15 coisas incríveis e únicas para fazer na Madeira, Portugal

Um paraíso subtropical escondido na costa ocidental de Marrocos, a Madeira é o local ideal para visitar quando é preciso se afastar de tudo e se rodear de paz e tranquilidade.

O cenário dramático das ilhas, formado por erupções vulcânicas, está repleto de cores vivas e oferece o ambiente ideal para quantas aventuras ao ar livre você quiser!

Com inúmeros jardins coloridos, parques nacionais de tirar o fôlego, festivais repletos de diversão e muitas oportunidades para descobrir a cultura local, você nunca ficará sem saber o que fazer na Madeira.

Uma das melhores coisas sobre este deslumbrante arquipélago português é o seu clima. Não importa se você visita no meio do inverno ou no auge do verão – o clima sempre estará quente e agradável o suficiente para aproveitar as belezas naturais da ilha e dar um mergulho no mar.

Com tantas coisas fantásticas para ver e fazer, pode ser difícil saber por onde começar. Para o ajudar, reunimos uma lista das melhores coisas para fazer na Madeira.

Explore essas atrações incríveis da Madeira e certamente passará momentos maravilhosos explorando a Pérola do Atlântico!

1. Ande de teleférico no Funchal

Andar de teleférico do Funchal deve estar no topo da sua lista de coisas para fazer na Madeira. O passeio começa perto da costa em Almirante Reis e segue o caminho de uma antiga linha de trem a vapor até chegar ao prestigiado bairro do Monte.

O passeio oferece vistas espetaculares do mar e das montanhas verdejantes cobertas de pequenas casas tradicionais.

É uma ótima maneira de ter uma visão alternativa de como é viver na Madeira que você definitivamente não irá encontrar em nenhum outro lugar.

Um passeio de teleférico não é apenas uma excelente maneira de ver algumas das melhores vistas da Madeira, mas também uma maneira rápida de chegar a algumas das melhores atrações da ilha.

Após o percurso turístico de 15 minutos, você se encontrará no topo de uma colina alta, a poucos passos do Jardim Tropical Monte Palace e da igreja onde o imperador Carlos I foi colocado para descansar por toda a eternidade.

2. Conheça a Cascata das 25 fontes

Para algumas das melhores vistas da Madeira, aceite o desafio da caminhada pela Levada das 25 Fontes. Sem dúvida a trilha mais popular da ilha, o percurso pedestre é quase toda plano e passa por várias cachoeiras deslumbrantes.

Há uma descida bastante íngreme que segue uma estrada asfaltada no início da caminhada. Mas depois disso, é uma caminhada suave em superfícies planas o tempo todo.

O ponto alto da viagem é a Cascata das 25 Fontes,  que alimenta o pequeno canal que corre ao longo do trajeto.

No caminho, você encontrará belas flores silvestres, muitos pássaros nativos e os sons pacíficos da água borbulhando ao seu lado. O caminho é muito bem conservado e todos os pontos perigosos são protegidos por grades sólidas.

Após 60 a 90 minutos, você chegará ao destino final do percurso, uma cachoeira suave que deságua em uma piscina fresca repleta de pequenos peixes!

3. Comemore a maior festa do ano no Carnaval

Se está planejando a sua viagem para fevereiro, uma das coisas que não pode deixar de fazer na Madeira é participar nas celebrações anuais do Carnaval da ilha.

O maior, mais ruidoso e vibrante evento do calendário da Madeira, o Carnaval traz a energia e o espírito do Rio de Janeiro ao Funchal e dura cerca de uma semana.

As comemorações costumam começar com desfiles fantásticos, seguidos de apresentações de música ao vivo e coreografias de escolas de dança locais.

Uma das melhores partes do Carnaval da Madeira são os “assaltos”. Essa tradição de décadas faz com que os moradores se vistam como ladrões típicos e “invadam” as casas de seus amigos e familiares.

O objetivo é “roubar” as iguarias das casas dos amigos. No entanto, a tradição se inverteu e hoje são os “assaltantes” que levam as iguarias para as casas de suas “vítimas”.

Você não irá ver um grupo de ladrões entrando em seu quarto de hotel – mas poderá vê-los rastejando pelas ruas durante a véspera do Carnaval.

As datas do Carnaval mudam todos os anos de acordo com a Páscoa. Portanto, consulte o site oficial para confirmar as datas da sua visita.

4. Explore o Parque Florestal das Queimadas

Se ficar com vontade de praticar  um pouco de atividade física, uma das melhores coisas para fazer na Madeira é passear no Parque Florestal das Queimadas.

Esta floresta mágica é repleta de árvores altas e espessas e parece mais uma floresta tropical do que um parque europeu.

Como a área é muito úmida, quase sempre há um leve véu de névoa que dá ao local uma sensação de mistério.

As condições climáticas também significam que o solo está coberto de líquenes, samambaias, musgo e algumas das maiores folhas que você verá na Europa.

Escondido na região de Santana, este lindo parque florestal abriga uma série de trilhas para caminhada que seguem riachos que serpenteiam os caminhos.

Algumas rotas são circulares e relativamente curtas, enquanto outras são consideravelmente mais longas e levam você a outras partes da ilha.

Um dos destaques do parque é o abrigo que foi pensado para se assemelhar a uma das casas típicas de Santana.

Tem telhado de palha, fachada de painéis de madeira e chaminé – como uma casa de campo de verdade. É um ótimo lugar para um piquenique!

5. Saboreie a Espetada Madeirense

Experimentar a Espetada Madeirense é algo que você não pode deixar  de fazer. Este delicioso prato local é feito de grandes e macios pedaços de carne que são perfurados em um espeto e grelhados no carvão ou na madeira. Isso confere à carne um sabor complexo e defumado, mantendo uma textura macia e delicada.

O que torna a espetada madeirense tão especial é a maneira como é confeccionada. Muitos restaurantes que servem o prato têm grandes mesas com estruturas de ferro no centro onde você pode pendurar os espetos de carne enquanto eles cozinham bem na sua frente. O aroma é incrível e você pode pegar seu espeto assim que estiver cozido ao seu gosto.

6. Assista ao por-do-sol no Pico do Arieiro

Uma das coisas mais incríveis para se fazer na Madeira é assistir o pôr-do-sol no Pico do Arieiro, que é simplesmente a terceira  montanha mais alta da ilha.

As nuvens geralmente formam uma espessa camada entre o espectador e o mundo abaixo, o que torna o momento ainda mais encantador e extraordinário do que o normal.

Ah, não se preocupe que não terá  que subir até o pico, pois as vistas deslumbrantes ficam a apenas 60 segundos a pé a partir do estacionamento, o que torna o passeio uma ótima opção para pessoas de todas as idades.

7. Dê as boas-vindas ao verão com o Festival  do Atlântico


Uma das coisas mais divertidas para fazer na Madeira é participar no Festival do Atlântico. Este animado festival marca o início da temporada de verão e acontece todos os anos durante todo o mês de junho.

Durante três a quatro semanas, toda a ilha ganha vida com inúmeras atividades e atrações. De emocionantes apresentações piro-musicais, criativas barracas de comida e mercados medievais a notáveis shows aquáticos, fabulosos shows de dança e peculiares apresentações de circo, há realmente muita coisa acontecendo.

Adicione à mistura festivais de música, feiras de pão, cerimônias religiosas e atividades infantis, e você será premiado com a escolha – há muito o que fazer!

Muitas pessoas acham que a combinação de música e fogos de artifício são os destaques do evento. As queimas de fogos ocorrem todos os sábados durante todo o festival, então tente incluir no seu roteiro.

As datas do festival mudam a cada ano. Por isso, o melhor é consultar o site oficial do turismo para confirmar as datas antes de começar a fazer reservas.

8. Passeie pelo Jardim Tropical Monte Palace

O Jardim Tropical Monte Palace é uma das principais atrações da Madeira. A primeira coisa que você verá depois de sair do teleférico é a entrada para este jardim cativante, implorando para você entrar e explorar.

O jardim cobre impressionantes 7 hectares e possui uma enorme coleção de plantas exóticas com espécimens provenientes de todo o mundo. Há também um incrível lago em estilo japonês com carpas, patos e cisnes negros.

Estes animais não serão as únicas criaturas que você encontrará durante sua visita. Fique de olho nas simpáticas galinhas e pavões reais passeando livremente pelo jardim!

Descubra ainda mais beleza dentro do Museu Monte Palace Madeira. Este espaço expositivo está escondido no meio do jardim e apresenta três pisos dedicados a esculturas e uma coleção mineral única com peças recolhidas de todo o mundo.

9. Admire as Casas Típicas de Santana

Vá até Santana para algumas das melhores oportunidades de turismo na Madeira. Nesta cidade, você encontrará algumas casas incríveis construídas pelos primeiros habitantes da ilha.

O arquipélago foi descoberto por marinheiros portugueses no início de 1400, e foi quando as casas foram construídas

As casas tradicionais em Santana são pequenas casas de forma triangular com telhados de colmo maciço. Você pode ver as mais bem preservadas hoje no espaço cultural Casas Típicas de Santana, na parte nordeste da ilha.

Você não apenas pode admirar todas essas casas do lado de fora, mas também pode entrar em algumas delas.

Uma das casas foi transformada num prestável posto de turismo e outra é agora uma pequena floricultura.

Não se paga nada para admirar as casas e um passeio pela área é uma ótima maneira de passar o tempo.

10. Mime as suas papilas gustativas com Lapas

As lapas são um prato regional quase símbolo da Madeira, tradicionalmente  consumidas de várias formas: na caldeirada de marisco, em saladas, em escabeche ou no arroz de lapas. Mas as lapas grelhadas são a receita mais emblemática.

Temperadas na própria concha, são grelhadas numa frigideira, com a concha para baixo, temperadas apenas com alho e manteiga, e são servidas na própria frigideira, acompanhadas de rodelas de limão.

Se você é fã de frutos do mar, não pode deixar de experimentar as lapas enquanto estiver na Madeira.

11. Aviste golfinhos enquanto mergulha

Uma das coisas mais originais para fazer na Madeira é mergulhar e ter a chance de avistar golfinhos selvagens.

As águas ao redor do arquipélago Madeira estão repletas de uma enorme variedade de vida marinha espetacular, incluindo 28 espécies diferentes de baleias e golfinhos. A qualidade e a clareza da água são excelentes, tornando os níveis de visibilidade os mais altos possíveis!

As temperaturas da água raramente caem abaixo de 18°C, mesmo no meio do inverno, o que torna o mar ao redor da Madeira muito mais quente do que em muitos outros países europeus.

No auge do verão, o mar pode chegar a 23°C . O melhor local para praticar mergulho na Madeira é nas Ilhas Selvagens,u m sub-arquipélago do arquipélago da Madeira.

No lugar, você encontrará todos os tipos de criaturas, desde moreias misteriosas e tartarugas antigas até golfinhos amigáveis e lindas focas-monge.

12. Cabo Girão, uma das melhores vistas da Madeira

Visitar o Cabo Girão é das coisas mais legais para se fazer na Madeira. No local, você encontrará uma passarela de vidro de 1.902 pés de altura empoleirada precariamente no topo de um penhasco na costa sul da ilha.

Se for corajoso o suficiente, pode dar um passeio sobre o vidro e ser recompensado com algumas das melhores vistas que encontrará na Madeira.

Não se apresse enquanto caminha pela passarela e admira a vista espetacular. Se você olhar para baixo, verá as ondas do mar quebrando no fundo das altas falésias. Se isso for um pouco demais para você, olhe para o leste e terá uma vista fantástica do Funchal.

Uma das melhores coisas sobre esta atração é que ela é totalmente gratuita! É uma ótima opção para adicionar ao seu itinerário se você estiver planejando uma viagem pela ilha.

13. Dance dia e noite no Festival de Folclore


Todo mês de julho, Santana recebe uma das atrações mais populares da Madeira – o Festival de Folclore anual. Conhecido como 24 Horas a Bailar este festival reúne grupos folclóricos de todo o Portugal para mostrar suas habilidades e ajudar outras pessoas a aprender mais sobre a cultura local.

Ao longo dos três dias de festival, você verá moradores vestidos com trajes típicos realizando danças tradicionais que remontam a gerações.

Há também exibições de arranjos florais deslumbrantes por toda a cidade, juntamente com mercados espetaculares repletos de belas barracas de flores e barracas de frutas da estação.

Existe toda uma atmosfera amigável e acolhedora durante todo o festival que irá arrebatá-lo. A data do Festival de Folclore muda a cada ano. Para não ficar de fora, verifique no site de eventos da Madeira as datas exatas antes de começar a planejar sua viagem.

14. Deslize pelo Funchal em um tobogã

Se está planejando andar de teleférico no Funchal, existem várias formas de regressar ao solo. Você pode dar um passeio suave descendo a colina, pegar um táxi ou descer a ladeira em um tobogã de madeira!

No topo do teleférico, fique de olho nos homens de chapéu branco, camisa branca e calça branca – são eles que vão te empurrar até o fundo do tobogã. Em vez do tobogã tipo trenó que você pode estar imaginando, esses tobogãs de vime parecem mais assentos de jardim.

É bem simples: sente-se confortavelmente que dois homens correrão atrás do tobogã, empurrando você o mais rápido que puderem. A viagem leva cerca de 15 minutos para chegar ao fundo e é muito mais divertida do que caminhar ou pegar um táxi!

15. Experimente o famoso Prego no Bolo do Caco

O Prego no Bolo do Caco é uma das melhores coisas que se pode comer ao almoço na Madeira. Possivelmente o sanduíche de bife mais extravagante que você já comeu em sua vida, este lanche na hora do almoço é sobrecarregado com ingredientes fantásticos.

A base do sanduíche é o tradicional bolo do caco, o pão típico da Madeira, feito em lume brando. Em seguida, é recheado com bife fino grelhado, alface crocante, tomate suculento, presunto delicado e queijo local. Como se não bastasse tudo isso, também costuma ser servido com uma porção generosa de batata frita.

Este sanduíche é tão popular em toda a ilha que você o encontrará em praticamente todos os cafés e restaurantes que servem cozinha portuguesa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *