A história por detrás do Pastel De Nata, o icônico doce de Portugal

Se você teve a sorte de conhecer Portugal, somente a lembrança de um pastel de nata será o suficiente para fazer você se sentir nostálgico.

Neste pequeno país com uma gastronomia única no mundo, você nunca está longe de uma confeitaria com todo os tipos de tentações doces.

Mas nada supera o pastel de nata. A massa crocante contrasta com o recheio macio, doce e cremoso, às vezes acrescido de uma pitada de canela.

Cada região do país e cada padeiro darão um toque ligeiramente diferente à receita, mas na maioria das vezes você vai encontrar um bocado de massa folhada, complementada com um toque de delícias cremosas e açucaradas.

A história do pastel de nata

A história do pastel de nata remonta há mais de 300 anos, mais propriamente ao Mosteiro dos Jerónimos em Belém, a oeste de Lisboa.

Hoje o mosteiro é um importante ponto turístico e um Patrimônio Mundial da UNESCO, mas na época era uma freguesia movimentada onde, na ausência de detergente para a roupa, freiras e monges usavam claras de ovos para engomar suas roupas.

Esse processo significava que havia muitas gemas sobrando, então, para evitar que elas fossem desperdiçadas, elas eram usadas como ingrediente principal em sobremesas.

Os monges do mosteiro logo criaram uma receita secreta para aperfeiçoar seus pastéis de nata, que começaram a vender como forma de gerar renda para sustentar o mosteiro.

Quando o mosteiro fechou em 1834, esta receita foi então vendida aos proprietários da Fábrica de Pastéis de Belém, inaugurada em 1837, e é o local mais famoso para provar pastéis de nata de toda Lisboa.

Hoje, a receita ainda é um segredo bem guardado, e as tortas vendidas neste local são conhecidas como Pastéis de Belém. A apenas três minutos a pé do mosteiro, eles são imperdíveis para quem gosta de um pouco da história portuguesa.

O sabor de um pastel de nata

O pastel de nata é pequeno e tem um recheio açucarado. A parte externa do doce é feita de massa crocante e folhada, enquanto o interior é uma mistura cremosa.

Depois de assada, o doce é caramelizado por cima e está pronto para ser degustado. Nosso conselho é comê-los recém-saídos do forno, ou pelo menos no mesmo dia em que você os comprou, polvilhados com canela ou açúcar de confeiteiro.

Guardá-los como presente para outra pessoa ou para comer no dia seguinte pode fazer com que a massa fique encharcada.

Os pastéis de nata são melhor apreciados com um café expresso ou cappuccino, com muitos portugueses usando sua colher de café para retirar o creme de dentro do doce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *