As 20 cidades e aldeias mais bonitas de Portugal

Visitar as cidades costeiras de Lisboa e Porto é a primeira coisa que vem à mente quando a maioria das pessoas imagina as suas férias em Portugal.

Porém, se você se atrever a se aventurar pelo interior do país, longe das grandes cidades, será recompensado com as vilas de contos de fadas mais charmosas e as pequenas cidades mais fofas que você já viu.

De tradicionais vilas de pescadores costeiras a encantadoras cidades no topo de colinas, essas belas vilas em Portugal estão repletas de cultura, história e culinária incrível.

Centro da vila de Óbidos – uma das mais belas aldeias de Portugal

Imagine edifícios caiados de branco, pequenas aldeias muradas no topo de colinas, castelos medievais épicos e muito mais! Você certamente não vai se arrepender de sair do caminho mais conhecido em Portugal.

Então por que não fugir das hordas de turistas e desfrutar da paz e tranquilidade do idílico interior português? Temos aqui as 20 das mais belas pequenas cidades e aldeias de Portugal, compartilhadas por blogueiros de viagens.

Alguns lugares são populares e bem conhecidos, enquanto outros ainda são relativamente desconhecidos, mas não importa quais você escolha visitar, todos eles vão roubar seu coração!

As 20 vilas e aldeias mais bonitas de Portugal

Óbidos

Cenas perfeitas de cartão postal em cada esquina em Óbidos

Óbidos é sem dúvida uma das vilas mais populares e bonitas de Portugal para visitar. Centenas de milhares de turistas lotam a pitoresca vila no topo da colina todos os anos, a maioria deles em uma viagem de um dia a partir de Lisboa.

Não é surpresa que Óbidos atraia multidões, seus belos edifícios caiados de branco com flores subindo pelas laterais, sinuosas ruas de paralelepípedos e o majestoso castelo medieval certamente contribuem para o charme da cidade.

Uma das melhores coisas para fazer ao visitar Óbidos é passear pelas antigas muralhas da cidade. Vistas espetaculares podem ser vistas sobre os telhados vermelhos e a paisagem circundante, mas esteja avisado: não há corrimãos! Certifique-se de verificar o castelo medieval incrivelmente bem preservado que fica em uma colina que domina a cidade abaixo.

Caminhando pelas muralhas de Óbidos, Portugal

O Castelo de Óbidos protege a região há mais de 800 anos e foi nomeado uma das 7 maravilhas de Portugal! Explorar as ruas do centro da cidade é outro grande destaque. É um lugar pequeno, mas passear pelo labirinto de ruas estreitas vai levar você a todos os cantos mais bonitos e segredos escondidos da cidade.

Como mencionado anteriormente, Óbidos faz uma excelente viagem de um dia de Lisboa, mas também é a parada perfeita em uma viagem de carro do Porto a Lisboa. Passar algumas noites em Óbidos permite explorar a cidade quando está mais calmo de manhã e à noite, ou seja. antes e depois da chegada dos excursionistas.

Se você optar por visitar em uma viagem de um dia, é fácil chegar a Óbidos a partir de Lisboa, pegando o ônibus expresso da estação Campo de Grande. Os autocarros partem de Lisboa regularmente ao longo do dia e a viagem demora uma hora.

Saiba mais sobre a bela cidade medieval de Óbidos AQUI.

Monsaraz

A encantadora vila de Monsaraz, foto de Travel-Boo

Mencione cidades e vilas medievais em Portugal e a maioria dos viajantes e moradores provavelmente mencionará a cidade murada de Óbidos. Mas, a apenas cerca de 2 horas de carro de Lisboa, você encontrará a linda cidade murada, caiada de branco de Monsaraz.

Dada a sua proximidade, a cerca de uma hora, de outra famosa cidade murada, Évora, basta passar por esta vila fortificada no alto de uma colina, especialmente se estiver a planejar uma viagem de um dia de Lisboa a Évora!

Ao entrar por um dos portões da cidade, você sentirá que entrou em uma era passada enquanto caminha pelas ruas de paralelepípedos, admira as casas e edifícios caiados de branco e explora as muralhas do castelo e a arena de touradas.

Monsaraz, foto de Travel-Boo

Para  o final da tarde, é legal procurar um lugar no topo das muralhas do castelo e assistir ao pôr-do-sol sobre o campo alentejano. A partir destas muralhas, pode-se admirar o rio Alqueva que divide Portugal da Espanha.

Algumas das principais coisas para fazer em Monsaraz incluem explorar todas as pitorescas lojas de artesanato e boutiques que se alinham na rua principal, bem como explorar o castelo real. Se você quiser algo diferente, também pode pegar seu carro e dirigir 10 minutos até a Praia Fluvial de Monsaraz, uma praia artificial à beira do rio.

Monsaraz, foto de Travel-Boo

Para chegar a Monsaraz terá de viajar de carro. Como já referido, a cidade se localiza a cerca de 2 horas de Lisboa pelas autoestradas A2 e A6.

Se estiver visitando esta parte do Alentejo, recomendamos vivamente que passe por este belo exemplo de uma cidade medieval portuguesa. Com certeza você vai adorar!!

Nazaré

Uma imagem aérea da vila portuguesa à beira-mar da Nazaré

A meio caminho entre Lisboa e Porto se encontra a deslumbrante cidade costeira da Nazaré, que alberga as maiores ondas de surf do mundo. Porém, mesmo que você não seja surfista, vale a pena conhecer a Nazaré.

O farol da Praia do Norte é onde você pode ver as ondas monstruosas batendo nas falésias. O farol também abriga um pequeno museu de surf com pranchas de surf e histórias de surfistas famosos que enfrentaram as ondas gigantes da Nazaré.

A pequena praça no Sítio, a uma curta caminhada do farol, tem uma vista deslumbrante sobre o oceano, a praia e os telhados vermelhos da vila de pescadores.

Na praça está a Igreja Nossa Senhora da Nazaré, uma igreja frequentada por peregrinos. A igreja tem uma pequena estátua da Virgem, que dizem ter sido esculpida pelo marido da Virgem Maria em Nazaré. Esta é a razão pela qual a cidade se chama Nazaré.

A praia da Nazaré é muito mais calma do que a Praia do Norte e é perfeita para nadar. Um passeio ao longo do passeio irá levá-lo a passar por barcos de pesca tradicionais e mulheres secando os peixes em prateleiras ao sol. A beira-mar da Nazaré é uma vila bonita e ainda bastante tradicional, como poderá ver pela mulher que ainda usa o seu tradicional vestido de 5 anáguas.

A Nazaré é uma bela pequena cidade em Portugal com excelentes praias, comida fantástica e pessoas simpáticas. Não há estação de trens na Nazaré. Se você não estiver dirigindo, um ônibus de Lisboa levará cerca de duas horas, enquanto o Porto fica a pouco mais de três horas de distância.

Saiba mais sobre a praia da Nazaré AQUI.

Marvão

Castelo de Marvão, foto de Delve Into Europe

Marvão é uma das aldeias mais remotas e espetaculares de Portugal, pois parece um ninho no topo da montanha com um dos melhores castelos de Portugal. Situa-se na Serra de São Mamede, no norte do Alentejo, sobranceira à fronteira espanhola.É um longo caminho de qualquer outro lugar, e é uma caminhada e tanto para chegar lá, mas vale a pena. Apenas dois ônibus por dia param em Marvão, então, a menos que você esteja dirigindo – e mesmo se você estiver dirigindo – vale a pena ficar pelo menos uma noite para experimentar a atmosfera deste lugar incrível.

Marvão se ergue sobre uma cumeeira estreita no topo de uma montanha escarpada, com o seu castelo no ponto mais alto e a aldeia caiada de branco em baixo. Há uma queda abrupta de cada lado, com vista para as montanhas portuguesas de um lado e as planícies da Espanha desaparecendo na distância do outro.

Marvão, uma das aldeias mais bonitas no topo de uma colina em Portugal

A experiência de conhecer Marvão é melhor ao pôr do sol e durante a noite. Tudo é tão remoto e isolado que é quase completamente silencioso, e ao nascer do sol o som do canto dos pássaros é tudo o que você irá escutar.

Vale a pena colocar o despertador em Marvão porque o castelo não está fechado à noite, para que possa entrar e desfrutar de um soberbo nascer do sol das muralhas.

Pinhão

A pitoresca vila do Pinhão

Pinhão é uma das principais cidades produtoras de vinho do Porto no Vale do Douro. Nas margens do rio Douro, a viagem do Porto ao Pinhão é espetacular, pois a estrada leva o viajante ao longo do rio e pelas colinas em socalcos onde crescem uvas e azeitonas.

Depois de atravessar a ponte do Peso da Régua para o Pinhão, pare na estação ferroviária, mesmo que vá pegar o trem.

A estação de trem está decorada com lindos azulejos portugueses azuis e brancos. Existem vários belos azulejos portugueses pintados à mão na estação ferroviária do Pinhão. Cada um retrata diferentes cenas do vale do Douro.

Belas vinhas em socalcos do Vale do Douro

O trem que vai do Porto ao Pocinho, no alto do Alto Douro, para no Pinhão. Faça uma pausa para um café ou então para o almoço, degustando o tradicional bacalhau antes de subir o vale para encontrar alguns miradouros panorâmicos no Vale do Douro.

Outra forma de chegar ao Pinhão é fazendo um cruzeiro fluvial a partir do Porto. Se estiver hospedado no Vale do Douro, o Pinhão é uma excelente base.

Embora existam muitas pequenas cidades no Vale do Douro, Pinhão tem uma escolha mais ampla de hotéis e um agradável passeio ribeirinho de onde você pode fazer uma curta viagem de barco. Existem várias vinhas nas proximidades, a principal razão pela qual provavelmente você está visitando o Vale do Douro.

Aveiro

A bonita cidade de Aveiro, foto de Uma Vida Sem Fronteiras

Muitas vezes referida como a “Veneza de Portugal” devido aos seus barcos coloridos e canais sinuosos, a encantadora cidade de Aveiro tem, no entanto, uma personalidade única.

Localizado na centro de Portugal, a apenas 75 quilômetros ao sul da cidade do Porto, este popular destino de viagem de um dia está situado ao redor da lagoa da Ria de Aveiro, famosa por suas saleiras, algas marinhas e peixes abundantes.

Com um interessante patrimônio arquitetônico, uma antiga história marítima e espetaculares maravilhas naturais, não faltam coisas para fazer em Aveiro. Repleta de arquitetura Art Nouveau, igrejas opulentas e uma infinidade de museus interessantes, Aveiro encanta com suas belas calçadas e casas cobertas de coloridos azulejos portugueses.

Claro que o ponto alto de qualquer visita a Aveiro é fazer um passeio de barco tradicional ao longo de um dos seus canais para descobrir o passado marítimo de Aveiro. Originalmente usados ​​para a colheita de algas marinhas, os coloridos barcos locais, conhecidos como moliceiros, são pintados com cores vivas com ilustrações que retratam a vida tradicional portuguesa.

Edifícios coloridos da vila piscatória da Costa Nova perto de Aveiro

Visite um museu ao ar livre que mostra os métodos tradicionais de extração de sal nas salinas da Troncalhada e mime-se com um spa de sal rústico nas proximidades. Comece cedo para visitar o mercado de peixes da cidade, onde você pode apreciar os pescadores locais transportando o pescado do dia antes de leiloar para o maior lance.

Quem poderia resistir a provar alguns frutos do mar abundantes com muitos restaurantes e cafés locais que oferecem os frutos do mar mais frescos, incluindo mexilhões, amêijoas, caranguejos e a especialidade local, a enguia.

Um destino de fuga favorito para muitos portugueses, Aveiro é uma bela cidade portuguesa que definitivamente vale a pena colocar na sua lista de Portugal para fazer.

Ferragudo

Ferragudo é uma vila de pescadores caiada de branco no concelho de Lagoa, no Algarve. Situada na foz do Rio Arade ao longo da costa sul algarvia, Ferragudo ocupa uma localização paradisíaca.

Esta joia escondida é a base perfeita para caminhadas pela costa do mar. A melhor maneira de chegar aqui é de carro. Demora 35 minutos de carro a partir de Lagos e 50 minutos saindo de Faro.

Ao chegar, comece o dia explorando o centro da cidade e as ruas que levam à Igreja de Ferragudo. Coma frutos do mar nos restaurantes locais e atravesse o Rio Arade até à Rua Infante Dom Henrique para as melhores vistas da cidade.

O melhor lugar para o pôr do sol é a ensolarada Praia dos Caneiros. Esta belíssima praia marca também o início do Caminho dos Promontórios, um passeio costeiro que começa em Ferragudo e termina no Carvoeiro. Esta trilha de 6 km leva 2 horas só de ida.

Se você procura mais opções de praia, confira também a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Aproveite esta road trip pelo Algarve para planear os seus dias em Ferragudo e no Algarve.

Santana, Madeira

As casinhas fofas de Santana, foto de Travel Hacker Girl

A ilha portuguesa da Madeira é o lar de várias aldeias incríveis. Provavelmente, a mais fotografada é Santana. Esta bonita vila portuguesa situa-se na costa norte da ilha a cerca de 40 km do Funchal. Enquanto a melhor maneira de se locomover pela ilha é de carro, Santana é um dos poucos lugares que também é acessível por transporte público.

A aldeia é conhecida pelas suas tradicionais casas de pedra com telhados de colmo triangulares. As casas são originárias do século 16 mas hoje em dia a maioria delas é mantida como atração turística.

Você pode entrar nessas pequenas casas e comprar uma grande variedade de produtos locais e artesanato tradicional. No centro de Santana, encontra 4 casas tradicionais, que pode visitar gratuitamente. Se você passear pela vila, também poderá encontrar outras, que ainda estão habitadas.

As belas casas de Santana, Madeira Portugal

Para quem quer aprender ainda mais sobre a cultura e história da ilha, o Parque Temático da Madeira é um ótimo local para ir. Tem muitas atrações para crianças e adultos.

As caminhadas na Madeira são também uma atividade muito popular graças aos seus percursos panorâmicos. Santana é um ótimo lugar para explorar alguns dos melhores passeios.

Se quiser apenas passear pelo centro da vila, sugerimos passar uma hora em Santana. No entanto, visitar o parque temático ou fazer caminhadas nas proximidades pode ser uma atividade para um dia inteiro.

Sines

Marina de Sines, foto de A World to Travel

Calma, com nítido caráter alentejano, despretensiosa e sempre bela; Sines é uma daquelas belas vilas em Portugal que não cansamos de visitar.

As suas casinhas brancas simples com as orlas delineadas a azul já são visíveis ao longe – especialmente se se aproximar da vila de barco, e uma vez lá você irá sentir o cheiro do mar e a peixe fresco. Principalmente se você descer para passear no calçadão, onde fica o mercado de peixes que acolhe os pescadores e a pesca do dia todas as manhãs.

Por isso, não é de estranhar que a boa cozinha portuguesa volte a ser fundamental nesta cidade. Todos os restaurantes perto do porto oferecem peixe fresco aos visitantes a preços modestos, especialmente se for tida em conta a elevada qualidade do produto.

Para além do passeio pelas suas ruas e o porto, inclua também uma visita ao castelo (com vistas maravilhosas sobre toda a cidade), ao monumento e praia do explorador Vasco da Gama (nascido em Sines por volta de 1460) e a praia de São Torpes, onde se pode surfar se as condições o permitirem.

Tavira

A bela cidade costeira de Tavira, foto de ms travel solo

Tavira é uma das vilas mais bonitas de Portugal ao longo da costa oriental do Algarve. A encantadora cidadezinha fica a cerca de 30 km a leste de Faro e 25 km a oeste da fronteira com a Espanha.

A cidade tem uma longa história e remonta ao final da Idade do Bronze. Hoje, evidências das influências romanas e mouras estão por toda parte, incluindo arquitetura, agricultura e etc.

Comece o seu passeio por Tavira visitando os seus muitos locais históricos, incluindo a Igreja da Misericórdia, uma igreja renascentista de meados do século 16, o Castelo de Tavira, o melhor local para ver os vestígios mouros e a ponte romana sobre Rio Gilão.

Enquanto passeia pelas ruas de Tavira, preste muita atenção às casas que estão cobertas de coloridos mosaicos portugueses decorativos. O trabalho detalhado é bastante impressionante!

Tavira, Portugal

Para uma curta viagem de um dia, apanhe um ferry local do centro de Tavira para uma praia próxima da Ilha de Tavira, onde pode desfrutar de 12 km de praia de areia branca.

Se você é um amante de frutos do mar, então você está com sorte! Desfrute de uma deliciosa refeição de marisco no Zeca da Bica, um restaurante familiar que serve o melhor marisco mediterrânico e pastel de natas!

O aeroporto internacional mais próximo é o Aeroporto de Faro, que fica a 35 km a leste de Tavira. Primeiro, apanhe um autocarro do aeroporto para Faro. Em seguida, apanhe um ônibus regional, pela EVA Transportes, ou um trem da Cia Comboios de Portugal para Tavira.

Tavira não é tão movimentada como outras cidades algarvias no sul de Portugal. Tem uma atmosfera relaxante que muitos visitantes desejam. Se vai viajar para o Algarve, não deixe de incluir Tavira no seu roteiro!

Fátima

Portugal está cheio de ótimos lugares para conhecer. Mas Fátima apresenta outra atrações, que é o turismo religioso. É onde a Virgem Maria terá aparecido aos Três Pastorinhos.

A aparição que ocorreu foi em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Acredita-se que Maria tenha aparecido a estas três crianças para transmitir uma mensagem sobre amor e paz.

As três crianças foram declaradas santas, e um santuário foi construído na cidade. Enquanto duas das crianças morreram na epidemia de gripe espanhola, uma das meninas se tornou freira e viveu até o século 21, a irmã Lúcia. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima recebe entre seis e oito milhões de peregrinos religiosos por ano.

Se você estiver viajando para Portugal e estiver visitando Lisboa com orçamento limitado, pode visitar Fátima de ônibus. Demora menos de duas horas para chegar a Fátima, deixando-lhe muito tempo para visitar os importantes locais religiosos e regressar a Lisboa à noite.

Carvoeiro

Um lindo brilho noturno no Carvoeiro, foto de DarekandGosia.com

Se você busca por lugares bonitos para visitar durante as férias em Portugal, tem que conhecer o Algarve. Esta deslumbrante região sul de Portugal está repleta de vilas e aldeias encantadoras – e uma delas é Carvoeiro, uma pequena cidade localizada a 65 km de Faro.

Você levará apenas 50 minutos de carro para chegar lá do aeroporto. A cidade está localizada no centro do Algarve, tornando-se um ótimo lugar para ficar se você planeja passar longas férias no Algarve.

A história do Carvoeiro remonta ao século 16, quando os piratas reinavam na baía. A costa íngreme era um abrigo perfeito para eles. Nos séculos seguintes, se transformou numa sonolenta vila de pescadores.

Na década de 1960, graças às suas praias espetaculares, tornou-se um dos destinos de férias mais populares de Portugal. E não é à toa! Carvoeiro foi construído sobre falésias rochosas, o que torna a cidade um dos resorts mais bem situados em todo o Portugal.

Há muitas coisas boas para fazer em Carvoeiro também. Desde caminhar pelo pitoresco Passeio Marítimo do Carvoeiro no topo da falésia, visitar o deslumbrante Algar Seco ou finalmente fazer um passeio de barco até à Gruta de Benagil. Não faltam belos lugares ao redor da cidade de Carvoeiro!

Sintra

A colorida vila de Sintra, foto de Knycx Journeying

Sintra está localizada perto da capital de Portugal – Lisboa; e tem uma história rica, paisagem incrível e patrimônios históricos.

A maioria dos visitantes já deve ter ouvido falar do mágico Palácio Nacional da Pena, em Sintra, e do Castelo dos Mouros, entre muitos outros locais classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além do Parque Natural Sintra-Cascais, oferece belas florestas, parques, ruínas antigas e belas praias.

Comece o seu dia em Sintra caminhando tranquilamente pelo Palácio da Pena até ao Castelo dos Mouros – as cores e o estilo arquitetônico do palácio no topo da montanha são verdadeiramente únicos.

A varanda dá uma vista panorâmica perfeita de toda a área também! Em seguida, explore as fazendas íntimas próximas e a floresta antiga.

Tome um chá da tarde num dos famosos cafés do centro da vila de Sintra. Finalmente, dirija-se ao Cabo da Roca à noite para o pôr do sol.

O vibrante Palácio da Pena de Sintra

Como alguns sabem, Portugal foi um gigante marítimo com um rico passado colonial; e se olharmos no mapa da Europa, a península ibérica é como a cabeça de um homem virado em direção ao oceano Atlântico: Espanha é o cabelo que foi jogado para trás pelo vento, e Portugal é o rosto.

Olhando ainda mais de perto, você encontrará uma ponta na península chamada Cabo da Roca – também conhecido como o ponto mais ocidental do continente europeu.

Para mim, este é o melhor lugar para ver o pôr do sol na Europa. O cabo não tem muito mais do que um farol e um monumento que diz “Aqui, onde a terra se acaba e o mar começa…” (Onde a terra acaba e o mar começa); mas sua localização única e inscrições poéticas são caras ao meu coração.

Mértola

A encantadora vila murada de Mértola, foto de The Nomadic Vegan

A vila amuralhada de Mértola situa-se no sudeste alentejano, não muito longe da fronteira espanhola. Foi construída numa localização estratégica no ponto mais alto navegável do rio Guadiana, onde se encontra com o rio Oeiras.

Prepare-se para uma boa caminhada, pois Mértola fica no alto de uma colina com vista para os dois rios, e algumas das suas ruas são bastante íngremes.

No entanto, vale a pena subir até o topo para visitar o castelo. A maioria dos lugares pode ser acessada gratuitamente, exceto a torre e a exposição que a acompanha.

Como todo o Portugal, Mértola foi outrora governada pelos mouros, que chamaram a vila de Martulah. Pequenas lembranças da herança islâmica podem ser encontradas em todo o país, mas talvez seja mais sentida em Mértola do que em qualquer outra pequena cidade de Portugal.

O que hoje é a principal igreja da cidade, a Igreja Matriz, foi originalmente construída como mesquita no século 12, que ainda mantém muitas de suas características arquitetônicas originais, como as portas em arco em forma de ferradura e o mihrab apontando na direção de Meca.

Outras atrações imperdíveis são o Museu de Arte Islâmica e um campo arqueológico aberto ao público. A cada dois anos, em anos ímpares, um Festival Islâmico é realizado na cidade.

Cascais

Centro histórico de Cascais, foto da World in Paris

Cascais é uma pitoresca cidade costeira localizada a 25 km a oeste de Lisboa. A sua proximidade à capital e boas ligações ferroviárias fazem de Cascais o destino perfeito para uma viagem de um dia ou uma escapadela de fim-de-semana fora de Lisboa.

Cascais tornou-se uma popular estância balnear na década de 1870, quando o rei de Portugal e a sua família fixaram a sua residência de verão no lugar, atraindo assim outros nobres que estabeleceram uma comunidade de veraneio.

Em Cascais, as pessoas nunca estão longe do mar, esta é a principal atração da cidade. A cidade também tem um belo centro histórico com a praça principal pavimentada com mosaicos tradicionais portugueses e ruas sinuosas com casas caiadas de branco.

A cidade velha também abriga o medieval Forte de Nossa Senhora da Luz e o Palácio da Cidadela, o antigo retiro real.

O Parque Marechal Carmona também merece a visita, principalmente nas horas mais quentes do dia. Tem palmeiras, alguns bancos à sombra e lagoas pitorescas perfeitas para um descanso.

Aconselhamos especialmente visitar Cascais pelos seus restaurantes de frutos do mar, oferecendo sempre peixe freesco, e as esplanadas soalheiras com vistas espetaculares sobre o oceano são uma visita obrigatória em Cascais.

Chegar a Cascais a partir de Lisboa é muito fácil. Os trens partem da estação do Cais do Sodré em Lisboa. A viagem leva 40 minutos, só ida.

Porto Covo

Ruas bonitas de Porto Covo, foto de Stingy Nomads

Das muitas vilas e aldeias portuguesas, a pequena vila de pescadores de Porto Covo é uma das nossas favoritas. Porto Covo tem muito a oferecer aos seus visitantes; charmosas ruas de paralelepípedos com casas tradicionais de pescadores, comida deliciosa, praias de areia e muitas atividades ao ar livre.

A cidade está localizada a cerca de 160 km a sul de Lisboa, na região do Alentejo. Pode ser visitada em uma viagem de um dia a partir de Lisboa, mas definitivamente vale a pena ficar por lá por alguns dias.

Porto Covo é um ótimo lugar para uma escapadela de fim de semana da movimentada capital, é fácil chegar lá de Lisboa. Existem vários ônibus diários que saem da Rodoviária de Sete Rios, a viagem dura cerca de 2 horas.

Porto Covo é uma cidade muito pequena; sua população é de pouco mais de 1000 pessoas. O tamanho pequeno não significa que nada acontece por lá.

As ruas da cidade estão cheias de vida; lojas de suvenires, restaurantes, esplanadas, moradores e turistas passeando pelas ruas estreitas no caminho de ida e volta para a praia. A praça Jardim do Largo Marquês do Pombal é o centro da vida social desta encantadora vila.

Porto Covo é uma porta de entrada para a Costa Vicentina, uma parte da costa portuguesa protegida. A cidade e seus arredores são o lugar perfeito para atividades ao ar livre, como caminhadas, surf, ciclismo e caiaque.

Caminhando ao longo da costa, seguindo o Trilho dos Pescadores, tem-se uma vista deslumbrante sobre a vila e arredores. A rota começa em Porto Covo e percorre a costa oferecendo paisagens deslumbrantes.

Constância

A bonita vila de Constancia, foto de LetsGrowCook

A pequena cidade de Constância está localizada no distrito de Santarém e está situada na confluência dos rios Zêzere e Tejo.

Esta bela vila portuguesa tem ruas calcetadas, casas caiadas de branco e degraus estreitos e íngremes até à margem do rio.

A cidade vive sonolenta, a menos que haja um festival local e a área da margem do rio ganhe vida completamente.

Constância é talvez mais conhecida em Portugal como a casa do famoso poeta português Luís de Camões, que aqui escreveu algumas das suas poesias e que é homenageado com uma estátua na cidade.

Constância é um lugar perfeito para se hospedar, é um dos lugares ainda muito pouco conhecidos pelos estrangeiros.

As corredeiras e o rio que desce da vizinha albufeira do Castelo do Bode é um ótimo local para navegar de caiaque e o incrível Castelo de Almourol também merece uma visita, distando a apenas 5 km.

Constância, foto por LetsGrowCook

Constancia é facilmente acessível por estrada da A23 principal a leste de Torres Novas. Para chegar a Constância de ônibus terá de se dirigir a Tomar ou Abrantes, ambas dignas de uma visita por direito próprio!

O transporte público é limitado e é improvável que você consiga fazer uma viagem de um dia, mas isso é mais um motivo para pernoitar!

Vila Real de Santo Antonio

A bonita vila de Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António é uma pequena cidade no extremo sudeste de Portugal. É a última cidade ao longo da costa algarvia antes de chegar a Espanha e é uma das mais belas cidades pequenas de Portugal.

A cidade está localizada na foz do rio Guadiana, que forma grande parte da fronteira entre Espanha e Portugal e é uma pequena cidade pitoresca para se visitar.

Vila Real de Santo António, ou VRSA como é conhecida localmente, pode ser alcançada a partir de Faro, a capital do Algarve, de ônibus, trem ou carro.

Os trens partem diretamente de Faro e terminam em VRSA, a viagem demora pouco mais de uma hora. A cidade também está localizada à saída da principal auto-estrada do Algarve, a A22, e pode ser alcançada a partir de Faro em menos de uma hora. Basta estar ciente de que a auto-estrada tem pedágios eletrônicos

VRSA é uma bela cidade pequena para passear com a praça principal e a principal rua comercial sendo totalmente para pedestres. A igreja principal também está localizada na praça e a praça é frequentemente decorada para as festas populares

Embora haja cafés e restaurantes ao longo da rua principal, passeie por uma rua lateral e encontre outros restaurantes encantadores que são populares entre os moradores locais no fim de semana.

Saboreie um Bacalhau à Brás ou, se não quiser uma refeição completa, saboreie um café expresso e um pastel de nata, o pequeno pastel de nata pelo qual Portugal é famoso.

Há uma linda marina à beira-mar, e você pode pegar uma balsa para Ayamonte, na Espanha. Não é necessário passaporte e é um ótimo dia fora de VRSA. Vila Real de Santo António é uma visita obrigatória se estiver visitando o Sotavento Algarvio.

Baleal

A bela praia do Baleal, foto do Arquivo de Viajantes

Ao longo dos últimos anos, Portugal ganhou um enorme crescimento e popularidade entre os viajantes. Isso pode ser devido à sua bela capital Lisboa com seus bondes antigos, becos e pores do sol pitorescos.

Também pode ser devido ao seu litoral acidentado com aldeias de sonho e ondas mágicas ou simplesmente uma combinação de tudo isso.

Encontramos a nossa aldeia favorita em Portugal: Baleal. Esta simpática cidade de surfistas não está longe de Peniche mas é menos famosa e, portanto, ainda mais adormecida e tranquila.

Comece o dia alugando algumas pranchas de surf no bar da praia do Bruno. Pegue as ondas até estar pronto para uma bebida refrescante. Bruno’s é um lugar incrível para um café, bolo e, bem, um copo de cerveja gelada.

Quando o sol se põe, você pode caminhar pela praia e conferir a “Taberna do Ganhão”. Este pequeno restaurante bonitinho não serve apenas a melhor salada de polvo, mas também foi o primeiro restaurante do  lugar. Desfrute de um jantar incrível enquanto observa o mar e reabastece as energias.

O Baleal também é um ótimo local para conhecer outras aldeias portuguesas ainda menores nas proximidades. Se você tiver sorte, poderá até ver as ondas gigantes em um dos mais populares locais de surf de ondas grandes da Nazaré.

Burgau

A vila costeira de Burgau

Não sabemos por onde começar com esta bonita vila piscatória portuguesa, situada na costa sul do Algarve, no  município de Vila do Bispo. Encontramo-a totalmente por acaso, enquanto procurávamos por lugares baratos para ir de férias e aí nos apareceu Burgau.

Assim que chegar ao aeroporto de Faro, pode apanhar um táxi direto para o Burgau, alugar um carro e conduzir sozinho ou ir até ao centro da cidade e apanhar um ônibus, isso vai depender do seu orçamento.

A principal atração é a Praia de Burgau, pequena e tranquila cercada por colinas que protegem dos ventos fortes e uma barraca de praia situada no topo para quando você ficar com sede.

Existem passeios costeiros para que possa passear pelos topos das falésias e visitar as aldeias vizinhas.

Burgau é o tipo de lugar para uma estadia descontraída, é uma vila agradável e pequena, tudo está perto e não foi  arruinada por arranha-céus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *