Roteiro pela fronteira do Alentejo com a Espanha: belas paisagens, castelos e vilas medievais

É possível planejar uma viagem completa pela região, começando em Castelo de Vide, um charmoso vilarejo a duas horas e meia de Lisboa. Rodeado por mais de dois quilômetros de muralhas, o local possui casas brancas, ruas estreitas, portais góticos e construções antigas. Além disso, um belo castelo oferece uma vista incrível dos arredores.

A apenas 13 quilômetros dali encontra-se Marvão, outra aldeia histórica da região. Embora também tenha muralhas, castelo e casas brancas, Marvão possui uma atmosfera distinta de Castelo de Vide e vale a pena visitar ambas as localidades.

A história milenar de Marvão, seu imponente castelo e seu encanto inexplicável são características que a tornam única.

Esses destinos próximos à fronteira desempenharam papéis importantes durante as batalhas medievais. Estrategicamente posicionados em colinas e fortificados com castelos e muralhas, eles serviam como pontos de observação para detectar a aproximação de exércitos inimigos e estavam preparados para enfrentar ataques.

Após visitar Marvão, a aproximadamente 80 quilômetros de distância encontra-se Elvas, uma cidade reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Esta cidade fortificada possui uma estrutura defensiva em forma de estrela, com um perímetro de cerca de dez quilômetros, sendo considerada uma das maiores fortificações amuralhadas do mundo.

Elvas é lar de diversas construções militares impressionantes, como o Forte de Santa Luzia e o Forte da Graça, além dos fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade.

No entanto, além do seu legado militar, a cidade também abriga belas igrejas e mosteiros, enriquecendo seu patrimônio histórico e cultural. A vista panorâmica do castelo de Elvas é verdadeiramente deslumbrante, proporcionando uma experiência memorável aos visitantes.

Castelo de Vide, um charmoso vilarejo a duas horas e meia de Lisboa. Foto: Turismo do Alentejo/Divulgação
A bela Marvão, aldeia histórica do Alentejo. Foto: Turismo do Alentejo/Divulgação
Aqueduto da Amoreira, em Elvas. Foto: Turismo no Alentejo/Divulgação
O ponto turístico mais importante de Vila Viçosa é o Paço Ducal, onde um museu. Foto: Turismo do Alentejo/Divulgação
Monsaraz fascina os visitantes com suas ruas de pedra, muralhas e casinhas típicas. Foto:Turismo do Alentejo/Divulgação

A próxima parada no roteiro fica a apenas 31 quilômetros de Elvas, em Vila Viçosa, conhecida como a “princesa do Alentejo”.

Localizada próxima a importantes pedreiras de mármore, essa cidade encanta com suas casas que parecem verdadeiros palácios, adornadas com o mármore característico da região.

O destaque turístico de Vila Viçosa é o Paço Ducal, atualmente transformado em um museu que abriga uma variedade de exposições.

No local, os visitantes podem apreciar mobiliário, utensílios domésticos, roupas, obras de arte, porcelanas, conjuntos de armas e até mesmo carruagens que remontam à época em que o local servia como residência da família real portuguesa.

A fachada do Paço Ducal é particularmente impressionante, com seus 110 metros totalmente revestidos de mármore, conferindo-lhe um aspecto majestoso.

A próxima parada do roteiro é Monsaraz, um encantador destino que cativa os visitantes com suas ruas de pedra, muralhas e casinhas típicas.

Localizada nas proximidades do imenso Lago Alqueva, Monsaraz é considerada um dos melhores lugares em todo o Alentejo para apreciar o pôr do sol.

A partir do topo do seu castelo, é possível contemplar toda a extensão do lago e testemunhar as cores em constante mudança conforme a noite se aproxima.

A última parada do itinerário é Mértola, situada no esplêndido Vale do Guadiana. Do ponto de vista histórico, Mértola supera qualquer outro destino da lista, uma vez que foi uma cidade romana e, posteriormente, a capital de um reino árabe.

Essa rica herança se reflete em sua arquitetura peculiar, que guarda tesouros provenientes das influências portuguesas, árabes e romanas.

Um exemplo notável é a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, que atualmente é uma igreja católica construída sobre uma antiga mesquita.

Por toda a cidade, é possível encontrar vestígios arqueológicos em exposição, como na Câmara Municipal e no Museu Islâmico, que contam a história fascinante desse local.

Por que visitar a região alentejana que faz fronteira com a Espanha

Mértola já foi uma cidade romana e, posteriormente, a capital de um reino árabe. Foto: Turismo do Alentejo/Divulgação

A região do Alentejo que faz fronteira com a Espanha é um destino imperdível para os viajantes que desejam explorar a essência autêntica de Portugal. Com sua localização estratégica e rica história, essa região oferece uma experiência única e inesquecível.

Um dos principais motivos para visitar essa região é a sua rica herança cultural e histórica. Ao atravessar a fronteira e adentrar no Alentejo, os visitantes são transportados para um passado fascinante, repleto de castelos medievais, cidades fortificadas, igrejas antigas e vestígios de civilizações passadas.

A mistura de influências portuguesas e espanholas cria uma atmosfera única, onde é possível mergulhar nas histórias de batalhas medievais, trocas culturais e disputas territoriais.

Além disso, a paisagem do Alentejo é de tirar o fôlego. Vastas planícies douradas, colinas verdejantes, olivais e vinhas se estendem até onde os olhos podem alcançar.

Essa beleza natural proporciona uma sensação de serenidade e paz, convidando os visitantes a explorarem a região a pé, de bicicleta ou até mesmo de carro, enquanto apreciam a tranquilidade e a imensidão da paisagem.

A gastronomia também é um destaque no Alentejo. Os sabores ricos e autênticos dos pratos tradicionais conquistam os paladares mais exigentes.

Dos pratos à base de carne de porco preto, como a famosa carne de porco à alentejana, aos queijos de ovelha e aos vinhos de renome, cada refeição é uma experiência gastronômica memorável.

Os restaurantes locais oferecem uma verdadeira celebração dos produtos regionais, onde os visitantes podem saborear a culinária típica e desfrutar de uma genuína hospitalidade.

Além disso, a proximidade com a Espanha acrescenta um elemento extra à visita ao Alentejo.

Os viajantes têm a oportunidade de explorar a cultura e a gastronomia espanhola, fazer uma visita rápida a cidades espanholas próximas ou até mesmo planejar um roteiro que inclua ambos os países, aproveitando o melhor de cada região.

Resumindo, visitar a região do Alentejo que faz fronteira com a Espanha é uma escolha perfeita para os amantes da história, da natureza, da gastronomia e da cultura.

Com seu patrimônio histórico, paisagens deslumbrantes, sabores autênticos e a oportunidade de vivenciar duas culturas distintas, essa região oferece uma experiência enriquecedora e memorável. Portanto, reserve um tempo para explorar e se encantar com tudo o que o Alentejo tem a oferecer.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *