20 lugares incríveis em Portugal que vão deixar você de queixo caído

Portugal é um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros na Europa, que oferece aos visitantes cidades históricas deslumbrantes, vilas medievais cercadas por muralhas, culinária única e excelente variedade de vinhos.

Neste pequeno país, a arquitetura barroca e a história antiga são servidas em grandes porções. Graças ao seu belo litoral, cidades incríveis e castelos ainda mais incríveis, Portugal surfa hoje numa onda de sucesso na indústria do turismo.

Conhecer este deslumbrante país é como mergulhar em uma paleta de nuances suaves que fazem o visitante perder sua percepção de realidade. De fato, visitar a capital Lisboa proporciona uma experiência semelhante.

Quer você prefira o coração pulsante da capital portuguesa ou a tranquilidade das vilas medievais e cidades do interior, Portugal irá, sem dúvida, satisfazer as suas necessidades.

Se você pretende conhecer Portugal na sua próxima viagem, nós gostaríamos de convidá-lo para um jornada virtual pelos 20 melhores pontos turísticos do país.

20. Bondes antigos e arquitetura única esperam por você em Lisboa

A capital portuguesa pode valer mais que mil palavras, mas temos certeza que bastarão apenas algumas para convencê-lo a explorar esse belo país.

Lisboa é uma cidade fabulosa e vibrante, cheia de história e emoções. Realisticamente falando, 99% do seu encanto está na história profundamente enraizada da nação.

Para você ter uma ideia, Lisboa é a segunda capital mais antiga da Europa. Está apenas atrás de Atenas, a capital da Grécia.

Como tal, Lisboa está repleta de uma emocionante mistura entre o moderno e o antigo, com as suas catedrais, castelos, ruas estreitas, cafés aconchegantes e bondes vintage.

19. Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa

Ao passear pelas ruas estreitas da capital portuguesa, o visitante se depara com a singular arquitetura da nação. Ao explorar as suas principais atrações, o visitante perceberá que o Mosteiro dos Jerônimos é sinônimo da Era dos Descobrimentos.

Ainda hoje, a igreja do Mosteiro dos Jerônimos é a mais perfeita tradução desta era de ouro para Portugal, que enche de orgulho os portugueses.

Esse reverenciado edifício ganhou grande popularidade  devido à sua fachada única e design de interiores que refletem a arquitetura manuelina na perfeição.

18. Oceanário de Lisboa, Lisboa

Para aqueles que não ficam impressionados facilmente com edifícios antigos, nós recomendamos o oceanário de Lisboa.

É um dos melhores lugares para explorar o a vida marítima diversificada do mundo, repleta de peixes e outros habitats oceânicos exóticos.

Esse oceanário único é o maior de toda a Europa, onde os visitantes podem aprender mais sobre os ecossistemas dos oceanos antes de se dirigirem ao gigantesco tanque de tubarões localizado bem no centro do parque aquático.

17. Palácio Nacional de Sintra, Costa de Lisboa

Descansando no colo da Serra de Sintra, este palácio encantador é uma das razões pela qual os visitantes procuram essa cidade verdejante listada como Patrimônio da Unesco.

Com a sua coleção de locais históricos e vistas idílicas sobre as montanhas, o centro histórico de Sintra foi um lugar apreciado por grandes nomes europeus, incluindo poetas lendários como Lord Byron, a maior expressão do romantismo inglês.

16. Caiaque em Cascais

A Costa de Lisboa é o lugar perfeito para quem busca uma dose saudável de aventura e emoção. Uma das mais belas maneiras de conhecer a baía de Cascais é remando nos caiaques da autarquia local.

Ao remar ao longo da costa de Lisboa, os aventureiros terão uma chance única de desfrutar de um cenário surreal.  Em passeios promovidos pela prefeitura de Cascais, os interessados poderão se familiarizar com as técnicas da canoagem numa abordagem simples e acessível a todos os participantes.

15. Torre de Belém, Lisboa

Esse monumento é uma das maiores atrações turísticas de Portugal, mas é muito mais do que apenas um monumento.

A Torre de Belém é o símbolo oficial da era portuguesa dos Descobrimentos, sendo também um monumento incontornável de defesa de Lisboa nos séculos  15 e 16.

Projetada por Francisco de Arruda, a torre teve como objetivo não só a defesa da cidade por via marítima, mas também de proteção ao Mosteiro dos Jerônimos, que estava em construção.

A Torre de Belém, que mescla elementos manuelinos e medievais, é como que uma transformação em pedra de uma nau que avança pelo rio em direção ao mar.

14. Convento de Cristo, Tomar

O belo e majestoso Convento de Cristo é o nome pelo qual é conhecido o conjunto de monumentos históricos da cidade de Tomar.

Fazem parte o castelo medieval dos Cavaleiros Templários, o convento da Ordem de Cristo, a Ermida da Imaculada Conceição, a cerca conventual, conhecida por Mata dos Sete Montes, e o Aqueduto dos Pegões. Em conjunto, formam a maior área monumental de Portugal, ocupando mais de 50 mil m2.

O local onde foi construído o convento possui enorme carga mítica. Além dos vestígios da presença muçulmana, era um antigo local de culto dos romanos.

O castelo existe desde 1160 e foi no reinado de D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, que se estabeleceu a ligação aos Templários. O convento renascentista viria a ser construído durante o século 15.

O Convento de Cristo foi classificado como patrimônio da humanidade e inscrito na lista do patrimônio mundial da Unesco em 1983.

O conjunto monumental do Convento de Cristo orgulhosamente domina a pequena cidade portuguesa. Além de ser um belo monumento com um significado simbólico para os seus habitantes, o convento também impressiona com seus claustros do século 16 .

13. Santuário Bom Jesus do Monte, Braga

Localizado na capital religiosa de Portugal, esse é um santuário que foi construído em uma encosta arborizada a poucos quilômetros da cidade de Braga.

Esse local de peregrinação extremamente importante para os católicos alberga a igreja de Bom Jesus, com a sua escada monumental projetada de uma maneira bastante complexa, que ziguezagueia por capelas que oferecem cenas esculpidas da Paixão de Cristo.

12. Caminhadas na Serra do Gerês, Minho

Dizem que o caminho menos percorrido leva aos melhores lugares, e isso é uma realidade quando o assunto é Serra do Gerês.

Caminhar pela serra não só é uma experiência de tirar o fôlego, mas também uma oportunidade para apreciar a beleza de Portugal do topo da montanha.

Quem subir ao miradouro da Pedra Bela ficará fascinado demais para abrir a boca e manifestar suas admiração pela paisagem deslumbrante.

11. Universidade de Coimbra

Fundada no século 12, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Tanto os turistas quanto os amantes da história apreciam esse impressionante edifício histórico, que está listado como patrimônio mundial.

Este templo do saber também alberga uma impressionante biblioteca do século 17, a Biblioteca Joanina, em estilo barroco, que é reconhecida como uma das mais espetaculares e originais bibliotecas barrocas  da Europa.

Além do patrimônio arquitetônico, a Universidade de Coimbra desempenhou um papel único na constituição e unidade da língua portuguesa. Pela instituição centenária passaram vários escritores e divulgadores da língua e da cultura portuguesas.

10. Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

Afirmar que esse belo país é abençoado com museus de  classe mundial não é nenhuma heresia, antes pelo contrário, pois esse museu que homenageia o magnata armênio é um belo exemplo disso.

Calouste Gulbenkian que foi um dos grandes incentivadores da cultura em Portugal e o seu espólio esteve na origem da fundação que leva o seu nome.

O Museu Calouste Gulbenkian é uma excelente fonte de cultura e história, e possui uma das maiores coleções de todo o país, abrigando exposições clássicas e orientais, além de peças de arte e manuscritos ilustrados do século 16.

9. Castelo De Guimarães

Foi nesse patrimônio tombado pela Unesco que nasceu o primeiro monarca da nação, D. Afonso Henriques, que liderou a Reconquista Cristã em Portugal.

Construído para defender o Condado de Portucale dos vikings, foi no século 12 que esse majestoso castelo adquiriu a sua forma atual.

No entanto, foi por apenas um voto que, em 1836, as pedras do castelo não foram utilizadas para calcetar as ruas da cidade de Guimarães.

O castelo foi completamente restaurado durante a ditadura do Estado Novo, quando Salazar empreendeu uma campanha de restauração dos monumentos históricos, numa tentativa de exaltar o patriotismo português.

8. Igreja e Torre De Clérigos, Porto

O conjunto arquitetônico Clérigos é local de visita obrigatória  para os turistas que visitam a cidade do Porto. De inspiração barroca, a torre e a igreja estão unidas pela Casa da Irmandade, onde funciona um museu desde 2014.

A pedido da Irmandade dos Clérigos, em 1753, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni apresentou o projeto para a construção daquela que viria  a ser a mais bela e altaneira torre do Porto, que domina a paisagem urbana da cidade.

Para chegar ao topo da torre, que fica a mais de 75 metros de altura, o visitante precisa encarar 225 degraus. No entanto, o esforço vale a pena porque a vista da cidade lá do alto é deslumbrante. A Torre dos Clérigos é, incontestavelmente, o ex-líbris da cidade.

7. Castelo de São Jorge, Lisboa

O Castelo de São Jorge é um ponto turístico imperdível para quem visitar Lisboa. Com uma posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, é possível vê-lo de muitas áreas de cidade.

De origem moura, a sua posse oscilou ao  sabor  das investidas cristãs durante a chamada Reconquista, que foi quando os portugueses, sob o comando de D. Afonso Henriques, o primeiro monarca da nação, expulsou os muçulmanos do país que estava se formando.

O castelo foi palco de recepção a Vasco da Gama depois que o navegador descobriu o caminho marítimo para as Índias.

Aberto ao público sete dias por semana, a fortificação sobreviveu a um terremoto e a muitas transições culturais, sendo atualmente um dos destinos preferidos dos turistas que visitam Portugal.

6. Sé (Catedral) e Templo Romano, Évora

A Sé de Évora, cujo verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, “protege” a cidade desde a parte mais alta da cidade, onde estão outros monumentos icônicos, como as ruínas do templo romano e o museu municipal.

Toda em granito, a catedral é um monumento fascinante, marcado pela transição do estilo românico para o gótico. Depois de admirar a igreja por dentro e por fora, não deixe de subir ao terraço para ter a melhor vista para a cidade.

Ali pertinho estão as ruínas romanas do Templo de Diana, que foi construído no final do século I a.C. É um dos mais preservados e grandiosos templos romanos de toda a Península Ibérica. É o ex-libris da cidade, tão conhecido quanto a Capela dos Ossos.

5. Explorar o Alentejo a Cavalo

Temos que admitir que passear a cavalo dificilmente faz parte do roteiro típico do turista. Mas vale a pena explorar. Afinal, a melhor maneira de sentir a beleza da natureza é tentar se aproximar o máximo possível dela.

Nesse caso, sugerimos atravessar o florido prado alentejano num cavalo bem treinado. Se você realmente está interessado nesta experiência única, existem várias coudelarias na região que promovem passeios desse tipo.

Além disso, você provavelmente não sabe, mas Portugal é o local de origem do mais antigo cavalo de sela do mundo, o puro-sangue lusitano, que é montado há mais de 5 mil  anos.

4. Palácio Nacional de Mafra

Construído em 1717, este majestoso palácio foi inicialmente pensado para ser uma igreja bastante simples; no entanto, certamente se tornou muito mais do que isso.

Também conhecido como Convento de Mafra, se localiza a meros 25 km de distância da capital Lisboa. Construído no século 16, o mosteiro foi edificado a pedido de D. João V, depois de ter prometido à sua mulher, Maria Ana de Áustria, que lhe construiria um mosteiro se ela lhe desse herdeiros.

No entanto, o convento franciscano de Mafra, após a descoberta do Brasil e a entrada de Portugal na “era do ouro”, nasceu no local também um palácio real.

Consta que, com a proclamação da república, em 1910, o último rei de Portugal, D. Manuel II, partiu para o exílio abandonando o palácio por um túnel secreto.

3. Igreja de Santo António e Museu Municipal, Lagos

Se você pretende conhecer a mais extraordinária coleção de arqueologia e etnografia em Portugal, esse é o local . Esse impressionante museu é abundante em exposições super peculiares de artefatos únicos e outros itens que refletem perfeitamente a rica cultura e patrimônio da região.

Entre as peças em exposição mais interessantes, contam-se maquetes caseiras da aldeia e um retábulo de cortiça, aquela estrutura que fica por trás ou acima do altar.

Por causa de sua talha dourada, a Igreja de Santo António é considerada um dos principais exemplares de um templo forrado a ouro no Sul de Portugal

2. Castelo de Silves

Na verdade, Silves foi a capital do Algarve árabe durante o século 12, quando a região era conhecida como “al-Gharb”.

Durante este período, a cidade foi um local de culto e admiração, bem como um importante centro de estudos religiosos do Islã.

Com mais de mil anos de existência, o castelo de Silves é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar que os árabes deixaram de herança para Portugal.

1. Tirolesa Transfronteiriça, Alcoutim

Você já imaginou atravessar uma fronteira em um tirolesa? Pois essa é a única tirolesa transfronteiriça do mundo. Nessa aventura singular, você desliza por 720 metros ao longo do rio Guadiana, a uma velocidade entre os 70 e 80 quilômetros por hora.

A tirolesa  oferece belas vistas de paisagem entre Portugal e Espanha e as duas cidades da fronteira, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

Mesmo que você não seja um aventureiro, não há motivos para se preocupar. Os visitantes que são corajosos o suficiente para experimentar a travessia o fazem devidamente equipados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *