14 parques naturais em Portugal para explorar

Com mais de 2500 horas de sol por ano, Portugal é um dos países mais ensolarados e agradáveis da Europa para desfrutar de atividades ao ar livre.

As condições geográficas variadas do país oferecem uma ampla gama de paisagens naturais que atendem a todos os gostos, desde montanhas no norte até planícies ao sul e o Oceano Atlântico a oeste.

Por isso, Portugal é um destino perfeito para os amantes da natureza e atividades ao ar livre.

Os parques naturais em Portugal oferecem a melhor experiência possível em turismo verde e natural, com várias opções de caminhadas, trilhos e outras atividades de contato com a natureza.

Desde o Parque Nacional da Peneda-Gerês, no norte, até o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no sul, o país está repleto de paisagens exuberantes, montanhas impressionantes, rios cristalinos e praias intocadas.

Os visitantes podem explorar a cultura e a história portuguesa enquanto desfrutam da natureza em suas trilhas e caminhadas, tornando sua viagem uma experiência única e inesquecível.

Há opções para todos os gostos, desde trilhas mais tranquilas a mais desafiadoras, que proporcionam um contato direto com a fauna e flora locais. Com suas paisagens incríveis, Portugal é um destino que vale a pena conhecer.

14 parques naturais em Portugal para explorar

Região Norte

Na região Norte de Portugal, é possível encontrar cinco dos 14 parques naturais existentes no país. Desde as belas paisagens do Alto Nordeste transmontano até o incrível Douro Internacional, há muitas descobertas a fazer. Vale a pena conhecer cada um dos cinco parques naturais da região.

1. Parque Nacional de Montesinho

O Parque Nacional de Montesinho é uma das jóias naturais do norte de Portugal. Foi criado em 1979 com o objetivo de preservar a fauna e flora da região, bem como a cultura e os modos de vida das comunidades locais. O parque abrange uma área de 75.000 hectares e é um dos maiores parques naturais de Portugal.

Localizado no nordeste de Portugal, na fronteira com a Espanha, o Parque Nacional de Montesinho apresenta uma grande variedade de paisagens, desde montanhas e vales profundos até florestas densas e áreas rurais.

A fauna é rica e diversificada, com espécies como o lobo ibérico, a águia-real, o corço, o javali, o texugo e a raposa.

A flora também é abundante e diversa, com uma grande variedade de espécies vegetais e animais, como o teixo, o carvalho, o castanheiro, o pinheiro e o medronheiro. Há também várias espécies de cogumelos, incluindo o famoso cogumelo Porcini.

O parque é um excelente destino para os amantes da natureza, que podem desfrutar de várias atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e observação de pássaros.

Há trilhos para todos os níveis de dificuldade, que permitem explorar os recantos mais bonitos do parque.

Além da beleza natural, o Parque Nacional de Montesinho é também um local de grande valor cultural.

As comunidades locais mantêm tradições seculares, como a criação de gado, a produção de vinho e o artesanato, que podem ser observadas em várias aldeias do parque.

A gastronomia da região é também um destaque, com pratos como o cozido, o fumeiro e os queijos tradicionais.

Como chegar ao Parque Nacional de Montesinho

O Parque Nacional de Montesinho está localizado no norte de Portugal, próximo à fronteira com a Espanha. Existem diferentes opções de transporte para chegar ao parque a partir de Lisboa e Porto.

A partir de Lisboa, a opção mais fácil é pegar um voo até Bragança, a cidade mais próxima do parque. Existem voos regulares da companhia aérea TAP Portugal com destino a Bragança.

Após desembarcar, é possível alugar um carro e dirigir por cerca de 40 minutos até a entrada do parque. Outra opção é pegar um ônibus de Bragança até a aldeia de Gimonde, localizada dentro do parque.

Já a partir do Porto, a melhor opção é alugar um carro e dirigir por cerca de 2 horas e meia até a entrada do parque. O percurso mais comum é seguir pela autoestrada A4 em direção a Bragança, saindo na saída de Macedo de Cavaleiros.

Depois, basta seguir as indicações para o Parque Nacional de Montesinho. Também é possível pegar um ônibus do Porto até Bragança e, em seguida, alugar um carro ou pegar um ônibus para Gimonde.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importante lembrar que as estradas que levam ao parque podem ser sinuosas e estreitas, especialmente na área de montanha.

É recomendável que os motoristas tenham experiência em conduzir em condições semelhantes e estejam atentos às indicações de trânsito.

2. Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal e está localizado na região Norte do país, abrangendo uma área de cerca de 70.000 hectares.

É um dos mais importantes parques naturais de Portugal e também é reconhecido internacionalmente pela sua riqueza natural e cultural.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é formado por serras, montanhas, rios, cascatas, lagos e bosques que oferecem paisagens deslumbrantes aos visitantes.

A região é o lar de muitas espécies de animais e plantas, algumas das quais são raras e ameaçadas de extinção. O parque é também um local de grande valor histórico e cultural, com inúmeros sítios arqueológicos, vestígios da presença romana e medieval, e uma forte tradição rural.

Uma das atrações mais populares do Parque Nacional da Peneda-Gerês é a sua rede de trilhos pedestres, que oferece uma variedade de percursos para caminhadas, desde caminhadas mais curtas até percursos mais longos e desafiadores.

A trilha mais famosa é a “Trilho dos Currais”, que leva os visitantes a uma série de piscinas naturais ao longo do Rio Homem.

Além das caminhadas, outras atividades populares no parque incluem a observação de aves, pesca, passeios a cavalo, canoagem e rafting. O parque também possui várias áreas de camping e pousadas rurais para aqueles que querem passar a noite.

Como chegar Parque Nacional da Peneda-Gerês 

Para chegar ao Parque Nacional da Peneda-Gerês a partir de Lisboa, a melhor opção é pegar um avião para o Porto e, em seguida, alugar um carro ou pegar um ônibus até o parque.

A viagem de carro leva cerca de 1 hora e meia a partir do Porto. A partir de Lisboa, também é possível pegar um ônibus para o parque, mas a viagem é bastante longa e pode levar mais de 5 horas.

A partir do Porto, também é possível pegar um trem até a cidade de Braga e, em seguida, pegar um ônibus ou táxi até o parque. A viagem de trem leva cerca de 1 hora e meia e a viagem de ônibus ou táxi até o parque leva cerca de 1 hora.

3. Parque Natural do Douro Internacional

Rio Douro

O Parque Natural do Douro Internacional é uma área protegida situada no nordeste de Portugal, na fronteira com a Espanha.

Criado em 1998, o parque cobre uma área de cerca de 85 km² e é um dos maiores espaços protegidos do país. O parque abrange uma zona de transição entre as montanhas graníticas do planalto mirandês e as planícies aluviais do vale do rio Douro.

O rio Douro é o elemento central do parque natural e é responsável pela formação das paisagens únicas desta região. O rio serpenteia através de desfiladeiros e ravinas escarpadas, criando um cenário de grande beleza natural.

As encostas das montanhas que rodeiam o rio são cobertas por uma densa vegetação mediterrânica, como sobreiros, azinheiras, carvalhos e oliveiras.

Além da rica fauna e flora, o Parque Natural do Douro Internacional também tem um rico patrimônio cultural. Aqui, é possível encontrar importantes vestígios arqueológicos, como castros e monumentos megalíticos.

A cultura da vinha e do vinho é também muito presente na região, sendo produzidos alguns dos melhores vinhos de Portugal.

Para os amantes da natureza, o parque oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, canoagem, pesca e observação de aves.

Há várias trilhas para caminhadas de diferentes níveis de dificuldade, que permitem aos visitantes explorar a diversidade da fauna e flora da região.

A observação de aves é também uma atividade muito popular, já que a área é lar de várias espécies de aves de rapina, como águias e falcões.

O Parque Natural do Douro Internacional é uma região de grande beleza natural, rica em biodiversidade e patrimônio cultural.

É um destino ideal para os amantes da natureza e da atividade ao ar livre, que desejam explorar a diversidade da fauna e flora de Portugal, bem como a cultura da vinha e do vinho da região.

Como chegar ao Parque Natural do Douro Internacional 

O Parque Natural do Douro Internacional situa-se na fronteira entre Portugal e Espanha, ao longo do rio Douro. Existem várias formas de chegar ao parque natural a partir de Lisboa ou Porto.

A partir de Lisboa, a opção mais rápida e prática é utilizar o carro. A viagem dura cerca de 4 horas e a rota mais direta é pela autoestrada A1 em direção ao norte até chegar à cidade de Viseu.

A partir daí, siga as indicações para Miranda do Douro, onde se encontra a entrada sul do parque natural. Alternativamente, é possível chegar de comboio, utilizando a linha de comboio que liga Lisboa a Pocinho.

A partir daí, é necessário apanhar um táxi ou alugar um carro para chegar ao parque natural.

A partir do Porto, a opção mais fácil é utilizar o carro. A viagem dura cerca de 2 horas e meia e é possível seguir pela autoestrada A4 em direção a Vila Real, seguindo depois em direção a Miranda do Douro.

Outra opção é apanhar um trem até Pocinho e depois seguir de táxi ou carro alugado até ao parque natural.

Em ambos os casos, é importante lembrar que o Parque Natural do Douro Internacional tem várias entradas, pelo que é necessário verificar qual a entrada mais próxima do local onde se pretende visitar.

4. Parque Natural do Litoral Norte

O Parque Natural do Litoral Norte é uma área protegida situada na costa norte de Portugal, entre a foz do rio Neiva e a praia da Apúlia.

Com uma área total de 8.887 hectares, esta região é caracterizada pela presença de moinhos de vento, que se destacam na paisagem juntamente com as praias de mar e de rio.

Os habitats marinhos, os recifes, as dunas e os estuários fazem parte da riqueza natural do Parque Natural do Litoral Norte, tornando-o um lugar único para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, surf, entre outras.

Ao longo da costa, é possível encontrar praias de grande beleza natural, como a Praia de Ofir, a Praia do Cabedelo e a Praia de Apúlia, com as suas tradicionais embarcações de pesca artesanal.

É também possível visitar o estuário do rio Cávado, um importante habitat para várias espécies de aves e peixes.

O Parque Natural do Litoral Norte é um lugar de grande interesse histórico e cultural, com vários vestígios arqueológicos que testemunham a presença humana nesta região desde a época romana.

Destacam-se ainda as aldeias piscatórias, onde ainda se mantém a tradição da pesca artesanal e onde é possível provar o peixe e marisco fresco da região.

Como chegar ao Parque Natural do Litoral Norte

O Parque Natural do Litoral Norte localiza-se no norte de Portugal, na região do Minho, e é uma excelente opção para quem quer aproveitar as praias e a natureza da região.

A partir de Lisboa, a forma mais prática de chegar é de avião até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e depois alugar um carro para chegar ao parque, que fica a cerca de 40 km do centro da cidade.

A viagem de carro dura aproximadamente 45 minutos e pode ser feita pela A28 em direção a Viana do Castelo, saindo na saída 19 para a EN13 em direção a Esposende.

Já a partir do Porto, a forma mais fácil de chegar ao Parque Natural do Litoral Norte é de carro, pela A28 em direção a Viana do Castelo, saindo na saída 19 para a EN13 em direção a Esposende.

A viagem dura cerca de 30 minutos a partir do centro do Porto. Outra opção é pegar um trem até à estação de Esposende e depois seguir de táxi ou ônibus até ao parque.

Uma vez no Parque Natural do Litoral Norte, é possível explorar a região a pé ou de bicicleta, percorrendo as trilhas e caminhos que atravessam as praias e os ecossistemas naturais.

Também é possível fazer passeios de barco pelo rio Neiva ou pela costa, apreciando as vistas panorâmicas da região.

5. Parque Natural do Alvão

O Parque Natural do Alvão é uma das áreas protegidas em Portugal que mais atrai visitantes devido à sua beleza natural.

Está localizado na região do Minho e Trás-os-Montes, abrangendo os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Com uma área de 7.220 hectares, este parque natural apresenta uma grande diversidade de paisagens e espécies animais.

Uma das maiores atrações do parque são as Fisgas de Ermelo, uma cascata de cerca de 250 metros de altura. É um local de grande beleza natural que vale a pena visitar.

Além disso, o Alvão é também um lugar ideal para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, escalada, canoagem, entre outras.

A fauna e flora do Alvão são bastante ricas e diversas. Podem ser encontradas várias espécies de animais, incluindo lobos, raposas, lebres, javalis, entre outros. Também é possível avistar várias espécies de aves, como a águia-real e o falcão-peregrino.

Quanto à flora, existem diversas espécies de árvores e plantas, incluindo carvalhos, sobreiros e medronheiros.

Como chegar ao Parque Natural do Alvão

O Parque Natural do Alvão está localizado entre o Minho e Trás-os-Montes, nos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. A partir de Lisboa, pode chegar ao parque de carro ou de transporte público.

A viagem de carro dura cerca de 5 horas, seguindo pela A1 até ao Porto e depois pela A4 até Vila Real. A partir de Vila Real, siga em direção a Mondim de Basto, onde encontrará as indicações para o parque.

Se preferir viajar de transporte público, pode apanhar um trem de Lisboa para Vila Real. O trajeto dura cerca de 6 horas e inclui uma baldeação no Porto. De Vila Real, pode apanhar um ônibus para Mondim de Basto e, em seguida, seguir as indicações para o parque.

A partir do Porto, a viagem de carro para o Parque Natural do Alvão é mais curta, com uma duração de cerca de 1h30. Deve seguir pela A4 em direção a Vila Real e depois seguir as indicações para Mondim de Basto e para o parque.

Também é possível viajar de transporte público a partir do Porto. Pode apanhar um trem para Vila Real e depois seguir de ônibus para Mondim de Basto.

A partir daí, existem várias opções de transporte local para chegar ao parque. É recomendável verificar os horários e as rotas dos transportes públicos com antecedência, pois podem variar consoante a época do ano.

Região Centro

A Região Centro de Portugal oferece uma variedade de destinos naturais, incluindo a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental. Além disso, os rios Tejo e as serras mais a sul da região apresentam uma ampla gama de atrativos para quem gosta de parques naturais em Portugal.

6. Parque Natural da Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela é o maior parque natural de Portugal, com uma área de 101 000 hectares, situado no centro do país, abrangendo os municípios de Manteigas, Gouveia, Seia, Guarda, Covilhã e Celorico da Beira.

A serra da Estrela, com a sua altitude máxima de 1993 metros, é o ponto mais elevado de Portugal continental, e o parque natural que a rodeia é rico em paisagens de montanha, rios e vales glaciares.

O seu clima rigoroso, com nevões frequentes no inverno, contrasta com o clima mediterrânico que caracteriza grande parte do país.

A paisagem do Parque Natural da Serra da Estrela é caracterizada pela sua beleza natural e diversidade, com lagos glaciares, vales profundos, ribeiras e cascatas, pastagens, florestas de pinheiro-bravo, carvalhos e castanheiros, e uma grande variedade de fauna e flora.

Este parque natural oferece inúmeras atividades, incluindo caminhadas, escalada, canoagem, esqui, ciclismo de montanha, entre outras. É um destino popular para quem procura atividades ao ar livre e contato com a natureza.

O parque natural também é conhecido pela sua produção de queijo Serra da Estrela, um queijo com denominação de origem protegida (DOP) e considerado um dos melhores queijos de Portugal.

Além disso, há também várias aldeias históricas nas proximidades, como Sortelha e Linhares da Beira, que valem a pena visitar.

Como chegar ao Parque Natural da Serra da Estrela

Para chegar ao Parque Natural da Serra da Estrela a partir de Lisboa, é possível seguir pela autoestrada A1 em direção a Coimbra e, depois, pela A13 e A23 até à Covilhã, que é a cidade mais próxima do parque.

A partir da Covilhã, há várias estradas que levam aos pontos de entrada do parque. O percurso de carro leva aproximadamente 3 horas e meia.

Já a partir do Porto, é possível seguir pela A1 em direção a Coimbra e, depois, seguir pela A25 em direção à Guarda. A partir da Guarda, há duas opções: seguir pela EN18 em direção à Covilhã ou pela N16 em direção a Celorico da Beira. Ambas as rotas levam aos pontos de entrada do parque. O percurso de carro leva aproximadamente 2 horas e meia.

Também é possível chegar ao parque de transporte público. A partir de Lisboa, pode-se tomar um trem até à Covilhã ou Guarda e, depois, um ônibus até ao parque.

A partir do Porto, pode-se tomar um trem até à Guarda e, depois, um ônibus até ao parque. É importante verificar os horários de transporte público com antecedência, pois eles podem ser limitados.

7. Parque Natural do Tejo Internacional

Ali do outro lado da margem é Espanha. O rio Tejo é a principal característica do parque e serve como uma fronteira natural entre os dois países.

O Parque Natural do Tejo Internacional é uma área protegida localizada no nordeste de Portugal, na região Centro, abrangendo parte dos distritos de Castelo Branco e Portalegre.

Com uma área total de 26300 hectares, este parque é atravessado pelos rios Tejo e Erges, sendo conhecido pela sua biodiversidade, com destaque para as aves.

A paisagem do parque é marcada por vales profundos, montanhas e colinas, zonas de floresta mediterrânica e de pastagens.

A presença humana é pouco expressiva, o que permite a conservação de espécies como a águia imperial ibérica, a cegonha-preta, o grifo, o abutre-do-egipto, entre outras. É também possível encontrar lontras, javalis, corços e outros animais selvagens.

Para visitar o Parque Natural do Tejo Internacional, existem diversas opções de percursos pedestres e de bicicleta, que permitem explorar a região e apreciar a sua beleza natural.

Alguns dos pontos de interesse incluem o Miradouro de Segura, com vista para o rio Erges, a aldeia histórica de Monsanto, com as suas casas em granito e a torre do castelo, e o Cabeço das Fráguas, o ponto mais alto do parque.

Como chegar ao Parque Natural do Tejo Internacional 

Para chegar ao Parque Natural do Tejo Internacional a partir de Lisboa, é necessário seguir pela A1 até Torres Novas, e depois seguir pela A23 em direção a Castelo Branco.

A partir daí, deve-se seguir as indicações para Salvaterra do Extremo ou Penha Garcia, que são duas das localidades próximas do parque. A viagem tem uma duração aproximada de 3 horas.

A partir do Porto, deve-se seguir pela A1 até Coimbra, e depois continuar pela A13 e A23 em direção a Castelo Branco. O percurso tem uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.

8. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é uma área protegida que se estende pelos distritos de Leiria e Santarém, na região centro de Portugal.

É uma área rica em paisagens cársticas, com destaque para as diversas grutas que se encontram no interior do parque. Algumas das grutas são acessíveis ao público, permitindo a visita de estalagmites e estalactites, bem como a observação de diversos cursos de água subterrâneos.

  • Nota: paisagens cársticas são formações geológicas que se desenvolvem em regiões onde as rochas solúveis, como o calcário, dolomita e gesso, são dissolvidas pela água ao longo do tempo, formando características geológicas únicas. Essas paisagens são frequentemente encontradas em áreas com clima úmido, onde a água da chuva penetra na rocha e dissolve a sua superfície ao longo de milhares ou milhões de anos, criando um terreno caracterizado por cavernas, grutas, dolinas, rios subterrâneos, lapiás, entre outras formações geológicas.
  • O processo de formação de paisagens cársticas envolve a dissolução química da rocha pela água, que se infiltra em rachaduras e fissuras na superfície do calcário e, ao longo do tempo, cria cavidades subterrâneas e passagens estreitas. Com o tempo, as passagens podem se tornar grandes cavernas e grutas, que podem ser acessadas por pessoas. Essas formações geológicas são geralmente consideradas um importante patrimônio natural e turístico, e muitas vezes são protegidas por leis ambientais.

O parque é também conhecido pela presença de diversas espécies de morcegos, que encontram nas grutas um habitat adequado para a sua sobrevivência.

É possível observar algumas colónias de morcegos em algumas das grutas do parque, o que é uma atração para os visitantes interessados em observar a fauna local.

Além das grutas, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros oferece também um vasto conjunto de paisagens naturais e rurais, com destaque para as serras que dão nome ao parque.

No parque é possível realizar atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, escalada e observação de aves.

A região é também rica em patrimônio histórico e cultural, com diversos monumentos megalíticos e outras evidências da presença humana desde a pré-história.

Como chegar ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

As grutas de Mira de Aire são uma das grandes atrações do parque

Para chegar ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, existem várias opções de transporte.

A partir de Lisboa, a forma mais fácil de chegar é de carro. Basta seguir pela autoestrada A1 até ao nó de Torres Novas, apanhar a A23 em direção a Abrantes e sair na saída de Torres Novas. A partir daqui, basta seguir as indicações para o parque.

Também é possível chegar de transportes públicos. Há ônibus diários da Rodoviária do Tejo que saem da estação do Oriente em Lisboa com destino a Fátima. A partir daí, pode apanhar um ônibus para Rio Maior e depois outro ônibus para as Serras de Aire e Candeeiros.

A partir do Porto, a forma mais fácil de chegar é de carro. Basta seguir pela autoestrada A1 até ao nó de Torres Novas, apanhar a A23 em direção a Abrantes e sair na saída de Torres Novas. A partir daqui, basta seguir as indicações para o parque.

Também é possível chegar de transportes públicos. Há ônibus diários da Rede Expressos que saem da estação de ônibus do Porto com destino a Rio Maior. A partir daí, pode apanhar outro ônibus para as Serras de Aire e Candeeiros.

Veja  também: Grutas de Mira de Aire

Região sul

A região Sul é a área que apresenta a maior concentração de parques naturais em Portugal. Com uma diversidade de tesouros naturais próximos à capital, Lisboa, e espalhados pelo Alentejo e Algarve, há muitos motivos para explorar a natureza nesta região.

9. Parque Natural da Serra de São Mamede

Marvão, na Serra de São Mamede, é um destino imperdível no Alentejo

O Parque Natural da Serra de São Mamede está localizado no norte do Alentejo, abrangendo os concelhos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide.

É um parque natural de grande importância para a região, com uma diversidade de paisagens, desde as montanhas e vales até aos rios e campos agrícolas.

A Serra de São Mamede é a principal atração do parque natural, com uma altitude máxima de 1025 metros. Oferece uma vista panorâmica incrível da região, com destaque para a vista do Castelo de Marvão.

Além disso, o parque conta com uma grande quantidade de vestígios históricos e culturais, como as antas, menires, castros e pontes romanas.

Na fauna e flora, o parque apresenta uma grande diversidade de espécies, desde os animais típicos do Alentejo, como a águia imperial e o abutre-preto, até às espécies endémicas da Serra de São Mamede, como a salamandra-lusitânica e a cobra-de-escada.

Como chegar ao Parque Natural da Serra de São Mamede

Para visitar o Parque Natural da Serra de São Mamede, é possível utilizar as redes de transporte rodoviário, através da Estrada Nacional 246, que liga Portalegre a Marvão e da Estrada Nacional 359, que liga Marvão a Castelo de Vide.

Também é possível utilizar os transportes ferroviários, com estações em Portalegre e Castelo de Vide. Para quem vem de Lisboa, é possível utilizar a autoestrada A6, com saída para Portalegre, e para quem vem do Porto, a autoestrada A1 com saída para Castelo Branco e posteriormente apanhar a Estrada Nacional 18 para Portalegre.

10. Parque Natural de Sintra-Cascais

O Palácio da Pena, em Sintra, é uma das grandes atrações da região

O Parque Natural de Sintra-Cascais é um dos parques naturais em Portugal mais visitados pelos turistas, devido à sua localização próxima a Lisboa e à sua rica diversidade natural e cultural.

O parque se estende por uma área de aproximadamente 14500 hectares e abrange a Serra de Sintra e a costa de Cascais.

O parque é caracterizado por uma grande diversidade de habitats, incluindo florestas, dunas costeiras, praias e falésias, o que o torna uma área importante para a conservação da biodiversidade.

A região abriga espécies raras e ameaçadas de animais, como a lontra-europeia, a raposa, o texugo e a águia-de-asa-redonda.

O parque também é famoso por suas paisagens culturais, incluindo o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra, todos eles importantes patrimônios culturais portugueses.

Como chegar ao Parque Natural de Sintra-Cascais 

A Praia da Ursa, que fica nos limites do parque, é considerada uma das praias mais bonitas de Portugal, mas devido à sua localização remota e acesso difícil, ela costuma ser menos frequentada do que outras praias da região.

Para chegar ao Parque Natural de Sintra-Cascais a partir de Lisboa, você pode pegar o trem da Linha de Sintra na estação de comboios de Rossio ou de Entrecampos, e seguir até à estação de Sintra.

De lá, é possível pegar um ônibus ou táxi até o parque. Também é possível chegar ao parque de carro, seguindo a A5 ou a N247 em direção a Cascais.

Há estacionamentos disponíveis em algumas áreas do parque, mas é importante lembrar que durante a alta temporada pode haver problemas de congestionamento e falta de estacionamento.

11. Parque Natural da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida é um tesouro natural situado na costa de Portugal, a cerca de 50 km a sul de Lisboa.

Com uma área de cerca de 10800 hectares, é uma área protegida com um ecossistema único e diverso, que combina florestas mediterrâneas, falésias calcárias, praias, enseadas e recifes.

O ponto mais alto do parque é a Serra da Arrábida, com uma altitude de 501 metros. A vista panorâmica da serra para o oceano Atlântico é uma das mais belas da costa portuguesa.

A fauna e a flora do parque são únicas e incluem espécies endémicas, como o lagarto da Arrábida e a aranha da Arrábida.

A costa rochosa da Arrábida tem enseadas de águas cristalinas e praias de areia branca e fina, como a Praia de Galapinhos e a Praia do Ribeiro do Cavalo, que são consideradas algumas das mais belas praias de Portugal.

A Baía do Sado é um lugar de descanso para os golfinhos que podem ser observados em passeios de barco.

Como chegar ao Parque Natural da Arrábida

Para chegar ao Parque Natural da Arrábida a partir de Lisboa, pode-se seguir de carro pela Ponte 25 de Abril ou pela Ponte Vasco da Gama em direção à Autoestrada do Sul (A2), saindo na saída para Sesimbra.

De transportes públicos, é possível apanhar um trem de Lisboa até à estação de Setúbal e depois apanhar um ônibus para o parque. Há também ônibus diretos de Lisboa para Setúbal.

12. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um dos parques naturais em Portugal com uma grande variedade de paisagens e ecossistemas.

Localizado na faixa litoral que se estende desde a costa alentejana até à costa algarvia, é um destino obrigatório para os amantes da natureza.

Este parque é caracterizado pelas suas dunas, sapais, praias, falésias, pequenas ilhas e rochedos isolados.

A biodiversidade é notável, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais, algumas delas raras e ameaçadas. O mar e o horizonte são elementos marcantes deste destino, oferecendo paisagens deslumbrantes.

Entre as principais atrações do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, destacam-se o Paul de Budens, o Porto da Baleeira, a Vila do Bispo, o Forte de Burgau e o Cabo de São Vicente.

As praias também são um grande atrativo, com destaque para a Praia do Amado, a Praia da Arrifana, a Praia do Tonel, a Praia de Odeceixe e a Praia da Zambujeira do Mar.

Como chegar ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

 

Para chegar ao parque a partir de Lisboa, é possível seguir pela A2 até Aljustrel e depois tomar a N120 até ao parque.

A partir do Porto, é necessário seguir pela A1 e A2 até Aljustrel e depois pela N120 até ao parque. A melhor forma de explorar o parque é de carro, embora haja também alguns percursos pedestres sinalizados.

13. Parque Nacional do Vale do Guadiana

O Parque Natural do Vale do Guadiana é um destino imperdível para os amantes da natureza e da vida selvagem. Localizado numa planície ondulada com culturas de sequeiro e algumas áreas de sobreiro, o parque encontra-se no bonito vale do rio Guadiana.

A zona é bem preservada e oferece muitas opções de atividades ao ar livre, como observação de aves, caça, pesca, desportos náuticos e caminhadas.

Entre os pontos de interesse no parque, destaca-se a cidade histórica de Mértola, que tem um rico património cultural e arquitetônico, incluindo um castelo e uma mesquita do século 13.

Azenhas do Guadiana é uma aldeia ribeirinha com moinhos antigos, que atualmente são utilizados para turismo rural. Castro Verde é uma vila pitoresca com uma igreja barroca e um castelo medieval em ruínas.

A Mina de São Domingos é um antigo complexo mineiro abandonado, com edifícios industriais em ruínas, mas com uma beleza arquitetônica única.

A Praia Fluvial de São Domingos é um local popular para banhos de rio e piqueniques. Já o Pulo do Lobo é um miradouro natural com vistas incríveis sobre o rio Guadiana e a paisagem envolvente.

Como chegar ao Parque Natural do Vale do Guadiana

Mértola

Para chegar ao Parque Natural do Vale do Guadiana a partir de Lisboa, pode-se seguir pela A2 em direção a Sul até alcançar a saída para Mértola (cerca de 2 horas de viagem).

A cidade de Mértola é o ponto de partida para explorar o parque. É possível alugar um carro ou utilizar transportes públicos para se deslocar dentro do parque e explorar os seus pontos turísticos.

14. Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa é uma área protegida localizada na região do sotavento algarvio, em Portugal. Este parque é composto por duas penínsulas, cinco ilhas e seis barras na Ria Formosa.

Do lado da ria, podemos encontrar sapais, áreas de pinhal e zonas agrícolas; do lado do mar, altas dunas e extensas praias paradisíacas de areia branca.

A paisagem é de grande beleza e diversidade, com um ecossistema complexo de grande importância para a conservação da biodiversidade.

O parque é um excelente local para visitar em qualquer época do ano. Durante o inverno, podemos apreciar a beleza natural do parque e durante o verão, podemos desfrutar da maravilhosa qualidade das suas praias.

As praias de Ria Formosa são conhecidas pela sua beleza natural e pela tranquilidade que proporcionam. Além disso, a Ria Formosa é um paraíso para os amantes de observação de aves e para aqueles que desejam desfrutar de desportos náuticos, como a canoagem, a vela, o kitesurf e o windsurf.

Entre os locais a não perder no Parque Natural da Ria Formosa, destacam-se as ilhas da Culatra e da Armona, que são um autêntico paraíso natural, e as cidades de Faro, Tavira e Cacela-a-Velha, que oferecem um rico património histórico e cultural.

Em Faro, podemos visitar a catedral, a Igreja do Carmo, o museu municipal e o museu regional do Algarve. Já em Tavira, não podemos deixar de visitar o castelo, a ponte romana, o museu municipal e a igreja de Santa Maria do Castelo.

Em Cacela Velha, podemos visitar o castelo, a igreja matriz e as ruínas romanas.

Como chegar ao Parque Natural da Ria Formosa 

Cacela Velha, um verdadeiro paraíso

A maneira mais prática de chegar ao Parque Natural da Ria Formosa a partir de Lisboa é de carro. A viagem dura cerca de 2 horas e meia, dependendo do trânsito e da rota escolhida.

A partir de Lisboa, siga para a A2 em direção a sul e depois apanhe a saída em direção a Faro na IP1. Continue pela EN125 até ao seu destino. Há várias cidades e vilas no Parque Natural da Ria Formosa, mas Faro é a cidade mais importante e a porta de entrada para o parque.

Também é possível chegar a Faro de trem, saindo da estação do Oriente, em Lisboa. A viagem de trem demora cerca de 3 horas e os bilhetes podem ser comprados antecipadamente online ou diretamente na estação.

A partir da estação de Faro, é possível apanhar um ônibus ou táxi até ao Parque Natural da Ria Formosa.

Se preferir, pode também apanhar um voo de Lisboa para o Aeroporto de Faro, que fica a apenas 7 km do centro da cidade de Faro e do parque natural. Existem voos regulares de Lisboa para Faro operados por várias companhias aéreas, incluindo a TAP, Ryanair e EasyJet.

Recomendações úteis para quem visita parques naturais em Portugal

  • Verifique as previsões meteorológicas e evite realizar atividades em dias em que se preveja a ocorrência de chuva, trovoadas e nevoeiros.
  • Não vá sozinho para a montanha, mas, se o fizer, informe alguém do local da sua partida e do seu regresso.
  • Leve agasalhos, alimentos, água, protetor solar e/ou impermeável. Poderá ser útil levar também celular, lanterna e isqueiro.
  • Tenha cuidado ao caminhar em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *