5 maneiras autênticas de comer bacalhau em Portugal

A simplicidade do prato, as múltiplas variações e estilos de preparação de cozinha e os sabores ricos fizeram com que o bacalhau entrasse na nossa lista das “100 melhores experiências gastronômicas para ter antes de morrer”.

Há uma imensa variedade de pratos portugueses de bacalhau. Você pode comer o bacalhau assado, grelhado, enlatado, com batatas, com arroz e muito mais. Existem mais de 365 maneiras de preparar bacalhau, e alguns dizem que há mais de 1.000 maneiras de servi-lo.

Os portugueses são obcecados pelo bacalhau. Esta comida tradicional é um dos pratos mais apreciados do país. Se você está pensando em visitar Portugal, trazemos aqui as 5 melhores formas autênticas de comer bacalhau.

O que é o bacalhau?

É um dos pratos mais apreciados de Portugal e você vai encontrá-lo onde quer que vá.

A primeira coisa a saber é que o bacalhau português é seco e salgado. Em um mercado, você não o encontrará entre os peixes frescos, mas empilhado nas proximidades.

Uma das coisas que mais nos surpreendeu foi conhecer as origens do bacalhau. Surpreendentemente, o bacalhau não é nativo do litoral português.

O bacalhau é importado da Groenlândia ou da Noruega. É parte integrante da cozinha portuguesa desde o século 16, quando os pescadores portugueses começaram a pescar em águas da Terra Nova.

Na sua viagem a Portugal, peça bacalhau para almoço ou jantar. Experimente os diferentes estilos de preparação e encontre o seu preferido. Experimente-o frito, assado ou como for servido e saboreie os sabores do prato nacional de Portugal.

1 – Bacalhau à Brás

O bacalhau à Brás é um dos pratos mais populares de Portugal e um dos nossos pratos favoritos de bacalhau português. O que é maravilhoso sobre este prato é sua simplicidade e os sabores deliciosos.

O prato é composto por uma combinação de pedaços de bacalhau misturados com batatas, ovos, cebolas, azeitonas, salsa picada e alho.

A origem da receita é incerta. Diz-se que teve origem no Bairro Alto de Lisboa, criado por um dono de taberna chamado Braz. Devido à grafia do nome, o prato também é por vezes referido como Bacalhau à Braz.

2 – Bacalhau com Natas

Muitos pratos portugueses são preparados com azeite ou simplesmente grelhados. No entanto, este prato de bacalhau português é feito com natas.

Existem algumas variações deste bacalhau à portuguesa com natas. Embora, no fundo, todas envolvem a cozedura do bacalhau à portuguesa com batatas, cebolas e natas.

Esta é uma experiência gastronômica obrigatória se você procura pelo jeito saboroso de comer bacalhau em Portugal.

3- Pasteis de Bacalhau ou Bolinhos de Bacalhau

Pasteis de Bacalhau ou Bolinhos de Bacalhau, como são chamados no norte de Portugal, é uma das formas mais populares de comer bacalhau em terras lusitanas.

Estes deliciosos bolinhos de bacalhau salgados são feitos com puré de batata, bacalhau, ovos, salsa e cebola. Moldados com duas colheres, são fritos antes de serem servidos quentes como aperitivo. Você também pode encontrá-los como prato principal sendo servido com arroz, salada e azeitonas.

Com é  um petisco muito popular, você encontra facilmente pastéis de bacalhau de norte a sul do país. Você encontrará este delicioso lanche de bacalhau português em cafés, restaurantes e pastelarias.

4- Bacalhau assado na brasa com batata a murro 

Este modesto bacalhau português supera as expectativas. É um prato simples de bacalhau que consiste em bacalhau assado com batatas.

O segredo deste prato requintado é o uso de ingredientes de alta qualidade. O bacalhau português tem que ser da melhor qualidade. Igualmente importante é a utilização do melhor azeite português.

A batata a murro (batata ao murro, no Brasil) vai ao forno com a casca e leva essa nome porque ela é amassada com a mão depois de assada.

No interior do país, em alguns lugares, você encontra o bacalhau assado em forno de pedra. É soberbo.

A par do pescado, o prato é acompanhado com batatas assadas para um clássico bacalhau tradicional português.

5 – Pataniscas de bacalhau

Pataniscas de Bacalhau são deliciosos bolinhos de bacalhau. Esta é outra versão do bacalhau frito em Portugal

Os bolinhos de bacalhau são feitos com ovos, farinha, bacalhau, ovos, salsa e cebola, tudo misturado.

Experimente as pataniscas de bacalhau com um copo de vinho verde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *