1 dia em Castelo Mendo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

Bem próximo da fronteira com a Espanha, você vai encontrar a encantadora aldeia medieval de Castelo Mendo, uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal” (um programa criado pelo governo português em 1991 para restaurar e preservar diversas aldeias da região da Beira Interior, que são mais antigas do que o próprio país).

Localizada no distrito da Guarda, Castelo Mendo está a apenas 19 km de outra aldeia histórica chamada Almeida.

Apesar de ser uma das aldeias mais pequenas da Rota das 12 Aldeias Históricas de Portugal, é justamente essa característica que proporciona uma visita mais relaxada e tranquila.

Em Castelo Mendo, você desfrutará do seu ambiente pitoresco e das suas ruelas medievais sem pressa, mergulhando na atmosfera encantadora deste lugar único.

Breve História de Castelo Mendo

A história de Castelo Mendo remonta à Idade do Bronze e ao Império Romano, com evidências de ocupação humana nesses períodos.

No entanto, foi na Idade Média que a aldeia ganhou destaque. Em 1229, recebeu a Carta de Foral do rei D. Sancho II, o que impulsionou o desenvolvimento da região e a construção de dois núcleos amuralhados: a Cidadela e a Barbacã.

Durante os séculos 13 e 13, Castelo Mendo desempenhou um papel crucial na defesa da fronteira do Reino de Portugal durante o período da Reconquista.

Assim como outras povoações vizinhas, a aldeia teve um papel estratégico na proteção do território português contra invasões. As suas muralhas e fortificações serviam como uma barreira de proteção e ponto de defesa contra os avanços dos invasores.

No entanto, com o avanço das fronteiras portuguesas e a consolidação do território, Castelo Mendo começou a perder importância.

Muitas das construções militares foram gradualmente abandonadas e acabaram por ruir ao longo do tempo. A aldeia entrou em declínio, e as suas muralhas e fortificações passaram a ser testemunhas silenciosas de um passado glorioso.

Apesar da sua diminuição em importância política e militar, a beleza e autenticidade de Castelo Mendo permaneceram.

Hoje em dia, a aldeia é reconhecida como uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal” e atrai visitantes que buscam conhecer a sua história, explorar as suas ruelas medievais e apreciar a atmosfera única que permeia o local.

As ruínas das antigas muralhas e construções militares ainda podem ser admiradas, transportando-nos para um passado distante e fascinante.

Visitando Castelo Mendo

Conhecer  Castelo Mendo é uma experiência única, especialmente por ser uma das aldeias históricas menos visitadas, o que significa que não terás que enfrentar longas filas ou multidões.

Apesar de ser uma das aldeias mais pequenas em termos de área, possui um patrimônio cultural rico e concentrado.

Algumas das 12 Aldeias Históricas de Portugal podem ser visitadas em apenas uma manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão e Sortelha.

No entanto, o tempo necessário para visitar as outras aldeias dependerá da quantidade de monumentos que desejas incluir no teu roteiro.

Considerando que Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto são vilas, é provável que você irá precisar de um dia (ou até dois) para conhecê-las completamente de ponta a ponta.

O mesmo se aplica a Trancoso, que é uma cidade. Aqui está a lista completa das 12 Aldeias Históricas de Portugal:

  1. Almeida, no distrito da Guarda
  2. Belmonte, no distrito de Castelo Branco
  3. Castelo Mendo, no distrito da Guarda
  4. Castelo Novo, no distrito de Castelo Branco
  5. Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda
  6. Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco
  7. Linhares da Beira (ou simplesmente Linhares), no distrito da Guarda
  8. Marialva, no distrito da Guarda
  9. Monsanto, no distrito de Castelo Branco
  10. Piódão, no distrito de Coimbra
  11. Sortelha, no distrito da Guarda
  12. Trancoso, no distrito da Guarda

Independentemente do tempo disponível, uma visita a Castelo Mendo certamente proporcionará uma imersão na história e na atmosfera encantadora das aldeias históricas de Portugal.

Caminhar por suas ruelas medievais, admirar as antigas construções e sentir a autenticidade do lugar é uma experiência que certamente ficará na memória.

Roteiro de Castelo Mendo

Porta da Vila

A Porta da Vila de Castelo Mendo é uma verdadeira joia arquitetônica e um dos monumentos mais imponentes desta encantadora aldeia histórica.

Com seus dois torreões de pedra, ela representa a entrada principal que conduzia à vila durante muitos séculos, antes de se tornar a pitoresca aldeia que é hoje.

A importância da Porta da Vila era evidente, já que conectava as residências e outros edifícios situados dentro das muralhas com os campos de cultivo e terrenos de pastagens do lado de fora.

Era por essa imponente porta que os moradores e visitantes adentravam a vila, criando um elo entre o ambiente urbano e as atividades rurais que sustentavam a comunidade.

Uma característica singular da Porta da Vila são os dois Berrões posicionados de cada lado do arco de entrada. Essas esculturas de granito em forma de porco ou javali remontam à Proto-história e têm uma conexão especial com o antigo povo Vetão.

Essas estátuas são testemunhas silenciosas do passado histórico de Castelo Mendo, representando uma herança cultural única e uma ligação com as raízes ancestrais da região.

Ao passar pela imponente Porta da Vila de Castelo Mendo, é impossível não se encantar com a atmosfera mágica e com a riqueza histórica que essa aldeia histórica preserva.

Cada pedra, cada detalhe arquitetônico, nos transporta para um passado distante, onde podemos vislumbrar a vida cotidiana e as histórias que moldaram essa comunidade ao longo dos séculos.

É uma oportunidade única de mergulhar na história viva e desfrutar da autenticidade de uma aldeia medieval que se manteve praticamente intocada pelo tempo.

Igreja de São Vicente (ou Igreja da Misericórdia)

A Igreja de São Vicente de Castelo Mendo, também conhecida como Igreja da Misericórdia, é uma preciosidade arquitetônica que remonta ao século 13.

Com uma interessante combinação de estilos românicos e góticos, a igreja foi palco de várias intervenções ao longo dos séculos 16 e 17, resultando em significativas modificações em sua estrutura original.

Ao observar a igreja, é possível identificar influências de estilos artísticos como o maneirismo e o mudéjar, que conferem características distintas e enriquecem sua estética.

A edificação é composta pela nave principal, onde os fiéis se reúnem para as celebrações religiosas, e pela capela-mor, espaço reservado para os rituais mais solenes.

Uma das principais atrações da Igreja de São Vicente são os retábulos em talha, impressionantes obras de arte esculpidas em madeira, que adornam o interior do templo.

Esses retábulos, datados do final do século 17 e início do século 18, são verdadeiras manifestações do talento dos artistas da época e revelam a devoção e a riqueza cultural que permeavam a comunidade religiosa.

Visitar a Igreja de São Vicente em Castelo Mendo é mergulhar em um universo de beleza e espiritualidade. Cada detalhe arquitetônico e decorativo nos transporta para uma época distante, onde a fé era expressa através da grandiosidade das construções sacras.

É uma oportunidade de contemplar a harmonia entre os estilos arquitetônicos, apreciar as obras de arte sacra e vivenciar a atmosfera serena e inspiradora desse espaço sagrado.

Igreja de São Pedro (ou Igreja Matriz de Castelo Mendo)

A Igreja de São Pedro, também conhecida como Igreja Matriz de Castelo Mendo, desempenha um papel fundamental na vida religiosa da comunidade local.

Mesmo com o reduzido número de habitantes que residem na região, essa igreja continua a ser utilizada como um espaço sagrado para a prática do culto.

Acredita-se que a construção da igreja tenha ocorrido no início do século 14, substituindo uma igreja anterior que já não possui vestígios remanescentes.

Assim como a Igreja de São Vicente, a Igreja de São Pedro também passou por transformações ao longo dos séculos subsequentes, resultando em sua atual configuração arquitetônica.

Uma das características que se destacam é a adição de uma torre sineira, que confere imponência ao edifício e serve como um ponto de referência visual na paisagem de Castelo Mendo.

Ao adentrar no interior da igreja, os visitantes são agraciados com a visão dos deslumbrantes retábulos em talha dourada. Essas obras de arte são verdadeiros testemunhos da habilidade dos artistas da época e testemunham a devoção religiosa e o esplendor estético da igreja.

Outro elemento notável é o frontão curvilíneo que decora a porta principal da igreja. Esse ornamento arquitetônico, com seus traços suaves e elegantes, confere um toque de singularidade e beleza à fachada do templo.

A Igreja de São Pedro em Castelo Mendo é um testemunho vivo da história e da devoção religiosa da região.

Sua presença marcante e os elementos decorativos que a adornam convidam os visitantes a explorar sua arquitetura, mergulhar em sua atmosfera espiritual e apreciar a riqueza artística que ali se encontra.

É um local que convida à reflexão e à contemplação, proporcionando uma experiência única aos que têm a oportunidade de visitá-lo.

Pelourinho

O pelourinho de Castelo Mendo é um monumento de grande importância histórica e arquitetônica.

Construído no século 16, este imponente pelourinho destaca-se na região da Beira Interior por sua altura impressionante de sete metros. Conhecido como “pelourinho de gaiola”, o nome deriva do tipo de capitel que o coroa, conferindo-lhe um caráter distintivo.

Localizado na praça com o mesmo nome, a poucos metros da Igreja de São Pedro, o pelourinho desempenhava um papel central na vida social da antiga vila de Castelo Mendo.

Juntamente com o Largo da Igreja de São Vicente, a Praça do Pelourinho era um dos locais públicos mais importantes, onde diversas atividades e eventos sociais ocorriam.

Nesse espaço, ocorriam não apenas celebrações religiosas, mas também anúncios reais, atos judiciais e administrativos. Era um local de encontro e interação da comunidade, onde questões importantes eram discutidas e decisões eram tomadas.

O pelourinho, com sua imponência e localização estratégica, simbolizava o poder e a autoridade da vila, representando a sua autonomia e jurisdição.

Além de seu valor histórico, o pelourinho de Castelo Mendo também é admirado por sua arquitetura singular. Sua estrutura vertical, com elementos ornamentais característicos da época, revela a habilidade dos artesãos que o conceberam.

É um testemunho material da riqueza cultural e da importância política e social que Castelo Mendo desfrutava no passado.

Hoje em dia, o pelourinho de Castelo Mendo continua a ser um símbolo icônico da vila e atrai visitantes interessados em explorar a sua história e apreciar a sua beleza arquitetônica.

É um lugar que nos transporta para tempos passados e nos permite compreender melhor a vida e as tradições da antiga vila medieval.

Mendo & Menda

Mendo & Menda são personagens lendários que ganharam vida nas paredes de Castelo Mendo. De acordo com a história, eles eram amantes que passavam os dias se admirando até se tornarem parte integrante da própria vila.

O Mendo é representado como uma gárgula localizada na fachada da Domus Municipalis, enquanto a Menda está esculpida em um baixo-relevo oculto na fachada da casa em frente.

A Domus Municipalis, construída nos séculos 16 e 17, em estilo maneirista, ergue-se sobre as antigas muralhas da cidadela. No passado, esse edifício desempenhava múltiplas funções, servindo como cadeia no piso inferior e como Casa da Câmara e Tribunal no piso superior.

Atualmente, a Domus Municipalis abriga um Posto de Turismo e também abriga um pequeno museu etnográfico.

Mendo, uma gárgula na fachada da Domus Municipalis

A presença do Mendo e da Menda nas fachadas desses edifícios acrescenta um toque de romantismo e mistério à atmosfera de Castelo Mendo.

São elementos de interesse artístico e cultural que despertam a curiosidade dos visitantes, levando-os a explorar cada detalhe dessas esculturas. A história lendária desses amantes imortalizados nas paredes ressalta a riqueza e a tradição histórica da vila.

A Domus Municipalis, além de seu valor arquitetônico, é um local de significado histórico importante. Ao visitar esse local, os turistas têm a oportunidade de conhecer a antiga estrutura do edifício e sua adaptação para os usos contemporâneos.

O Posto de Turismo fornece informações e orientações aos visitantes, tornando-se um ponto de partida ideal para explorar a vila e descobrir mais sobre sua história e patrimônio cultural.

O pequeno museu etnográfico abrigado na Domus Municipalis oferece uma visão fascinante da vida e das tradições locais.

Menda, um baixo-relevo na fachada de uma casa histórica

Os visitantes podem apreciar artefatos históricos, fotografias e exposições que ilustram a história da região e a forma como as pessoas viveram ao longo dos séculos.

É uma oportunidade única de mergulhar na cultura local e compreender as raízes profundas que moldaram a identidade de Castelo Mendo.

Mendo e Menda, os protagonistas dessa lenda encantadora, são apenas um exemplo do rico patrimônio histórico e cultural que Castelo Mendo tem a oferecer.

A vila, com suas construções antigas, muralhas imponentes e lendas fascinantes, proporciona uma experiência enriquecedora para os visitantes que desejam explorar a sua história e desvendar seus segredos ocultos.

Igreja de Santa Maria do Castelo

A Igreja de Santa Maria do Castelo é, na minha opinião, o monumento mais fascinante de Castelo Mendo. Sua construção remonta ao início do século 13, apresentando um belo estilo românico.

No entanto, ao longo do século 16, passou por reformas significativas, assim como as outras duas igrejas dessa aldeia histórica.

Foi nesse período que uma capela lateral foi acrescentada, apresentando um inovador teto mudéjar, que conferiu à igreja um elemento arquitetônico singular.

Infelizmente, ao longo dos anos, a Igreja de Santa Maria do Castelo chegou ao estado atual de avançada deterioração, com a perda de seu telhado e poucos elementos remanescentes além das paredes e janelas.

Apesar do estado de degradação, a Igreja de Santa Maria do Castelo ainda emana uma aura de grandeza e história.

Suas paredes testemunham séculos de devoção e atividades religiosas, proporcionando aos visitantes uma visão da importância religiosa e cultural que a igreja teve ao longo dos anos.

Embora possa ser decepcionante ver a igreja em seu estado atual, essa atmosfera de ruína também evoca uma sensação de encanto e mistério.

Os visitantes podem imaginar a grandiosidade que a igreja já teve, apreciando as características remanescentes, como as janelas românicas e as paredes desgastadas pelo tempo.

A Igreja de Santa Maria do Castelo serve como um lembrete poderoso da passagem do tempo e da fragilidade das estruturas humanas diante da natureza.

Sua presença em Castelo Mendo desperta uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e do cuidado com essas preciosas relíquias do passado.

Embora a igreja esteja em um estado lamentável, sua visita ainda oferece uma oportunidade única de contemplar a arquitetura românica original e refletir sobre a história e a importância cultural da aldeia de Castelo Mendo.

Além disso, a atmosfera desgastada e despojada da igreja cria um cenário pitoresco e evocativo, perfeito para os amantes da fotografia e aqueles que buscam experiências autênticas de viagem.

Em suma, a Igreja de Santa Maria do Castelo é um monumento intrigante que testemunha a passagem do tempo e a transformação da história.

Apesar de sua atual condição de ruína, sua visita proporciona uma imersão única na rica herança cultural e arquitetônica de Castelo Mendo, despertando a imaginação e a reflexão sobre as marcas deixadas pelo tempo nas construções humanas.

Como chegar a Castelo Mendo

Para chegar a Castelo Mendo a partir de Lisboa, existem duas opções principais: de carro ou de transporte público.

De carro:

  • Pegue a autoestrada A1 em direção ao norte (Porto).
  • Siga na A1 até encontrar a saída para a A25 em direção a Viseu.
  • Continue na A25 até chegar à saída para Almeida.
  • A partir de Almeida, siga as indicações para Castelo Mendo.

De transporte público:

  • Pegue um trem ou ônibus de Lisboa até a cidade da Guarda.
  • Na Guarda, pegue um ônibus ou táxi para Castelo Mendo. Verifique os horários e disponibilidade de transporte local.

Para chegar a Castelo Mendo a partir do Porto, também existem opções de carro e transporte público.

De carro:

  • Pegue a autoestrada A1 em direção ao sul (Lisboa).
  • Siga na A1 até encontrar a saída para a A25 em direção a Viseu.
  • Continue na A25 até chegar à saída para Almeida.
  • A partir de Almeida, siga as indicações para Castelo Mendo.

De transporte público:

  • Pegue um trem ou ônibus do Porto até a cidade da Guarda.
  • Na Guarda, pegue um ônibus ou táxi para Castelo Mendo. Verifique os horários e disponibilidade de transporte local.

É importante ressaltar que verificar os horários e a disponibilidade de transporte público é fundamental para planejar sua viagem. Além disso, ter um carro particular pode oferecer mais flexibilidade e facilidade de deslocamento pela região.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *