A praia da Nazaré, uma alternativa ao Algarve no centro de Portugal

Certamente, o Algarve é dos lugares turísticos mais populares de Portugal, na região sul do país.

Conhecido por suas praias, é o destino preferido dos turistas europeus, com uma grande incidência de ingleses, que adotaram a região como seu destino privilegiado de férias.

No entanto, com toda essa popularidade, o Algarve é invadido no verão por multidões de turistas endinheirados.

Surpreendentemente, todas as  coisas boas que o Algarve proporciona podem ser encontradas na Nazaré, na costa central portuguesa.

Esta vila de casas tradicionais caiadas de branco mantém ainda intacto o seu charme de aldeia de pescadores, com a vantagem de ser pouco conhecida dos turistas estrangeiros, a não ser no inverno, quando surfistas aportam na Nazaré em busca de suas ondas gigantes.

Apesar do surf ter sido incorporado à cultura local, a Nazaré ainda se apega fortemente às suas raízes, sendo uma excelente alternativa de lazer e boa gastronomia.

A praia da Nazaré

Parece justo começar falando das praias. Afinal, é por suas praias de rara beleza que o Algarve é conhecido.

Enquanto as praias algarvias variam entre abertas e isoladas por falésias, a Nazaré tem apenas duas praias abertas, separadas por um grande esporão rochoso.

A praia principal fica a uma curta caminhada do centro da cidade e é boa para nadar. No entanto, a água é muito fria. No verão, nunca passa dos 17°C.

A norte, a Praia do Norte é mais uma praia de surf, embora também tenha uma praia ampla e agradável.

Era vez uma vila de pescadores

Para além das suas praias, a Nazaré ainda guarda muitos vestígios dos tempos em que era uma simples aldeia de pescadores

Possivelmente, o mais óbvio de todos são os barcos de pesca coloridos que ocupam um lugar de destaque na areia do calçadão.

Cada embarcação tem a sua pintura distinta, mas todas levam o nome “Nazaré”. Ao longo dos barcos no calçadão, você também irá encontrar prateleiras e mais prateleiras de peixes secando ao sol.

Tudo isso faz parte da gastronomia local, naturalmente vocacionada para os frutos  do mar. Em toda a Nazaré, há muitos restaurantes que servem peixe fresco.

Ah, você não irá encontrar as dezenas de restaurantes de cozinha internacional que encontra no Algarve.

A Vila da Nazaré

Situada a cerca de um terço do caminho entre Lisboa e a cidade do Porto, a Nazaré é uma típica praia da costa central de Portugal. Apesar de conservar o seu layout histórico, a vila passou por algumas reformas durante o século 20.

Isso significa que a Nazaré pode não ser o lugar ideal para quem procura patrimônios históricos. Felizmente, cidades históricas como Óbidos e Leiria estão a uma curta distância.

Uma dica é fazer um passeio a partir de Lisboa, combinando a Nazaré com estes locais históricos, e experimentar o melhor dos dois mundos.

A Nazaré ostenta a aparência colorida e descontraída de uma típica cidade costeira portuguesa, com os seus azulejos brilhantes, muitas vezes decorados com padrões simples.

As casas e edifícios são pintados de branco com rajadas de azul e amarelo. No que diz respeito ao patrimônio, não há muitos monumentos históricos de destaque na Nazaré. É mais um lugar onde você pode simplesmente passear e desfrutar de sua atmosfera suave.

O Miradouro do Sítio da Nazaré

As atrações imperdíveis da Nazaré são as suas imensas falésias e a colina do Sítio com vista para a cidade.

Do alto da colina, você tem uma vista espetacular da cidade e da praia da Nazaré, sem falar da costa ao norte.

O acesso ao topo da colina é feito por um funicular ou de carro. Os corajosos podem experimentar as escadas. De qualquer forma, as vistas lá de cima valem a pena.

Farol da Nazaré

Como já mencionamos, a praia da Nazaré é mais conhecida hoje em dia pelo surf e suas ondas gigantes. As ondas do oceano Atlântico que se formam devido a cânion submarino atingem a praia do norte em proporções gigantescas.

Lugares para visitar na praia da Nazaré

Além de suas vistas, o topo do Monte Sítio é um local bastante pitoresco, que vale a pena a visita. Uma grande praça domina o seu centro histórico, assim como a típica igreja portuguesa, a Igreja Nossa Senhora da Nazaré. Neste local, o visitante encontrará lojas de suvenires, bem como vendedores de frutas e nozes.

A Nazaré na Páscoa

Durante o final de semana de Páscoa, a Nazaré recria diversões de outras gerações e recupera os chamados “jogos tradicionais”, como a banca, a bilha ou o peão.

Estas iniciativas culturais, onde as mulheres e os homens vestem seus trajes tradicionais, têm a marginal norte como um dos palcos principais.

Durante o final de semana, o festival de ranchos folclóricos e os desfiles de  grupos etnográficos são atrações bem representativas da cultura local.

No domingo de Páscoa, os grupos folclóricos percorrem as estreitas ruas pedonais da Nazaré, ao som dos acordeões.

Dicas de viagem

Razoavelmente popular entre os turistas domésticos, a Nazaré tem uma vasta gama de opções de alojamento para visitantes com todas as gamas de preços.

Infelizmente, a Nazaré não tem uma estação de trens, pelo que o acesso à vila de pescadores se faz de carro ou de ônibus.

A Nazaré é também uma parada popular para quem viaja de motorhome, havendo estacionamentos dedicados especialmente ao caravanismo.

Veja também: As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *