7 pratos que provam que ninguém gosta de frutos do mar como Portugal

Como nação de navegadores, os portugueses sempre tiveram uma forte ligação com os oceanos e mares. Esse fato, evidentemente, influencia profundamente a culinária portuguesa.

Hoje, comer frutos do mar em Portugal é uma espécie de ritual de verão e a melhor forma de vivenciar esse hábito é com os amigos, à beira mar, bebericando um copo de vinho branco.

Quanto tiver a oportunidade de provar o marisco português, comece por esses sete pratos tradicionais.

1. Ameijoas à Bulhão Pato

Em qualquer marisqueira, você encontra ameijoas à Bulhão Pato, que são simplesmente amêijoas ao molho de vinho branco.

Os portugueses comem amêijoas há centenas de anos, mas foi no século 19 que nasceu o molho Bulhão Pato, em homenagem ao famoso poeta português de mesmo nome.

Tudo que você precisa para este prato é um pouco de alho, azeite, vinho branco e coentro. Há quem goste também de regar por cima um pouco de suco de limão.

Faça o que fizer, não deixe aquele molho delicioso no prato: absorva o molho com um pedaço de pão e saboreie até a última gota.

2. Gambas ao alho

Existem infinitas formas de cozinhar as gambas, mas o alho não pode ficar jamais de fora. Em português do Brasil, o prato traduz-se como “camarão ao alho” e você encontra como entrada na maioria dos restaurantes.

Mas também é um petisco para se saborear enquanto se bebe uma cerveja, assistindo o futebol na TV. Alguns portugueses costumam arrancar as cabeças das gambas e chupar o seu interior, mas ninguém irá julgá-lo se não fizer o mesmo.

3. Sapateira recheada

A sapateira recheada, ou caranguejo recheado, é o destaque de qualquer refeição de frutos do mar em Portugal. Você pode encomendá-lo sozinho ou como parte de um prato de frutos do mar.

A deliciosa pasta que vem dentro da casca combina carne de caranguejo fresca com maionese, cebola, mostarda, ovo cozido e páprica. Tudo o que você precisa é de alguns biscoitos para mergulhar nessa pasta e você terá o lanche de verão perfeito.

4. Salada de polvo

Mesmo que você nunca tenha experimentado polvo antes, você vai adorar esta salada refrescante. Para fazer uma salada de polvo, você vai precisar de polvo, tomate, cebola, azeite e uma quantidade generosa de salsa, coentro e outras ervas. Algumas pessoas também gostam de adicionar batatas ou pimentão, mas não faz falta, porque é igualmente delicioso sem esses ingredientes.

5. Pastéis de bacalhau

Enquanto a maioria dos pratos de frutos do mar exigem que você se sente para saboreá-los, os pastéis de bacalhau são o lanche perfeito para se comer em movimento.

Feitas com bacalhau desfiado, batatas, ovos, salsa e cebola, estas pequenas guloseimas podem ser encontradas em qualquer café português. No Brasil, são conhecidos como “bolinhos de bacalhau”.

Apesar de não ser encontrado na costa portuguesa, o bacalhau foi um dos muitos ingredientes que os navegadores portugueses começaram a trazer consigo durante a era das navegações.

6. Cataplana de frutos do mar

É um prato de marisco do Algarve, a região sul do pais. Este ensopado tradicional geralmente contém uma variedade de frutos do mar, incluindo camarão, mariscos e mexilhões, misturados com batatas, tomates e cebolas. O que torna este prato especial é a cataplana, uma panela em forma de amêijoa usada para cozinhar o ensopado.

7. Peixe grelhado

Os portugueses adoram comer peixe grelhado. Embora as sardinhas sejam muito famosas, há muitos outros peixes que você deve experimentar, como carapau, robalo, dourada e o cherne.

Os locais costumam grelhar o peixe no carvão, o que lhe confere uma agradável textura crocante. Quanto ao tempero, bastam o sal e o azeite.

Parece simples, mas desde que você tenha peixe fresco, isso é tudo que você precisa. Os melhores lugares para experimentar peixe grelhado em Portugal são em vilas de pescadores como Sesimbra, Cascais e Setúbal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *