7 curiosidades sobre Portugal

Portugal é um belo país que encanta os seus visitantes. Os surfistas amam as suas ondas, os aficionados por história têm mil anos de herança e doze patrimônios da UNESCO para examinar, os gourmands têm comida e vinho deliciosos e acessíveis num estalar de dedos.

O país mais ocidental da Europa é o lar de uma população de dez milhões de pessoas. Mas sabia que há dez vezes mais portugueses a viver no estrangeiro — muitos deles no Brasil?

Se estiver interessado em saber mais sobre este país encantador, aqui estão sete curiosidades sobre Portugal.

1. O país mais antigo da Europa

Ao contrário da maior parte da Europa, as fronteiras de Portugal quase não mudaram em mais de 800 anos. O Reino de Portugal foi proclamado em 1139 e Afonso Henriques foi coroado rei em 1143.

Geograficamente falando, Portugal manteve-se praticamente o mesmo desde então. O país tornou-se uma república em 1910.

Lisboa também é pelo menos quatro séculos mais velha que Roma. Os fenícios se estabeleceram lá por volta de 1200 aC. Incrível, não é mesmo?

2. A livraria mais antiga do mundo fica em Lisboa

Você encontrará a livraria Bertrand Chiado na Rua Garrett, a rua mais nobre da cidade. Fundada em 1732, a loja original se localizava na Rua Direito do Loreto.

Pedro Faure, o proprietário, sonhava em criar um espaço que se tornasse um polo intelectual e artístico, reconhecido em todo o país.

Ele conseguiu, pelo menos por um tempo, até que o Grande Terremoto de Lisboa destruiu o prédio em 1775. Mais tarde, ele vendeu a loja para os irmãos Bertrand.

Ao longo dos séculos, tornou-se uma referência e a maior cadeia de livrarias em Portugal, com mais de 50 lojas.

3. É também o lar de uma das universidades mais antigas do mundo

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal. Até o início do século 20, era também a única universidade de língua portuguesa no mundo.

Originalmente fundada em Lisboa, as instalações mudaram várias vezes antes de se mudarem definitivamente para a sua localização atual na histórica cidade de Coimbra.

O campus do século 16 está localizado em um antigo palácio e que hoje é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.

4. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça

Portugal produz mais de 70% da cortiça mundial. Abrigando a maior floresta de sobreiros do mundo, o sobreiro é uma das poucas árvores nativas que ainda podem ser encontradas em Portugal.

O clima português, com os seus curtos períodos de seca, invernos amenos, até chuvas e dias ensolarados, é ideal para as árvores, bem como para os turistas que procuram sol.

Dado o valor cultural do sobreiro, é ilegal cortar um em Portugal sem o consentimento do governo.

5. É o lar da maior ponte suspensa para pedestres do mundo

Inaugurada em 2020, a 516 Arouca é hoje a maior ponte suspensa pedonal do mundo. Com 516 metros de comprimento, leva cerca de 10 minutos para percorrê-la ou quatro minutos se você quiser correr.

Construída em estilo tibetano, oferece vistas panorâmicas sobre a Cascata das Aguieiras, a Garganta do Paiva e o caudaloso Rio Paiva. Para conhecer, terá de ir até Arouca, cerca de uma hora a sul do Porto.

6. Um terremoto quase destruiu Lisboa

Em 1755, no dia de Todos os Santos, um terremoto de cerca de seis minutos atingiu Lisboa. Provocou a abertura de fissuras de cerca de cinco metros de largura no centro da cidade.

Cerca de 40 minutos depois, um tsunami envolveu o porto e o centro da cidade. Como se isso não fosse catastrófico o suficiente, o terremoto também derrubou os candeeiros que iluminavam as ruas e a cidade pegou fogo.

O terramoto destruiu cerca de 85% dos edifícios de Lisboa, incluindo muitas obras-primas manuelinas do século 16.

7. Portugal teve um papel importante na criação da tempura japonesa

Tempura, saborosos legumes fritos e frutos do mar, é sinônimo de Japão. Mas Portugal pode levar algum crédito.

Fritar legumes e frutos do mar era uma tradição bem estabelecida em Portugal, com livros de receitas descrevendo o processo desde o século 12.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Japão no século 16. O Japão começou a negociar armas com Portugal, o que levou a um posto comercial português no país do sol nascente.

Veja também: 5 maneira autênticas de comer bacalhau em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *