1 dia em Almeida, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

Almeida, uma vila do distrito da Guarda em Portugal, é reconhecida como uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal“.

Esse programa governamental, iniciado em 1991, tem como objetivo revitalizar e preservar uma série de aldeias na região da Beira Interior, que possuem uma história mais antiga do que o próprio país.

Situada próxima à fronteira com a Espanha, Almeida está em estreita proximidade com duas outras aldeias históricas: Castelo Mendo e Castelo Rodrigo.

A fama internacional de Almeida advém principalmente de sua impressionante fortaleza, que possui uma forma de estrela com doze pontas. Esse formato é resultado da presença de seis baluartes e seis revelins.

Breve história de Almeida

A história de Almeida remonta a períodos anteriores à fundação de Portugal como nação. Diversos povos, incluindo os Lusitanos e os Romanos, passaram por essa região.

No entanto, foi durante o domínio árabe nos séculos 8 e 9 que Almeida recebeu seu nome e teve seu primeiro castelo construído.

Durante o período da Reconquista, que durou quase oito séculos, os reinos cristãos da Península Ibérica lutaram contra os muçulmanos pelo controle da região. Almeida foi conquistada e entregue aos portugueses no final do século 13.

A partir desse momento, o núcleo urbano de Almeida começou a se desenvolver e crescer rapidamente, e seu castelo foi reconstruído.

No entanto, durante a chamada Dinastia Filipina, que governou Portugal de 1580 a 1640, o país enfrentou uma grande instabilidade política. Isso levou à necessidade de modernizar as estruturas defensivas medievais, especialmente na região fronteiriça de Almeida.

Os trabalhos de fortificação começaram em 1641 e foram realizados pelos engenheiros militares franceses Charles Lassart e Pedro Gilles de Saint Paul, seguindo o método de Antoine Deville. A

Praça-Forte de Almeida possui uma planta hexagonal e é protegida por uma série de baluartes ou bastiões, revelins contornados por um fosso, casamatas (abrigos subterrâneos) e poternas (passagens secretas utilizadas para fins militares).

Essas estruturas foram projetadas para tornar Almeida uma fortaleza altamente defensável.

Visitando Almeida

Embora seja possível visitar Almeida em apenas um dia, há muitas coisas para ver e fazer nesta “Estrela do Interior”! Além dos diversos edifícios históricos, militares e religiosos, há um circuito fortificado que pode ser percorrido. Este circuito é composto por:

  1. Revelim da Cruz (ou de São Francisco)
  2. Baluarte de São Francisco
  3. Revelim dos Amores
  4. Baluarte de São João de Deus
  5. Revelim Doble
  6. Baluarte de Santa Bárbara
  7. Revelim do Paiol
  8. Baluarte de Nossa Senhora das Brotas
  9. Revelim de Santo António
  10. Baluarte de Santo António
  11. Revelim da Brecha
  12. Baluarte de São Pedro

Nós exploramos a vila histórica de Almeida no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Portanto, o itinerário que vamos sugerir (assim como a ordem dos baluartes e revelins mencionados acima) segue o sentido anti-horário. No entanto, fique à vontade para alterar essa rota de acordo com suas preferências!

Algumas das “12 Aldeias Históricas de Portugal” podem ser exploradas em apenas uma manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão e Sortelha.

No entanto, para outras aldeias, como Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Monsanto e a cidade de Trancoso, pode ser necessário dedicar um dia (ou até dois) para explorar completamente cada uma delas, de ponta a ponta.

Aqui está a lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal:

  1. Almeida – Distrito da Guarda
  2. Belmonte – Distrito de Castelo Branco
  3. Castelo Mendo – Distrito da Guarda
  4. Castelo Novo – Distrito de Castelo Branco
  5. Castelo Rodrigo – Distrito da Guarda
  6. Idanha-a-Velha – Distrito de Castelo Branco
  7. Linhares da Beira (ou simplesmente Linhares) – Distrito da Guarda
  8. Marialva – Distrito da Guarda
  9. Monsanto – Distrito de Castelo Branco
  10. Piódão – Distrito de Coimbra
  11. Sortelha – Distrito da Guarda
  12. Trancoso – Distrito da Guarda

Roteiro de Almeida

Portas Duplas de São Francisco

As Portas Duplas de São Francisco desempenham um papel fundamental como a entrada principal para a aldeia histórica de Almeida.

Embora a Porta Exterior, que pode ser vista na foto acima, seja uma construção do século 19, a Porta Interior, também conhecida como Porta Magistral e retratada na foto abaixo, foi erguida no século 17 como parte do complexo militar arquitetônico da Praça-Forte de Almeida.

Essas portas, também chamadas de Portas Duplas da Cruz, atravessam o Revelim da Cruz (ou de São Francisco) e possuem uma casa de guarda adjacente.

Na época em que foram construídas, essas estruturas incluíam acomodações para o oficial responsável, uma lareira e uma latrina.

Hoje em dia, a Porta Interior abriga o Posto de Turismo de Almeida, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Aos sábados, domingos e feriados, abre uma hora mais tarde, às 10:00, mas mantém o mesmo horário de funcionamento do restante da semana.

Os visitantes podem obter informações turísticas, mapas e orientações sobre os pontos de interesse em Almeida neste local histórico renovado.

Antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto & Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias

Convento das Freiras

O antigo Convento das Freiras de Nossa Senhora do Loreto, construído no século 16, passou por transformações nos séculos seguintes devido às necessidades militares. Nos séculos 18 e 19, o convento foi adaptado para funcionar como quartel e hospital militar.

Quanto à Igreja de Nossa Senhora das Candeias, passou por uma remodelação na primeira metade do século XIX para se tornar o novo templo principal de Almeida.

Igreja Matriz

Isso ocorreu porque a Igreja Matriz original, que estava localizada dentro do recinto do Castelo, foi destruída durante o Cerco de Almeida em 1810.

Dessa forma, tanto o antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto quanto a Igreja de Nossa Senhora das Candeias são marcos importantes na história religiosa e militar de Almeida.

O convento testemunhou sua adaptação para fins militares, enquanto a igreja representa a reconstrução do templo principal após a destruição da antiga igreja durante o cerco à cidade.

Museu Histórico-Militar

O Museu Histórico-Militar de Almeida encontra-se situado nas antigas Casamatas, também conhecidas como “Quartéis Velhos”, do Baluarte de São João de Deus.

Com cerca de vinte salas localizadas no subsolo, essas Casamatas possuíam túneis de ventilação, com exceção de três delas, além de uma cisterna e um poço próprios para abastecimento de água.

Durante períodos de guerra, as Casamatas da Praça-Forte de Almeida desempenharam um papel fundamental, como ocorreu no início da Terceira Invasão Francesa, que resultou no famoso Cerco de Almeida em agosto de 1810.

Foi nessas Casamatas que a população desta aldeia histórica encontrou abrigo, e também onde os mantimentos foram armazenados.

O Museu Histórico-Militar de Almeida está aberto de terça a sexta-feira, das 09:15 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Aos fins de semana e feriados, o museu abre uma hora mais tarde, às 10:00. Os visitantes têm a oportunidade de explorar essas antigas Casamatas e descobrir a história militar de Almeida através das exposições e acervos presentes no museu.

Casa da Roda dos Expostos

A Casa da Roda dos Expostos em Almeida é parte de um sistema instituído em Portugal pelo magistrado Pina Manique no século 19.

No entanto, o mecanismo de abandonar recém-nascidos, conhecido como “roda dos expostos” ou “roda dos enjeitados”, já era uma prática comum nas sociedades católicas europeias desde o século 16.

Esta casa histórica de Almeida, construída em 1843, originalmente possuía dois pisos. A estrutura apresenta uma pequena janela que substituiu a plataforma giratória, onde as mães anônimas poderiam deixar seus filhos indesejados.

Com o passar dos anos, o local foi transformado em um núcleo museológico dedicado à história e função das Casas da Roda dos Expostos.

O museu proporciona aos visitantes uma oportunidade de conhecer e compreender a complexidade e as questões sociais envolvidas nessa prática histórica.

Através de exposições e informações detalhadas, os visitantes podem aprender sobre o contexto histórico, os motivos que levavam ao abandono de crianças e os impactos que isso teve na sociedade da época.

A Casa da Roda dos Expostos em Almeida preserva essa parte importante da história social e oferece uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas crianças e suas famílias no passado.

Hotel Fortaleza de Almeida (ou Antiga Pousada da Senhora das Neves)

O Hotel Fortaleza de Almeida, também conhecido como Antiga Pousada da Senhora das Neves, foi projetado pelo arquiteto Cristiano Moreira na década de 1970, mas já teve diversas funções ao longo do tempo.

Localizado em uma das extremidades da Praça-Forte de Almeida, inicialmente abrigava quartéis de artilharia, cavalaria e infantaria, conhecidos como Quartéis de Santa Bárbara (assim como o Baluarte localizado em frente)!

Além disso, nessa mesma área, havia uma fábrica responsável pela produção de “pão de munição” utilizado como provisões militares, bem como o Presídio da Praça-Forte de Almeida.

O edifício atualmente utilizado como hotel já abrigou a Pousada da Senhora das Neves, e sua arquitetura se destaca de forma notável dos demais edifícios ao redor.

O Hotel Fortaleza de Almeida oferece aos seus hóspedes uma experiência única, combinando a atmosfera histórica da antiga fortaleza com o conforto e as comodidades modernas.

Os visitantes podem desfrutar de vistas deslumbrantes da paisagem circundante e explorar as áreas históricas preservadas dentro da fortaleza.

Com seu design arquitetônico distintivo e localização privilegiada, o hotel proporciona aos hóspedes uma estadia encantadora, ao mesmo tempo em que os imerge na rica história e patrimônio de Almeida.

Praça Alta & Hospital de Sangue

A Praça Alta está localizada no Baluarte de Santa Bárbara, que é o ponto mais elevado de toda a fortaleza de Almeida. A partir deste ponto, os visitantes podem desfrutar de vistas privilegiadas da vila histórica, tanto dentro como fora das muralhas, bem como do Revelim Doble.

O Revelim Doble foi construído no século 18 e recebeu esse nome devido à sua estrutura dupla.

Seguindo o estilo Vauban, uma forma de fortificação desenvolvida por Sébastien Le Prestre de Vauban, um renomado arquiteto militar durante o reinado de Luís XIV, o revelim também serviu como Hospital de Sangue a partir de 1658.

Na Praça Alta de Almeida, os visitantes também encontrarão uma lápide que marca o local de sepultamento de John Beresford.

Esse oficial inglês comandou o exército português durante as Invasões Francesas e acabou falecendo em Ciudad Rodrigo, na Espanha. A presença dessa lápide acrescenta mais um elemento histórico e memorial ao cenário impressionante da Praça Alta de Almeida.

Picadeiro d’El Rey

O Picadeiro d’El Rey é a única estrutura remanescente do Baluarte de Nossa Senhora das Brotas, também conhecido como Baluarte do Trem de Artilharia.

Após décadas em ruínas devido aos bombardeamentos ocorridos no século 19 em Almeida, o picadeiro foi restaurado no final do século 20.

Atualmente, o local está totalmente dedicado à prática de atividades equestres e abriga cerca de uma a duas dezenas de cavalos.

No passado, antes de ser destruído, o picadeiro serviu como local para a produção e reparação de equipamentos militares.

CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida

No Revelim de Santo António, é possível encontrar duas entradas semelhantes às Portas Duplas de São Francisco, conhecidas como as Portas Duplas de Santo António. Além disso, as Casas de Guarda da Porta Exterior abrigam o CEAMA.

O Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida foi inaugurado em 2008 e possui dois espaços expositivos, um em cada lado do túnel, que narram a história desta fortaleza.

Neste centro interpretativo, os visitantes têm a oportunidade de aprender mais sobre os critérios que levaram à seleção de determinados elementos arquitetônicos e compreender a importância desses elementos na defesa da aldeia histórica de Almeida.

O CEAMA recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Ruínas do Castelo de Almeida

As ruínas do Castelo de Almeida têm uma história interessante. Acredita-se que tenha sido construído pelo rei D. Dinis no final do século 13 ou início do século 14.

No entanto, foi D. Manuel I quem encomendou sua reforma no século XVI. Para essa tarefa, ele contratou o arquiteto militar Francisco Danzilho, que também reconstruiu a Torre de Menagem do Castelo de Castelo Rodrigo.

Infelizmente, uma poderosa tempestade em agosto de 1695 deixou o Castelo de Almeida em ruínas.

Posteriormente, as ruínas foram utilizadas como um grande depósito de munições e pólvora, semelhante ao Paiol que existia no Revelim com o mesmo nome. Infelizmente, durante o Cerco de Almeida, o novo Paiol explodiu, causando grande destruição nas proximidades.

Torre do Relógio

A construção da Torre do Relógio remonta à primeira metade do século 19, especificamente em 1830. Ela está localizada no antigo Cemitério da vila histórica, que por sua vez está situado na zona arqueológica do Castelo de Almeida.

Nesse local, existia uma primeira Igreja Matriz com o mesmo nome da atual, a Igreja de Nossa Senhora das Candeias, que desabou em 1810.

Embora não se saiba com certeza, é provável que a Torre do Relógio tenha sido construída aproveitando as fundações de sua própria torre anterior.

Com uma planta quadrada e elementos arquitetônicos que enfatizam a simetria, a Torre do Relógio de Almeida foi inspirada nas construções religiosas dos períodos neoclássico e barroco em Portugal.

Câmara Municipal (ou Antigo Corpo da Guarda Principal)

A construção do antigo Corpo da Guarda Principal teve início em 1791, com base no projeto do arquiteto Anastácio de Sousa e Miranda.

Sua arquitetura é fortemente influenciada pelo estilo neoclássico, evidenciado pelo imponente portal de entrada com três arcos.

Esse monumento, juntamente com o Quartel das Esquadras, que fica a pouco mais de 200 metros de distância, é um dos melhores exemplos de arquitetura militar do século18 nesta vila histórica.

Atualmente, o edifício abriga as instalações da Câmara Municipal e está situado próximo ao prédio do Tribunal e do Registo Civil de Almeida.

Tribunal e Registo Civil (ou Antiga Vedoria Geral da Beira e Casa dos Governadores)

O edifício atual do Tribunal e Registo Civil, anteriormente conhecido como Vedoria Geral da Beira, tinha originalmente uma função militar e era responsável pela administração das Praças de Guerra da região.

Sua construção teve início no final do século 17 e foi concluída no início do século 18, de acordo com o projeto do Coronel Engenheiro António Velho de Azevedo.

É interessante notar que o mesmo arquiteto também foi responsável pela construção do antigo Hospital Militar, que estava adjacente a este Palácio da Justiça.

Na segunda metade do século 18, o Sargento-mor Engenheiro Miguel Luís Jacob adaptou o edifício para servir como Casa dos Governadores da Praça-Forte de Almeida.

Antigos Paços do Concelho

A última parada deste roteiro de um dia na vila histórica de Almeida são os Antigos Paços do Concelho, que atualmente abrigam os Serviços Técnicos de Obras, Urbanismo e Serviços Urbanos do Município de Almeida.

Este edifício histórico, datado do século 16 e sujeito a alterações até o século 18, possui uma planta retangular e apresenta dois elementos arquitetônicos impressionantes em sua fachada: um pórtico monumental com cinco arcos e um brasão de armas localizado no centro.

Como chegar a Almeida

Para chegar à aldeia histórica de Almeida a partir de Lisboa, você tem algumas opções de transporte:

  1. Carro: a maneira mais conveniente de chegar a Almeida é de carro. Saindo de Lisboa, você pode pegar a autoestrada A1 em direção a Porto/Aveiro. Após percorrer cerca de 270 km, você deve sair na saída 19 para a A23 em direção a Castelo Branco. Continue na A23 por aproximadamente 190 km até a saída para Almeida. Siga as indicações para Almeida até chegar à aldeia histórica.
  2. Ônibus: existem serviços de ônibus que conectam Lisboa a Almeida. Você pode pegar um ônibus da empresa Rede Expressos na rodoviária de Lisboa (Terminal Rodoviário Sete Rios) com destino a Vilar Formoso, que é a cidade mais próxima de Almeida. Em Vilar Formoso, você pode pegar um táxi ou um ônibus local para Almeida, que fica a cerca de 10 km de distância.
  3. Trem: embora não haja uma estação de trem em Almeida, você pode optar por pegar um trem de Lisboa para a cidade da Guarda, que fica a aproximadamente 40 km de Almeida. A viagem de trem de Lisboa para Guarda dura cerca de 4 horas, dependendo do tipo de trem. Na Guarda, você pode pegar um táxi ou um ônibus local para Almeida.

Recomenda-se verificar os horários e disponibilidade de transporte com antecedência, pois eles podem variar.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *