Coimbra, a cidade universitária de Portugal

Existem poucos lugares em Portugal tão impregnados de história viva como Coimbra. Esta cidade no centro do país é um ponto de paragem natural para quem viaja entre as cidades do Porto e Lisboa. E embora não seja uma cidade de grandes dimensões, Coimbra tem muitos encantos para oferecer aos  visitantes.

Para os viajantes que procuram conhecer melhor Portugal e experimentar mais do que o país tem para oferecer, Coimbra é uma escolha inteligente.

A História de Coimbra

Há muito a dizer sobre a história de Coimbra e a sua importância para Portugal como um todo. Como muitos lugares em Portugal e Espanha, a cidade foi ocupada por romanos e mouros. A 17 km de Coimbra, há as ruínas romanas de Conímbriga, um dos mais extensos sítios arqueológicos do país.

A importância de Coimbra aumentou com a reconquista aos mouros e a criação do Reino de Portugal em 1139. Com laços familiares estreitos com a cidade, D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, fez de Coimbra a  sua capital.

Pontos turísticos do Centro Histórico

Se você estiver visitando Coimbra, certamente vai passar algum tempo na cidade velha. Espalhando-se da margem do rio Mondego e subindo a colina até a Universidade, o Centro Histórico pode não ser enorme mas é certamente interessante. A principal rua pedonal, a Rua Ferreira Borges, é ladeada de edifícios elegantes, e leva até a Praça 8 de Maio.

Nas proximidades há uma série de igrejas, incluindo a Igreja de Santa Cruz, com seu notável interior de azulejos. Atrás da igreja você encontrará o antigo Claustro de Manga, também conhecido como Jardim da Manga.

Afastando-se da principal zona pedonal, ruas estreitas e íngremes levam-no até à encosta da cidade. Estas ruas estreitas e sinuosas revelam o lado mais calmo e modesto da cidade. Ao longo do caminho, você passará pela Sé Velha, um edifício histórico românico que data do século 12.

A Igreja Católica construiu a Sé Velha durante os dias de Coimbra como a capital do recém-criado Reino de Portugal. Isso significa que o templo sediou a coroação do segundo rei de Portugal, Sancho I. Talvez a melhor vista da catedral e do seu claustro exterior seja a a partir da torre da universidade.

Universidade de Coimbra

No cimo da colina sobre a qual Coimbra foi construída, não se pode explorar a cidade ou a sua história sem visitar a universidade. Apesar de ter sido fundada em Lisboa, a universidade foi transferida por D. João III para Coimbra em 1537. O monarca passou a residir no antigo Paço Real de Coimbra e ajudou a inaugurar o renascimento na cidade.

Embora a universidade moderna tenha vários edifícios modernos no campus, é o antigo palácio que atrai a maioria dos visitantes.

Uma visita ao interior do palácio mostra grandes salões e salas de aula acadêmicas, que farão você imaginar como era ser estudante naquela época.

Enquanto as vistas da torre são lindas, a verdadeira maravilha da Universidade é a Biblioteca da Universidade Joanina. Embora você infelizmente não possa tirar fotos lá dentro, acredite que é uma das bibliotecas mais requintadas que existem e um verdadeiro espetáculo de se ver.

Jardins botânicos

Para aqueles que procuram fugir do centro compacto da cidade, os arredores mais verdes estão a uma curta caminhada. Adjacente aos edifícios da faculdade da universidade encontra-se o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Com uma coleção mundana de vida vegetal, os jardins botânicos são imaculadamente cuidados e um oásis de calmaria. Certamente, um lugar tranquilo como este deve ser popular entre os estudantes, que oferece assim uma alternativa à biblioteca.

Datado de 1772, este vasto jardim abrange mais de 13 hectares e foi fundamental para o desenvolvimento da escola de estudos botânicos da universidade. No final do dia, também é um belo lugar para passear.

Ao sair destes belos  jardins, o visitante encontrará os restos intactos do Aqueduto de São Sebastião. Construído sobre as ruínas de um aqueduto romano no século 16, o aqueduto ligava o castelo no topo da colina a um mosteiro próximo. Os visitantes ficarão impressionados com o estado do aqueduto, mais um pedaço preservado da história da cidade.

Ribeira do Mondego

Além da sua colina central, a outra característica principal da paisagem de Coimbra é o rio Mondego. Em grande parte da sua extensão, o Mondego é um ribeiro bastante pequeno mas, quando chega a Coimbra, já está de bom tamanho.

Ao longo da frente ribeirinha, o visitante encontrará muitos parques e zonas verdes, conferindo à zona ribeirinha um ambiente aberto e convidativo.

Embora grande parte da cidade se situe na margem leste, existem alguns pontos turísticos para ver do outro lado do rio Mondego.

No extremo da ponte de Santa Clara, encontram-se os restos do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, um mosteiro medieval abandonado devido a repetidas inundações.

Subindo a colina, encontramos o seu substituto, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Este mosteiro muito maior foi construído no século 17 e hoje é considerado um monumento nacional.

Visitando Coimbra

Coimbra é realmente um ponto de paragem perfeito para quem viaja entre o Porto e Lisboa. Os trens ligam confortavelmente Coimbra a outras cidades e há ligações horárias tanto para o Porto como para Lisboa.

O tempo de viagem é um pouco menos de 2 horas até o Porto e um pouco mais até Lisboa, com horários disponíveis no site dos Comboios de Portugal.

Embora não seja uma cidade grande, se locomover em transporte público por Coimbra é um pouco complicado por causa das ruas estreitas e bifurcadas do centro histórico.

Por isso, o melhor é encontrar hospedagem perto da cidade velha, o que vai facilitar os passeios turísticos. Felizmente, há uma boa variedade de opções de lugares para ficar na região, com diferentes orçamentos que atendem aos mais variados  perfis de visitantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *