turistas, especialmente no verão.

Como já referimos, a Sintra patrimônio mundial da Unesco é realmente de tirar o fôlego, mas igualmente impressionante é Viana do Castelo

Repleta de monumentos históricos, Viana do Castelo é considerada uma das cidades mais bonitas no norte de Portugal. Além das famílias portuguesas que visitam a cidade aos finais de semana, você não encontrará as multidões de turistas.

O monumento histórico mais impressionante é o Santuário do Monte de Santa Luzia. Em estilo neo-romântico, neo-gótico e bizantino, foi construído no início do século passado, sendo dedicado ao culto do Sagrado Coração de Jesus.

Localizado no alto do monte de Santa Luzia, oferece ao visitante uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente.

Santuário de Santa Luzia de Viana do Castelo | © Sos Curiosidades / Flickr

Há muito para explorar e conhecer em Viana do Castelo, incluindo mosteiros e casas senhoriais. Uma atração à parte são as jóias tradicionais confeccionadas em ouro, como o famoso Coração de Viana.

Em vez de comer na rua Augusta, encontre uma tasca ou faça um piquenique

Fazer turismo em Portugal certamente irá abrir o apetite do viajante. A Baixa de Lisboa, também conhecida como Baixa Pombalina, é o centro histórico e comercial da capital.

Essa zona da cidade é repleta de lugares fantásticos, com muitos restaurantes onde os garçons e funcionários tentam persuadir os desavisados a entrar no estabelecimento ou sentar em uma das mesas ao ar livre.

Rua augusta em Lisboa, Portugal | © trabantos / Shutterstock

Porém, se você deseja uma autêntica refeição portuguesa, a preços bem mais acessíveis, saia das ruas principais e procure os pequenos restaurantes frequentados pelos moradores da cidade. Uma mistura de restaurante e bar, as tascas portuguesas são fáceis de reconhecer.

Outra excelente alternativa é comprar sardinha em lata, pão de sanduíche, frutas e bebidas em uma mercearia local e fazer um piquenique à beira do rio ou em algum miradouro.

Ah, não precisa ficar com vergonha de comer na rua, pois você irá perceber que uma enorme quantidade  de turistas europeus, alemães, suecos, franceses, fazem exatamente a  mesma coisa.

Esqueça o Algarve e vá conhecer os Açores

As praias do Algarve, no sul de Portugal, são maravilhosas e as suas aldeias de pescadores, cheias de história. Mas o arquipélago dos Açores é igualmente fantástico mas bem menos procurado pelos turistas.

Composto por nove  ilhas, o arquipélago tem muitas atrações e inclusive a ilha de São Miguel, a maior de todas, é cheia de cidades históricas e paraísos naturais pouco movimentados.

Ilha de São Miguel | © Comanche0 / Pixabay
Ilha do Faial, Açores | © uniquephotography / Shutterstock

O Algarve é uma região muito popular entre os turistas ingleses, por isso bares, restaurantes e atrações turísticas estão projetados para atender a este tipo de visitante com maior poder  aquisitivo.

Por isso, é bem menos provável que o visitante encontre preços inflacionados em Ponta Delgada, capital dos Açores, o que se tornou uma norma em cidades algarvias como Lagos, Portimão e Albufeira.

Não tenho medo de se aventurar nos Açores, onde as armadilhas para turistas são praticamente inexistentes. No entanto, aconselhamos planejar com antecedência a viagem até este paraíso no Atlântico.

Fuja de Albufeira e Lagos e vá para Sagres ou Praia da Luz

Se você está  decidido ir ao Algarve (as cavernas à beira mar são realmente muito atraentes), evite as principais zonas turísticas cheias de turistas ingleses, como Albufeira e Lagos.

Praia da Falésia, Portugal | © mkos83 / Shutterstock

Sim, é verdade, esses locais possuem praias maravilhosas e excelentes restaurantes, mas Sagres e vilas vizinhas também.

Amantes do surf e da natureza também se instalaram nessa parte do Algarve, atraídos pelas ondas e pela costa escarpada, bem com  pelas florestas nativas, que são perfeitas para atividades ao ar  livre.

Passe um ou dois dias em Lisboa ou no Porto, mas mais tempo em Coimbra

Seria um grande erro encorajar os turistas de primeira viagem a não visitar as duas principais cidades portuguesas. Porém, infelizmente, essas duas cidades estão sempre lotadas de turistas.

Por  isso, aconselhamos passar um ou dois dias em cada uma delas, para conhecer os seus principais pontos turísticos, e depois vá à Coimbra para conhecer Portugal no seu melhor, mas com muito mais tranquilidade.

Coimbra, Portugal | © leoks / Shutterstock

Para ter uma ideia do que espera o visitante, saiba que Coimbra já foi a capital portuguesa. Por isso, percorra suas ruas medievais em direção a tesouros históricos, como o lugar onde foram enterrados os dois primeiros reis portugueses, D. Afonso I e D. Sancho I, no Mosteiro de Santa Cruz.

Coimbra também alberga a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, um lugar cheio de história, tradições únicas e uma belíssima biblioteca barroca.

Outra surpresa à espera do visitante em Coimbra é o fado. Embora esse estilo musical típico de Portugal tenha surgido nos bairros de Alfama e Mouraria, em Lisboa, Coimbra tem um estilo próprio, que é o chamado “fado de Coimbra”.

Compre sardinha enlatada em mercearias locais, não em lojas especializadas

Lojas especializadas como o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa são interessantes de se visitar, mas essas lojas existem para atrair  turistas.

Claro, você pode dar uma olhada, talvez comprar como lembrança uma sardinha em lata com ilustração bonita, mas o nosso conselho, como sempre, é seguir o exemplo dos moradores.

Você pode estar se perguntando: para que comprar sardinha em lata? Bem, elas não são apenas convenientes para as refeições (alguns cidadãos portugueses consideram-nas uma espécie da fast food), mas é porque são saudáveis, cheias de ômega-3 e até seus ossinhos são bons para mastigar, pois é onde está a maior parte do cálcio.

Se for comprar livros, prefira a livraria Acadêmica em vez da Lello

A livraria Lello é um dos  destinos mais populares da cidade do Porto, pelos seus ricos interiores em art déco, art nouveau e também gótico, mas também por ter inspirado J.K. Rowling, a autora dos livros da  coleção Harry Potter. Mas será que é realmente o melhor lugar para comprar livros?

Escadaria da Livraria Lello | © Manuel Varzim / Cortesia da Livraria Lello

No Porto, os ávidos leitores podem se apaixonar igualmente pela histórica Livraria Acadêmica. Os visitantes que dominam o português e gostam de literatura portuguesa farão uma boa economia sem deixar de ter acesso ao melhor das edições portuguesas.

Troque as cidades pelo campo

Muita atenção ao visitar as cidades portuguesas, já que há muito para ver e fazer nesses lugares, mas o campo em Portugal também tem os seus atrativos, que não são poucos.

Você pode escolher entre passear pelas  montanhas, saborear a gastronomia de cada região e apreciar um ritmo de vida bem mais lento que nas grandes cidades como Lisboa e Porto.

As vinhas dominam a paisagem em várias regiões do país. Visite o Alentejo, região coberta de vinhas rústicas cercadas por sobreiros (onde uma variedade de tintos e brancos são produzidos, conheça o Minho para bebericar um vinho verde fresco ou faça uma visita ao Vale do Douro, para saborear o Porto doce, produzido localmente (o famoso vinho de sobremesa que era o preferido de Sherlock Holmes).

Que tal um passeio de bike pelo Alentejo?

As aldeias históricas, que ganharam o título de patrimônio da Unesco pelo seu papel de proteção às invasões na fronteira, estão repletas de fortificações que ilustram a memória do passado histórico do país.

Castelo Novo, na Serra da Gardunha, de Almeida, na Beira Alta, e Monsanto, na Beira Baixa, são apenas algumas das aldeias históricas que merecem uma visita.

Outro belo local é Piódão, na Serra da Estrela, que é classificada como uma das mais belas aldeias de Portugal, caracterizada pelas suas casas de xisto.

Visite o Convento de Cristo em vez do Mosteiro dos Jerônimos

Símbolo da Era dos Descobrimentos e famoso por ser o berço dos pastéis de nata, não é de admirar que o Mosteiro dos Jerônimos seja tão popular.

Porém, em vez de ficar em filas de um hora e desembolsar 12 euros, que tal encaixar Tomar, no seu roteiro, trocando a cidade pelo campo, como acabamos de sugerir?

Mosteiro dos Jerónimos | © juliaorige / Pixabay

Claro, o Mosteiro dos Jerônimos é uma belíssima obra-prima arquitetônica, um marco da história portuguesa que levou 100 anos para ser construído, mas o Convento do Cristo é igualmente espetacular e tem o atrativo adicional de ser a antiga sede dos Cavaleiros Templários no país.

Conheça o castelo, as igrejas e os jardins onde essa ordem do tempo das Cruzadas viveu, se organizou e mudou sua identidade para “Ordem de Cristo”, depois de ter sido proibida de existir pelo papa Clemente V. Os ingressos custam a metade do preço dos Jerônimos, e é bem menos provável que você encontre fila para entrar.

Dentro do Convento de Cristo | © Xtian DuGard / Pixabay

Opte pela Figueira da Foz ou Ericeira no lugar da Nazaré

A Nazaré é uma pitoresca vila de pescadores no centro de Portugal que construiu uma reputação de surf tão grande como as suas ondas.

Infelizmente, por causa do tamanho e potência das referidas ondas, que são as maiores do mundo, apenas os surfistas mais corajosos encaram este desafio.

Costa da Figueira da Foz, Portugal | © Mariia Golovianko / Shutterstock

As praias da Figueira da Foz são igualmente extensas, mas suas ondas, também apropriadas para o surf, são menos intimidatórias. Além dos campeonatos de surf, a Figueira (como é  conhecida pelos portugueses) tem um longo calçadão à beira mar, perfeito para a corrida e o ciclismo.

A Ericeira é outra praia que atrai muitos surfistas e é bem mais próxima de Lisboa, cerca de uma hora de carro.

Ericeira, Portugal | © JPF / Shutterstock

Faça compras no Mercado do Livramento em vez do Mercado da Ribeira

Os mercados tradicionais portugueses são uma verdadeira festa para os sentidos – o Mercado da Ribeira é o famoso mercado gastronômico de Lisboa (e existe desde 1892), mas virou um chamariz para os visitantes desde que a Time Out Market converteu parte do mercado em praça de alimentação e escritórios foram instalados no piso superior.

É verdade que essa empresa multinacional oferece aos visitantes uma experiência única com tantos sabores portugueses reunidos num só lugar, com vários restaurantes que pertencem a renomados chefs portugueses, incluídos no guia Michelin.

Mercado da Ribeira, Lisboa

Mas a verdade é que é fácil se distrair num lugar desses e gastar muito dinheiro extra. Felizmente, o mercado do Livramento, em Setúbal, do outro lado da ponte 25 de Abril, fica a apenas 50 minutos de carro a partir de Lisboa.

Considerado um dos melhores mercados do país, com o peixe fresco e produtos hortícolas atraindo residentes de diferentes pontos da região, enquanto a miríade de queijos, enchidos, azeite de oliva e outros produtos básicos completam a cesta básica das famílias.

Mercado do Livramento, Setúbal

É também um belo edifício, com a sua fachada vermelho-alaranjada e belos mosaicos de azulejos no seu interior. Se você decidir ir à Setúbal, não deixe de conhecer o Cabo Espichel. Além da excelente vista para Lisboa, o por-do-sol no lugar é inesquecível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *