Lamego: o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e seus 686 degraus

Uma das atrações imperdíveis na encantadora cidade de Lamego, situada na região do Douro, no Norte de Portugal, é o majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Essa magnífica construção, inspirada no renomado Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, encanta os visitantes com sua beleza e imponência.

Construído no século 18, o santuário é conhecido por sua deslumbrante escadaria barroca, composta por impressionantes 686 degraus. Essa grandiosa estrutura arquitetônica é um convite para os visitantes subirem e desfrutarem de uma vista panorâmica espetacular da cidade de Lamego.

Ao alcançar o topo, é possível contemplar a paisagem deslumbrante, com suas ruas e construções históricas se desdobrando aos pés dos visitantes.

A jornada pelas escadarias do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios tem início na avenida central de Lamego, a Dr. Alfredo de Sousa.

Ao levantar os olhos, os visitantes avistam a pequena e distante figura do santuário no topo. Aqueles que preferem evitar a subida íngreme das escadas têm a opção de chegar ao santuário de carro, desfrutando da comodidade e praticidade.

Um pouco de história

A história do santuário remonta ao século 14, quando uma pequena capela dedicada a Santo Estevão foi erguida no local em 1361. No entanto, em 1568, a capela original foi demolida e substituída por um templo com uma imagem da Virgem Maria com o Menino.

Com o passar dos anos, a devoção a Santo Estevão diminuiu gradualmente, sendo substituída pela crescente veneração à Virgem Maria.

Em resposta às necessidades dos devotos que buscavam a Santa em busca de alívio para doenças, a devoção a Nossa Senhora dos Remédios começou a florescer. Foi então que a construção do atual santuário teve início em 1750, sendo concluída somente em 1905.

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é um local de profunda devoção religiosa, onde peregrinos e fiéis encontram inspiração espiritual e buscam alívio para suas aflições.

Além disso, é um exemplo notável da arquitetura religiosa barroca, com sua fachada imponente e decoração exuberante, que cativa os admiradores do estilo artístico da época.

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios visto da avenida central de Lamego. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.
As escadarias são divididas em patamares.
A avenida Dr. Alfredo de Sousa a partir das escadarias do santuário.
O Pátio dos Reis, com um obelisco ao centro.
Detalhe do obelisco com o santuário ao fundo.
Os reis de Israel que compõem a árvore genealógica da Virgem.

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, construído em estilo rococó, possui uma impressionante estrutura externa composta por escadarias divididas em nove lances.

Essas escadarias são ricamente ornamentadas, apresentando capelas, fontes, estátuas e obeliscos, que encantam os visitantes com sua beleza e detalhes arquitetônicos.

Um dos destaques do santuário é o famoso “Pátio dos Reis”, onde se encontram as imagens de 18 reis de Israel, representando a árvore genealógica da Virgem Maria.

Essas estátuas impressionantes chamam a atenção dos visitantes, que podem contemplar a riqueza simbólica e histórica presente nessa parte do santuário.

No centro do pátio, destaca-se a imponente Fonte dos Gigantes, cujo elemento central é um obelisco com aproximadamente 15 metros de altura, agregando ainda mais grandiosidade ao conjunto arquitetônico.

Outro espaço notável é o pátio de Nossa Senhora de Lourdes ou de Jesus Maria José, onde os visitantes encontram uma capela dedicada à Sagrada Família. Posteriormente, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi colocada nesse espaço sagrado.

Em frente a essa capela, encontra-se a encantadora Fonte da Sereia, adornada por uma escultura de um tritão montado em um golfinho, que se assemelha a uma sereia. Essa obra de arte acrescenta um toque de encanto e fantasia ao ambiente, criando uma atmosfera mágica.

Ao explorar esses pátios e admirar as fontes, estátuas e capelas do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, os visitantes mergulham em uma experiência estética e espiritual única.

Cada detalhe arquitetônico e artístico presente nesse espaço sagrado reflete a devoção e a história que cercam a veneração à Virgem Maria.

Portanto, não deixe de apreciar a grandiosidade  desses pátios e fontes durante a sua visita ao santuário, maravilhando-se com a riqueza cultural e a beleza visual que eles proporcionam.

Panorâmica do Pátio dos Reis com a igreja ao fundo
Detalhe da Fonte dos Gigantes
A Fonte da Sereia.
Vista da cidade do alto.
O santuário foi construído em estilo rococó.
A romaria de Nossa Senhora dos Remédios é dia 8 de setembro.

Nos arredores do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, os visitantes podem desfrutar de um belo parque repleto de encantos naturais.

O parque é atravessado por charmosos caminhos e oferece recantos pitorescos ideais para piqueniques e momentos de descanso.

Além disso, o local abriga uma diversidade de espécies de árvores, proporcionando uma atmosfera tranquila e agradável para os visitantes apreciarem a natureza.

Uma das celebrações religiosas mais importantes relacionadas ao santuário é a romaria de Nossa Senhora dos Remédios, realizada anualmente no dia 8 de setembro.

Essa festividade atrai um grande número de fiéis e peregrinos, que vêm de diferentes regiões para render homenagens e expressar sua devoção à Virgem Maria.

Além disso, Lamego é palco da Festa de Nossa Senhora da Esperança e da Semana Santa, eventos que também estão intimamente ligados ao santuário e enriquecem a experiência espiritual dos visitantes.

Lamego, além de abrigar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, é uma cidade que possui um rico patrimônio arquitetônico e cultural.

A cidade faz parte do conhecido Caminho Português de Santiago, uma das rotas que conduzem os peregrinos ao destino sagrado de Santiago de Compostela, na Espanha.

Ao percorrer as ruas históricas de Lamego, os visitantes têm a oportunidade de apreciar magníficos exemplares de arquitetura, como igrejas, palácios e edifícios históricos, testemunhando a riqueza cultural e a importância histórica dessa encantadora cidade.

Portanto, ao visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, os turistas têm a chance de vivenciar não apenas um local de grande devoção religiosa, mas também desfrutar da tranquilidade do parque circundante, participar das festividades tradicionais e explorar o valioso patrimônio cultural e arquitetônico da cidade.

Combinando espiritualidade, natureza, cultura e história, Lamego e seu santuário oferecem uma experiência única e enriquecedora aos seus visitantes, tornando-se um destino imperdível na região do Douro, no Norte de Portugal.

A subida das escadarias e a contemplação da vista panorâmica recompensam os visitantes com uma experiência singular e memorável. Não deixe de incluir esse magnífico santuário em seu roteiro pelo Douro, descobrindo o encanto e a espiritualidade que ele oferece.

Como chegar lá

Para chegar a Lamego a partir de Lisboa, há diferentes opções de transporte disponíveis.

  • De carro: a viagem de Lisboa a Lamego de carro tem duração aproximada de 3 horas e 30 minutos, percorrendo uma distância de cerca de 320 km. Você pode seguir pela autoestrada A1 até ao Porto e, em seguida, pegar a A4 em direção a Vila Real. Depois, basta seguir as indicações para Lamego.
  • De transporte público: uma opção é pegar um trem de Lisboa até ao Porto, na estação de São Bento ou Campanhã. A viagem de trem tem duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. Chegando ao Porto, você pode pegar um ônibus da empresa Rede Expressos até Lamego. O trajeto tem duração média de 1 hora e 30 minutos.

A partir do Porto, também é possível chegar a Lamego de diferentes maneiras:

  • De carro: a viagem de carro do Porto a Lamego tem duração aproximada de 1 hora e 15 minutos, percorrendo uma distância de cerca de 100 km. Basta seguir pela autoestrada A4 em direção a Vila Real e, em seguida, pegar a saída para Lamego.
  • De transporte público: você pode pegar um autocarro da empresa Rede Expressos diretamente do Porto até Lamego. O trajeto de autocarro tem duração média de 1 hora e 30 minutos.
  • Outra opção é utilizar o trem. A partir da estação de São Bento ou Campanhã, no Porto, você pode pegar um trem até a estação de Lamego. A duração da viagem é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Ao chegar a Lamego, recomenda-se utilizar transporte local, como táxis ou serviços de transporte privado, para se deslocar pela cidade e visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e outros pontos turísticos de interesse.

É importante verificar os horários e disponibilidade dos transportes públicos, bem como considerar o trânsito e possíveis condições rodoviárias ao viajar de carro.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *