Portugal: roteiro de 5 dias na Madeira

O arquipélago da Madeira, localizado no Oceano Atlântico, é um verdadeiro paraíso repleto de belezas naturais deslumbrantes. Com um clima ameno durante todo o ano, a ilha oferece uma variedade de atrações, desde praias deslumbrantes até montanhas com vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Além disso, a região possui um rico patrimônio histórico, excelentes opções gastronômicas, atividades de enoturismo e uma abundante conexão com a natureza.

Uma das características marcantes da Madeira é a sua infraestrutura hoteleira de alta qualidade.

Os visitantes podem escolher entre hotéis modernos e aconchegantes quintas decoradas em estilo provençal, que exalam charme e proporcionam uma experiência única de hospedagem.

Seja qual for o seu estilo de viagem, a Madeira oferece opções que atendem a todos os gostos e preferências.

Para explorar ao máximo o arquipélago da Madeira, um roteiro de cinco dias é o ideal.

Durante esse período, os viajantes podem mergulhar na beleza natural das levadas e trilhas que cruzam a ilha, descobrir encantadoras vilas e cidades históricas, desfrutar de momentos relaxantes nas praias de areia dourada e explorar os majestosos penhascos e montanhas que oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Os amantes da gastronomia também têm muito a apreciar na Madeira. A região é conhecida pelos seus excelentes restaurantes, onde é possível degustar pratos tradicionais da culinária madeirense, como o famoso bolo do caco, o espeto de carne em pau de louro e o peixe espada preto.

Além disso, a ilha é um paraíso para os apreciadores de vinho, com várias vinícolas e adegas que oferecem tours e degustações de vinhos premiados.

Ao visitar a Madeira, os viajantes também têm a oportunidade de se conectar com a natureza exuberante que envolve a região.

Passeios de barco para avistar golfinhos e baleias, visitas aos jardins botânicos e explorar os parques naturais são algumas das atividades que permitem aos visitantes desfrutar da rica biodiversidade e preservação ambiental do arquipélago.

1º dia

A cidade de Funchal é o ponto de partida perfeito para explorar a Madeira. Essa encantadora cidade cosmopolita oferece uma rica cultura e uma gastronomia deliciosa.

Na Zona Velha, você encontrará bares e restaurantes ideais para experimentar as lapas, um tipo de molusco local, e a famosa poncha, uma bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar.

Não deixe de visitar o Mercado dos Lavradores, com sua arquitetura magnífica que combina elementos do Art Déco com o modernismo, e a famosa fábrica de bordados típicos da Madeira, a Bordal.

É a partir dessa região que parte o famoso teleférico que leva até o Monte, a parte alta da cidade. A viagem dura cerca de 20 minutos e oferece uma paisagem deslumbrante.

No topo, você não pode deixar de visitar o Jardim Tropical Monte Palace.

Este incrível jardim ocupa uma área de 70 mil metros quadrados e abriga uma coleção rica e diversificada de plantas exóticas de todo o mundo, além de contar com azulejos portugueses deslumbrantes, coleções de arte e um museu com uma extensa exposição de minerais.

Ao retornar, você pode aproveitar os divertidos carros de cesto para descer até Livramento, que fica na metade do caminho até o Funchal. Esses tradicionais e empolgantes meios de transporte da Madeira proporcionam uma experiência cheia de adrenalina para os turistas.

O centro da cidade de Funchal também possui seus próprios atrativos, como a imponente catedral e o Palácio de São Lourenço.

Além disso, é onde se concentra a maior parte dos museus da cidade, incluindo o Museu de Arte Sacra e o Museu da Madeira Wine, que está localizado em um edifício com as adegas mais antigas da ilha.

O Jardim Tropical Monte Palace ocupa uma área de 70 mil metros quadrados e tem abundante coleção de plantas exóticas. Fotos: Divulgação
Palácio de São Lourenço, outra atração da ilha.
Frutas e iguarias no Mercado dos Lavradores
A Zona Velha possui bares e restaurantes.
Área portuária.

2º dia

No segundo dia, uma atividade imperdível na Madeira é caminhar ao longo dos fascinantes canais de irrigação, conhecidos como levadas.

Esses caminhos percorrem cerca de 2 mil quilômetros e oferecem acesso a cenários deslumbrantes da floresta Laurissilva, que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade.

Aproveite essa oportunidade para desfrutar de uma conexão íntima com a natureza e experimentar diferentes esportes radicais, como canyoning, rapel, mountain bike, entre outros. A Madeira oferece uma variedade de opções para os aventureiros de plantão.

Para finalizar o dia, desfrute de um merecido descanso e uma deliciosa refeição em um tradicional churrasco ao ar livre. A espetada madeirense é uma iguaria famosa na região.

Trata-se de pedaços de carne de vaca espetados em espetos de pau de louro e grelhados sobre brasas, proporcionando um sabor irresistível.

Acompanhado de um bom vinho madeirense, esse será um momento de prazer gastronômico e relaxamento, perfeito para encerrar o segundo dia na ilha.

3º dia

No terceiro dia, aproveite para conhecera rica tradição vinícola da Madeira. Conhecida mundialmente pelos seus vinhos excepcionais, a ilha oferece um passeio temático que não pode ser deixado de lado.

O tour parte de Funchal em direção às vinhas de Câmara de Lobos, o principal município vinicultor da ilha.

Durante o trajeto, você terá a oportunidade de passar por regiões emblemáticas do norte da ilha, como São Vicente e Porto Moniz, conhecidas por suas paisagens deslumbrantes.

Ao longo do passeio, visitará adegas locais, onde poderá desfrutar de degustações de vinhos, explorar as vinhas pitorescas e aprender sobre o processo de produção dessas preciosas bebidas.

Além disso, o passeio inclui um delicioso almoço típico madeirense, onde você poderá saborear os pratos tradicionais da região, que harmonizam perfeitamente com os vinhos locais.

Durante esse dia repleto de descobertas e experiências enogastronômicas, você terá a oportunidade de se encantar com a cultura vinícola da Madeira e compreender por que esses vinhos são tão renomados em todo o mundo.

Ao final do dia, você retornará à cidade do Funchal com uma bagagem enriquecedora de conhecimentos sobre a produção de vinhos na ilha e memórias inesquecíveis de paisagens deslumbrantes e sabores únicos.

A ilha oferece um agradável contato com a natureza.
Vinícolas também são um atrativo local
O tradicional e divertido transporte madeirense.

4º dia

No quarto dia da sua jornada pelo arquipélago da Madeira, reserve um tempo para conhecer a bela ilha vizinha, Porto Santo.

Há duas opções de transporte para chegar lá: avião ou barco. A forma mais comum é utilizar o ferry que parte da ilha da Madeira pela manhã e retorna no fim da tarde, permitindo que você tenha um dia inteiro para aproveitar tudo o que Porto Santo tem a oferecer.

Conhecida como a “Ilha Dourada”, Porto Santo possui extensos areais dourados que percorrem praticamente toda a sua costa sul, criando uma paisagem deslumbrante onde o mar azul turquesa se encontra com a areia dourada.

O clima ameno da ilha proporciona condições ideais para passar o dia inteiro na praia, relaxando e desfrutando da vista deslumbrante. Além disso, a areia de Porto Santo possui propriedades terapêuticas comprovadas, o que a torna perfeita para caminhadas revigorantes ao longo da praia.

A água do mar em Porto Santo também é conhecida por seus benefícios à saúde. Com quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, esses elementos são considerados benéficos para a saúde e são frequentemente utilizados em tratamentos de talassoterapia.

Aproveite a oportunidade para desfrutar de um mergulho revigorante no mar e aproveitar os benefícios naturais que Porto Santo tem a oferecer.

A cidade de Vila Baleira é a única cidade da ilha e abriga a Casa-Museu Cristóvão Colombo. Esse museu recria o ambiente primitivo onde o famoso descobridor da América viveu, oferecendo aos visitantes uma visão fascinante da vida e das explorações de Colombo.

Visite as exposições interativas e descubra mais sobre a história e a importância desse famoso navegador.

Ao final do dia, você retornará à ilha da Madeira, levando consigo memórias de um dia incrível em Porto Santo, onde desfrutou das praias deslumbrantes, mergulhou nas águas terapêuticas do mar e conheceu o legado de Cristóvão Colombo.

5º dia

No último dia da sua incrível jornada na Madeira, reserve um tempo para desfrutar de atividades tranquilas e relaxantes.

Uma ótima opção é embarcar em um catamarã e explorar a deslumbrante costa da ilha durante a Rota dos Fajãs. Esse passeio parte da Marina de Funchal e segue ao longo do sudoeste da ilha, revelando cenários incríveis e muitas vezes intocados.

Durante o trajeto, o catamarã faz paradas estratégicas, oferecendo a oportunidade de praticar diversos esportes aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque.

Mergulhe nas águas cristalinas do Atlântico e descubra a rica diversidade marinha que habita essas águas. Esteja atento também para avistar golfinhos brincalhões, baleias e tartarugas marinhas, criando memórias inesquecíveis desses encontros com a vida marinha.

Além das atividades aquáticas, o passeio de catamarã ao longo da costa proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes das falésias, enseadas isoladas e formações rochosas únicas. Aprecie a beleza natural da ilha e deixe-se envolver pela tranquilidade do mar.

À medida que o passeio chega ao seu destino final, Ponta do Pargo, você terá a oportunidade de admirar um dos pontos mais emblemáticos da ilha, conhecido por suas paisagens dramáticas e panorâmicas de tirar o fôlego.

Aproveite esse momento para absorver a energia da natureza e capturar fotografias deslumbrantes que servirão como lembranças preciosas da sua experiência na Madeira.

Ao final do dia, retorne à marina do Funchal, levando consigo memórias inesquecíveis das belezas naturais, da vida marinha fascinante e das paisagens deslumbrantes que tornaram a sua visita ao arquipélago da Madeira verdadeiramente especial.

A Ilha da Madeira tem clima ameno o ano inteiro e montanhas com vistas incríveis.
As lapas, um tipo de molusco local.
Ao redor da ilha, a diversidade marinha, com golfinhos, baleias e tartarugas.
O inusitado aeroporto da Madeira. com uma das aterragens mais perigosas do mundo por causa dos ventos
O belo espetáculo do por do sol na ilha.

O arquipélago da Madeira é um destino imperdível para aqueles que desejam vivenciar um verdadeiro paraíso tropical.

Com sua beleza natural estonteante, infraestrutura hoteleira de qualidade, rica gastronomia e atividades diversas, região proporciona uma experiência única e inesquecível aos seus visitantes.

Não deixe de incluir a Madeira em sua lista de próximas viagens e descubra todo o encanto que esse fabuloso arquipélago tem a oferecer.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *