Nazaré

A praia da Nazaré se tornou mundialmente famosa por causa das ondas gigantes que atingem a costa durante o inverno. De outubro a fevereiro, é frequentada por surfistas e espectadores do mundo inteiro. Mas há muito mais nessa vila de pescadores do centro de Portugal.

Localizada no meio do caminho entre Lisboa e o Porto, Nazaré tem algumas das mais antigas tradições piscatórias de Portugal, sendo uma ótima parada para visitar durante a viagem entre as duas maiores cidades portuguesas.

Situada entre a praia de areia em forma de lua de um lado e uma rocha gigante do outro, a aldeia da Nazaré faz parte da mesma região dos famosos mosteiros da Batalha e Alcobaça, sendo também uma boa base para explorar a região por alguns dias.

Nazaré pode não ter locais turísticos famosos, mas é um dos locais imperdíveis do centro de Portugal, pela sua combinação de praia, belas paisagens e tradições locais. Apesar da pesca ter sucumbido ao turismo, a vila da Nazaré perdeu pouco do seu caráter. Assim, mulheres com roupas tradicionais, casas e pescadores e as ruas de paralelepípedos ainda fazem parte do cenário.

Vídeo:

Praia Movimentada

Nazaré é um destino de férias movimentado nos meses de verão, que atrai uma diversidade de nacionalidades e de idades. Porém, no inverno, a praia é procurada por um tipo totalmente diferente de turistas, surfistas audaciosos que procuram a praia para surfar nas ondas colossais que por lá aparecem.

Para quem procura Nazaré para umas férias, é um lugar aprazível, com belas paisagens, uma atmosfera social de férias e deliciosos frutos do mais. A vila combina uma praia gloriosa com alguns movimentos históricos.

Nazaré possui uma única praia Maciça, com areias douradas que se estendem por 1,5 km. No entanto, para quem gosta de banhos de mar, é preciso saber que suas águas são chocantemente frias, atingindo apenas 18ºC no verão.

Sítio da Nazaré

O Sítio é a parte alta da vila da Nazaré, situada acima do mar. Você chega ao Sítio de carro, por um funicular ou (para os corajosos) pelas escadas. Perto da estação funicular, há um mirante com uma vista maravilhosa sobre a praia.

Sítio - Nazaré
Sítio – Nazaré

O Sítio da Nazaré tem um bonito centro histórico e a vila está localizada no topo do Monte Sítio, onde há um bonito centro histórico. Portanto, se você tem pouco tempo, essa é a área que você deve explorar. Vale a pena dar uma olhada nas várias lojas de souvenires, onde algumas das lembranças são feitas à mão pela população local.

Santuário Nossa Senhora da Nazaré

Localizada no centro do Sítio, a grande igreja barroca da Nossa Senhora da Nazaré abriga uma antiga estátua da Virgem Maria. Acredita-se que a pequena estátua tenha sido esculpida em Nazaré, Israel, e a sua chegada ao local, no ano de 711, tenha dado nome à vila. A estátua, esculpida em madeira, mostra uma Madona Negra que alimenta o menino Jesus.

Vista exterior do Santuário:

A construção do atual santuário remonta ao século XIV, aquando da visita do rei D. Fernando em peregrinação à Nossa Senhora da Nazaré. A propagação do culto à Senhora da Nazaré ajudou na afirmação daquela igreja barroca como um dos mais importantes santuários portugueses da era moderna.

A imagem da Virgem Negra foi venerada ao logos dos tempos em três santuários: em uma pequena gruta, a 110 metros do nível do mar, junto à arriba; na Capela da Memória, junto à falésia, sobre a gruta, entre 1182 e 1377; e no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré a partir de 1377, que começou a ser reconstruído no início do século XVII, dificilmente se reconhecendo hoje as suas origem medievais.

O peixe seco da Nazaré

De origem pouco conhecida, o peixe seco é um dos cartões postais que a vila da Nazaré apresenta aos visitantes. Praia afora, as vendedoras expostas em linha mostram aos transeuntes a importância de uma arte que o tempo preservou. A maneira de conservar o peixe, para os dias em que a pesca era escassa, chegou aos dias de hoje como uma tradição. Do sustento a marco turístico, o peixe seco da Nazaré evidencia as dificuldades de uma povoação que vivia da pesca.

Peixe seco – Nazaré

As espécies mais usadas para a secagem são o cação, a petinga, a sardinha, os batuques, o carapau e, devido à sua abundância, o polvo. Estendidos no estandarte, virados para o sul, onde o peixe é colocado para secar, os habitantes da terra utilizam duas técnicas de secagem: o peixe seco e o enjoado, com características de consumo e preparação diferentes.

Primeiramente, o peixe é “amanhado”: são tiradas as tripas do peixe, e depois ele é lavado e passado por uma salmoura feita com água e sal grosso. A seguir, o peixe é aberto e estendido nos estandartes ao sol. Dependendo das condições atmosféricas, a secagem pode durar entre 2 a 3 dias.

Secagem do peixe

No entanto, a tradição da secagem do peixe não é uma prática usual noutras regiões pesqueiras de Portugal, o que torna a sua venda difícil para os turistas desconfiados.

A forma de comer o peixe varia segundo a técnica usada para a sua secagem. O peixe seco pode ser cozido e regado com azeite, alho picado, vinagre ou suco de limão, ou pode ser desfiado e comido cru. O peixe “enjoado” geralmente é grelhado.

Os estandartes com peixe seco (ou “estindartes”, como chamam os nazarenos) podem ser encontrados ao sul da praia, junto ao Centro Cultural da Nazaré.

Forte de São Miguel Arcanjo

O Forte de S. Miguel Arcanjo é um monumento que se tornou no principal posto de observação das ondas gigantes na Praia do Norte, que tornaram a Nazaré numa referência do surf mundial. No local, o turista encontra o Centro Interpretativo do Canhão (da Nazaré, o canyon submarino onde se formam as ondas, a Surfer Wall, a galeria onde estão expostas as pranchas dos surfistas que se aventuram no mar da Nazaré, para além de exposições temáticas periódicas.

O forte foi mandado construir pelo Rei Sebastião, que se transformou em um mito após morrer na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África, com o objetivo de erguer uma fortificação para defesa do povoado piscatório.

A fortificação começou a ser ampliada e remodelada em 1644, por ordens de D. João IV, tendo sobrevivido às invasões francesas e fazendo parte da história das lutas liberais. O forte foi vandalizado pelos liberais, que atacaram a imagem de pedra de S. Miguel, que continua desfigurada até os dias de hoje.

Depois de ter perdido sua função militar em 1903, foi instalado no forte um farol, a pedido dos pescadores, para apoio de suas atividades piscatórias.

Forte de São Miguel Arcanjo

As maiores ondas do mundo

Os melhores surfistas do mundo passam pela Nazaré no inverno para enfrentar as ondas gigantes que deram fama mundial à aldeia de pescadores, que sempre foi um destino de férias dos portugueses durante o verão.

As maiores ondas do mundo

A praia da Nazaré recebe ondas gigantes que são geradas nas tempestades do oceano Atlântico, a centenas de quilômetros do local. A presença de um cânion submerso faz com que essas ondas sejam muito maiores na região do que em outros pontos da costa portuguesa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *