7 cidades portuguesas que vão fazer você esquecer Lisboa

A cidade de Lisboa tem sido a preferida dos turistas na Europa nos últimos anos. Os visitantes podem ter demorado a descobrir a capital portuguesa, mas, agora que o segredo foi descoberto, Lisboa tem se tornado o destino queridinho das viagens ao velho continente.

No entanto, Lisboa e o Porto, a segunda cidade do país, estão longe de ser os únicos lugares que fazem de Portugal um dos melhores países europeus para visitar. Quando for de viagem, faça questão de se aventurar nessas cidades e vilarejos que trazemos hoje aqui.

1. Óbidos

Foto: tokar/Shutterstock

Óbidos é uma pequena cidade cercada por muralhas que dão pistas aos viajantes sobre a sua história medieval. O rei D. Dinis deu a cidade de presente à sua esposa, a rainha Isabel, no dia do seu casamento, no final do século 13, e ela permanece praticamente inalterada até os dias atuais.

A apenas uma hora de viagem a partir de Lisboa, quem visita Óbidos é recompensado com a oportunidade de passar a noite dentro de um castelo árabe, que hoje em dia é uma pousada, sendo o cenário ideal para provar a ginjinha, um licor de ginja, que é uma fruta parecida com a cereja, natural da região.

Saiba mais sobre a cidade de Óbidos clicando AQUI.

2. Monsanto

Foto: Ana Flasker/Shutterstock

A vila de Monsanto, perto da fronteira espanhola, é conhecida pelas suas rochas gigantes. A mais intrigante aldeia portuguesa possui casas feitas de pedra, grudadas umas às outras, muitas vezes adaptadas e fundidas às gigantescas rochas da montanha.

Empoleirado acima da cidade, está o castelo abandonado dos Cavaleiros Templários, que oferece as melhores vistas da região.

3. Lamego

Foto: Marc Venema/Shutterstock

Lamego fica no coração do Vale do Douro, sendo o vinho uma das grandes atrações da cidade, em especial o famoso espumante Raposeira.

Os visitantes podem provar o espumante local ao subir a escadaria em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, uma igreja barroca e local de peregrinação, cujos azulejos incentivam os turistas a continuar subindo para ver mais de perto.

A cidade é palco de outros locais sagrados históricos e tem também um museu de arte instalado em um palácio do século 18.

4. Costa Nova

Foto: Michal Ludwiczak/Shutterstock

A poucos passos de Aveiro, uma das cidades à beira-mar mais românticas de Portugal, a Costa Nova está pedindo para ser o cenário de um filme de Wes Anderson.

A cidade pode não ter os canais e gôndolas de Aveiro, mas a antiga vila de pescadores mantém o seu fascínio. Notadamente, uma linha de cabanas de praia com listas coloridas que atraem turistas e surfistas para esta cidade praieira.

5. Monsaraz

Foto: Gi Cristovão Photography/Shutterstock

Évora é a cidade mais procurada pelos visitantes que buscam conhecer a região do Alentejo e poucos são os que seguem em direção a leste, a caminho de Monsaraz.

No entanto, quem segue viagem encontra todos os paladares que a cozinha alentejana oferece, incluindo o azeite e o vinho feito a partir dos olivais e vinhas circundantes.

Um castelo em uma das extremidades empresta à vila uma grandeza modesta, com suas casas com paredes caiadas de branco e telhados com telhas vermelhas, onde se pode admirar ao longe a barragem do Alqueva.

6. Talasnal

Foto: Jorge Anastácio/Shutterstock

O Talasnal é uma aldeia na serra da Lousã que está entre os melhores exemplos das “aldeias de xisto” de Portugal. Com casas de “pedra” (xisto) alinhadas na encosta, em um cenário montanhoso, o Talasnal é uma surpresa escondida que surpreende ainda mais quando se descobre a sua história.

Apesar de sua beleza, a aldeia não tem residentes permanentes, com suas casas destinadas ao turismo, com vários pequenos restaurantes e lojas. Se você gosta de doces, saboreie os famosos bolos conventuais da vila.

7. Marvão

Foto: Tatiana Popova/Shutterstock

Marvão é a prova de que o novo nem sempre é melhor. Com origens no século 12, quando serviu de refúgio para os mouros sufis e soldados que deram o nome à vila amuralhada, Marvão vigia o Alentejo a partir da serra de São Mamede.

As atrações principais são um jardim labiríntico e um castelo medieval com arcos góticos e janelas manuelinas. Vale a pena visitar Marvão em qualquer época do ano, mas quem passar por lá em novembro ganhará como mimo extra o festival anual da castanha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *