Mariscada em Lisboa: 9 lugares com os sabores mais frescos do mar

Se você é como nós, que adora uma boa mariscada em Lisboa, com santola, lagosta, lavagante, percebes e amêijoas, é nesta época do ano que sentimos mais vontade de relaxar em um restaurante especializado em frutos do mar.

E há diversos lugares em Lisboa que servem os mariscos mais frescos que você possa imaginar.

1. Cervejaria Ramiro

@cervejariaramirooficial

A Cervejaria Ramiro é o lugar onde todos dizem: “vamos ao Ramiro!” quando se fala em comer uma deliciosa mariscada em Lisboa.

Fundada em 1950 como casa de pasto*, é um dos estabelecimentos mais antigos da cidade e famoso por servir as mariscadas mais saborosas. Esteja preparado, pois pode haver fila na porta.

Mas se você não quiser esperar, o Ramiro também oferece um espetacular Menu Ramiro para entrega em casa.

No Ramiro, você pode ter certeza de que irá saborear os melhores frutos do mar em Lisboa, desde lagostins, sapateiras e navalheiras até camarões, percebes e amêijoas.

Endereço: Avenida Almirante Reis 1 (Intendente)

NOTA: uma casa de pasto em Portugal é um tipo de estabelecimento tradicionalmente conhecido por servir refeições simples e caseiras, geralmente com um enfoque em pratos tradicionais portugueses. É um local onde os clientes podem desfrutar de uma refeição rápida e econômica, sem muitas formalidades.

Nas casas de pasto, geralmente são oferecidos pratos típicos da gastronomia local, como cozidos, grelhados, ensopados, petiscos e, em alguns casos, também servem frutos do mar frescos. Embora possam variar em termos de tamanho e estilo, esses estabelecimentos tendem a ter uma atmosfera acolhedora e familiar.

As casas de pasto são conhecidas por oferecerem refeições saborosas e autênticas, valorizando os ingredientes locais e a culinária tradicional portuguesa. É um lugar onde os moradores locais e turistas podem apreciar uma experiência gastronômica simples e genuína.

2. O Palácio

@O Palácio

O Palácio de Alcântara é um dos nossos restaurantes favoritos em Lisboa, especialmente quando se trata de frutos do mar frescos.

Após saborearmos os petiscos marinhos mais frescos que a cidade tem a oferecer, sempre deixamos espaço para a deliciosa bifana, acompanhada de imperiais (no Brasil, chopes) bem geladas.

As especialidades do restaurante incluem lagostas e lavagantes com o reconhecido molho glutão, camarões tigre grelhados com molho especial, cadelinhas e amêijoas com molho à moda da casa, sapateiras e santolas com cascas recheadas, burriés e navalheiras, além de canilhas.

A escolha é difícil, por isso frequentamos o local muitas vezes para desfrutar de todas essas opções deliciosas.

Endereço: Rua Prior do Crato 142 (Alcântara)

3. Marisqueira  Azul

@marisqueiraazu

Se você está à procura de uma mariscada deliciosa em Lisboa, não procure mais, a Marisqueira Azul é o lugar perfeito. Aqui você vai encontrar o melhor marisco fresco do Mercado da Ribeira, proveniente da pesca local, tudo isso numa localização privilegiada na cidade.

A nossa sugestão para desfrutar de um almoço ou jantar memorável é optar pela mariscada para 2-3 pessoas. Embora o preço seja de 85 euros, cada cêntimo gasto valerá a pena.

Endereço: Praça do Comércio 70-71 (Baixa)

4. Cervejaria Pinóquio

@pinoquiolisboa

Localizada na Praça dos Restauradores, a Cervejaria Pinóquio é conhecida há mais de 30 anos por oferecer os peixes e mariscos mais frescos da região.

O menu desta cervejaria é vasto e inclui uma variedade de iguarias, desde lagosta, lavagante e sapateira até gambas, ostras e amêijoas.

Se tiver a oportunidade, é recomendado chegar um pouco mais cedo para desfrutar da espetacular esplanada, acompanhado de uma das duas especialidades da casa: Arroz de Marisco ou Feijoada de Marisco.

Endereço: Praça dos Restauradores 79

5. Nune’s Real Marisqueira

@marisqueiranunes

Situada em Belém, encontra-se uma das marisqueiras mais renomadas da cidade: Nune’s Real Marisqueira. Ao chegar, é imprescindível experimentar o presunto como entrada, antes de se deliciar com uma das especialidades de marisco oferecidas por esta casa.

As opções incluem uma Mista de Mariscos para duas pessoas (210 euros), ou porções individuais mais acessíveis, como percebes das Berlengas, amêijoas, lingueirão, camarão, santola, lagostas, sapateira, bruxas e ostras.

No final, se ainda houver espaço, não deixe de provar o Prego do Lombo no Pão. É uma verdadeira delícia!

Endereço: Rua Bartolomeu Dias 120 (Belém)

6. Cervejaria Ribadouro

@cervejariaribadouro

Fundada em 1947, é uma das cervejarias mais antigas da cidade e ficou famosa pelos petiscos que a colocam nesta lista: os frutos do mar.

Tanto espectadores como artistas têm-na como um lugar de eleição. Após os espetáculos no Parque Mayer, transformava-se num local de convívio e diversão, onde os petiscos e a sempre fresca e gelada cerveja não podiam faltar.

Ao visitar a Cervejaria Ribadouro, já sabe que não podes deixa de experimentar o famoso prego do lombo.

Enquanto isso, delicie-se com as sapateiras, lagostas e lavagantes, desfrutando dos melhores sabores do mar que Lisboa tem para oferecer.

Endereço: Avenida da Liberdade 115

7. Marisqueira do Lis

@marisqueiradolis

A Marisqueira do Lis está localizada muito próxima da nossa primeira opção nesta lista de lugares para desfrutar de uma deliciosa mariscada em Lisboa.

Fundada em 1973, sempre exibiu com orgulho suas grandes vitrines repletas de lagostas, lavagantes e sapateiras.

A marisqueira possui seus próprios viveiros dessas iguarias de sabor marinho e oferece um estacionamento privativo.

Endereço: Avenida Almirante Reis 27B

8. Baía do Peixe

@baiadopeixe_

A Baía do Peixe possui três locais em Lisboa e região: um no Campo Pequeno e outro na Praça do Comércio, ambos na cidade; e um em Cascais, localizado fora da capital.

Dentre as marisqueiras desta lista, a Baía do Peixe é uma das mais recentes a servir frutos do mar e peixes frescos.

Seu grande destaque é o rodízio de frutos do mar, com preços acessíveis que incluem Casco de Sapateira Recheado, Pernas de Sapateira, Camarão Cozido, Percebes, Búzios, Ostras, Amêijoa à Bulhão Pato, Mexilhão à Espanhola e Gambas al Ajillo.

9. Cervejaria Trindade

@acervejariatrindade

A Cervejaria Trindade é reconhecida como a mais antiga cervejaria de Portugal e recentemente reabriu suas portas no bairro do Chiado, em Lisboa, com um cardápio renovado de restaurante e petiscaria que certamente irás adorar.

A grande estrela do local é o renomado Chef Alexandre Silva, também proprietário dos restaurantes Loco e Fogo, que assina todas as delícias que poderás provar por lá.

A experiência gastronômica na Cervejaria Trindade é garantia de sabores excepcionais e uma atmosfera histórica, mergulhando na tradição culinária portuguesa com um toque de inovação.

Endereço: Rua Nova da Trindade 20C (Bairro Alto/Chiado)

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *