Portugal: ruas de Sortelha preservam a arquitetura medieval

Sortelha é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, construída durante a Idade Média e preservada ao longo dos séculos, mantendo sua arquitetura e área urbana intactas. É considerada uma das vilas mais encantadoras e bem preservadas de Portugal.

Situada em um conjunto rochoso a 760 metros de altitude, no Distrito da Guarda, Sortelha é cercada por grandes pedras de granito e matas de castanheiros. A cidade teve um papel importante na defesa das fronteiras de Portugal.

O encanto da aldeia reside em sua atmosfera medieval, com ruas e vielas em pedra de granito que se adaptam às irregularidades do terreno. No centro da vila, destaca-se o pelourinho dos tempos do rei D. Manuel I, adicionando um toque histórico e cultural ao local.

Sortelha tem uma localização espetacular: em cima de um conjunto rochoso a 760m. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.
O pelourinho manuelino.
A bela arquitetura da cidade.
A Rua da Fonte.
As casas de pedra de granito compõem a arquitetura medieval da vila.
Prédio da Câmara.
As casas acompanham os contornos rochosos do terreno.

Rodeada por imponentes muralhas que evidenciam seu caráter defensivo, a torre de menagem destaca-se de longe e faz parte das impressionantes ruínas do castelo do século 13.

Além disso, vale a pena visitar as ruínas da Igreja de Santa Rita, o antigo Hospital da Misericórdia, datado do século 17, e a Capela de Santiago, localizada próxima ao cemitério.

Uma lenda bastante conhecida entre os portugueses está associada a Sortelha. Segundo a lenda, o castelo da cidade foi cercado pelos mouros, inimigos ferrenhos dos portugueses.

O cerco durou por um longo período, e durante esse tempo, a filha do alcaide conheceu um príncipe mouro, e os dois se apaixonaram, planejando uma fuga juntos.

No entanto, desconfiada, a mãe da jovem, que era versada em artes mágicas, descobriu o plano. No momento da fuga, quando a moça descia a encosta do castelo para se encontrar com o corajoso guerreiro, a mãe lançou-lhes um feitiço. Os amantes foram transformados em pedra, eternizando seu beijo.

O beijo eterno dos amantes imortalizado nas duas rochas que se tocam na parte externa do castelo.
As muralhas do castelo
Um dos passos da Via Sacra
A Torre de Menagem do castelo
Vista panorâmica do alto das muralhas do castelo.
Igreja na parte exterior da aldeia.

Um pouco de história

Sortelha possui uma rica história que abrange mais de oito séculos, remontando ao ano de 1228, quando recebeu a Carta de Foral concedida pelo rei D. Sancho II.

Foi nessa época que o Castelo de Sortelha começou a ser construído, levando ao desenvolvimento de um núcleo urbano dentro das muralhas entre os séculos 13 e 14.

Durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521), a vila de Sortelha passou por obras abrangentes de reestruturação e requalificação.

Em resposta ao crescimento populacional, foram construídas as primeiras residências e estruturas administrativas fora do castelo, incluindo o Pelourinho, a Casa da Câmara e Cadeia, além de diversas casas senhoriais.

Ao longo dos séculos, a localização estratégica do Castelo de Sortelha cumpriu seu propósito defensivo, servindo principalmente como posto de observação.

No entanto, em 1855, Sortelha perdeu o status de sede do concelho (município), o que resultou em um despovoamento gradual da região. Atualmente, a aldeia histórica conta com menos de 500 habitantes, e a maioria deles reside fora do perímetro das muralhas.

Apesar do despovoamento e do afastamento da população, Sortelha mantém sua atmosfera histórica e charme intactos. Suas ruas de paralelepípedos e casas de pedra preservam o encanto medieval, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem ao passado.

A beleza das grandes pedras de granito e das matas de castanheiros que cercam a aldeia completa a experiência pitoresca. Sortelha é um tesouro histórico que desperta a curiosidade dos visitantes e oferece a oportunidade de explorar e contemplar o legado do passado.

O que ver em Sortelha

Cabeça da Velha

Em minha opinião, uma das atividades mais fascinantes para se fazer em Sortelha é buscar a chamada “Cabeça da Velha” em meio à paisagem serrana.

Portanto, esse foi o primeiro local que exploramos assim que chegamos à aldeia histórica.

Essa região do interior de Portugal é caracterizada por formações de granito – muitas delas com milhares e milhares de anos de idade.

Enquanto a maioria dessas formações passa despercebida aos olhos dos moradores locais e turistas, a “Cabeça da Velha” provoca o efeito oposto!

A formação rochosa conhecida como “Cabeça da Velha” em Sortelha recebeu esse nome devido à sua semelhança com a cabeça de uma mulher idosa.

No entanto, pessoas com imaginação mais fértil afirmam que não se trata apenas de uma “velha” comum, mas sim de uma bruxa com um nariz pontiagudo e um queixo proeminente!

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia de Sortelha, também conhecida como Igreja de Santa Rita ou Igreja de São João, possivelmente foi construída no início do século 14.

Localizada fora das muralhas de Sortelha, a igreja está situada a poucos metros do antigo Hospital da Misericórdia, no Largo de Santa Rita.

Infelizmente, o templo encontra-se em ruínas há várias décadas e não possui mais o seu telhado. No entanto, é possível adentrar o interior da igreja e observar uma nave única, além de vestígios do altar que ainda permanecem.

Porta Nova & Porta Falsa

Após explorar os monumentos a oeste do recinto muralhado de Sortelha, você tem duas opções de entrada para o centro histórico: a Porta Nova ou a Porta Falsa. Se escolher a Porta Nova, não deixe de admirar um trecho da Calçada Medieval, pavimentada com granito!

A Porta Nova, voltada para o Largo de Santa Rita, é a mais antiga das três portas desta aldeia histórica, apesar do seu nome.

Em uma das laterais, ainda é possível encontrar duas das antigas unidades de medida portuguesas, utilizadas desde a Idade Média até a introdução do sistema métrico no século 19.

Porta Nova

A Porta Falsa está localizada um pouco mais ao norte, próxima à Torre do Facho.

Essa torre retangular, com quase 10 metros de altura, foi construída para controlar o acesso deste lado da muralha e servir como ponto de comunicação com outros castelos da região, como o de Belmonte e o de Monsanto.

Porta Falsa

Segundo informações disponíveis, a Porta Falsa era pouco utilizada e chegou a ser fechada para preservar a defesa da aldeia histórica de Sortelha, o que originou o seu nome peculiar. Se você deseja subir às muralhas, este é o local perfeito para avistar a “Cabeça da Velha”!

Casa do Governador

A Casa do Governador é um dos edifícios mais bem preservados na aldeia histórica de Sortelha. Construída nos séculos 15-16, possui dois pisos com diferentes funções: o rés-do-chão abrigava lojas e o andar nobre servia como residência do Governador do Concelho.

Localizada em uma das ruas principais da vila, a Casa do Governador está a uma curta distância das estruturas e instituições mais importantes de Sortelha, como a Igreja de Nossa Senhora das Neves (ou Igreja Matriz), o Pelourinho, a Casa da Câmara e Cadeia e até mesmo o Castelo.

Sua localização privilegiada permite fácil acesso a esses pontos de interesse, tornando-a um destaque na visita à aldeia.

Igreja de Nossa Senhora das Neves (ou Igreja Matriz)

A Igreja de Nossa Senhora das Neves, também conhecida como Igreja Matriz, é um importante monumento religioso em Sortelha.

Construída no século 16, está localizada no atual Largo da Igreja e é dedicada a Nossa Senhora das Neves, uma das invocações católicas da Virgem Maria.

A igreja é caracterizada por sua torre sineira e pela presença de um dos Passos da Via Sacra, que se encontra sobre algumas sepulturas esculpidas na rocha.

Embora a fachada principal exiba o ano “1573”, ao longo dos séculos, a Igreja de Nossa Senhora das Neves passou por várias reformas e modificações.

Essas alterações podem ser observadas no interior, onde elementos decorativos dos períodos gótico, renascentista, maneirista e até mesmo joanino (representativo do barroco tardio português) estão presentes.

A igreja possui uma rica história e uma arquitetura que reflete diferentes estilos ao longo do tempo. É um local de importância religiosa e cultural, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar a evolução artística e arquitetônica ao longo dos séculos.

Castelo de Sortelha

Para entrar no Castelo de Sortelha, você passará pelo Pelourinho e pela Casa da Câmara e Cadeia, que atualmente abriga a Junta de Freguesia, que é a administração da localidade. Esses pontos estão localizados no coração da aldeia histórica de Sortelha.

O Castelo de Sortelha é uma impressionante fortificação situada a 760 metros de altitude, em uma formação rochosa de grandes proporções. Embora a data exata de conclusão da construção seja desconhecida, acredita-se que tenha ocorrido após a vila receber sua Carta de Foral em 1228.

A arquitetura do castelo é predominantemente românica e gótica, com algumas intervenções no estilo manuelino (gótico tardio português). Um exemplo disso são as armas reais do rei D. Manuel I, esculpidas acima da Porta do Castelo.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, o Castelo de Sortelha é o cartão-postal mais conhecido dessa aldeia histórica. No centro da antiga fortaleza militar, destaca-se a imponente Torre de Menagem, que parece emergir das rochas de granito.

A grandiosidade e a beleza arquitetônica do Castelo de Sortelha atraem visitantes de todo o mundo. A fortaleza é um testemunho da história e do passado militar da região, oferecendo aos visitantes uma experiência única ao explorar suas muralhas e apreciar a vista panorâmica dos arredores.

Fonte da Azenha

Em Sortelha, uma atividade imperdível é explorar as suas fontes. Além da cisterna localizada dentro do castelo, a antiga vila contava com água proveniente de duas fontes: a Fonte da Azenha e a Fonte de Mergulho.

A Fonte da Azenha pode ser um pouco difícil de encontrar, mas há duas opções de trajeto: você pode seguir a rua principal após o Pelourinho e virar à esquerda, ou caminhar sempre em frente a partir dos fundos da Igreja Matriz.

Apesar de discreta, a Fonte da Azenha possui uma característica peculiar, com o tanque esculpido em uma rocha. Por sua vez, a Fonte de Mergulho está localizada no popular Largo do Corro e apresenta uma bomba de ferro moderna.

Conhecer essas fontes permite aos visitantes apreciar a engenhosidade histórica e a importância da água para a vida cotidiana na vila de Sortelha. Além disso, é uma oportunidade de desfrutar da tranquilidade e do encanto desses locais únicos.

Casa nº 1

A “Casa Número 1” recebe esse nome devido a uma inscrição em uma das portas do rés-do-chão. Não se tem certeza se esta casa é uma das mais antigas, ou até mesmo a mais antiga, na aldeia histórica de Sortelha, o que poderia justificar sua numeração.

O edifício de dois andares que sobreviveu até os dias atuais parece ter sido construído entre os séculos 16 e 18. No entanto, há registros que indicam que as origens desta casa remontam ao século 13, quando pertencia à família dos Ferreira Ferraz, os antigos alcaides de Sortelha.

A “Casa Número 1” está localizada no Largo do Corro, o local mais movimentado de Sortelha. Neste local, você encontrará algumas das residências mais prestigiosas da antiga vila, como a Casa do Escrivão da Câmara e a Casa dos Falcões, além da Fonte do Mergulho e do Posto de Turismo de Sortelha.

Explorar os vários cantos do Largo do Corro é definitivamente uma das melhores coisas para se fazer em Sortelha.

Um dos pontos de interesse mais curiosos é o Lódão-bastardo, uma árvore centenária classificada como Árvore de Interesse Municipal em 2017, cujo nome científico é “Celtis australis”.

Encontrar essa árvore e apreciar sua grandiosidade é uma experiência única durante a visita a Sortelha.

Casa dos Falcões

A última parada neste itinerário de Sortelha é a Casa dos Falcões, localizada em uma das esquinas do Largo do Corro. Esta residência de dois andares, com um piso térreo comercial e um piso superior residencial, remonta ao século 16, embora tenha passado por reformas no século 18.

Assim como a maioria dos edifícios e estruturas em Sortelha, a Casa dos Falcões foi construída com granito, utilizando outros materiais típicos desta região do Centro de Portugal.

A poucos passos de distância, você encontrará a Porta da Vila, que é a entrada principal da aldeia histórica de Sortelha.

Onde ficar

Na aldeia é possível alugar casas. Para consultar as opções de hospedagem acesse: www.visitportugal.com

Onde comer

Opções de restaurantes em Sortelha:

  1. Dom Sancho: Localizado no Largo do Corro, o Dom Sancho oferece um ambiente rústico, com paredes e chão de pedra. O restaurante é conhecido por sua gastronomia regional, com destaque para pratos de caça, como arroz de lebre, veado ou javali guisado, e a famosa caldeirada de cabrito.

Endereço: Largo do Corro, 6320-536 Sortelha Telefone: +351 271 388 267 E-mail: [email protected]

  1. O Celta: O Celta também valoriza a culinária regional, com pratos à base de caça. O ambiente é informal e acolhedor.

Endereço: Rua Dr. Victor Pereira de Neves, 6320-536 Sortelha Telefone: +351 271 388 291 E-mail: [email protected]

Ao visitar esses restaurantes, você terá a oportunidade de desfrutar da deliciosa gastronomia local, com pratos típicos da região de Sortelha.

Como chegar lá

Para chegar a Sortelha a partir de Lisboa, você pode seguir estas opções de transporte:

  1. Carro: pegue a autoestrada A1 em direção a Norte/Porto. Após cerca de 200 km, saia na saída 8 em direção a A23/Abrantes/Castelo Branco. Continue na A23 até à saída 33, onde deverá seguir para Belmonte pela estrada N233. De Belmonte, siga as indicações para Sortelha, que está a cerca de 10 km de distância.
  2. Transporte público: áv até à Estação do Oriente, em Lisboa, e pegue um trem até à estação da Covilhã. A viagem de trem dura aproximadamente 3 horas. De Covilhã, você pode pegar um táxi ou um ônibus para Sortelha, que fica a cerca de 30 km de distância.

A partir do Porto, você pode chegar a Sortelha seguindo estas opções:

  1. Carro: pegue a autoestrada A1 em direção a Sul/Lisboa. Após cerca de 150 km, saia na saída 14 em direção a Guarda/Sabugal. Siga pela estrada nacional N16 até chegar a Sabugal. De lá, siga as indicações para Sortelha, que está a cerca de 15 km de distância.
  2. Transporte público: vá até à Estação de São Bento, no Porto, e pegue um trem até à estação da Guarda. A viagem de trem dura aproximadamente 2 horas. De Guarda, você pode pegar um táxi ou um ônibus para Sortelha, que fica a cerca de 40 km de distância.

Lembre-se de verificar os horários e disponibilidade de transporte antes de sua viagem, pois eles podem variar.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *