As 10 aldeias mais bonitas de Portugal

Não é uma tarefa fácil escolher as aldeias  mais bonitas de Portugal. Afinal, há muito por  onde escolher. Essas aldeias são um pedaço da história do país e visitá-las é fazer uma verdadeira volta ao passado.

As aldeias de Portugal guardam em si a essência do que são os portugueses enquanto povo. De norte a sul do país, é nas aldeias que ainda resiste o verdadeiro espírito português.

Para fazer esta lista das 10  aldeias mais bonitas de Portugal, escolhemos aquelas mais bem preservadas, autênticas e genuínas. Confira!

1. Castelo Novo

A paisagem em tons de verde e cinza da Serra da Gardunha dá-nos as boas-vindas a Castelo Novo, aldeia envolta numa aura de misticismo. E não é por acaso: por aqui passaram mouros e templários, deixando vestígios que ainda hoje se podem apreciar.

A estrutura da aldeia, tipicamente medieval, se caracteriza por elementos arquitetônicos de estilo manuelino e barroco.

Os destaques da aldeia incluem o Largo do Pelourinho (e o próprio Pelourinho), a Câmara Municipal, a cadeia e a fonte. O Largo da Bica e o seu famoso chafariz também merecem algum tempo para serem apreciados.

2. Monsanto

Chamam-lhe a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Realidade ou apenas um slogan turístico, a verdade é que vale a pena visitar a bonita vila de Monsanto.

Nos últimos anos tem atraído cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros, não por acaso.

As suas casas foram construídas em comunhão com a natureza envolvente. Quer dizer… em harmonia com as imensas rochas que por ali abundam.

As vastas rochas servem de paredes a muitas casas e, em alguns casos, de telhados. O encanto desta vila é indiscutível.

Rural e bela ao mesmo tempo, Monsanto nos faz recordar que a motivação e o engenho do homem podem muito bem dominar a paisagem envolvente sem a danificar.

3. Talasnal

Esta é uma das mais belas e famosas aldeias de xisto da Serra da Lousã. O Talasnal cativa pela disposição das suas casas e também pelos muitos projetos de reabilitação em curso que começam lentamente a dar uma nova vida a uma aldeia outrora quase abandonada.

Uma fonte, um lago e as vinhas que decoram as casas e dão sombra a quem a visita são alguns dos detalhes fascinantes desta aldeia.

Mas o melhor mesmo é viver a experiência de passar uns dias de sossego em comunhão com a natureza envolvente.

4. Sortelha

Vila medieval na fronteira com Espanha, Sortelha está na lista das Aldeias Históricas de Portugal com todo o mérito. É talvez a vila medieval mais bem conservadas do país e uma das mais belas.

A povoação fica dentro das muralhas circulares do castelo, e sua localização foi crucial para a defesa do país.

Percorrer as ruas da aldeia é regressar ao passado. Quase tudo aqui ainda é o mesmo da época medieval do século 13, quando seu castelo foi construído.

As ruas e casas, todas em granito, estão recuperadas, muitas delas podem ser alugadas para turismo rural.

5. Rio de Onor

Meio português, meio espanhol. Terra de ninguém e terra de todos. Esta é a mítica aldeia de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, concelho de Bragança.

É uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda se praticam hábitos comunitários, outrora comuns em muitas aldeias do norte de Portugal.

A população explora a terra em conjunto, os rebanhos são cuidados por todos e as decisões que afetam a vida da comunidade são tomadas de comum acordo entre todos os habitantes.

Rio de Onor é uma aula de história. Os habitantes ainda conservam o seu dialeto devido ao isolamento e ao contato próximo com os vizinhos espanhóis.

6. Cerdeira

A Cerdeira é uma daquelas aldeias abandonadas que soube se reinventar. Fruto da dedicação de alguns entusiastas, esta bela aldeia de xisto na Serra da Lousã é hoje um centro dedicado às artes. Algumas das suas casas também foram recuperadas para turismo rural.

Passear pela Cerdeira é uma experiência mágica: logo à entrada, depara-se com uma pequena ponte que dá acesso à aldeia.

As suas ruas de xisto contornam as casas construídas na encosta, deixando as terras planas livres para a agricultura.

7. Castelo Rodrigo

A pequena aldeia de Castelo Rodrigo é um daqueles lugares parados no tempo que nos fazem sentir noutro lugar e noutro tempo.

Tudo aqui é preservado nos mínimos detalhes, e todos os seus becos e vielas contam histórias da história de Portugal.

Hoje, faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal. É também uma das aldeias mais bonitas e peculiares deste belo país à beira mar plantado.

Um passeio por suas ruas íngremes e sinuosas revelará muitos pequenos detalhes que merecem ser apreciados com calma e atenção.

Casas manuelinas e até árabes pontilham as suas vielas do centro histórico, onde também se encontra a torre do relógio e a antiga cisterna.

8. Pedralva

Esta é talvez a aldeia mais especial desta lista. Situada em Vila do Bispo, já teve mais de 100 habitantes. Aos poucos todos foram embora, restando apenas nove pessoas, morando em casas abandonadas ou mal conservadas. Mas Pedralva renasceu!

Depois de um longo processo, todas as casas da aldeia foram compradas e recuperadas para turismo rural. Além disso, a autarquia viu na ideia uma oportunidade única para promover o Algarve mais típico e instalar eletricidade e saneamento.

Por isso, hoje, a Pedralva pode ser a sua aldeia: é possível alugar uma das suas muitas casas e passar uns dias no local, em comunhão com a natureza.

9. Alte

Alte é uma encantadora vila algarvia do concelho de Loulé. Um pouco afastada do mar e de todo o caos urbano da costa, ainda preserva as “açoteias” (tradicionais chaminés) e as ruas em calçada portuguesa.

E se pensa que ficar  longe do mar vai lhe afastar dos banhos refrescantes, se prepare para descobrir as “Fontes de Alte”.

Esta área arborizada fica ao lado de um riacho de água cristalina onde você pode se refrescar. É possível também fazer churrascos e piqueniques.

10. Piódão

Esta é mais uma das aldeias mais bonitas de Portugal, e dificilmente encontrará outra igual no país. O Piódão está classificado como Aldeia Histórica mas também como Aldeia de Xisto.

Pertence ao concelho de Arganil e se localiza na encosta da Serra do Açor. No entanto, é talvez uma das aldeias mais famosas de Portugal.

Chegar ao Piódão envolve percorrer as estradas sinuosas da serra, mas a visita vale bem a pena. As suas casas de xisto dispostas ao longo da encosta da serra lhe conferem a alcunha de “aldeia presépio”.

Passeie pelas suas ruas sinuosas e descubra as suas janelas pintadas de azul e a sua igreja sem igual em Portugal.

Veja também: 20 lugares incríveis em Portugal que vão deixar você de queixo caído

Veja também: As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *