Brasileiros descobrem Belmonte, a terra natal de Pedro Álvares Cabral

Belmonte é uma secular vila situada na região central de Portugal, aos pés da Serra da Estrela, no Distrito de Castelo Branco.

Ela é conhecida por ser o local de nascimento do famoso navegador Pedro Álvares Cabral, que oficialmente descobriu o Brasil em 1500.

A cruz de madeira de Pau Brasil é réplica da que foi mandada levantar por Cabral na 1ª missa celebrada no Brasil. Fotos: Amazonasemais

A cidade orgulhosamente celebra o feito de seu filho ilustre e estreita a relação com o Brasil através de referências em suas ruas e monumentos, tornando-se considerada a mais brasileira das cidades portuguesas.

Além da sua rica história e vínculo com o Brasil, Belmonte possui um belo conjunto arquitetônico bem preservado que remonta quase mil anos. É uma parada obrigatória na rota das aldeias históricas de Portugal.

Belmonte está localizada aos pés da Serra da Estrela, que oferece uma bela paisagem pelo caminho. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos

Ao adentrar a cidade, as ruínas do castelo que pertenceu à família Cabral já são avistadas. Essas ruínas foram parcialmente restauradas e atualmente são um marco histórico da cidade.

O Castelo de Belmonte foi construído no século 12 com finalidade militar.

O Castelo de Belmonte foi construído no século 12 com finalidade militar, mas acabou se tornando a residência da família Cabral no século 15, onde o próprio Pedro Álvares Cabral passou sua infância. A estrutura do castelo é composta pela Torre de Menagem e um moderno anfiteatro ao ar livre.

O Castelo de Belmonte passou a pertencer à família Cabral a partir do século 15.
Interior do castelo de Belmonte

Uma visita a Belmonte é uma oportunidade para redescobrir as nossas origens portuguesas, apreciar a arquitetura preservada da cidade e mergulhar na história da família Cabral e sua relação com o Brasil.

A torre de menagem
Maquete de como era o castelo

Após uma visita ao Castelo de Belmonte, o visitante pode se dirigir à sua direita e encontrar a Cruz de Pau Brasil, uma réplica da cruz original que foi levantada por Pedro Álvares Cabral na primeira missa celebrada no Brasil.

A cruz foi oferecida pelo presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira nos anos 50. À frente da cruz, estão as capelas de Santo Antônio, construída no século 16, e do Calvário, que data do século 19.

No coração do centro histórico de Belmonte, encontra-se a estátua de Pedro Álvares Cabral, localizada no Largo Antônio José de Almeida.

Um pouco mais adiante, está a Praça da República, onde se situa o edifício da antiga Câmara, com a sua torre do relógio, o pelourinho do século 14 e um notável conjunto de casas que hoje abrigam lojas de artesanato local e produtos típicos da Serra da Estrela.

A Igreja de S. Tiago, construída em estilo românico, é outro lugar que vale a pena visitar. Nela, encontra-se o Panteão dos Cabrais, onde se encontra um túmulo com restos mortais de Pedro Álvares Cabral e sua família.

Casinha florida de Belmonte

A imagem da Nossa Senhora da Esperança é uma peça de grande importância histórica e religiosa, e sua presença na Igreja da Sagrada Família atrai milhares de visitantes todos os anos.

Além disso, a igreja em si é um exemplo notável da arquitetura religiosa em Portugal, com uma fachada impressionante e um interior ricamente decorado.

A história e a tradição da cidade de Belmonte estão estreitamente ligadas à figura de Pedro Álvares Cabral e à sua jornada rumo ao Brasil.

A Torre do Relógio e o pelourinho.

A presença da imagem de Nossa Senhora da Esperança na cidade é um lembrete poderoso da importância desta jornada histórica e da relação duradoura entre Portugal e o Brasil.

Para os visitantes que desejam explorar esta herança cultural e histórica, uma visita à Igreja da Sagrada Família é imperdível.

Com um patrimônio histórico e cultural tão rico, Belmonte é um destino turístico imperdível para aqueles que desejam se aprofundar na história de Portugal e em suas ligações com o Brasil.

A Praça da República.

Belmonte é uma cidade com vários museus, cada um com sua própria importância e singularidade. Um dos museus mais populares entre os brasileiros é o Museu do Descobrimento, que conta a história da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, através de 16 salas interativas que apresentam artefatos, a cultura brasileira e a história do descobrimento.

O Museu do Descobrimento.

Além disso, Belmonte abriga o Museu Judaico, inaugurado em 2005, que é o primeiro museu do gênero em Portugal e exibe as tradições e o dia-a-dia da comunidade judaica. O museu é uma forma de preservar a história dos judeus que encontraram refúgio em Belmonte durante a Inquisição.

Outro museu importante é o Museu do Azeite, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer as técnicas de produção e a importância do azeite na economia portuguesa.

Este museu exibe uma coleção de ferramentas e equipamentos utilizados na produção de azeite ao longo do tempo e explica como é feito o processo de extração do azeite.

Igreja da Sagrada Família, ou Igreja Matriz, onde está a imagem quatrocentista de Nossa Senhora da Esperança.

Onde ficar em Belmonte

Para quem busca uma hospedagem com história e charme, a Pousada Convento de Belmonte é uma excelente opção.

Localizada em uma encosta da Serra da Esperança, a pouco mais de 1 km da vila de Belmonte, a pousada é resultado da recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, fundado no século 13.

Com a reforma, a pousada manteve a arquitetura original, que inclui elementos como claustros, capela e fontes.

Além do ambiente histórico, a Pousada Convento de Belmonte oferece uma infraestrutura moderna e confortável, com 24 quartos, restaurante, bar, piscina exterior e sala de eventos.

A decoração dos quartos é elegante e refinada, com móveis antigos e obras de arte que remetem ao período da construção do convento.

A localização da pousada também é privilegiada, com vista para a vila de Belmonte e para a Serra da Estrela, um convite para caminhadas e atividades ao ar livre.

Além disso, a pousada fica a poucos minutos de carro dos principais pontos turísticos da região, como o Castelo de Belmonte, a Sinagoga e o Museu do Descobrimento.

Como chegar lá

Para chegar a Belmonte a partir de Lisboa, existem diversas opções de transporte:

  1. Carro: a viagem de Lisboa a Belmonte de carro dura cerca de 3 horas e meia, seguindo pela A1 em direção ao norte, depois pela A23 e saindo na saída 30 em Belmonte.
  2. Ônibus: existem diversas empresas de ônibus que fazem a rota de Lisboa a Belmonte, com duração média de 4 horas. Algumas empresas que oferecem esse serviço são a Rede Expressos e a Rodoviária do Tejo.
  3. Trem: a viagem de trem de Lisboa a Belmonte não é direta e pode levar entre 5 e 6 horas, dependendo das conexões. É necessário pegar um trem de Lisboa a Covilhã, e depois um ônibus de Covilhã a Belmonte.
  4. Transfer privado: uma opção mais confortável e conveniente é contratar um transfer privado de Lisboa a Belmonte, que pode ser reservado com antecedência com diversas empresas de transporte turístico.

Para chegar a Belmonte a partir do Porto, você pode utilizar o transporte público ou alugar um carro.

De transporte público, a maneira mais fácil é pegar um trem da linha do Douro até a cidade de Pocinho, depois pegar um ônibus até a cidade de Fundão e, em seguida, outro ônibus para Belmonte. É importante verificar os horários e as conexões dos transportes com antecedência, pois pode haver poucas opções de horários disponíveis.

Caso prefira alugar um carro, o trajeto do Porto até Belmonte leva em média 3 horas e meia, seguindo pela autoestrada A1 em direção a Lisboa e depois pegando a A23 até Belmonte. É importante lembrar que, além do aluguel do carro, é necessário arcar com os custos de combustível e pedágios.

Também é possível contratar um serviço de transfer privado, que pode ser mais confortável e conveniente, mas geralmente é mais caro do que as opções de transporte público ou aluguel de carro.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *