1 dia em Marialva, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal

Localizada em Mêda, no distrito da Guarda, a pequena vila montanhosa de Marialva é uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal“, um programa criado pelo governo português em 1991 para restaurar e valorizar várias aldeias da região da Beira Interior, que são mais antigas que o próprio país.

Marialva pode ser uma vila montanhosa pequena, mas abriga um dos castelos medievais mais bonitos do país!

A história de Marialva remonta ao século 6 a.C. e é caracterizada pela presença sucessiva de diferentes povos, que modificaram seu nome ao longo do tempo.

Primeiro, foi chamada de Cidade de Aravor durante o período dos Túrdulos e depois Civitas Aravorum durante o Império Romano.

Depois veio São Justo, com a chegada dos Visigodos, e Malva, durante a invasão árabe. O nome Marialva só surgiu em 1063, quando foi conquistada por Fernando I de Leão!

Se você quer saber mais sobre um Dia em Marialva: O Roteiro Perfeito em Marialva, continue lendo!

A Cidadela (ou Vila) desenvolveu-se no interior das muralhas do castelo e foi abandonada e deixada em ruínas nos últimos séculos.

Tal como o nome indica, o Arrabalde é a extensão da antiga vila, já fora do recinto muralhado. E a Devesa foi construída a sul da Cidadela e é a zona de Marialva mais povoada hoje em dia.

Breve história de Marialva

A história de Marialva remonta a tempos anteriores à própria fundação de Portugal como nação. A aldeia tem suas raízes nos povos e tribos pré-romanos que habitavam a Península Ibérica.

Curiosamente, Marialva é composta por três núcleos distintos: Cidadela, Arrabalde e Devesa.

A Cidadela, também conhecida como Vila, desenvolveu-se no interior das muralhas do castelo. Ao longo dos últimos séculos, foi abandonada e deixada em ruínas.

O Arrabalde, como o próprio nome sugere, é a extensão da antiga vila, localizada fora das muralhas. Já a Devesa foi construída ao sul da Cidadela e é a área mais densamente povoada de Marialva nos dias de hoje.

A Cidadela é um local de grande importância histórica, pois representa o núcleo original da vila e abriga o impressionante castelo medieval.

Suas muralhas e ruínas oferecem aos visitantes uma visão fascinante do passado, transportando-os para uma época em que a aldeia estava em seu auge.

O Arrabalde, por sua vez, é uma extensão da antiga vila que se estende além das muralhas do castelo. É um local onde se pode explorar a arquitetura tradicional e desfrutar de um ambiente mais descontraído, com ruas pitorescas e casas de pedra que contam histórias de séculos passados.

A Devesa, situada ao sul da Cidadela, é a área mais movimentada de Marialva atualmente. É onde a vida cotidiana da aldeia se desenrola, com suas casas, comércios e serviços.

Aqui é possível encontrar restaurantes, cafés e lojas que proporcionam aos visitantes uma autêntica experiência de convívio com a comunidade local.

Explorar esses três núcleos em Marialva é como embarcar em uma viagem através do tempo, onde é possível apreciar a evolução da aldeia ao longo dos séculos.

Cada parte tem sua própria identidade e encanto, contribuindo para a riqueza histórica e cultural de Marialva.

Portanto, ao visitar esta pequena aldeia montanhosa, você terá a oportunidade de mergulhar em uma história milenar e descobrir os tesouros escondidos em suas diferentes áreas: a imponência da Cidadela, o encanto do Arrabalde e o pulsar da vida na Devesa.

Visitando Marialva

A pequena aldeia histórica de Marialva está localizada a menos de 10 km da cidade de Mêda, por isso sugiro que você visite ambos no mesmo dia.

Embora Mêda não seja uma aldeia histórica, é um destino que vale muito a pena! Especialmente porque o município faz parte do Parque Arqueológico do Vale do Côa, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Algumas das 12 Aldeias Históricas de Portugal podem ser visitadas em uma manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão ou Sortelha. Quanto às outras, isso dependerá do número de monumentos que você deseja incluir no seu roteiro.

Levará provavelmente um dia (ou dois) para explorar completamente as vilas de Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto, pois são maiores. O mesmo se aplica a Trancoso, que é uma cidade.

Portanto, reserve um tempo adequado para cada uma das aldeias e cidades que deseja visitar, para aproveitar ao máximo sua experiência e descobrir todos os encantos e riquezas históricas que esses destinos têm a oferecer.

Abaixo, a lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal

  1. Almeida, no distrito da Guarda
  2. Belmonte, no distrito de Castelo Branco
  3. Castelo Mendo, no distrito da Guarda
  4. Castelo Novo, no distrito de Castelo Branco
  5. Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda
  6. Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco
  7. Linhares da Beira (ou simplesmente Linhares), no distrito da Guarda
  8. Marialva, no distrito da Guarda
  9. Monsanto, no distrito de Castelo Branco
  10. Piódão, no distrito de Coimbra
  11. Sortelha, no distrito da Guarda
  12. Trancoso, no distrito da Guarda

Roteiro de Marialva

Cruzeiro

O Cruzeiro de Marialva está localizado em uma praça com o mesmo nome, que também abriga as chamadas “Casas dos Judeus” – onde o Posto de Turismo está instalado atualmente.

Datado do século 15, este imponente cruzeiro de pedra é composto por oito degraus impressionantes, uma característica incomum para a época! Sua presença no local adiciona um toque de beleza e importância histórica à praça.

O edifício do Posto de Turismo é um dos vários exemplos que comprovam a existência de uma comunidade judaica em Marialva.

No caso das casas que compõem o conjunto, sabe-se que seus antigos moradores possuíam grande poder econômico, evidenciado pelas dimensões e decoração elaborada das residências.

Explorar essa área da praça de Marialva oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar não apenas o cruzeiro em si, mas também as Casas dos Judeus, que são testemunhos tangíveis do passado diversificado e multicultural da aldeia.

É um lugar onde a história se entrelaça com a arquitetura, proporcionando uma visão fascinante da vida e da sociedade da época.

Ao visitar o Posto de Turismo nas Casas dos Judeus, os viajantes podem obter informações valiosas sobre Marialva, suas atrações turísticas, eventos culturais e experiências locais.

Além disso, terão a oportunidade de conhecer a exposição e descobrir mais detalhes sobre a história e o legado da comunidade judaica na região.

O Cruzeiro e as Casas dos Judeus são pontos de interesse imperdíveis em Marialva, que permitem aos visitantes mergulharem no passado e apreciarem a riqueza cultural e histórica dessa encantadora aldeia montanhosa.

Capela de Nossa Senhora de Lourdes

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Capelinha dos Milagres e anteriormente chamada de Capela de São João Batista, foi construída no século 17, localizada fora das muralhas e a poucos metros da Cisterna e da entrada principal da antiga Cidadela, conhecida como a Porta do Anjo da Guarda ou Porta de São Miguel.

Embora tenha sido construída originalmente no século 17, a capela passou por intervenções nas décadas seguintes, recebendo elementos decorativos em talha dourada.

Essa técnica escultórica era muito popular no final do século 17 e início do século 18, e esses detalhes ornamentais adicionaram um toque de beleza e refinamento à capela.

Se você explorar a parte de trás da capela, encontrará uma pequena necrópole, onde estão localizadas sepulturas escavadas na rocha.

Essa descoberta oferece um vislumbre fascinante da história e da forma como os antigos habitantes de Marialva honravam e enterravam seus entes queridos.

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes é um local de devoção religiosa e também um testemunho da fé e da cultura da comunidade local ao longo dos séculos.

Sua localização estratégica, próxima à entrada da antiga Cidadela, ressalta sua importância como um ponto de referência na vida cotidiana da aldeia.

Ao visitar a capela, os viajantes têm a oportunidade de apreciar a arquitetura sacra, os detalhes ornamentais em talha dourada e explorar a necrópole adjacente. É um lugar de tranquilidade e reflexão, onde é possível conectar-se com a história e a espiritualidade de Marialva.

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes é mais um tesouro escondido nessa aldeia montanhosa, que proporciona uma experiência enriquecedora para os visitantes interessados em mergulhar no patrimônio cultural e religioso dessa região histórica de Portugal.

Antiga Cadeia e Casa dos Magistrados

A Cidadela de Marialva oferece aos visitantes uma experiência única, com suas ruínas históricas e estruturas preservadas.

Ao visitar a Cidadela, é importante observar que ela está aberta todos os dias, com horário de funcionamento das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 durante os meses de junho a setembro, e das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 de outubro a maio.

Para entrar, é necessário adquirir um bilhete no Posto de Turismo, com o valor de 1,5 euros ou 0,75 cêntimos (para jovens dos 15 aos 25 anos, reformados e professores).

Ao entrar na Cidadela, as primeiras ruínas que se deparam são as da Antiga Cadeia e Casa dos Magistrados, localizadas a poucos passos da Antiga Casa da Câmara e do Pelourinho, no coração da Cidadela. Essas ruínas são testemunhas do passado histórico e judicial da aldeia.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de explorar as muralhas da Cidadela e se deparar com três estruturas incorporadas a elas. A primeira é o Campanário da Antiga Igreja de São João, que proporciona uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem circundante.

Em seguida, encontram-se a Torre do Relógio e a Torre do Monte, também conhecida como Torre dos Namorados, sendo estas duas últimas as representadas na foto acima.

Subir às muralhas permite uma imersão completa na atmosfera medieval da Cidadela, proporcionando vistas espetaculares e a oportunidade de explorar essas estruturas históricas de perto.

Cada uma delas conta sua própria história e contribui para a riqueza cultural e arquitetônica de Marialva.

Visitar a Antiga Cadeia e Casa dos Magistrados, bem como as estruturas nas muralhas, é uma experiência única, que permite aos visitantes mergulharem na história fascinante dessa aldeia montanhosa.

Apreciar a arquitetura, as ruínas e as vistas panorâmicas é uma maneira de se conectar com o passado e compreender a importância desses locais históricos dentro do contexto de Marialva.

Pelourinho & Antiga Casa da Câmara

O Pelourinho de Marialva é um marco histórico que remonta ao século 16. É composto por uma coluna octogonal apoiada em quatro degraus.

A estrutura de pedra é coroada por uma “gaiola”, semelhante aos pelourinhos de Castelo Mendo, Castelo Rodrigo e Trancoso, representando a importância e o poder administrativo dessas localidades.

Ao lado do Pelourinho, encontramos a Antiga Casa da Câmara, que desempenhou um papel central no poder administrativo e judicial de Marialva ao longo dos séculos.

A proximidade da Antiga Cadeia e Casa dos Magistrados reforça a importância desse complexo na vida da comunidade.

Construída no século 17, a Antiga Casa da Câmara oferece vistas privilegiadas para a imponente Torre de Menagem, destacando a localização estratégica do edifício dentro da Cidadela.

Com o progressivo despovoamento da área, o edifício passou a ser utilizado como escola primária nos séculos 19 e 20, refletindo as mudanças que ocorreram na comunidade ao longo do tempo.

Ao visitar o Pelourinho e a Antiga Casa da Câmara, os visitantes têm a oportunidade de testemunhar a importância histórica e arquitetônica desses locais. Eles representam a estrutura administrativa e judicial da época e oferecem uma visão fascinante da história de Marialva.

Explorar essas estruturas é como voltar no tempo, imaginando as atividades que ocorriam nesses espaços e refletindo sobre o papel que desempenharam na vida cotidiana da comunidade.

A preservação desses locais permite que os visitantes apreciem a riqueza cultural e histórica de Marialva e compreendam sua evolução ao longo dos séculos.

Torre de Menagem

A Torre de Menagem é uma das estruturas mais marcantes do Castelo de Marialva. O primeiro castelo foi construído no século 11, situado no topo de um penhasco, após a conquista do local aos árabes por Fernando I de Leão.

No entanto, a fortaleza militar continuou a enfrentar ataques muçulmanos sucessivos, mesmo após a reconstrução realizada pelo rei D. Sancho I. Diante dessa situação, o rei D. Dinis ordenou uma ampla expansão e reestruturação do castelo em 1295.

Com as melhorias promovidas por D. Dinis, o Castelo de Marialva assumiu um papel fundamental na Reconquista Cristã, contribuindo para a afirmação de Portugal como um país autônomo diante do reino de Castela.

A Torre de Menagem, em particular, desempenhava um papel estratégico na defesa do castelo.

Sua imponente presença e localização estratégica proporcionavam uma visão panorâmica privilegiada da região circundante, permitindo aos defensores monitorar possíveis ataques e coordenar as operações militares.

Ao visitar a Torre de Menagem, os visitantes podem sentir a grandiosidade e importância histórica dessa estrutura fortificada. Ela representa não apenas a resistência contra as invasões muçulmanas, mas também o processo de construção e consolidação do território português.

Explorar a Torre de Menagem é como viajar de volta no tempo, testemunhando os eventos históricos e a evolução do Castelo de Marialva ao longo dos séculos.

É uma oportunidade única para entender a relevância desse local na história de Portugal e apreciar sua arquitetura militar impressionante.

Capela do Senhor dos Passos

A Capela do Senhor dos Passos, também conhecida como Capela da Misericórdia, é um dos dois templos católicos localizados ao lado das ruínas do Castelo de Marialva.

Esta capela foi construída no século 12, apresentando características do estilo maneirista. Uma característica marcante da capela é o púlpito exterior, localizado no lado esquerdo da fachada principal.

Acredita-se que esse púlpito era usado para cerimônias solenes, como as da Semana Santa. Sua posição externa permitia que as palavras dos pregadores fossem ouvidas por um público maior, reunido em frente à capela.

Esse elemento arquitetônico único destaca a importância das práticas religiosas e das celebrações na vida da comunidade de Marialva.

Assim como a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, a Capela do Senhor dos Passos possui um retábulo em talha dourada, típico do período joanino.

Essa decoração elaborada e detalhada em madeira dourada é uma característica distintiva da arte sacra da época, refletindo a devoção e a riqueza da comunidade religiosa de Marialva.

Ao visitar a Capela do Senhor dos Passos, os visitantes podem admirar a arquitetura singular da capela, com seu púlpito externo e o esplendor do retábulo em talha dourada.

Esses elementos oferecem uma visão da devoção religiosa e do esplendor artístico presentes na comunidade de Marialva ao longo dos séculos.

A capela é um lugar de significado espiritual e histórico, convidando os visitantes a refletir sobre a religiosidade e a cultura da época. É um testemunho vivo da fé e da devoção que permearam a vida da comunidade e contribuíram para a identidade cultural de Marialva.

Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago em Marialva tem suas raízes no estilo românico do século 12, mas passou por reformas nos séculos 16 e 17, período em que incorporou elementos arquitetônicos manuelinos, maneiristas e joaninos.

Um dos aspectos mais destacados da igreja são os seus fabulosos retábulos em talha dourada, que foram realizados entre os séculos 17 e 18.

Essas obras de arte esculpidas em madeira dourada são testemunhos da devoção religiosa e do talento artístico da época, conferindo à igreja uma atmosfera de beleza e esplendor.

É interessante notar que a Igreja de Santiago e a Capela do Senhor dos Passos foram construídas com suas costas voltadas uma para a outra, em vez de terem suas fachadas principais na mesma direção.

Essa disposição arquitetônica peculiar cria um contraste visual e destaca a individualidade de cada um desses importantes locais de culto em Marialva.

Além disso, a Igreja de Santiago possui uma conexão direta com o Cemitério de Marialva e uma das entradas da muralha da cidade, conhecida como Postigo ou Porta da Traição.

Essa proximidade física entre a igreja, o cemitério e a muralha ressalta a importância da igreja como um espaço de culto e também como um elo entre a vida espiritual e a vida cotidiana da comunidade de Marialva.

Ao visitar a Igreja de Santiago, os visitantes têm a oportunidade de apreciar a evolução arquitetônica e artística que ocorreu ao longo dos séculos, desde as suas origens românicas até as influências manuelinas, maneiristas e joaninas.

É um lugar de contemplação espiritual e uma janela para a história e a cultura da região.

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro em Marialva é uma das muitas igrejas e capelas que podem ser encontradas nesta encantadora aldeia histórica. Embora seja uma igreja de tamanho modesto, desempenha um papel importante no Arrabalde de Marialva.

Construída no século 17, a Igreja de São Pedro apresenta características distintivas do estilo barroco português. Sua estrutura é feita de granito, refletindo a durabilidade e solidez das construções da época.

Ao entrar na igreja, os visitantes ficam maravilhados com os altares magníficos em talha dourada, que exibem a riqueza e o esplendor artístico característicos desse estilo.

Os tetos da igreja são adornados com caixotões pintados, que retratam imagens de santos, acrescentando uma dimensão visual e espiritual ao espaço sagrado. Além disso, as paredes da igreja são decoradas com frescos, acrescentando um toque de cor e detalhe às suas superfícies.

Um destaque especial da Igreja de São Pedro é o púlpito exterior localizado na fachada lateral, voltado para o adro.

Esse elemento arquitetônico singular destaca-se como uma característica distintiva da igreja, proporcionando um ponto de interesse adicional para os visitantes.

Concluindo este roteiro em Marialva com a visita à Igreja de São Pedro, os visitantes têm a oportunidade de apreciar a beleza e a arte sacra do período barroco português.

A igreja é um local de contemplação espiritual e oferece uma perspectiva fascinante da história religiosa e cultural da região.

Através de suas características arquitetônicas, ornamentação luxuosa e atmosfera serena, a Igreja de São Pedro em Marialva é um local significativo para aqueles que desejam explorar a riqueza do patrimônio religioso e artístico da aldeia.

Como chegar à Marialva

Para chegar à aldeia de Marialva a partir de Lisboa, existem diferentes opções de transporte:

  1. Carro: A maneira mais conveniente de chegar a Marialva de Lisboa é de carro. A viagem tem uma duração aproximada de 3 horas e 30 minutos, seguindo pela autoestrada A1 em direção a Coimbra. Depois, você pode seguir pela A25 até Mêda e, a partir daí, siga as indicações para Marialva.
  2. Transporte público: Você pode pegar um comboio (trem) de Lisboa até a cidade de Guarda, que fica a cerca de 25 km de Marialva. A viagem de comboio tem uma duração aproximada de 4 horas. A partir da estação de Guarda, você pode pegar um táxi ou um autocarro (ônibus) local para chegar a Marialva.

A partir do Porto, também existem opções de transporte para chegar a Marialva:

  1. Carro: A viagem de carro do Porto até Marialva tem uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. Você pode seguir pela autoestrada A1 em direção a Lisboa e, depois, pegar a saída para a A25 em direção a Viseu. Em seguida, siga as indicações para Mêda e Marialva.
  2. Transporte público: Você pode pegar um comboio de Porto (Estação de São Bento ou Estação de Campanhã) até a cidade de Guarda. A viagem de comboio tem uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. A partir da estação de Guarda, você pode pegar um táxi ou um autocarro local para chegar a Marialva.

É importante verificar os horários e disponibilidade de transportes públicos, bem como as condições das estradas, antes de realizar a viagem.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *