20 jóias escondidas em Portugal que você precisa visitar!!!

Portugal é um dos nossos destinos favoritos no mundo. O país “à beira-mar  plantado” possui uma coleção de praias deslumbrantes, palácios de contos de fadas, vinhos deliciosos e algumas aldeias incríveis que ainda preservam seu charme e tradições.

Todo viajante que escolhe Portugal como destino conhece Lisboa, Porto ou Algarve, mas Portugal tem muito mais a oferecer do que esses lugares populares. Se você estiver disposto a sair da trilha batida, descobrirá alguns lugares de tirar o fôlego ainda desconhecidos para a maioria dos turistas.

Neste post, partilhamos com vocês as 20 mais belas joias escondidas em Portugal que devem estar na lista de desejos de qualquer viajante.

As 20 melhores joias escondidas de Portugal

20. Ilhas das Berlengas, Leiria

Um dos lugares escondidos mais bonitos de Portugal, as ilhas áridas das Berlengas são verdadeiramente pitorescas. Localizadas perto da vila de Peniche, apresentam prósperas colônias de gaivotas, assim como outras espécies de aves e rica vida marinha.

O destaque deste pequeno arquipélago rochoso pode ser encontrado na ilha maior chamada de Berlenga Grande, onde o antigo forte de São João Baptista fica em um pequeno afloramento rochoso acessível por uma ponte de pedra. Além de visitar o forte, você também pode passear de barco ou canoa pelas ilhas para descobrir suas cavernas deslumbrantes.

19. Porto Moniz, Madeira

Um dos lugares secretos de Portugal, o Porto Moniz é um destino verdadeiramente inesquecível, localizado no extremo noroeste da Ilha da Madeira. A verdadeira maravilha e principal atração de Porto Moniz são as piscinas lávicas únicas criadas pela maré cheia, onde os viajantes podem relaxar num dos ambientes mais fascinantes que existem no planeta.

Estas piscinas de basalto preto são seguras para nadar e um destino perfeito para quem procura uma experiência única. Se você quiser passar mais tempo na área, escolha um dos hotéis localizados na orla. Pode visitar este local único com uma visita guiada a partir do Funchal. Confira este passeio que inclui paradas em Cabo Girão, Paul da Serra e outros.

18. Buracas do Casmilo

O deslumbrante Vale das Buracas está localizado no centro de Portugal, perto da cidade de Coimbra e perto da vila de Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova. O lugar possui impressionantes cavernas e formações cársticas, um tipo de relevo que se caracteriza pela dissolução/corrosão das rochas e que foram formadas ao longo de milhões de anos em um estreito desfiladeiro que pode ser explorado a pé.

É um dos lugares desconhecidos de Portugal, um destino onde se aprecia a beleza da natureza sem se preocupar com multidões. Para os apaixonados por geologia e não só, este é um lugar imperdível.

17. Piódão

Existem muitos destinos únicos em Portugal que os viajantes não conhecem e um deles é a deslumbrante vila de Piódão. Este pequeno povoado isolado está situado ao longo de uma cordilheira íngreme, cercada por florestas e vales fluviais.

As casas compactas são inteiramente construídas numa rocha chamada xisto, criando uma imagem idílica que lembra um conto de fadas no meio da serra. Além de experimentar a atmosfera autêntica enquanto caminha pelas estreitas ruelas de paralelepípedos, você também deve visitar a Igreja Paroquial branca.

16. Covão dos Conchos

Covão dos Conchos é algo surreal, quase um portal de outro mundo. Localizado no meio de um lago artificial na remota Serra da Estela, este sumidouro é na verdade um funil artificial.

Ela leva a um túnel subterrâneo que faz parte de um sistema hidrelétrico que fornece água para as comunidades próximas. Não há outras estruturas feitas pelo homem nas proximidades e a abertura parece quase natural.

15. Monsanto

Há muitos anos, esta autêntica povoação foi eleita como “a aldeia mais portuguesa de Portugal” e muito de suas características foi preservado até hoje. Aqueles que desejam descobrir Portugal fora dos roteiros mais conhecidos devem definitivamente viajar para Monsanto, uma pequena aldeia situada no meio do campo perto da fronteira espanhola.

As tradicionais casas de granito foram construídas entre enormes rochedos que fazem parte da própria paisagem rural, sendo integradas nas casas. As ruas estreitas também são pavimentadas com granito. Se tiver tempo, visite as interessantes ruínas de um antigo castelo e capela no topo da colina.

14. Costa Nova do Prado

Uma das joias escondidas mais incríveis de Portugal é o destino à beira-mar da Costa Nova do Prado, localizado perto da cidade de Aveiro. Cabanas de férias coloridas estão alinhadas ao longo desta praia pitoresca. Estas cabanas foram construídos por pescadores e usadas ​​como depósito no passado.

Situado numa longa extensão de areia entre o oceano e uma lagoa, este lugar fascinante é um paraíso para os surfistas e para os amantes do lado selvagem da costa portuguesa.

13. Ilha de São Miguel, Açores

O sobrenome deste lindo destino é a “Ilha Verde” devido às densas florestas que cercam os picos das montanhas e lagos azuis formados em antigas caldeiras vulcânicas. A maior ilha do arquipélago dos Açores é um local surpreendente onde tudo parece um postal, desde a dramática costa criada pelo Oceano Atlântico às lagoas gémeas azul-esverdeadas das Sete Cidades.

Entre os pontos turísticos mais interessantes desta ilha estão algumas piscinas termais, cidades com um rico patrimônio cultural e vistas panorâmicas de tirar o fôlego que podem ser admiradas do topo das montanhas. Você também pode observar baleias ou explorar a incrível parte ocidental da ilha com uma visita guiada.

12. Óbidos

A pequena vila de Óbidos situa-se na Região Oeste e é um dos lugares secretos de Portugal. Localizada no topo de uma colina e cercada por muralhas medievais, a cidade apresenta um majestoso castelo e impressionante arquitetura medieval, além de uma atmosfera encantadora.

Os principais pontos turísticos de Óbidos incluem o castelo bem preservado, as casas tradicionalmente pintadas, as ruelas floridas, várias igrejas esplêndidas e festivais divertidos. Há também belas praias localizadas na costa nas proximidades.

Saiba mais sobre a bela cidade medieval de Óbidos  AQUI.

11. Ilha Terceira, Açores

A terceira maior e segunda ilha mais populosa dos Açores é também conhecida como “Ilha Lilás”. Este destino verde e paradisíaco apresenta praias imaculadas excepcionais e pequenas cidades soberbas no meio da natureza.

No entanto, os destaques da Terceira são os percursos pedestres inspiradores que levam a paisagens maravilhosas como o túnel de lava do Algar do Carvão ou o Pico da Serra de Santa Bárbara. As vistas são simplesmente incríveis!

10. Ponta do Bode, Madeira

Localizada na parte ocidental da Ilha da Madeira, esta deslumbrante península rochosa é um dos lugares desconhecidos em Portugal, um lugar verdadeiramente bonito com vistas deslumbrantes sobre a costa da ilha e o oceano. Localizado perto da cidade de Caniçal, vale a pena explorar principalmente pelos deslumbrantes panoramas do pôr do sol. Enquanto estiver na região, você também pode explorar as maravilhas naturais surpreendentes da península de São Lourenço, em Caniçal.

9. Marvão

A joia medieval Marvão é uma das melhores coisas para conhecer em Portugal, oferecendo uma experiência inspiradora no campo. O antigo castelo de Marvão ergue-se numa falésia rochosa sobre as esplêndidas casas de pedra caiadas de branco e as encantadoras ruas de paralelepípedos da vila medieval.

Com a sua história conturbada devido à proximidade da fronteira espanhola, a vila de Marvão é mais conhecida pelo seu castelo, mas também possui um pequeno museu, vários trilhos para caminhadas e outros locais interessantes nas proximidades.

8. Amarante

Localizada no interior do extremo norte do país, a maravilhosa cidade de Amarante é um dos lugares menos conhecidos de Portugal. Aninhada no sopé da serra e atravessada pelo encantador Rio Tâmega, a vila assenta em várias colinas e está rodeada de bosques.

Os principais pontos turísticos deste destino medieval incluem a Ponte de São Gonçalo, a Igreja de São Gonçalo, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea, a Igreja de São Domingos e o Parque Aquático. Se você decidir visitar esta cidade, faça uma viagem de um dia para a Serra do Marão.

7. Coimbra

Um dos lugares mais subestimados de Portugal, a charmosa cidade de Coimbra é muitas vezes esquecida em favor de Lisboa ou Porto, mas oferece as mesmas experiências fascinantes. Hoje uma próspera cidade universitária, já foi a capital medieval de Portugal.

Para além de uma das universidades mais antigas do mundo e de uma vida cultural vibrante, Coimbra apresenta também várias atrações excepcionais, como a Sé Velha e a Sé Nova, o Jardim Botânico, a Igreja de Santa Cruz, o Museu Nacional Machado do Castro, o Museu parque temático dos Pequenitos e muitos outros.

6. Bragança

Localizada no extremo nordeste do país, a vila medieval de Bragança é um dos destinos mais fascinantes de Portugal. Seu castelo medieval perfeitamente conservado com altas paredes de pedra circunda a cidade.

Bragança é uma descoberta maravilhosa, com várias coisas interessantes para ver, como o Castelo Medieval e o Museu Militar, o antigo edifício Domus Municipalis, a Sé Velha, a Igreja de Santa Maria e centro histórico da cidade com suas ruas encantadoras.

5. Tomar

Localizada no centro do país, a cidade de Tomar é verdadeiramente deslumbrante. No século 13, este era um dos lugares mais importantes e influentes da Europa Ocidental, pois costumava ser a sede religiosa dos Cavaleiros Templários.

O Convento de Cristo foi o seu templo principal e ainda é o mais famoso de Tomar, embora também existam outros locais interessantes para ver, como o Castelo de Tomar, o Aqueduto dos Pegões, a Igreja de São João Baptista ou o encantador centro histórico da cidade.

4. Braga

Uma das cidades mais antigas do país, Braga é um dos locais pouco habituais em Portugal. Considerada o centro religioso de Portugal, a cidade abriga magníficas igrejas e mosteiros, como a Igreja do Bom Jesus, a Sé Velha, a Igreja de Santa Cruz, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e outros.

Também muitos museus, jardins e palácios estão esperando para serem descobertos. Braga é também um dos melhores locais para provar o tradicional “vinho verde”, também conhecido como “vinho jovem”.

3. Cascata das 25 Fontes, Madeira

As deslumbrantes cachoeiras das 25 Fontes são realmente impressionantes. Localizadas no coração selvagem da Madeira, estas quedas de água podem ser exploradas ao longo de um percurso pedestre, passando por algumas paisagens excepcionais. A deslumbrante cascata do Risco tem mais de 100 metros de altura mas as outras são igualmente belas, compensando pela sua singularidade ou beleza.

2. Praia da Adraga

Considerada uma das praias mais pitorescas de Portugal, a Praia da Adraga está localizada perto de Lisboa. A principal atração desta praia selvagem e idílica são as impressionantes falésias altas que caem no oceano, criando um cenário de tirar o fôlego. A praia tem uma areia dourada perfeita e há um excelente restaurante na entrada, onde você pode saborear uma deliciosa refeição.

1. Sortelha

Uma das vilas medievais mais antigas e melhor conservadas do país, Sortelha é um dos locais desconhecidos de Portugal. Com o seu majestoso castelo no alto de uma rocha de 760 metros de altura e as suas antigas casas de granito que se erguem entre pedregulhos e rochas, esta pequena vila é uma viagem inesquecível pelo campo no leste de Portugal.

Considerações finais

Portugal é um dos destinos mais bonitos do mundo. Com suas charmosas vilas e paisagens naturais, atrai milhões de turistas todos os anos. Se você está querendo evitar as multidões, esperamos que tenha achado útil esta lista das melhores joias escondidas em Portugal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *