16 lugares imperdíveis em Sintra

Sintra, uma das cidades mais românticas do país, se destaca como um destino encantador e apaixonante. Suas belezas são tão abundantes que seria necessário muito tempo, talvez semanas, para explorar tudo o que essa cidade tem a oferecer.

Mesmo assim, sempre haverá um cantinho na vila, uma trilha na vegetação da serra ou uma praia secreta esperando para ser descoberta.

Diante desse cenário, decidimos reunir uma lista dos 16 lugares imperdíveis no concelho de Sintra, que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Esses pontos de interesse capturam a magia e o encanto dessa cidade deslumbrante:

Sintra, uma das cidades mais românticas do país, encanta os visitantes com seu ambiente amoroso e cheio de encanto.

Explorar todas as suas belezas exigiria muitos dias, talvez até semanas, e mesmo assim sempre haveria algo novo para descobrir, seja em um cantinho escondido na vila, em meio à exuberante vegetação da serra ou em uma praia secreta.

Diante desse cenário deslumbrante, decidimos compilar uma lista com 16 lugares imperdíveis no concelho de Sintra, que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Esses locais são verdadeiros tesouros e refletem a magia e o encanto que envolvem Sintra.

Cada visita a Sintra é uma experiência mágica e única, proporcionando uma imersão na atmosfera romântica e especial que caracteriza essa cidade encantadora.

Seja explorando seus palácios deslumbrantes, caminhando por suas ruas pitorescas ou desfrutando da paisagem natural deslumbrante, Sintra cativa e conquista o coração de seus visitantes.

Não há dúvidas de que a beleza e o encanto de Sintra são verdadeiramente especiais e deixam uma marca duradoura na memória de quem a visita.

1. Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é um dos mais icônicos pontos turísticos de Sintra e de Portugal como um todo. Localizado no topo da Serra de Sintra, no Monte da Lua, o palácio é uma verdadeira obra-prima do revivalismo romântico.

Fruto da imaginação de D. Fernando, o Palácio da Pena encanta os visitantes com sua arquitetura de conto de fadas, construída sobre imponentes rochedos.

Uma das características mais marcantes do palácio é a harmoniosa mistura de estilos arquitetônicos, que vão desde o romantismo ao neogótico, passando pelo neo-mourisco e neo-manuelino.

Ao adentrar o palácio, os visitantes são recebidos por uma decoração suntuosa, que reflete o gosto dos reis da época. Destacam-se a Capela do Monge, os aposentos reais e as belíssimas pinturas murais que adornam os espaços internos.

Cada detalhe do interior do Palácio Nacional da Pena é cuidadosamente trabalhado, transportando os visitantes para uma atmosfera de encanto e grandiosidade.

Além da sua beleza arquitetônica, o palácio está inserido em um parque deslumbrante, que é considerado um dos melhores exemplos do paisagismo romântico em Portugal.

Os jardins exuberantes, com sua vegetação diversificada e caminhos sinuosos, proporcionam uma experiência única de contemplação da natureza.

Visitar o Palácio Nacional da Pena é mergulhar em um mundo de sonhos e encantamento. Sua arquitetura singular, a riqueza dos detalhes e a atmosfera romântica que envolve o local fazem dele um verdadeiro tesouro cultural e histórico de Sintra e de todo o país.

2. Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate, construído em 1856 como residência de verão para Francis Cook, é uma das joias do romantismo em Sintra.

Ao adentrar o palácio, os visitantes irão percorrer espaços elegantes e luxuosos, como a deslumbrante Galeria, que conecta as três torres do palácio, a sala de música, a sala de jantar e a biblioteca.

Cada ambiente revela uma atmosfera única, com detalhes ornamentais impressionantes e uma riqueza de elementos decorativos que remetem à época em que o palácio foi construído.

Ao explorar o entorno do palácio, os visitantes têm a oportunidade de apreciar o magnífico Parque de Monserrate, que abriga uma coleção botânica notável, com espécies provenientes de todo o mundo, harmoniosamente mescladas com a vegetação autóctone ao longo de 50 hectares.

Um dos destaques do parque é o Vale dos Fetos, que abriga uma diversidade de espécies vindas da Nova Zelândia e da Austrália, criando um ambiente exótico e encantador.

O Vale do México também chama a atenção, com seus lagos artificiais e uma imponente araucária, com mais de 45 metros de altura, que empresta ao local uma atmosfera majestosa.

O Palácio de Monserrate e seu parque são verdadeiras obras de arte que unem arquitetura, natureza e cultura. A beleza dos espaços internos, com sua sofisticação e requinte, contrasta perfeitamente com a exuberância do ambiente natural ao redor.

Visitar o Palácio de Monserrate é imergir em uma experiência sensorial completa, que envolve a apreciação de obras arquitetônicas deslumbrantes e a contemplação de uma paisagem botânica única, que encanta os olhos e alimenta a alma dos visitantes.

3. Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira e seu palácio são, sem dúvida, um dos lugares mais enigmáticos e místicos de Sintra.

Construído no início do século 20 por António Carvalho Monteiro, um milionário conhecido como Monteiro dos Milhões, o palácio é um exemplo impressionante do estilo revivalista romântico, combinando elementos góticos, manuelinos e renascentistas, além de uma profunda simbologia esotérica.

Ao explorar o lugar, coberto por uma vegetação exuberante, os visitantes se deparam com a imponente Capela da Santíssima Trindade, mas é o famoso poço enigmático que realmente cativa a atenção.

Sua icônica escadaria em espiral, repleta de símbolos misteriosos, atrai os olhares curiosos dos visitantes, convidando-os a desvendar os segredos ocultos dessa propriedade fascinante.

Além desses pontos de destaque, a Quinta da Regaleira guarda outros segredos em seus jardins e construções, que aguçam a imaginação e despertam a sensação de estar em um mundo encantado.

Cada recanto revela uma atmosfera única e misteriosa, permitindo aos visitantes explorarem e descobrirem detalhes simbólicos e arquitetônicos que remetem a uma narrativa esotérica.

A Quinta da Regaleira é um convite para adentrar em um universo mágico, onde o real e o imaginário se entrelaçam.

Sua arquitetura intrigante, cheia de simbolismo, e seus jardins exuberantes transportam os visitantes para um mundo de mistérios e encantamentos.

É um lugar que desperta a curiosidade e a vontade de desvendar seus segredos, tornando a visita uma experiência única e memorável.

4. Palácio Nacional de Sintra

Com raízes árabes, o Palácio Nacional de Sintra, localizado no coração da vila, foi a residência da família real portuguesa a partir do século 12.

Este palácio é um exemplo singular dos antigos paços medievais de Portugal, mas revela uma mistura de estilos arquitetônicos que refletem os gostos de diferentes reis ao longo dos séculos, abrangendo desde o gótico ao mudéjar e passando pelo manuelino.

Ao visitar o palácio, não deixe de visitar a encantadora capela, com seus detalhes arquitetônicos distintos, e as imponentes cozinhas, reconhecidas por suas grandes chaminés cônicas.

Nas salas dos Cisnes, dos Brasões e das Pegas, você terá a oportunidade de admirar belas decorações, azulejos históricos e móveis elegantes, testemunhando a opulência e o requinte da época.

Cada canto do Palácio Nacional de Sintra conta uma história fascinante, revelando a riqueza cultural e histórica de Portugal.

Enquanto explora seus corredores e salões, você será transportado para o passado, imaginando a vida e os eventos que ocorreram dentro dessas paredes.

É uma experiência imperdível para quem deseja mergulhar na história e na grandiosidade da realeza portuguesa.

5. Castelo dos Mouros

Erguido em um pico rochoso na Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros é um testemunho da presença islâmica na região, datando provavelmente dos séculos 8 ou 9.

Após a reconquista cristã, o castelo foi ampliado e fortificado várias vezes, tornando-se uma importante fortaleza da região.

Além de seu valor histórico, o Castelo dos Mouros oferece uma vista deslumbrante da vila de Sintra e de toda a região circundante.

Ao percorrer as muralhas do castelo, os visitantes têm a oportunidade de apreciar panoramas deslumbrantes, com paisagens montanhosas, densa vegetação e até mesmo vislumbres do oceano Atlântico ao longe.

É uma experiência única estar em um lugar tão elevado, contemplando a beleza natural do entorno.

O Castelo dos Mouros também possui um caráter misterioso e encantador. Enquanto caminha pelas ruínas antigas, você pode imaginar a vida e os acontecimentos que ocorreram ali ao longo dos séculos.

As muralhas imponentes, as torres de observação e os restos arquitetônicos evocam uma atmosfera medieval e transportam os visitantes para um passado distante.

Visitar o Castelo dos Mouros é uma oportunidade de conectar-se com a história e a natureza ao mesmo tempo. É um lugar que convida à reflexão, à contemplação e à apreciação da grandiosidade da região de Sintra.

6. Palácio de Seteais

Construído no século 18, o Palácio de Seteais é atualmente um dos mais emblemáticos e deslumbrantes hotéis de Sintra, conhecido como Tivoli Palácio de Seteais.

Localizado na encosta da serra, o palácio oferece vistas incríveis que se estendem desde o Palácio da Pena até o mar, abrangendo a bela paisagem da charneca saloia.

Além da sua imponência arquitetônica, os jardins que rodeiam esta luxuosa propriedade de cinco estrelas são igualmente deslumbrantes e românticos.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar os jardins labirínticos, onde caminhos sinuosos conduzem a recantos encantadores.

Cada passo revela uma paisagem de beleza exuberante, com árvores majestosas, flores coloridas e vistas panorâmicas deslumbrantes. É um convite para desfrutar de momentos de serenidade e contemplação em um ambiente verdadeiramente mágico.

O Palácio de Seteais combina a elegância do seu interior com a beleza da natureza circundante, proporcionando uma experiência única e inesquecível.

Seja para uma estadia requintada no hotel ou para um passeio pelos seus jardins, este local encantador oferece uma atmosfera romântica e um cenário idílico para desfrutar de momentos especiais em Sintra.

7. Chalet da Condessa d’Edla

O Chalet da Condessa d’Edla, construído no século 1 por D. Fernando II para sua segunda esposa, a Condessa d’Edla, é um exemplo encantador dos chalets alpinos da época.

Ao entrar no chalet, os visitantes são imediatamente cativados pela pintura mural em estuque decorativo, que embeleza as paredes.

Além disso, o revestimento das paredes com painéis embutidos de cortiça e madeira confere uma atmosfera única e acolhedora ao interior. Cada detalhe reflete o cuidado e o gosto refinado do casal real, proporcionando uma experiência visualmente deslumbrante.

O jardim que envolve o Chalet da Condessa d’Edla é uma verdadeira joia romântica. Com uma coleção botânica diversificada, o jardim abriga centenas de espécies de vegetação autóctone e exemplares exóticos de todo o mundo.

Os visitantes podem desfrutar de um passeio tranquilo pelos caminhos sombreados, apreciando a beleza das flores coloridas, a serenidade dos lagos e a harmonia entre a natureza e a arquitetura do chalet.

O Chalet da Condessa d’Edla é um testemunho do amor e da dedicação de D. Fernando II à sua esposa e da sua paixão por criar ambientes encantadores.

É um local que transporta os visitantes para uma atmosfera romântica e serena, onde a natureza e a arquitetura se encontram em perfeita harmonia. Uma visita a este chalet é uma oportunidade de mergulhar no passado e apreciar a beleza e o requinte do século 19.

8. Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra

Mais conhecido por Convento dos Capuchos (ou da Cortiça), foi fundado em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado de D. Sebastião.

Este eremitério, localizado entre rochedos e densa vegetação, inicialmente abrigava oito frades franciscanos da Arrábida, representando o ideal de fraternidade desta ordem religiosa.

O Convento dos Capuchos é um lugar singular, que transmite uma atmosfera de tranquilidade e simplicidade. Ao visitá-lo, você ficará impressionado com a serenidade que envolve o local e com a austeridade dos espaços ali presentes.

As minúsculas celas, forradas com cortiça, são uma das principais características que chamam a atenção dos visitantes. Essas celas modestas refletem a renúncia material e o desapego dos frades que ali viveram, buscando uma vida monástica dedicada à oração e à contemplação.

Além das celas, o Convento dos Capuchos possui outros espaços singulares, como a capela de São Francisco, que apresenta uma simplicidade encantadora, e o claustro, onde é possível percorrer os estreitos corredores ladeados por paredes de pedra e sentir a atmosfera de recolhimento e espiritualidade que permeia o lugar.

D. Filipe II de Espanha e I de Portugal, ao visitar o Convento dos Capuchos, expressou sua admiração pelo local ao dizer: “Nos meus reinos, duas coisas tenho que muito me apraz, o Escorial por muito rico e o Convento dos Capuchos em Sintra por muito pobre”.

Essas palavras ressaltam a simplicidade e a humildade que caracterizam esse convento, que contrasta com a grandiosidade e ostentação de outros monumentos da época.

Uma visita ao Convento dos Capuchos é uma oportunidade de explorar um lugar histórico e imbuído de espiritualidade, onde é possível experimentar a paz e a serenidade que emana desse refúgio religioso.

Ao caminhar pelos seus corredores estreitos e contemplar a beleza natural que o cerca, você será transportado para um tempo de recolhimento e contemplação, vivenciando uma parte importante da história de Sintra e da religiosidade franciscana.

9. Quinta da Ribafria

A Quinta da Ribafria é um tesouro escondido em Sintra, um dos segredos mais bem guardados da região, ainda não muito explorado pelos turistas estrangeiros.

Localizada nas proximidades da serra, na zona do Lourel, essa propriedade encanta com suas extensas áreas verdes, árvores frondosas e um belo solar.

A história da Quinta da Ribafria remonta a 1541, quando foi mandada construir. Durante muitos anos, a propriedade ficou abandonada, até que foi adquirida pela autarquia local.

Hoje em dia, a quinta está aberta ao público e é palco de diversos eventos, além de receber visitantes que desejam explorar sua beleza e tranquilidade.

Ao passear pela Quinta da Ribafria, você será envolvido por uma atmosfera serena e encantadora. Os amplos espaços verdes convidam a caminhadas relaxantes, enquanto as árvores imponentes proporcionam sombra e frescor em dias quentes.

O solar, com sua arquitetura característica, é um verdadeiro tesouro arquitetônico e um testemunho da história e do patrimônio cultural da região.

A tranquilidade e a privacidade encontradas na Quinta da Ribafria são um verdadeiro refúgio da agitação turística, permitindo que os visitantes apreciem a natureza, relaxem e desfrutem de momentos de contemplação.

É um lugar perfeito para explorar a pé, descobrindo cada recanto e desfrutando da sua beleza serena.

Se você está em busca de um lugar especial em Sintra, longe das multidões e ainda com muito a oferecer, a Quinta da Ribafria é uma opção imperdível.

Seja para participar de eventos culturais, como exposições ou concertos, ou simplesmente para passear e apreciar a natureza, esse lugar encantador proporcionará uma experiência única e memorável.

10. Palácio Valenças

O Palácio Valenças, localizado no centro da vila de Sintra, é uma impressionante construção de arquitetura revivalista que serviu como residência do conde de Valenças. Sua presença majestosa chama a atenção de todos que passam por ali.

Um dos elementos mais interessantes do palácio é um painel de azulejos na fachada principal, que retrata um guarda porta simulado, acrescentando um toque de mistério e charme ao edifício.

Atualmente, o Palácio Valenças abriga o Arquivo Municipal de Sintra, sendo um local importante para preservar a história e a memória da região.

No entanto, em tempos passados, o palácio já desempenhou o papel de biblioteca municipal, servindo como um espaço cultural de acesso ao conhecimento.

Entre as histórias intrigantes associadas ao Palácio Valenças, há relatos de antigos funcionários sobre uma suposta fantasma chamada Palmira.

Diz-se que Palmira era uma antiga criada do conde que acabou tirando a própria vida no local devido a um amor impossível. Essa narrativa acrescenta um toque de mistério e fascínio à atmosfera do palácio.

Ao lado do Palácio Valenças, encontra-se o encantador Parque da Liberdade, situado no coração da vila de Sintra. O parque é um verdadeiro refúgio verde, repleto de uma vasta variedade de plantas raras e exuberantes.

Ao passear pelo Parque da Liberdade, os visitantes têm a oportunidade de apreciar a natureza, relaxar em meio ao ambiente tranquilo e desfrutar da beleza das plantas que o cercam.

O Palácio Valenças e o Parque da Liberdade são locais imperdíveis em Sintra, oferecendo uma combinação única de história, arquitetura, natureza e encanto.

Seja explorando o palácio e conhecendo sua história fascinante, ou desfrutando da serenidade do parque e sua exuberante vegetação, esses espaços proporcionam uma experiência enriquecedora para quem visita a vila de Sintra.

11. Serra de Sintra

A Serra de Sintra desempenha um papel fundamental na atmosfera única e encantadora da vila de Sintra e de seus palácios. Sem a presença imponente da serra, a paisagem e o cenário da região não seriam os mesmos.

Conhecida pelos romanos como Mons Lunae, o Monte da Lua, a Serra de Sintra é envolta por um misticismo que perdura até os dias de hoje.

Estendendo-se ao longo de aproximadamente 10 quilômetros e quase alcançando o Cabo da Roca, a serra apresenta uma combinação exuberante de vegetação densa e variada, convidando os visitantes a desfrutarem de agradáveis caminhadas em meio à natureza.

No ponto mais elevado da serra encontra-se a Cruz Alta, localizada no Parque da Pena, que se eleva a 529 metros de altitude.

A partir desse ponto privilegiado, os visitantes podem contemplar vistas panorâmicas deslumbrantes da região, apreciando a grandiosidade da serra e a beleza que a cerca.

Além de proporcionar paisagens magníficas, a Serra de Sintra também possui uma importância histórica e cultural significativa.

Ao longo dos séculos, a serra tem sido um refúgio para muitos, desde a presença dos romanos até as inspirações de escritores e poetas que encontraram na sua atmosfera um ambiente propício à criação artística.

A Serra de Sintra é um convite para explorar seus trilhos e caminhos, descobrindo a diversidade da flora e fauna que a habitam. É um local onde é possível conectar-se com a natureza, respirar ar puro e sentir a energia única que emana desse cenário natural deslumbrante.

Portanto, ao visitar Sintra, não deixe de incluir a Serra de Sintra em seu roteiro. Explore suas trilhas, suba até a Cruz Alta e permita-se absorver toda a magia e beleza desse ambiente natural fascinante.

A Serra de Sintra é um tesouro que complementa perfeitamente a experiência única que essa região oferece aos seus visitantes.

12. Peninha

Situado em uma posição elevada, a quase 500 metros de altitude, a Peninha é um lugar verdadeiramente impressionante na Serra de Sintra.

Além das vistas panorâmicas deslumbrantes que oferece, esse local também abriga edifícios notáveis que acrescentam um charme especial ao ambiente.

Um dos destaques da Peninha é o Santuário, cujas origens remontam ao período de formação do reino de Portugal. A capela atual foi construída no século 17 e representa um local de devoção e espiritualidade.

Sua presença no topo da serra confere uma atmosfera de serenidade e contemplação, permitindo que os visitantes desfrutem de momentos de paz em meio à natureza exuberante.

Outro edifício que chama a atenção na Peninha é o palacete romântico de estilo revivalista, construído em 1918. Embora seja considerado Patrimônio Municipal, infelizmente não é aberto para visitação interna.

No entanto, mesmo do lado de fora, é possível apreciar sua arquitetura encantadora e admirar os detalhes que refletem o período romântico.

Ao explorar o entorno da Peninha, os visitantes são presenteados com vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A grandiosidade do oceano Atlântico, a majestade da Serra de Sintra e a imensidão do Cabo da Roca criam uma paisagem deslumbrante que enche os olhos e a alma.

É um convite para contemplar a beleza natural da região e se conectar com a grandiosidade da natureza.

Embora o acesso ao interior dos edifícios não seja permitido, a experiência de visitar a Peninha não fica comprometida. A simples presença nesse local especial proporciona uma sensação de tranquilidade e admiração diante da magnificência do cenário.

É um momento para apreciar a harmonia entre a arquitetura, a paisagem e a espiritualidade, enquanto se contempla a vista panorâmica que se estende diante dos olhos.

Portanto, ao explorar a Serra de Sintra, não deixe de incluir a Peninha em seu itinerário. Desfrute das vistas deslumbrantes, conecte-se com a serenidade do Santuário e maravilhe-se com a arquitetura romântica do palacete.

É um lugar que convida à contemplação e à apreciação da natureza em toda a sua grandiosidade.

13. Cabo da Roca

O Cabo da Roca, conhecido como o ponto mais ocidental do continente europeu, é um destino imperdível nos arredores de Sintra.

Localizado a 17 quilômetros da vila, esse lugar não apenas possui um significado simbólico, mas também é cercado por uma beleza deslumbrante, com o mar como pano de fundo.

Ao visitar o Cabo da Roca, você terá a oportunidade de contemplar um cenário de tirar o fôlego. A imensidão do oceano Atlântico se estende diante de você, criando uma sensação de vastidão e conexão com a natureza.

É um momento único para apreciar a grandiosidade do mar e refletir sobre a magnitude do mundo que nos cerca.

Além da paisagem magnífica, o Cabo da Roca abriga um farol que foi construído em 1772. Erguendo-se a uma altura de 165 metros acima do nível do mar, o farol é uma estrutura marcante que desempenha um papel importante na navegação marítima.

Sua presença adiciona um elemento pitoresco ao cenário, destacando-se contra o horizonte e fornecendo uma referência visual para os navegantes.

O simbolismo do Cabo da Roca também é significativo. Ao estar neste ponto geográfico extremo, você tem a sensação de estar no limite, onde a terra encontra o mar infinito.

Essa sensação de fronteira e finalidade é retratada na famosa citação de Luís de Camões, destacando a importância histórica e geográfica desse lugar icônico.

Enquanto visita o Cabo da Roca, aproveite para caminhar ao longo dos penhascos e apreciar a vista panorâmica. Sinta a brisa do mar acariciar o seu rosto e ouça o som das ondas quebrando nas falésias abaixo.

É uma experiência que desperta os sentidos e proporciona um momento de conexão profunda com a natureza.

Portanto, não deixe de incluir o Cabo da Roca em sua visita a Sintra. Descubra a magia deste lugar onde a terra encontra o mar, maravilhe-se com a beleza envolvente e sinta-se inspirado pelo simbolismo histórico desse ponto geográfico único.

É um destino que oferece uma experiência memorável e a oportunidade de apreciar a grandiosidade da natureza em seu estado mais puro.

14. Palácio Biester

Há muito tempo que o Palácio Biester atrai a atenção dos visitantes que exploram a encantadora vila de Sintra, considerada a mais romântica de Portugal. Este palácio do século XIX é o mais recente “tesouro” a ser descoberto na região.

A construção do Palácio Biester ocorreu durante as últimas duas décadas do século XIX, entre 1880 e 1899. Ele é considerado um exemplo notável da arquitetura romântica e serviu como residência da família Biester.

A encomenda para a construção do palácio foi feita a José Luiz Monteiro, um renomado arquiteto da época. Monteiro conferiu ao palácio uma decoração singular e vários detalhes artísticos, com a colaboração do mestre entalhador Leandro Braga e dos artistas Luigi Manini e Paul Baudry.

A arquitetura do Palácio Biester reflete o estilo romântico característico da época, com elementos ornamentais e detalhes cuidadosamente trabalhados. A fachada do palácio chama a atenção pela sua imponência e harmonia, apresentando uma combinação de elementos arquitetônicos e decorativos que conferem uma atmosfera encantadora ao edifício.

No interior, os visitantes podem admirar a rica decoração e os detalhes artísticos, que incluem entalhes intricados, pinturas murais e afrescos deslumbrantes. Cada espaço revela a atenção aos detalhes e o cuidado artístico que foram dedicados à sua concepção.

Explorar o Palácio Biester é como fazer uma viagem no tempo, mergulhando na atmosfera romântica e na elegância da época. É uma oportunidade única de apreciar a maestria da arquitetura e o talento dos artistas que contribuíram para a sua construção e ornamentação.

Portanto, ao visitar Sintra, não deixe de descobrir o Palácio Biester. Aprecie a sua arquitetura romântica, maravilhe-se com os detalhes artísticos e mergulhe na história e na beleza deste tesouro do século XIX. É uma experiência que certamente encantará os apaixonados por arquitetura, história e arte.

15. Palácio Nacional de Queluz

O Palácio Nacional de Queluz, localizado em Queluz, no concelho de Sintra, foi encomendado por D. Pedro II e construído entre 1747 e 1786 com o propósito de servir como residência real.

Tanto o palácio quanto o seu jardim exibem fortes influências francesas e italianas, refletindo o gosto e o estilo da época. A arquitetura e a decoração do palácio apresentam elementos do Barroco, Rocaille e Neoclássico, criando uma atmosfera grandiosa e sofisticada.

O jardim circundante é uma verdadeira obra-prima paisagística, com um design meticuloso que combina elementos simétricos, lagos serenos, fontes ornamentais e extensas áreas verdes.

É um lugar encantador para passear e apreciar a natureza em harmonia com a arquitetura.

Além disso, dentro do complexo do palácio, encontra-se a Escola Equestre de Arte Portuguesa, fundada em 1979. Esta escola tem como objetivo preservar, ensinar e divulgar a arte equestre tradicional portuguesa.

Os visitantes têm a oportunidade de assistir a espetáculos e demonstrações de equitação, testemunhando a elegância e a tradição da equitação portuguesa.

O Palácio Nacional de Queluz é um tesouro histórico e artístico, que combina beleza arquitetônica, exuberância natural e tradições culturais.

Ao visitar este palácio, os visitantes podem explorar os seus magníficos salões, quartos ricamente decorados e admirar as obras de arte e os detalhes ornamentais.

É uma experiência imersiva na história da realeza portuguesa e na opulência do século 18. O Palácio Nacional de Queluz oferece uma viagem fascinante ao passado, proporcionando uma visão privilegiada da vida aristocrática da época.

16. Praias

Sintra, com sua extensa costa, possui várias praias que valem a pena conhecer, apesar das águas frias e das ondas fortes que caracterizam a maioria delas.

Entre as praias mais famosas estão a Praia Grande, a Praia das Maçãs e a Praia da Adraga. Essas praias atraem um grande número de visitantes devido à sua beleza natural e às comodidades disponíveis.

Para aqueles que procuram uma experiência de praia mais tranquila e reservada, existem verdadeiras joias desconhecidas como a Praia da Aguda, a Praia da Samarra e a Praia de São Julião. Essas praias oferecem um ambiente mais calmo e preservado.

A Praia da Ursa, localizada próxima ao Cabo da Roca, é considerada a mais secreta e de difícil acesso. Apesar disso, seu encanto tem sido descoberto cada vez mais pelos visitantes.

Ao longo da costa, encontra-se também uma das mais belas vilas de Portugal, Azenhas do Mar, com suas casas construídas ao longo das encostas. Essa vila pitoresca é um verdadeiro cartão-postal, proporcionando vistas deslumbrantes do mar.

Como chegar à Sintra

ara chegar a Sintra a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte disponíveis. Aqui estão três maneiras comuns de fazer essa viagem:

Opção 1: Trem (Comboio):

  1. Vá até uma das estações de trem em Lisboa, como a Estação do Rossio, a Estação do Oriente ou a Estação de Entrecampos.
  2. Pegue o trem da linha de Sintra, que é operado pela empresa Comboios de Portugal (CP).
  3. Os trens partem regularmente em direção a Sintra, com uma frequência de cerca de 10 a 15 minutos durante o dia.
  4. Compre um bilhete para Sintra na estação ou use um cartão Viva Viagem carregado com créditos para o transporte público.
  5. Após chegar à estação de Sintra, você pode caminhar até o centro histórico ou utilizar ônibus locais para visitar os pontos turísticos da região.

Opção 2: Ônibus (Autocarro):

  1. Vá até uma das rodoviárias de Lisboa, como o Terminal Rodoviário Sete Rios ou o Terminal Rodoviário do Oriente.
  2. Procure por ônibus com destino a Sintra. A empresa de ônibus Scotturb opera essa rota.
  3. Compre um bilhete para Sintra na rodoviária e embarque no ônibus.
  4. Os ônibus para Sintra partem regularmente, com uma frequência de aproximadamente 30 minutos.
  5. Ao chegar em Sintra, você estará próximo ao centro histórico e aos principais pontos turísticos.

Opção 3: Carro:

  1. Pegue a estrada IC19 (via rápida) saindo de Lisboa em direção a Sintra.
  2. Siga as placas indicativas para Sintra e continue na IC19 até chegar à cidade.
  3. Tenha em mente que o tráfego em Sintra pode ser intenso, especialmente nos fins de semana e durante a alta temporada turística. Esteja preparado para procurar estacionamento nas áreas designadas.

Recomenda-se verificar os horários de trens ou ônibus, bem como as condições do trânsito antes de viajar, especialmente em períodos de maior movimento.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *