As 12 Aldeias Históricas de Portugal

As “12 Aldeias Históricas de Portugal” são um programa criado pelo governo português em 1991, com o objetivo de restaurar e valorizar uma série de aldeias na região da Beira Interior, que possuem origens mais antigas do que o próprio país.

Das 12 Aldeias Históricas de Portugal, sete estão localizadas no distrito da Guarda, quatro no distrito de Castelo Branco e uma no distrito de Coimbra.

Uma curiosidade sobre as 12 Aldeias Históricas de Portugal é que apenas Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão e Sortelha são consideradas aldeias atualmente.

Isso ocorre porque Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto são vilas, enquanto Trancoso é uma cidade.

Se você deseja saber mais sobre as 12 Aldeias Históricas de Portugal, continue lendo.

1. Almeida

Almeida é uma encantadora vila que faz parte do município de Almeida, localizado no distrito da Guarda, em Portugal.

Situada próxima à fronteira espanhola, Almeida tem uma localização estratégica e está em estreita proximidade com outras duas aldeias históricas igualmente encantadoras: Castelo Mendo e Castelo Rodrigo.

O destaque de Almeida é sua impressionante fortaleza em forma de estrela de doze pontas. Essa fortificação única é composta por seis baluartes e seis revelins, que formam uma estrutura defensiva elaborada e imponente.

A fortaleza foi projetada no século 17 e é considerada uma das mais importantes obras militares do período no país.

Explorar a fortaleza de Almeida é como fazer uma viagem ao passado, mergulhando na história militar de Portugal.

Os visitantes podem caminhar pelas muralhas, apreciar a arquitetura estratégica e desfrutar de vistas panorâmicas da região circundante.

Além disso, há um museu militar dentro da fortaleza, que conta a história das batalhas e conflitos em que a vila esteve envolvida ao longo dos séculos.

Ao passear pelas ruas de Almeida, os visitantes também podem admirar a arquitetura tradicional, com casas de pedra e ruas estreitas repletas de charme.

A vila preserva seu caráter histórico e oferece uma atmosfera acolhedora, onde é possível sentir a autenticidade e a tranquilidade do passado.

Almeida é um destino imperdível para os amantes da história e da arquitetura, assim como para aqueles que desejam explorar as maravilhas da região da Beira Interior, em Portugal.

Sua localização estratégica, suas fortificações impressionantes e seu ambiente encantador fazem dela um local único e fascinante para se visitar.

Como chegar lá

Para chegar a Almeida a partir de Lisboa, há algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: a viagem de Lisboa até Almeida tem uma duração aproximada de 3 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e depois seguir pela A23 até Almeida. É importante verificar as condições de trânsito e utilizar um sistema de navegação para orientação durante o percurso.
  2. De ônibus: há empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Almeida. Você pode consultar os horários e comprar passagens online. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 4 horas a 5 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Almeida:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Almeida tem uma duração média de 2 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, apanhar a A25 em direção a Vilar Formoso/Almeida.
  2. De ônibus: assim como a partir de Lisboa, empresas de ônibus fazem o trajeto entre o Porto e Almeida. Verifique os horários e compre as passagens com antecedência. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 3 horas a 4 horas.

Lembre-se de conferir os horários e disponibilidade de transporte atualizados, pois eles podem variar ao longo do tempo. Além disso, é sempre uma boa ideia planejar a viagem com antecedência e confirmar as informações antes de partir.

Veja também: 1 dia em Almeida, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

2. Belmonte

A encantadora vila de Belmonte está localizada no município de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, em Portugal.

Situada a aproximadamente 40 km da Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, e a apenas 20 km da aldeia histórica de Sortelha, Belmonte desfruta de uma localização privilegiada em meio a paisagens deslumbrantes.

No entanto, o destaque especial de Belmonte é a sua rica herança judaica. A vila é conhecida por abrigar uma comunidade judaica que manteve suas tradições e crenças em segredo durante muitos séculos.

A história da comunidade judaica de Belmonte remonta à época da Inquisição, quando os judeus foram obrigados a se converter ao cristianismo ou enfrentar perseguição e exílio.

No entanto, em Belmonte, os judeus mantiveram sua identidade e práticas religiosas em sigilo, passando-as de geração em geração.

Após séculos de segredo, a comunidade judaica de Belmonte finalmente emergiu publicamente no século 20. Hoje, é possível visitar a Sinagoga Beit Eliahu, construída em 1996, que se tornou o símbolo do renascimento e da preservação da herança judaica em Belmonte.

A sinagoga abriga um museu que conta a história dos judeus sefarditas em Portugal e preserva objetos e documentos relacionados à cultura judaica.

Além do legado judaico, Belmonte é uma vila pitoresca que oferece um ambiente encantador para explorar. Suas ruas estreitas e casas de pedra preservam o charme histórico, enquanto os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas do castelo medieval que se destaca no horizonte.

Ao visitar Belmonte, os turistas podem mergulhar na rica história judaica da vila, aprender sobre a vida da comunidade sefardita e explorar os pontos turísticos locais.

Também vale a pena conhecer as belas paisagens circundantes, fazer caminhadas pelas montanhas da Serra da Estrela ou visitar outras aldeias históricas próximas, como Sortelha.

Belmonte é uma parada imperdível para os interessados em história, cultura e paisagens deslumbrantes.

A sua história judaica única, juntamente com o seu cenário encantador, tornam-na um destino fascinante para os viajantes que desejam explorar o coração de Portugal e descobrir as suas maravilhas ocultas.

Como chegar lá

Para chegar a Belmonte a partir de Lisboa, existem algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: a viagem de Lisboa até Belmonte tem uma duração média de cerca de 3 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e, em seguida, seguir pela A23 até Belmonte. É recomendado verificar as condições de tráfego e utilizar um sistema de navegação para auxiliar durante o percurso.
  2. De ônibus: há empresas de ônibus que operam o trajeto entre Lisboa e Belmonte. Verifique os horários e compre as passagens antecipadamente. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 4 a 5 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Belmonte:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Belmonte tem uma duração média de cerca de 2 horas e 45 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, apanhar a A25 em direção a Vilar Formoso. Depois, siga as indicações para Belmonte.
  2. De ônibus: assim como a partir de Lisboa, empresas de ônibus fazem o trajeto entre o Porto e Belmonte. Verifique os horários e compre as passagens com antecedência. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 3 a 4 horas.

Veja também: Brasileiros descobrem Belmonte, a terra natal de Pedro Álvares Cabral

3. Castelo Mendo

Castelo Mendo, uma encantadora aldeia histórica, está localizada no município de Almeida, no distrito da Guarda, em Portugal. Sua proximidade com outra aldeia histórica, Almeida, que fica a apenas 19 km de distância, a torna um destino perfeito para explorar a região.

Uma das características distintas de Castelo Mendo é o seu tamanho compacto. É uma das aldeias mais pequenas ao longo da “Rota das 12 Aldeias Históricas de Portugal”, o que a torna ideal para uma visita descontraída.

Neste lugar, os visitantes podem desfrutar de um ritmo mais tranquilo, explorando as ruas estreitas e sinuosas, descobrindo os segredos ocultos dessa joia histórica.

Ao passear por Castelo Mendo, você será transportado de volta no tempo. A vila é conhecida por suas muralhas medievais bem preservadas, que circundam todo o perímetro.

Dentro das muralhas, você encontrará pitorescas casas de pedra , uma igreja e uma torre de menagem imponente. Essas estruturas históricas oferecem uma visão fascinante da arquitetura e da vida cotidiana do passado.

Além de explorar as ruas encantadoras, é possível desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem circundante a partir dos pontos mais altos da vila.

A tranquilidade e a atmosfera intocada de Castelo Mendo proporcionam uma experiência única para os visitantes que desejam fugir do agito da vida moderna.

Uma visita a Castelo Mendo também oferece a oportunidade de conhecer a história e a cultura da região. Muitos dos eventos históricos que moldaram Portugal aconteceram nessas aldeias, e Castelo Mendo não é exceção.

Ao explorar a vila, você poderá aprender sobre as batalhas e os momentos significativos que ocorreram ao longo dos séculos.

Portanto, se você está planejando visitar as Aldeias Históricas de Portugal, não deixe de incluir Castelo Mendo em seu roteiro. Sua atmosfera tranquila, tamanho compacto e riqueza histórica oferecem uma experiência autêntica e memorável.

Conheça suas ruas charmosas, admire suas muralhas imponentes e mergulhe na história fascinante dessa encantadora aldeia histórica.

Como chegar lá

Para chegar a Castelo Mendo a partir de Lisboa, há algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: a viagem de Lisboa até Castelo Mendo tem uma duração média de aproximadamente 4 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e, em seguida, seguir pela A25 até Vilar Formoso. Depois, siga as indicações para Castelo Mendo.
  2. De ônibus: não há uma rota direta de ônibus de Lisboa para Castelo Mendo. Nesse caso, é recomendado pegar um ônibus ou trem de Lisboa até a cidade de Guarda, que fica a cerca de 50 km de Castelo Mendo. De Guarda, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Castelo Mendo.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Castelo Mendo:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Castelo Mendo tem uma duração média de cerca de 2 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, apanhar a A25 até Vilar Formoso. Depois, siga as indicações para Castelo Mendo.
  2. De ônibus: assim como a partir de Lisboa, não há uma rota direta de ônibus do Porto para Castelo Mendo. Nesse caso, é recomendado pegar um ônibus ou trem do Porto até a cidade de Guarda e, em seguida, seguir as instruções mencionadas acima para chegar a Castelo Mendo.

Veja também: 1 dia em Castelo Mendo, uma das 10 Aldeias Históricas de Portugal

4. Castelo Novo

Castelo Novo, uma encantadora vila, está situada no município do Fundão, no distrito de Castelo Branco, em Portugal. Sua proximidade com a cidade do Fundão, conhecida como a terra da melhor cereja portuguesa, é um atrativo adicional para os visitantes.

Com mais de 800 anos de história, Castelo Novo é uma joia medieval que encanta os seus visitantes. Suas origens estão ligadas à Ordem dos Templários, e essa influência histórica é visível em sua arquitetura.

Ao caminhar pelas ruas de paralelepípedos de Castelo Novo, você será transportado de volta ao período medieval, com suas casas de pedra, ruínas antigas e o imponente castelo que dá nome à vila.

O castelo de Castelo Novo é um dos principais destaques da vila. Embora tenha sofrido danos ao longo dos séculos, ainda é possível apreciar a sua estrutura e admirar as vistas panorâmicas que ele oferece.

Ao explorar o castelo, você poderá imaginar as batalhas e eventos históricos que ocorreram ali.

Outro ponto de interesse em Castelo Novo é a Igreja Matriz. Com sua arquitetura gótica e elementos decorativos singulares, a igreja é um local de grande importância histórica e religiosa. Seus detalhes arquitetônicos e atmosfera tranquila convidam à contemplação.

Além disso, Castelo Novo é conhecido por seus eventos culturais e festivais que ocorrem ao longo do ano. Essas celebrações trazem vida à vila, proporcionando aos visitantes uma experiência única de imersão na cultura local.

Portanto, se você é um entusiasta da história medieval e arquitetura encantadora, não deixe de incluir Castelo Novo em seu roteiro.

Explore suas ruas de pedra, visite o castelo e a igreja, e mergulhe na rica herança histórica dessa vila pitoresca. Aproveite também para provar as deliciosas cerejas do Fundão, que são um verdadeiro deleite para os amantes da fruta.

Como chegar lá

Para chegar a Castelo Novo a partir de Lisboa, há algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: a viagem de Lisboa até Castelo Novo tem uma duração média de aproximadamente 2 horas e 45 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e, em seguida, seguir pela A23 até ao Fundão. A partir do Fundão, siga as indicações para Castelo Novo.
  2. De ônibus: há empresas de ônibus que operam o trajeto entre Lisboa e o Fundão. Verifique os horários e compre as passagens antecipadamente. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 3 a 4 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho. Do Fundão, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Castelo Novo, que está a uma curta distância.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Castelo Novo:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Castelo Novo tem uma duração média de cerca de 3 horas. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, apanhar a A23 até ao Fundão. A partir do Fundão, siga as indicações para Castelo Novo.
  2. De ônibus: assim como a partir de Lisboa, há empresas de ônibus que fazem o trajeto entre o Porto e o Fundão. Verifique os horários e compre as passagens com antecedência. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 4 a 5 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho. Do Fundão, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Castelo Novo.

5. Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo, uma encantadora vila, faz parte do município de Figueira de Castelo Rodrigo, localizado no distrito da Guarda, em Portugal.

Situada a poucos quilômetros da vila de Figueira de Castelo Rodrigo e da imponente Serra da Marofa, Castelo Rodrigo possui uma história rica e uma localização privilegiada.

Durante a Idade Média, Castelo Rodrigo desempenhou um papel importante na defesa do território fronteiriço de Portugal. A vila foi fortificada com uma muralha imponente, que era sustentada por treze torreões.

Essas fortificações testemunham a importância estratégica de Castelo Rodrigo na proteção do reino português contra invasões e ataques.

Ao caminhar pelas ruas estreitas de Castelo Rodrigo, é possível sentir a atmosfera medieval que ainda permeia a vila.

Suas construções de pedra, casas antigas e ruínas históricas transportam os visitantes de volta no tempo, proporcionando uma visão fascinante da vida naquela época.

Além da sua rica herança histórica, Castelo Rodrigo também oferece vistas deslumbrantes da paisagem circundante. A Serra da Marofa, com suas imponentes formações rochosas, proporciona um cenário impressionante para a vila.

Os visitantes podem explorar a região e apreciar as vistas panorâmicas que se estendem até onde a vista alcança.

Ao visitar Castelo Rodrigo, não deixe de explorar suas ruas pitorescas, admirar os remanescentes das muralhas e torreões, e apreciar as vistas deslumbrantes dos arredores.

A riqueza histórica e a atmosfera encantadora desta vila tornam-na um destino imperdível para os amantes da história e da cultura.

Como chegar lá

Para chegar a Castelo Rodrigo a partir de Lisboa, você tem algumas opções de transporte:

  1. De carro: a viagem de Lisboa até Castelo Rodrigo tem uma duração média de aproximadamente 3 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e, em seguida, seguir pela A23 até ao nó de Almeida. A partir daí, siga as indicações para Figueira de Castelo Rodrigo e, finalmente, para Castelo Rodrigo.
  2. De ônibus: não há linhas diretas de ônibus de Lisboa para Castelo Rodrigo. No entanto, você pode pegar um ônibus de Lisboa para Vilar Formoso, que fica próximo a Castelo Rodrigo. Em Vilar Formoso, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Castelo Rodrigo, que está a uma curta distância.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Castelo Rodrigo:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Castelo Rodrigo tem uma duração média de cerca de 2 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, apanhar a saída para a A25 em direção a Vilar Formoso. Em Vilar Formoso, siga as indicações para Castelo Rodrigo.
  2. De ônibus: não há linhas diretas de ônibus do Porto para Castelo Rodrigo. No entanto, você pode pegar um ônibus do Porto para Vilar Formoso e, em seguida, tomar um táxi ou um transporte local para chegar a Castelo Rodrigo.

Ao chegar a Castelo Rodrigo, aproveite para explorar as ruas históricas, admirar as muralhas e torreões e desfrutar das vistas panorâmicas da região.

Veja também: 1 dia em Castelo Rodrigo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

6. Idanha-a-velha

Idanha-a-Velha está localizada no município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, em Portugal. Situada a pouco mais de 10 km da aldeia histórica de Monsanto, Idanha-a-Velha é um verdadeiro tesouro histórico.

Apesar de ser uma das aldeias históricas de Portugal mais pequenas em termos de tamanho, Idanha-a-Velha tem uma importância arqueológica significativa.

A aldeia é reconhecida como uma das principais estações arqueológicas da Península Ibérica. Suas origens remontam à época romana, e a presença romana é evidente nas ruínas preservadas, como as muralhas, o templo e as termas.

Passear pelas ruas estreitas de paralelepípedos é como fazer uma viagem no tempo, permitindo que os visitantes mergulhem na história antiga e apreciem a riqueza cultural desta aldeia.

Além das ruínas romanas, Idanha-a-Velha também possui uma impressionante catedral medieval, construída no século 13.

A catedral, dedicada a São Miguel, destaca-se com sua arquitetura imponente e seus detalhes ornamentais. É um local de visita obrigatória para os amantes de arte e arquitetura.

Idanha-a-Velha, com seu passado fascinante e seu charme rural, é um destino imperdível para os amantes de história, arqueologia e cultura.

Ao visitar esta aldeia única, você terá a oportunidade de vivenciar a herança romana e medieval de Portugal e desfrutar de uma atmosfera tranquila e encantadora.

Não deixe de conhecer as ruínas, a catedral e apreciar a beleza singular que Idanha-a-Velha tem a oferecer.

Como chegar lá

Para chegar a Idanha-a-Velha a partir de Lisboa, existem algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: a viagem de carro de Lisboa até Idanha-a-Velha tem uma duração média de cerca de 2 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e, em seguida, seguir pela A23 até à saída para Idanha-a-Nova. A partir daí, siga as indicações para Idanha-a-Velha.
  2. De ônibus: há linhas de ônibus que ligam Lisboa a Idanha-a-Nova. A partir de Idanha-a-Nova, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Idanha-a-Velha, que está a uma curta distância.

Se você estiver vindo do Porto, também é possível chegar a Idanha-a-Velha:

  1. De carro: a viagem de carro do Porto até Idanha-a-Velha tem uma duração média de cerca de 3 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e, em seguida, seguir pela A23 até à saída para Idanha-a-Nova. A partir daí, siga as indicações para Idanha-a-Velha.
  2. De ônibus: existem linhas de ônibus que conectam o Porto a Idanha-a-Nova. A partir de Idanha-a-Nova, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar a Idanha-a-Velha, que está a uma curta distância.

Veja também: 1 dia em Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

7. Linhares da Beira

Linhares da Beira, uma encantadora aldeia, faz parte do município de Celorico da Beira, situado no distrito da Guarda, em Portugal.

Embora seja uma das aldeias mais pequenas e isoladas das “12 Aldeias Históricas de Portugal”, Linhares da Beira possui uma história fascinante e remonta ao século 12, coincidindo com a fundação de Portugal como país independente.

Localizada em meio a uma paisagem rural deslumbrante, Linhares da Beira cativa os visitantes com seu charme medieval e sua atmosfera tranquila.

Ao caminhar pelas estreitas ruas de paralelepípedos, os viajantes têm a oportunidade de apreciar a arquitetura preservada das casas de pedra, as muralhas antigas e a imponente torre do castelo.

O castelo de Linhares da Beira, construído no topo de uma colina estratégica, é um dos principais pontos turísticos da aldeia. Do alto da torre de menagem, é possível desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem circundante, que se estende até onde a vista alcança.

Apesar de seu tamanho compacto, Linhares da Beira possui uma riqueza histórica significativa. Durante a Idade Média, a aldeia desempenhou um papel importante como ponto de defesa na fronteira entre Portugal e Leão.

As muralhas e torres ainda em pé são testemunhos silenciosos do passado tumultuoso da região.

Ao visitar Linhares da Beira, os turistas são convidados a mergulhar na atmosfera medieval, explorar as ruas antigas e visitar o castelo. A autenticidade e a preservação histórica da aldeia fazem dela um destino encantador para os amantes da história e da cultura.

Não deixe de admirar a paisagem deslumbrante, sentir a tranquilidade que permeia a aldeia e aprender mais sobre o passado rico de Linhares da Beira.

Como chegar lá

Para ir de Lisboa a Linhares da Beira, existem algumas opções de transporte disponíveis. Aqui estão duas maneiras comuns de chegar lá:

  1. De ônibus: Vá até a rodoviária de Lisboa, conhecida como “Terminal Rodoviário Sete Rios”. Procure por ônibus com destino a Guarda, uma cidade próxima a Linhares da Beira. As empresas de ônibus Rede Expressos e Rodoviária do Tejo operam essa rota.Com pre um bilhete para Guarda e embarque no ônibus.Ao c hegar em Guarda, você pode pegar um táxi ou procurar por ônibus locais que fazem o trajeto até Linhares da Beira. Verifique os horários e as opções disponíveis.
  2. De carro: saia de Lisboa e pegue a autoestrada A1 em direção ao norte. Siga pela A1 até chegar a Coimbra. Em Coimbra, pegue a saída em direção a Viseu e siga pela autoestrada A25.  Continue na A25 até chegar a Celorico da Beira. Em Celorico da Beira, siga as placas indicativas para Linhares da Beira.

Para ir de Porto a Linhares da Beira, você também tem algumas opções:

  1. De ônibus: vá até a estação de ônibus de Porto, conhecida como “Rodoviária do Porto”. Procure por ônibus com destino a Guarda. A empresa de ônibus Rede Expressos opera essa rota. Compre um bilhete para Guarda e embarque no ônibus. Ao chegar em Guarda, você pode pegar um táxi ou procurar por ônibus locais que fazem o trajeto até Linhares da Beira. Verifique os horários e as opções disponíveis.
  2. De de carro: saia do Porto e pegue a autoestrada A1 em direção ao sul. Siga pela A1 até chegar a Aveiro. Em Aveiro, pegue a saída em direção a Viseu e siga pela autoestrada A25. Continue na A25 até chegar a Celorico da Beira. Em Celorico da Beira, siga as placas indicativas para Linhares da Beira.

Veja também: 1 dia em Linhares da Beira, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

8. Marialva

Localizada no município de Mêda, no distrito da Guarda, a encantadora aldeia de Marialva é um verdadeiro tesouro histórico.

Com uma história rica que remonta ao século 6 a.C., Marialva testemunhou diversas transformações ao longo dos séculos e já foi conhecida por diferentes nomes, como Cidade de Aravor, Civitas Aravorum, São Justo e Malva.

Um dos destaques de Marialva é o seu magnífico castelo medieval, que se ergue imponente no topo de uma colina. Esse castelo, considerado um dos mais bonitos do país, proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes da região circundante.

Ao caminhar pelas suas muralhas e explorar suas torres, é possível mergulhar na atmosfera medieval e imaginar a vida naquela época.

Além do castelo, Marialva também abriga outras atrações históricas, como a Igreja de São Tiago, uma construção gótica que remonta ao século 13. Seus detalhes arquitetônicos e elementos decorativos encantam os visitantes e revelam o passado religioso da aldeia.

Ao percorrer as ruas de Marialva, é possível admirar as casas tradicionais, com suas fachadas de pedra e janelas floridas, criando uma atmosfera pitoresca e encantadora.

A tranquilidade do local convida os visitantes a explorar a pé e descobrir os segredos que essa aldeia histórica guarda.

Ao visitar Marialva, você terá a oportunidade de mergulhar na história e desfrutar da beleza única dessa aldeia histórica, que preserva seu encanto medieval e encanta os visitantes com sua autenticidade e atmosfera cativante.

Como chegar lá

Para chegar a Marialva a partir de Lisboa, existem algumas opções de transporte disponíveis:

  1. De carro: A viagem de Lisboa até Marialva tem uma duração média de cerca de 3 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao norte e seguir até a saída para Mangualde. Em seguida, siga as indicações para Mêda e, finalmente, para Marialva. Recomenda-se verificar as condições de tráfego e utilizar um sistema de navegação para auxiliar durante o percurso.
  2. De ônibus: Há empresas de ônibus que operam o trajeto entre Lisboa e Mêda, a cidade mais próxima de Marialva. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 4 a 5 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho. De Mêda, é possível pegar um táxi ou transporte local para chegar a Marialva, que está a alguns quilômetros de distância.

Se você estiver vindo do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Marialva:

  1. De carro: A viagem de carro do Porto até Marialva tem uma duração média de cerca de 2 horas e 30 minutos. Você pode pegar a autoestrada A1 em direção ao sul e seguir até a saída para Viseu. Em seguida, siga as indicações para Mêda e, finalmente, para Marialva. É recomendado verificar as condições de tráfego e utilizar um sistema de navegação para auxiliar durante o percurso.

De ônibus: Assim como a partir de Lisboa, empresas de ônibus fazem o trajeto entre o Porto e Mêda. A duração da viagem de ônibus pode variar, mas geralmente leva em torno de 3 a 4 horas. De Mêda, é possível pegar um táxi ou transporte local para chegar a Marialva, que está a alguns quilômetros de distância.

Ao chegar a Marialva, aproveite para passear por suas ruas encantadoras, visitar o castelo medieval e se maravilhar com a atmosfera única dessa aldeia histórica.

9. Monsanto

Monsanto, uma encantadora vila situada no município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, é um destino que cativa os visitantes com sua rica história e beleza natural.

A vila é famosa por seu imponente castelo templário em granito, uma construção magnífica erguida no século 12.

Com uma localização privilegiada, o castelo de Monsanto se eleva a mais de 750 metros de altitude, proporcionando vistas deslumbrantes da paisagem circundante.

O castelo de Monsanto é um testemunho da importância estratégica da vila ao longo dos séculos. Sua arquitetura imponente e suas muralhas robustas evocam a era dos templários, uma ordem militar medieval que desempenhou um papel significativo na história de Portugal.

Ao explorar as ruínas do castelo, os visitantes são transportados para o passado, mergulhando na atmosfera medieval e na riqueza cultural da região.

Além de seu castelo emblemático, Monsanto é conhecida como “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”. Esse título reflete a autenticidade e preservação das tradições locais, tornando-a um símbolo da identidade e da alma portuguesa.

Ao caminhar pelas ruas estreitas de Monsanto, os visitantes têm a oportunidade de admirar as casas construídas em harmonia com a natureza e integradas nas formações rochosas. A combinação de construções tradicionais e a paisagem única cria uma atmosfera encantadora e pitoresca.

A riqueza histórica e cultural de Monsanto é complementada pela sua beleza natural. A vila está cercada por paisagens deslumbrantes, com colinas verdejantes e formações rochosas impressionantes.

Os amantes da natureza podem desfrutar de trilhas panorâmicas que oferecem vistas magníficas e a oportunidade de explorar a flora e fauna locais.

Monsanto é um destino imperdível para aqueles que desejam experimentar a essência de Portugal, combinando história, cultura e natureza.

Sua atmosfera única, o imponente castelo templário e o título de “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” são elementos que a tornam uma parada obrigatória para os viajantes em busca de autenticidade e beleza incomparáveis.

Como chegar lá

A partir de Lisboa:

  1. Carro: siga pela Autoestrada A1 em direção ao norte, pegue a saída para a A23 em direção a Abrantes e continue até a saída para a N233, que leva diretamente a Monsanto.
  2. Trem: pegueum trem na estação de Lisboa até a cidade da Guarda e, em seguida, pegue um táxi ou alugue um carro para chegar a Monsanto (cerca de 50 km de distância).

A partir do Porto:

  1. Carro: siga pela Autoestrada A1 em direção ao sul, pegue a saída para a A25 em direção a Viseu/Guarda e continue até a saída para a N16, que leva diretamente a Monsanto.
  2. Trem: pegue um trem no Porto até a cidade da Guarda e, em seguida, pegue um táxi ou alugue um carro para chegar a Monsanto.

10. Piódão

Piódão, uma deslumbrante aldeia situada no município de Arganil, no distrito de Coimbra, é um destino que encanta os visitantes com sua atmosfera pitoresca e autenticidade.

Conhecida como “Aldeia Presépio” ou “Aldeia Mais Típica de Portugal”, Piódão é famosa por suas ruelas estreitas, íngremes e labirínticas, que proporcionam uma experiência única aos seus exploradores.

Ao caminhar pelas ruas de Piódão, os visitantes se sentem transportados para o passado, com suas dezenas de “casas de bonecas” construídas com paredes de xisto, telhados cobertos de lajes e portas pintadas de azul.

Essa arquitetura tradicional e peculiar dá à aldeia um charme singular e a torna um verdadeiro tesouro arquitetônico.

A paisagem que envolve Piódão também é de tirar o fôlego. Rodeada por montanhas e colinas cobertas de vegetação exuberante, a aldeia oferece vistas panorâmicas deslumbrantes.

A harmonia entre a arquitetura tradicional e a natureza intocada cria uma atmosfera tranquila e serena, convidando os visitantes a relaxar e apreciar a beleza natural ao seu redor.

Piódão é um destino perfeito para os amantes da cultura e da história, pois preserva suas tradições ancestrais e proporciona uma experiência autêntica da vida rural portuguesa.

A hospitalidade dos habitantes locais, a gastronomia regional e a oportunidade de explorar trilhas e paisagens deslumbrantes fazem de Piódão um lugar verdadeiramente especial para se visitar.

Ao planejar sua visita a Piódão, recomendamos reservar tempo suficiente para explorar todas as suas ruelas encantadoras, admirar as casas de xisto e mergulhar na atmosfera única da aldeia.

Não deixe de experimentar os pratos locais e apreciar as vistas panorâmicas que Piódão tem a oferecer. Sua visita a essa “Aldeia Presépio” certamente será uma experiência memorável.

Como chegar lá

A partir de Lisboa:

  1. Ônibus: pegue um ônibus na estação de ônibus de Lisboa em direção a Coimbra. Em Coimbra, pegue outro ônibus em direção a Arganil. Chegando em Arganil, você pode pegar um táxi ou um ônibus local para Piódão, que está a cerca de 30 km de distância.
  2. Carro: siga pela autoestrada A1 em direção a Coimbra. Em Coimbra, siga as indicações para Arganil. A partir de Arganil, siga as placas para Piódão. A viagem de carro leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos.

A partir do Porto:

  1. Ônibus: vá até a estação de ônibus do Porto e pegue um ônibus em direção a Coimbra. Em Coimbra, pegue outro ônibus para Arganil. Em Arganil, você pode pegar um táxi ou um ônibus local para Piódão, que fica a cerca de 30 km de distância.
  2. Carro: siga pela autoestrada A1 em direção a Coimbra. Em Coimbra, siga as indicações para Arganil. A partir de Arganil, siga as placas para Piódão. A viagem de carro leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos.

Lembrando que as opções de transporte e as rotas podem variar, portanto, é sempre recomendado verificar os horários e as condições de viagem atualizadas antes de planejar sua jornada.

Veja também: Conheça Piódão, a “aldeia presépio” de Portugal

11. Sortelha

Sortelha, uma pitoresca aldeia situada no município do Sabugal, no distrito da Guarda, é um destino imperdível para os amantes da história e da arquitetura.

Com mais de 800 anos de história, Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal mais antigas e encantadoras, transportando os visitantes para uma era passada repleta de charme e beleza.

Ao explorar Sortelha, os visitantes terão a oportunidade de admirar a arquitetura singular e os tesouros históricos da vila. Desde as suas igrejas e capelas até às imponentes casas senhoriais, cada esquina de Sortelha conta uma história fascinante.

Um dos destaques da aldeia é o seu majestoso castelo medieval, que se ergue imponente no topo de uma colina. A visita ao castelo oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem circundante e permite aos visitantes mergulharem na atmosfera medieval da região.

Além dos seus monumentos históricos, Sortelha também encanta os visitantes com as suas ruelas de paralelepípedos e casas de pedra tradicionais.

Ao passear pelas estreitas ruas da aldeia, os visitantes podem apreciar a autenticidade e a atmosfera acolhedora que permeia Sortelha.

Cada esquina revela detalhes encantadores, como portas de madeira entalhadas e janelas floridas, que enriquecem ainda mais a experiência de conhecer esta aldeia histórica.

Sortelha é também um destino privilegiado para os amantes da natureza. Rodeada por uma paisagem deslumbrante, com colinas verdejantes e vales pitorescos, a aldeia oferece a oportunidade de realizar caminhadas e trilhas que revelam a beleza natural da região.

Os visitantes podem desfrutar de momentos de tranquilidade e contemplação enquanto exploram os arredores de Sortelha.

Em suma, Sortelha é uma joia histórica e cultural que merece ser descoberta. Com a sua arquitetura encantadora, história fascinante e beleza natural envolvente, a aldeia cativa os visitantes e proporciona uma experiência memorável.

Veja também: Ruas de Sortelha preservam arquitetura medieval

Como chegar lá

A partir de Lisboa:

  1. De carro: pegue a A1 em direção ao norte e siga em direção a Coimbra. Na saída para Coimbra, siga as indicações para a A23 em direção a Abrantes/Castelo Branco. Continue na A23 até chegar à saída para a A25 em direção a Guarda/Vilar Formoso. Siga na A25 até a saída para a A23 em direção a Covilhã/Guarda. Continue na A23 e pegue a saída para Belmonte/Sabugal. Siga as indicações para Sabugal e, em seguida, para Sortelha.
  2. De transporte público: pegue um trem ou ônibus de Lisboa para a cidade da Guarda. Em Guarda, pegue um ônibus local ou táxi para Sortelha.

A partir do Porto:

  1. De carro: pegue a A1 em direção ao sul e siga em direção a Lisboa. Na saída para Coimbra, siga as indicações para a A23 em direção a Abrantes/Castelo Branco. Continue na A23 até chegar à saída para a A25 em direção a Guarda/Vilar Formoso. Siga na A25 até a saída para a A23 em direção a Covilhã/Guarda. Continue na A23 e pegue a saída para Belmonte/Sabugal. Siga as indicações para Sabugal e, em seguida, para Sortelha.
  2. De transporte público: pegue um trem ou ônibus do Porto para a cidade da Guarda. Em Guarda, pegue um ônibus local ou táxi para Sortelha.

12. Trancoso

A cidade de Trancoso, localizada no município de Trancoso, no distrito da Guarda, é um tesouro histórico que merece ser explorado. Esta é a única cidade incluída neste guia das Aldeias Históricas de Portugal, e é conhecida por sua rica herança medieval.

O destaque de Trancoso é o seu imponente castelo e centro histórico, que são preservados dentro de um recinto muralhado.

Essas estruturas defensivas foram construídas durante a Idade Média, testemunhando a importância estratégica de Trancoso na proteção do território português.

Ao caminhar pelas ruas de paralelepípedos do centro histórico, os visitantes são transportados de volta ao passado, admirando a arquitetura medieval e a atmosfera encantadora. O castelo de Trancoso é uma parada obrigatória, oferecendo vistas panorâmicas da cidade e arredores.

Além do castelo, Trancoso tem muito a oferecer aos seus visitantes. As ruas estreitas estão repletas de casas históricas, igrejas e praças pitorescas. A Praça Dom Dinis, com seu pelourinho e edifícios de pedra, é um local de destaque e reflete a importância histórica da cidade.

Trancoso também é conhecida por seus eventos culturais, como a Feira de São Bartolomeu, que ocorre anualmente e atrai visitantes de todo o país.

Durante a feira, a cidade ganha vida com apresentações musicais, danças folclóricas e feiras de artesanato, proporcionando uma experiência autêntica da cultura local.

Para os amantes da gastronomia, Trancoso oferece uma variedade de pratos tradicionais da região. Aproveite para saborear a rica culinária local, incluindo pratos à base de carne, queijos e doces regionais.

Para chegar a Trancoso, recomenda-se seguir as estradas principais que levam à cidade. A partir de Lisboa ou Porto, é possível chegar a Trancoso de carro, ônibus ou trem, aproveitando a oportunidade para apreciar as belas paisagens do interior de Portugal.

Ao visitar Trancoso, os viajantes têm a oportunidade de mergulhar na história de Portugal e desfrutar de uma experiência autêntica em uma das Aldeias Históricas mais notáveis do país.

Como chegar lá

A partir de Lisboa, existem várias opções para chegar a Trancoso:

  1. Carro: a viagem de carro de Lisboa a Trancoso leva cerca de 4 horas e 30 minutos, dependendo do tráfego. Recomenda-se seguir pela autoestrada A1 até a cidade de Coimbra, e depois pegar a autoestrada A25 em direção a Viseu/Guarda. A partir de Guarda, siga as indicações para Trancoso.
  2. Ônibus: é possível pegar um ônibus de Lisboa para Trancoso. As empresas de ônibus Rede Expressos e Rodonorte oferecem rotas regulares que ligam as duas cidades. O tempo de viagem varia de acordo com o itinerário e os horários disponíveis.
  3. Trem: infelizmente, não há uma conexão direta de trem de Lisboa para Trancoso. A opção mais viável seria pegar um trem de Lisboa para a cidade de Guarda e, em seguida, tomar um táxi ou ônibus local até Trancoso, que fica a aproximadamente 20 km de distância.

A partir do Porto, também existem diferentes opções para chegar a Trancoso:

  1. Carro: a viagem de carro do Porto para Trancoso leva cerca de 2 horas e 30 minutos. Recomenda-se seguir pela autoestrada A1 em direção a Lisboa e, em seguida, pegar a autoestrada A25 em direção a Viseu/Guarda. A partir de Guarda, siga as indicações para Trancoso.
  2. Ônibus: assim como a partir de Lisboa, é possível pegar um ônibus do Porto para Trancoso. As empresas de ônibus Rede Expressos e Rodonorte oferecem rotas regulares entre as duas cidades. Verifique os horários disponíveis e a duração da viagem.
  3. Trem: da estação de trem do Porto, é possível pegar um trem para a cidade de Guarda. A viagem de trem leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos. A partir de Guarda, você pode optar por tomar um táxi ou ônibus local até Trancoso.

Por que você deve conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal

As 12 Aldeias Históricas de Portugal são tesouros que merecem ser explorados por todos os amantes da história, cultura e beleza natural.

Cada uma dessas aldeias únicas tem suas próprias características e encantos, transportando os visitantes para épocas passadas e proporcionando uma experiência autêntica e enriquecedora.

Ao percorrer as ruas estreitas e pitorescas das Aldeias Históricas, você será imerso em um ambiente medieval, onde as construções de pedra, as muralhas e os castelos contam histórias fascinantes.

Essas aldeias testemunharam séculos de história, desde a época dos romanos até a fundação de Portugal como país, e preservaram suas tradições e identidades culturais ao longo do tempo.

Além do seu valor histórico, as Aldeias Históricas são um deleite para os sentidos. A arquitetura peculiar, as paisagens deslumbrantes e a atmosfera tranquila e acolhedora são ingredientes que criam uma experiência memorável.

Os visitantes podem desfrutar da gastronomia local, com pratos tradicionais deliciosos, e se maravilhar com a beleza natural que as rodeia, seja nas colinas verdes, nos rios cristalinos ou nas montanhas imponentes.

Cada aldeia tem sua própria personalidade e oferece algo único aos seus visitantes. Desde a imponência do castelo de Sortelha até as ruelas íngremes e casas de xisto de Piódão, cada parada nas Aldeias Históricas é uma oportunidade de descobrir tesouros escondidos e se perder na história.

Conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal é uma jornada pela autenticidade, pela riqueza cultural e pela preservação do patrimônio histórico.

É uma chance de se reconectar com o passado e apreciar a beleza intemporal desses lugares encantadores.

Se você deseja se envolver com a história de Portugal, maravilhar-se com paisagens deslumbrantes e se encantar com a autenticidade das tradições locais, então as Aldeias Históricas são um destino que você não pode deixar de visitar.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *