13 castelos incríveis para conhecer em Portugal

Há algo de romântico nos castelos que incorpora perfeitamente a ideia de viajar – explorar um novo lugar, mergulhar no passado e tirar fotos dignas do Instagram.

Engana-se quem pensa que os castelos portugueses foram apenas a residência de luxo de reis e rainhas. Na verdade, eles tinham a função de vigiar e proteger as terras lusitanas.

Por esse motivo que os castelos de Portugal possuem torres altas, sempre situados em algum lugar elevado do terreno. Além de proporcionar vistas bonitas, essas muralhas guardam na memória batalhas medievais.

1. Castelo de Almourol

No centro de Portugal, situado às margens do rio Tejo, o Castelo de Almourol foi outrora uma base militar dos Cavaleiros Templários.

Embora os historiadores não saibam exatamente quando esse castelo foi construído, é certo que, quando D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, ocupou a região, expulsando os mouros, o castelo já existia.

Danificado pelo terremoto de 1755, o castelo ficou abandonado até o século 19, quando foi entregue ao exército português, ao qual está afeto até os dias de hoje.

2. Castelo de Marvão

Graças à sua localização num dos pontos mais altos da Serra de São Mamede, o castelo de Marvão pode ser visto a quilômetros de distância.

No século 12, quando esse castelo estava no auge de sua existência enquanto  fortificação militar, era usado principalmente para rastrear as forças inimigas vindas da Espanha.

Hoje, você pode percorrer as suas muralhas incrivelmente preservadas e apreciar a vista panorâmica de paisagens deslumbrantes.

3. Castelo de Guimarães

Localizado na região noroeste de Portugal, o Castelo de Guimarães está intimamente ligado às origens da nação portuguesa.

Designado popularmente como o “berço da nacionalidade”, é considerado umas das 7 Maravilhas de Portugal.

O castelo foi construído em 968 por ordem de Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense e a mulher mais poderosa do seu tempo no noroeste da Península Ibérica, para que os cidadãos tivessem um local de refúgio contra os ataques dos vikings.

4. Castelo de São Jorge

Este castelo de origem moura situa-se no alto do monte em Lisboa, com vista excepcional sobre a cidade e o rio Tejo.

Aberto ao público sete dias por semana, o castelo de São Jorge sobreviveu a muitas transições culturais e  a um terremoto, sendo atualmente é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a capital do país.

5. Castelo dos Mouros

Você não vai muito longe em Sintra sem avistar uma ruína ou uma muralha de castelo. A zona montanhosa é trespassada por palácios reais e castelos, sendo que um destes é o Castelo dos Mouros. Construídas no século 10, essas ruínas se estendem por cumes de montanhas, e proporcionam vistas deslumbrantes ao visitante.

6. Castelo de Alcoutim

Esse castelo está localizado no Algarve, na região sul de Portugal, famosa por suas praias. Construído no século 13, logo após a Reconquista Cristã da Península Ibérica, o castelo foi erguido às margens do rio Guadiana como estrutura de defesa na fronteira com Espanha. Do outro lado do rio, avista-se o castelo espanhol de San Marcos, em Sanlúcar de Guadiana.

7. Castelo de Óbidos

S

Esse castelo ficou conhecido por ter sido um presente real de casamento de D. Dinis à sua prometida Dona Isabel. É daquelas visitas imperdíveis para quem vai a Portugal e quer sentir um gostinho de Idade Média. Hoje em dia, você pode até dormir em suas torres, pois o castelo virou um hotel.

8. Palácio Nacional da Pena

Não é por acaso que Hans Christian Andersen tenha se inspirado em Sintra, e mais especificamente no Palácio da Pena, para escrever seus os famosos contos.

O palácio está rodeado por um parque luxuriante, sendo altamente recomendável perder-se um pouco por essas paragens no caminho ao palácio.

O monumento é visível de qualquer lugar do parque e suas cores vibrantes formam o cenário perfeito do romantismo do século 19.

9. Castelo de Porto de Mós

Localizado no centro de Portugal, na costa oeste, esse castelo serviu de fortificação importante na proteção das cidades de Coimbra e Leiria, contra os ataques dos mouros, durante o reinado de D. Afonso Henriques.

10. Castelo de Santa Maria da Feira

O castelo é um dos monumentos portugueses que melhor reflete a diversidade dos meios de defesa que foram utilizados na Idade Média, tendo cumprido um papel fundamental no processo de autonomia do Condado Portucalense e da Reconquista Cristã. A partir do ano de 1117, o castelo foi palco de uma das mais importantes feiras portuguesas que, com o passar do tempo, deu nome ao burgo que nasceu à sombra das muralhas do castelo.

11. Castelo de Viana do Alentejo

Situado no Alentejo português, o castelo é um dos mais notáveis conjuntos arquitetônicos fortificados do final do período gótico. No interior das muralhas, você tem um conjunto de belos espaços religiosos, entre eles a Igreja da Misericórdia.

12. Torre de Belém

Outrora usada como fortaleza que guardava a entrada da capital portuguesa, esta torre caiada de branco está localizada no porto de Lisboa. A  Torre de Belém se destaca pelo seu nacionalismo, visto que é rodeada por decorações do brasão de armas de Portugal. É uma arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global, no início da Idade Moderna, no tempo das Grandes Navegações.

13. Castelo de Tomar

Construído por Gualdim Pais – o Mestre dos Cavaleiros Templários – em 1160, este castelo tem vista para a cidade central de Tomar e o rio Nabão. O castelo serviu de alojamento para a Ordem dos Cavaleiros Templários até ser dissolvido no século 14. A parte mais bonita do castelo é o Convento de Cristo – um antigo convento e mosteiro católico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *