As 5 cidades mais bonitas de Portugal

Existem tantas cidades bonitas em Portugal que é quase impossível contá-las todas. O país é rico em belezas naturais e lugares construídos pelo homem, que adicionam uma pitada de arte às paisagens.

As cidades portuguesas refletem a harmonia perfeita entre arquitetura e natureza, onde suas praias, rios e montanhas contam a história dos muitos que escolheram o país como lar. As construções locais são como uma forma de agradecimento por morarem em um lugar tão bonito.

Além das cidades mais visitadas como Lisboa, Porto e Coimbra, existem cinco outras belas cidades que valem a visita.

Este roteiro tem como objetivo guiá-lo por lugares menos conhecidos em Portugal, mas que são famosos entre os portugueses e estrangeiros que vivem aqui, e até mesmo listados como algumas das melhores cidades de Portugal para se viver.

1. Covilhã

Igreja de Santa Maria Maior, na Covilhã

Eu já falei anteriormente sobre a Covilhã como um dos lugares mais econômicos de Portugal para se viver, e é também uma das cidades mais atraentes desta lista.

Antes mesmo de chegar a Portugal, eu considerei morar neste lugar maravilhoso. No entanto, acabei optando por Lisboa, mas ainda tenho uma queda por essa “cidade da neve”.

A Covilhã é um lugar mágico situado aos pés da Serra da Estrela, onde se encontra a única estação de esqui em Portugal. Eu escrevi um artigo completo sobre a Serra da Estrela, que vale a pena conferir.

A cidade possui praias fluviais deslumbrantes, e uma delas já foi indicada como uma das sete maravilhas naturais do país.

A Covilhã é uma cidade antiga que, no passado, era o principal centro de produção de lã de ovelha em Portugal. Hoje em dia, é um destino turístico e universitário.

A cidade é um exemplo da harmonia entre o antigo e o novo, pois a antiga fábrica de lã é agora a sede de uma das melhores universidades da Europa, a UBI (Universidade da Beira Interior). Além disso, o município possui um dos maiores servidores de dados da Europa.

Caminhar pelas ruas dessa pequena cidade é uma experiência tranquila, com suas pinturas e algumas construções modernas. No inverno, o frio é intenso, e a neve é a atração da temporada. Já no verão, o calor só é suportável nos banhos de rio nas praias fluviais.

A Covilhã possui vários museus como a atraente Museu do Queijo e o espiritual Museu de Arte Sacra. Num contexto mais moderno e ainda muito belo, o Jardim das Artes é um excelente local para se ver a integração interessante entre o velho e o novo da Covilhã. Essa cidade linda certamente merece uma visita.

Como chegar à Covilhã

Existem diversas opções para chegar à Covilhã a partir de Lisboa e do Porto:

De Lisboa:

  • De carro: siga a autoestrada A1 em direção a Norte e depois apanhe a A23 até à Covilhã.
  • De trem: apanhe um comboio na estação de Santa Apolónia em Lisboa em direção à Covilhã. A viagem dura cerca de 3 horas.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Covilhã. A viagem dura cerca de 3 horas.

Do Porto:

  • De carro: siga a autoestrada A1 em direção a Sul e depois apanhe a A25 até à Covilhã.
  • De trem: apanhe um trem na estação de Porto Campanhã em direção à Covilhã. A viagem dura cerca de 3 horas.
  • De ônibus: existem várias empresas de autocarro que fazem o trajeto entre o Porto e Covilhã. A viagem dura cerca de 3 horas.

É importante verificar os horários e preços de cada uma das opções antes de escolher a sua forma de transporte.

2. Braga

Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga

Braga é uma das cidades mais antigas e encantadoras de Portugal, com quase 200 mil habitantes e localizada na região norte do país, a apenas 40 minutos da cidade do Porto.

Com uma excelente rede hoteleira, é uma ótima opção para quem deseja explorar a região do Minho, que é conhecida por seus belos vinhos e paisagens deslumbrantes.

Assim como Covilhã, Braga é uma cidade bastante fria no inverno, com temperaturas mínimas que podem chegar a 7 graus negativos. Os meses de junho, julho e agosto são os mais indicados para visitação, principalmente para aqueles que não gostam do frio.

A cidade tem mais de dois mil anos de história e uma rica herança cultural, com diversas edificações históricas que a tornam um verdadeiro museu a céu aberto.

Os jardins de Bom Jesus do Monte e de Santa Bárbara, o Castelo de Guimarães (localizado na cidade vizinha de Guimarães, a apenas 25km), os Palácios do Raio e do Biscainhos, a Sé de Braga, o Santuário do Sameiro e as Termas Romanas são alguns dos locais imperdíveis que merecem ser visitados.

Embora seja possível contemplar a cidade totalmente coberta de neve em alguns anos, o fenômeno não é tão frequente. A melhor época para visitar Braga é durante os meses de verão, quando as temperaturas são mais amenas e a cidade está cheia de vida e atividades para os visitantes.

Como chegar à Braga

Existem várias opções para chegar a Braga saindo de Lisboa ou do Porto:

De Lisboa:

  • De carro: pegue a autoestrada A1 em direção ao norte e depois apanhe a A3 em direção a Braga. A viagem dura cerca de 4 horas e meia.
  • De trem: pegue um trem na estação de Santa Apolónia em Lisboa com destino a Braga. A viagem leva entre 3 horas e meia a 4 horas e meia, dependendo do tipo de trem.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que oferecem viagens entre Lisboa e Braga. A viagem leva cerca de 6 horas.

Do Porto:

  • De carro: pegue a autoestrada A3 em direção ao sul e depois pegue a saída para Braga. A viagem dura cerca de 1 hora.
  • De trem: pegue um trem na estação de Porto Campanhã com destino a Braga. A viagem dura cerca de 1 hora.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que oferecem viagens entre o Porto e Braga. A viagem leva cerca de 1 hora e 15 minutos.

É importante verificar os horários e preços de cada opção antes de escolher o seu meio de transporte.

3. Arouca

A maior passarela suspensa do mundo colocou Arouca no mapa dos aventureiros do mundo

Arouca é uma cidadezinha pequena, com pouco mais de 22 mil habitantes, que oferece aos amantes de aventura um destino perfeito. O lugar é encantador e cercado pela natureza, com hotéis que permitem ainda mais contato com o ambiente natural.

Situada a apenas 60 km da cidade do Porto, Arouca oferece uma variedade de opções de ecoturismo, incluindo rafting, caiaque e trilhas a pé, que proporcionam uma experiência única de integração com a natureza.

Um dos pontos turísticos mais visitados e famosos de Arouca são os Passadiços do Paiva, que fazem parte do Arouca Geopark, um espaço natural incluído na Rede Global de Geoparques da Unesco.

Os Passadiços do Paiva receberam o prêmio de Melhor Destino da World Travel Awards nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Com um percurso de 8 km, os passadiços oferecem um caminho cheio de surpresas, incluindo falhas naturais, praias fluviais, pontes suspensas, escadarias de madeira, cascatas e muito mais. É uma experiência única e inesquecível.

Como chegar a Arouca

Existem diversas opções para chegar a Arouca saindo de Lisboa e do Porto:

De Lisboa:

  • De carro: siga pela autoestrada A1 em direção ao Porto e depois apanhe a A32 em direção a Arouca. A viagem dura cerca de 3 horas e meia.
  • De ônibus: não existem ônibus diretos de Lisboa para Arouca. É possível pegar um ônibus de Lisboa para o Porto e, em seguida, pegar outro ônibus para Arouca.
  • De avião: é possível pegar um voo de Lisboa para o Porto e, em seguida, seguir de carro ou ônibus até Arouca.

Do Porto:

  • De carro: siga pela autoestrada A32 em direção a Arouca. A viagem dura cerca de 1 hora e meia.
  • De ônibus: é possível pegar um ônibus da empresa Transdev no terminal rodoviário do Porto com destino a Arouca. A viagem dura cerca de 1 hora e meia.
  • De avião: é possível pegar um voo para o aeroporto de Porto e, em seguida, seguir de carro ou ônibus até Arouca.

É importante verificar os horários e preços de cada uma das opções antes de escolher a sua forma de transporte.

4. Setúbal

Localizada bem próxima à capital Lisboa, a cidade de Setúbal é um dos destinos mais belos de Portugal, com uma ampla gama de roteiros ao longo do distrito que é banhado pelas águas do rio Tejo, do rio Sado e do oceano Atlântico.

A natureza é o ponto forte de Setúbal, e não é para menos, pois com tanta diversidade de águas em volta, o distrito é extremamente atraente. Há diversos hotéis em Setúbal que podem tornar sua experiência ainda mais agradável.

Entre os lugares mais incríveis da região, destaca-se o Parque Nacional da Arrábida, que oferece uma das vistas mais espetaculares da costa portuguesa.

Do alto da serra, o verde da mata que cobre o parque se mistura com o azul esverdeado do oceano, formando um espetáculo à parte. Você pode fazer um tour pela Arrábida, incluindo uma degustação de vinhos.

Ao longo do litoral de Setúbal, a Praia da Comporta é um dos destaques. É difícil descrever a imensa beleza desse lugar, que só pode ser realmente apreciada com um passeio pelas areias e um mergulho nas águas cristalinas.

Passeios a cavalo são uma das opções disponíveis para tornar sua experiência na Comporta ainda mais espetacular.

Além disso, Setúbal oferece outras atrações imperdíveis, como Sesimbra, Costa da Caparica e Tróia, que fazem da região do Sado um conjunto encantador.

Como chegar a Setúbal

Existem diversas opções para chegar a Setúbal, dependendo de onde você estiver.

De Lisboa:

  • De carro: siga pela ponte 25 de Abril em direção a Setúbal. A viagem dura cerca de 30 minutos, dependendo do tráfego.
  • De trem: pegue um trem na estação de comboios do Oriente, em Lisboa, com destino a Setúbal. A viagem dura cerca de 1 hora.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Setúbal. A viagem dura cerca de 1 hora, dependendo do tráfego.

Do Porto:

  • De carro: siga pela autoestrada A1 em direção a sul e depois apanhe a A2 em direção a Setúbal. A viagem dura cerca de 3 horas, dependendo do tráfego.
  • De trem: é necessário fazer uma conexão em Lisboa para pegar um trem com destino a Setúbal. A viagem total dura cerca de 4 horas.
  • De ônibus: não existem ônibus diretos do Porto para Setúbal. É necessário fazer uma conexão em Lisboa. A viagem total dura cerca de 5 horas.

5. Elvas

Forte de Nossa Senhora da Graça, Elvas

Situada no Alentejo, a cerca de 2 horas de carro de Lisboa (confira as opções de aluguel de carro em Portugal), Elvas é uma cidade fronteiriça com o município espanhol de Badajós e é conhecida por suas antigas construções.

Com uma população de 23 mil habitantes, a cidade abriga algumas das edificações mais antigas de Portugal.

Elvas é reconhecida como a cidade mais fortificada da Europa, com dois grandes fortes, o da Graça e o de Santa Luzia, além da Cidade Fronteiriça e de Guarnição, que abriga centenas de famílias até hoje.

Essa região tem raízes históricas que remontam às invasões dos mouros nos séculos 12 e 13. No entanto, a formação arquitetônica fortificada da cidade data do século 17.

O Castelo de Elvas, construído voltado para a Espanha para ser a primeira linha de defesa dos portugueses contra os espanhóis, está localizado na Cidade Fronteiriça.

Além disso, a cidade é repleta de outras construções militares, como fortins, quartéis, paióis e muralhas, que fazem jus ao título de cidade fortificada.

Porém, Elvas também abriga edificações religiosas impressionantes, como as igrejas do Salvador e dos Terceiros, que refletem muito da religiosidade portuguesa dos séculos 17 e 18.

A Catedral da Sé, com registros que remontam ao século 16, é a coroa religiosa da cidade, com suas magníficas colunas de granito e um impressionante órgão de tubos.

Como chegar a Elvas

Para chegar a Elvas, existem diversas opções de transporte, dependendo de onde você estiver.

De Lisboa:

  • De carro: siga pela autoestrada A6 em direção a Espanha e saia na saída para Elvas. A viagem dura cerca de 2 horas e meia.
  • De trem: pegue um trem na estação de comboios do Oriente, em Lisboa, com destino a Elvas. É necessário fazer uma conexão em Portalegre. A viagem total dura cerca de 3 horas e meia.
  • De ônibus: existem diversas empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Elvas. A viagem dura cerca de 3 horas.
  • De avião: é possível pegar um voo para o aeroporto de Badajoz, na Espanha, e depois seguir de carro ou ônibus até Elvas.

Do Porto:

  • De carro: siga pela autoestrada A1 em direção a sul e depois apanhe a A6 em direção a Espanha e saia na saída para Elvas. A viagem dura cerca de 4 horas e meia.
  • De trem: é necessário fazer uma conexão em Lisboa para pegar um trem com destino a Elvas. A viagem total dura cerca de 7 horas.
  • De ônibus: não existem ônibus diretos do Porto para Elvas. É necessário fazer uma conexão em Lisboa. A viagem total dura cerca de 7 horas.

Visite as cidades mais bonitas de Portugal

Descubra as cidades mais encantadoras de Portugal durante sua viagem. Este país é uma fonte inesgotável de surpresas e belezas naturais. Para além das cidades turísticas mais conhecidas, você pode incluir em seu roteiro outros destinos incríveis, igualmente deslumbrantes.

É provável que, após visitar Portugal, você queira voltar muitas outras vezes, já que uma vida inteira não é suficiente para explorar todos os seus tesouros. Por isso, confira este vídeo que apresenta algumas das aldeias mais pitorescas de Portugal, divulgado no site oficial de turismo do país.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *