As 11 cidades costeiras mais charmosas de Portugal

Conhecido pelo seu litoral pitoresco, Portugal possui uma série de encantadoras cidades costeiras, onde você pode passear pela  praia, explorar monumentos históricos e saborear deliciosos frutos do mar.

Com belas praias, essas pequenas vilas de pescadores oferecem paisagens encantadoras em cada esquina. Continue lendo esse artigo para descobrir as nossas dicas sobre as cidades costeiras mais charmosas de Portugal.

Tavira

Com uma rica história e uma arquitetura intocada, Tavira se localiza na bela costa algarvia de Portugal.

Considerada um paraíso para os visitantes, com suas ruas de paralelepípedos que serpenteiam por igrejas góticas e renascentistas, parques arborizados e uma romântica ponte romana, essa bela cidade portuguesa existe desde a Idade do Bronze.

Não deixe de dar um mergulho nas águas límpidas do Oceano Atlântico e se divertir ao sol nas praias de areia branca.

Cascais

Uma bela cidade turística costeira, com um charmoso centro histórico, repleto de butiques pitorescas, calçadas estampadas e uma mistura de características arquitetônicas.

Desde os tempos medievais que a cidade tem sido um porto de pesca movimentado, quando o rei D. Luis I veraneava no Palácio da Cidadela, uma fortaleza à beira mar datada do século 17.

A areia da praia é um ótimo refúgio de verão, onde o visitante pode observar os praticantes de windsurf e depois passear pelo arborizado Parque do Marechal.

Peniche

A apenas uma hora de carro de Lisboa, a cidade de Peniche foi um movimentado porto de pesca desde os tempos antigos, enquanto a parte murada da cidade é dominada por uma impressionante fortaleza, que foi uma famosa prisão nos tempos da ditadura de Salazar e hoje é um fascinante museu.

Conhecida por suas praias e ondas apropriadas para a prática do surf, é considerada um destino dos surfistas do mundo inteiro. Você pode curtir os surfistas apanhando ondas na praia do Medão (ou praia dos Supertubos) ou visitar o porto de Peniche para ver os pescadores trazendo do mar a pesca do dia.

Aveiro

Apelidada de “Veneza portuguesa”, Aveiro possui um labirinto de canais que serpenteiam por toda a cidade. As suas ruas encantadoras estão repletas de excelentes exemplos da arquitetura portuguesa, desde as tradicionais fachadas com azulejos até as casas mediterrânicas caiadas de branco.

Em Aveiro, você vai encontrar gôndolas coloridas que percorrem os canais, enquanto uma cena gastronômica famosa, belas praias e locais históricos oferecem paisagens cativantes.

Não deixe visitar o Convento de Jesus e a Capela de São Gonçalinho, para admirar a arquitetura e obras de arte, nem a bela arquitetura barroca da Sé Catedral de Aveiro.

Ferragudo

Se você está procurando um refúgio costeiro algarvio sem ser incomodado pelas multidões, Ferragudo é a solução. Enquanto desfruta do ambiente descontraído da vila de pescadores, você tem à disposição algumas das melhores praias da região.

Admire os barcos que balançam suas velas ao longo da costa e as casas caiadas de branco e depois visite o Castelo de São João de Arade, que costumava ser a torre de vigia da região. Uma dica legal é curtir as esplanadas dos cafés, enquanto observa os pescadores descarregando a pesca do dia.

Viana do Castelo

Situada a norte da cidade do Porto, Viana do Castelo é repleta de belas praias e encantos medievais. É uma das cidades costeiras mais antigas de Portugal, que serviu como porto para comerciantes e exploradores marítimos desde o século 16.

Comece suas férias na Praça da República, a praça da cidade, depois admire o prédio da antiga prefeitura, as fontes ornamentadas e as igrejas históricas. Não se esqueça de visitar o navio Gil Eanes, um antigo navio médico que funciona hoje como museu flutuante.

Aljezur

Aljezur e a vizinha Costa Vicentina possuem vilas encantadoras repletas de belas praias e marisqueiras onde  é possível comer peixe fresco, pescado no mesmo  dia.

No verão, é uma região perfeita para os banhos de sol e mar, quando o inverno é excelente para os surfistas que querem apanhar grandes ondas.

Não deixe de explorar a sua variedade de monumentos históricos e depois curta a vegetação do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Azenhas do Mar

Não muito longe de Sintra, as Azenhas do Mar são o lugar perfeito para fugir da agitação da cidade. Nessa bela praia à beira do penhasco, você pode relaxar enquanto admira a sonolenta vila de pescadores e saboreia pratos frescos de frutos do mar. A nossa sugestão é que pare para jantar em algum restaurante à beira da falésia que ofereça belas vistas e peixe fresco grelhado.

Carvoeiro

Localizada no Algarve, é uma bonita vila de pescadores com um ambiente descontraído que muitas vezes é esquecida por estar rodeada de praias famosas.

Além de suas vistas idílicas da região do Algarve, essa cidade costeira tem muito a oferecer aos visitantes. Se você gosta de aventuras, não perca a famosa gruta de Benagil, conhecida pelo seu famoso buraco no teto, para um dia de viagem memorável.

Azeitão

Enquanto a Serra da Arrábida é famosa por abrigar as cidades de Sesimbra e Setúbal, Azeitão é uma cidade charmosa e romântica ainda pouco explorada.

Você pode passar o templo conhecendo vinhas pitorescas ou quintas palacianas e, quando abrir o apetite, pode se deliciar com especialidades regionais, como o famoso queijo de Azeitão.

Ponta Delgada

Na capital do arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel, você vai encontrar uma variedade encantadora de atrações, como as icônicas Portas da Cidade e o Forte de São Brás.

Rodeada pelo mar e pela encosta da montanha, a cidade é caracterizada pela sua arquitetura de basalto caiado e negro. É um lugar onde é possível ver crianças felizes brincando na praia e carruagens puxadas por cavalos que percorrem as montanhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *