Os 10 destinos mais incríveis no norte de Portugal

Apesar de Portugal ser um país pequeno, com uma área menor que o estado brasileiro de Pernambuco, ficar correndo de um lado para o outro pode deixar você com a sensação que nunca irá conhecer as pessoas e a cultura do país.

Por isso, achamos que é melhor se concentrar em uma região específica, como o norte de Portugal, por exemplo. Conhecer os sons, os sabores e as maravilhosas vistas dessa zona será uma experiência inesquecível.

No norte de Portugal, você terá cidades medievais históricas para explorar, praias para passear, montanhas para caminhar e excelentes vinhos para provar, entre eles o famoso Vinho do Porto.

10. Lamego

Famosa pela produção de vinhos do Porto, é uma antiga vila barroca cheia de história na região do Douro, no mesmo lugar onde D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, subiu ao trono no século 12 e mandou construir a principal igreja da aldeia, a Sé.

A principal atração de Lamego é o santuário de Nossa Senhora dos  Remédios. No centro do burgo, há uma cisterna de pedra do tempo da ocupação árabe. Para visitar ainda há um castelo do século 12 e uma torre de menagem do século 13 que guarda a cidade no topo de uma colina.

9. Passadiços do Paiva

Se você está pretendendo uma experiência única na natureza, uma visita obrigatória no norte de Portugal é Passadiços do Paiva. São 8 km de caminhada em pontes suspensas e escadas de madeira que se encontram ao longo do rio Paiva, um dos mais bonitos do país.

Você irá caminhar pela exuberante vegetação, onde não faltam cachoeiras com águas cristalinas, sendo possível também avistar animais selvagens. Esse passeio não é definitivamente para sedentários de sofá, mas se você está querendo experimentar, quem conhece a região diz para começar a visita por Espiunca, no concelho de Arouca, porque é um percurso menos árduo.

8. Praia da Costa Nova

Você pode dar a volta ao mundo que não encontrará  muitos lugares com casas pintadas como as que você encontra na praia da Costa Nova. As casas desta vila de pescadores perto de Aveiro são pintadas com riscas coloridas: azul, verde acentuado com riscas brancas e vermelho vibrante.

Essas casas singulares foram construídas por pescadores para servirem de abrigo; hoje em dia, são casas de veraneio. Quando o mar está agitado, a praia da Costa Nova atrai surfistas, o que acontece com frequência. É um bom lugar no norte de Portugal para comer peixe fresco e frutos do mar.

7. Amarante

A maioria das pessoas identifica os santos como pessoas que faziam coisas santas, como realizar algum tipo de milagre. Mas aqui um santo está ligado à construção de uma ponte. É creditada a São Gonçalo a construção de uma ponte de pedra sobre o rio Tâmega no século 12.

O rio corta Amarante, com a cidade velha localizada na margem sul. A cidade também é famosa pelo seu vinho verde espumante, celebrando no mês de junho a festa de São Gonçalo. Em abundância, você encontrará monumentos religiosos, como a bonita Igreja de São Gonçalo, que dizem parecer mágica à luz do sol.

6. Viana do Castelo

Histórica cidade portuária, com muitos edifícios do século 16, Viana do Castelo foi um  dos lugares de onde os exploradores portugueses partiram para a descoberta do Novo Mundo.

Os lugares para visitar são a Misericórdia de Viana do Castelo, igreja de estilo maneirista barroco do século 16, a catedral românica que remonta ao século 15, o museu das carruagens de Geraz do Lima e a fonte renascentista de 1535 na Praça Maior. Quando cansar da arquitetura medieval, você poderá relaxar em uma das belas praias.

5. Parque Nacional da Peneda-Gerês

Localizado no noroeste montanhoso de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional do país. O Gerês, como é popularmente conhecido o parque, foi fundado em 1971 para proteger a natureza do lugar.

Cortado por uma antiga estrada romana, o Gerês tem áreas de acampamento e trilhas que levam a um antigo mosteiro ou um assentamento celta. Perto da estrada principal, o visitante encontrará santuários religiosos.

Por toda a parte é possível encontrar cachoeiras e, na Albufeira da Caniçada, onde se pratica toda a sorte de esportes náuticos, você encontrará restaurantes e esplanadas e um formidável pôr de sol.

4. Braga

Considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal, a terceira maior cidade de Portugal tem tantos monumentos e igrejas que é impossível visitar todos em apenas um dia.

A principal atração de Braga é o Santuário Barroco do Bom Jesus do Monte. A cidade aposta na Semana Santa, que atrai visitantes de todo o norte do país. Você pode também visitar o Palácio dos Arcebispos ou a Torre de Santiago, que fazia parte da antiga muralha da cidade.

3. Guimarães

Considerada o berço de Portugal, a cidade de Guimarães tem para visitar edifícios góticos, um centro medieval de ruas estreitas e bonitas praças com cafés ao ar livre. As ruínas de um antigo castelo que protegeu Guimarães contra mouros e normandos é um dos principais pontos turísticos. A não perder também o teleférico para o Parque da Penha, com suas trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas.

2. Vale do Douro

Com suas paisagens deslumbrantes, o Vale do Douro foi feito para ilustrar cartões postais. Descrito como um vale encantado, o vale é repleto de vinhas que crescem nas encostas, com o rio Douro serpenteando por aldeias pitorescas e vegetação exuberante.

O Vale do Douro é mundialmente conhecido pelos seus vinhos de mesa. Por isso, não deixe de visitar uma adega e fazer uma pequena degustação na primeira região vinícola do mundo.

1. Porto

Depois de Lisboa, a cidade do Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Explore suas ruas estreitas na zona antiga da Ribeiras e faça um tour de degustação das caves de vinho do Porto ao longo do rio Douro.

Uma boa opção para os notívagos  é experimentar a vibrante vida noturna da cidade. Se você gosta de história, vai encontrar muitos edifícios e monumentos barrocos na cidade velha, como a estátua do rei Pedro IV na Praça da Liberdade.

Mapa do Norte de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *