As 10 cidades mais baratas de Portugal para morar

Decidir qual cidade escolher para morar em Portugal foi uma tarefa que demandou tempo e esforço. Para encontrar o lugar ideal, avaliei diversos fatores que influenciam no custo de vida, como a oferta de empregos, cursos de pós-graduação, transporte público e serviços de saúde.

Após minha análise, pude escolher entre as cidades que apresentavam as melhores opções para mim. Acredito que compartilhar essa experiência pode ajudar outras pessoas a poupar tempo, esforço e dinheiro na escolha do seu próximo lar em Portugal.

Pronto para descobrir as melhores opções? Vamos lá!

Encontrar cidades baratas para morar em Portugal foi um trabalho desafiador, devido à grande quantidade de opções disponíveis.

Fazer uma lista resumida acabou sendo uma tarefa difícil, já que há muitos lugares incríveis na Europa que não poderiam ser incluídos. Abaixo, você encontrará informações sobre algumas das principais cidades portuguesas com preços acessíveis para morar.

Melhores cidades para viver em Portugal

Eu utilizei um critério objetivo para selecionar as melhores cidades para se viver em Portugal.

Considerei apenas as cidades que possuem um índice de bem-estar material acima de 100 pontos, de acordo com informações disponíveis no site da Base de Dados Portugal Contemporâneo.

Além disso, utilizei dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal para minha análise.

Para exemplificar ainda mais minha análise, incluí o valor médio do aluguel de um apartamento de 90m² e as despesas médias com alimentação em cada região. Também levei em consideração a remuneração média de cada região.

1. Covilhã

A cidade da Covilhã é um lugar encantador situado aos pés da Serra da Estrela, que atrai muitos turistas durante o inverno.

Com menos de 60 mil habitantes, é uma cidade pequena e acolhedora, que conta com uma excelente rede de hotéis e a única estação de esqui de Portugal, conhecida como “cidade da neve”.

Além disso, a Covilhã é um importante centro estudantil, abrigando uma das melhores universidades com menos de 50 anos da Europa, a Universidade da Beira Interior, que oferece excelentes cursos, como Medicina e Engenharia Aeronáutica, que são bastante concorridos.

No passado, Covilhã foi um importante centro produtor de lã de ovelha, e hoje é famosa pela produção de queijos da Serra da Estrela.

Em relação aos custos, de acordo com o Portal do Instituto Nacional de Estatística, o valor do metro quadrado de aluguel na Covilhã é de 2,93 euros, o que representa cerca de 44% da média nacional portuguesa (4,39 euros/m²) e 30% da média do valor do aluguel em Lisboa (9,62 euros/m²).

Covilhã: Alimentação e aluguel vs Remuneração

2. Vila Real

Com pouco mais de 51 mil habitantes, Vila Real se situa na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Fica na região norte de Portugal onde se conta com vasta variedade de vinhos.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Vila Real é a Casa de Mateus. O lugar é um antigo palacete onde ainda é possível apreciar a fabricação de vinho de forma rústica.

Inegavelmente, Vila Real desponta como lugar para viver com um grande potencial. Recentemente foi descoberta próximo à cidade uma mina de lítio com excelente capacidade extrativa. Portanto, é possível que novas ofertas de emprego se desenvolvam nessa região.

No que toca a formação acadêmica, Vila Real tem a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O centro universitário oferece o melhor curso de Engenharia Agronômica de Portugal.

Em relação aos custos, o aluguel em Vila Real é um pouco mais caro que o da Covilhã e custa 3,35 euros/m². Ainda assim está bem abaixo da média do país.

Vila Real: Alimentação e aluguel vs Remuneração

3. Évora

Localizada na região do Alentejo, encontra-se a cidade de Évora. Com uma população de 56 mil habitantes, este município é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Entre os pontos turísticos de Évora, destacam-se dois locais históricos muito interessantes em Portugal. Um deles é o Templo de Diana, que data do século I d.C. e possui impressionantes ruínas romanas. O outro é o Cromeleque dos Almendres, um dos monumentos mais antigos da Europa, com uma origem que remonta a cerca de seis mil anos a.C.

Há alguns anos, foi trazida para Évora uma fábrica da Embraer, empresa brasileira de aeronáutica. Foi feito um investimento de mais de 400 milhões de euros para a instalação de uma das plantas de produção de aviões mais modernas da empresa fora do Brasil.

No entanto, a implantação da Embraer na região resultou em um aumento nos custos de aluguel, que atualmente gira em torno de 4,77 euros/m². Ainda assim, isso não faz de Évora uma cidade cara, pois o custo não está muito acima da média portuguesa.

Évora: Alimentação e aluguel vs Remuneração

4. Setúbal

Setúbal é uma cidade localizada a apenas 35 km de Lisboa, banhada pelo rio Sado, com praias deslumbrantes e clima agradável, tornando-a uma excelente opção para incluir em um roteiro de carro.

Entre as atrações turísticas de Setúbal, destacam-se o Parque Nacional da Arrábida, que abriga uma das mais belas praias de Portugal, e o Forte de São Filipe, que oferece uma vista deslumbrante do Oceano Atlântico do alto de uma colina.

No que diz respeito aos custos de vida, o valor médio do aluguel em Setúbal é de 4,37 euros/m², o que é consideravelmente mais baixo do que o de Lisboa. Apesar de estar tão perto da capital portuguesa, é possível pagar a metade do preço do aluguel comparado com Lisboa.

Setúbal: Alimentação e aluguel vs Remuneração

5. Castelo Branco

A pequena cidade de Castelo Branco, capital do distrito de mesmo nome, está localizada a uma distância de 1 hora e 35 minutos de carro da cidade de Coimbra. A cidade faz fronteira com a Espanha e está muito próxima da cidade de Covilhã, que já mencionamos anteriormente.

Castelo Branco é considerado um dos lugares com melhor qualidade de vida em Portugal e abriga o Jardim do Paço, um dos mais belos jardins da República Portuguesa.

Além disso, é possível fazer uma curta viagem a partir de Castelo Branco e visitar o Monumento Natural das Portas de Rodão, um ótimo lugar para quem gosta de contato com a natureza.

Assim como na Covilhã, o valor do aluguel em Castelo Branco é baixo, em torno de 2,94 euros/m², o segundo mais baixo da nossa lista.”

Castelo Branco: Alimentação e aluguel vs Remuneração

6. Aveiro

A cidade costeira de Aveiro, localizada na região central de Portugal e com cerca de 78 mil habitantes, é sem dúvida um dos lugares mais bonitos da nossa lista das cidades mais baratas do país.

Uma das atrações turísticas únicas de Aveiro são seus canais e barcos moliceiros, que lembram as gôndolas de Veneza em aparência. Além disso, uma bela catedral e uma estação ferroviária são ícones da pequena cidade.

A poucos quilômetros de distância de Aveiro, as lindas Dunas de São Jacinto valem muito a pena ser visitadas.

Além dos pontos turísticos, a presença da Universidade de Aveiro torna a cidade um polo estudantil, com 52 cursos de licenciatura, opções de pós-graduação e 14 cursos técnicos profissionais.

Em relação ao custo de vida, o aluguel em Aveiro está em torno de 4,48 euros/m².

Aveiro: Alimentação e aluguel vs Remuneração

7. Beja

Beja é uma cidade situada na região do Alentejo, ao sul de Lisboa, que guarda uma rica história e tradição portuguesa.

O Castelo de Beja é uma das principais atrações turísticas, com sua torre de menagem que foi reformada no século 14 durante o reinado de Dom Dinis. O castelo tem uma localização estratégica e proporciona uma vista panorâmica incrível da cidade.

Beja também possui um Instituto Politécnico que oferece várias opções de licenciatura e mestrado, com uma anuidade de 1100 euros para graduação e 950 euros para pós-graduação.

O custo de vida em Beja é atraente, com o valor médio de aluguel em torno de 3,76 euros/m². É uma opção interessante para quem procura um lugar histórico e com baixo custo de moradia.

Beja: Alimentação e aluguel vs Remuneração

8. Braga

Braga é uma cidade conhecida como a “cidade romana”, localizada em uma das regiões mais frias de Portugal, onde as temperaturas podem cair abaixo de zero no inverno. No entanto, isso não diminui a beleza da cidade, que abriga cerca de 192 mil habitantes.

Braga é um lugar rico em história e atrações turísticas. Há muitas igrejas, palácios, castelos, ruínas pré-históricas e medievais, museus, teatros e jardins para serem explorados.

A cidade abriga a Universidade do Minho, um centro acadêmico de excelência, que oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Em relação ao custo de vida, morar em Braga é bastante acessível. O valor médio do aluguel está abaixo da média em Portugal, em torno de 3,76 euros/m².

Braga: Alimentação e aluguel vs Remuneração

9. Santarém

Santarém é uma cidade que fica na região do Ribatejo, na bacia sedimentar do Rio Tejo, a cerca de uma hora de Lisboa.

O grande destaque da região em torno de Santarém é, sem dúvida, a beleza natural. A cidade fica aos pés da Serra do Aire, um lugar que por si só é incrível.

Entre os diversos pontos turísticos da serra, um que não pode ser deixado de fora é o “Algar do Pena”, uma caverna com 50 metros de profundidade, repleta de formações rochosas e vestígios de dinossauros.

Além das maravilhas naturais próximas a Santarém, há um grande número de igrejas erguidas desde o século 12 que destacam a história da região. A mais antiga delas, a Capela de Nossa Senhora do Monte, foi construída antes de 1191.

Em relação à educação superior, o Instituto Politécnico de Santarém oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de agricultura, esporte, educação, gestão, tecnologia e saúde.

O custo de vida em Santarém é bastante acessível, especialmente no que se refere ao aluguel, que gira em torno de 3,33 euros/m².

Santarém: Alimentação e aluguel vs Remuneração

10. Portimão

Portimão está localizada na região do Algarve, conhecida por ter as praias mais desejadas por turistas durante o verão. Devido à sua localização mais ao sul de Portugal, o clima mediterrâneo é predominante e o sol brilha com mais frequência.

As praias são, sem dúvida, os principais atrativos da região. Entre as mais famosas estão a Praia de Benagil, a Praia da Rocha, a Praia dos Três Irmãos e a Praia Dona Ana.

Portimão é uma cidade essencialmente turística, e muitos dos seus moradores são estrangeiros, especialmente ingleses e suecos, que têm residência na região. Por isso, ela não é a cidade mais barata da nossa lista, mas ainda assim é uma escolha a ser considerada.

O custo médio de aluguel em Portimão é de €4,93/m², o que está acima da média portuguesa, mas ainda é razoável, com apenas 12% de diferença.

Portimão: Alimentação e aluguel vs Remuneração

Lista das cidades mais baratas de Portugal

*Valores em euro
Cidade Região Comida Salário Aluguel/m² Imóvel  Saldo 
Portimão Algarve 247,00 942,73 4,93 443,7 252,03
Évora Alentejo 254,42 997,77 4,77 429,3 314,05
Aveiro Centro 226,33 966,29 4,48 403,2 336,76
Braga Norte 243,33 986,93 3,79 341,1 402,50
Beja Alentejo 254,42 997,77 3,76 338,4 404,95
Santarém Centro 226,33 966,29 3,33 299,7 440,26
Vila Real Norte 243,33 986,93 3,35 301,5 442,10
Castelo Branco Centro 226,33 966,29 2,94 264,6 475,36
Covilhã Centro 226,33 966,29 2,93 263,7 476,26
Setúbal RML 256,92 1.388,49 4,37 393,3 738,27

Anteriormente, mencionei que Portugal tem muitas cidades baratas para viver, mas é difícil determinar qual é a única mais barata entre mais de 300 cidades com inúmeras variáveis. No entanto, este post forneceu informações valiosas que podem ajudar na tomada de decisão.

Para identificar a cidade mais barata, é preciso excluir as cidades com o melhor e o pior saldo na coluna “Saldo”. Portimão e Setúbal, respectivamente a cidade mais cara e a mais barata, foram excluídas.

Isso nos leva à conclusão de que a cidade mais barata para viver, de acordo com os critérios apresentados, é a Covilhã.

É importante destacar que os dados dos órgãos portugueses não são absolutos e que, ao aplicar estatísticas, é preciso considerar a natureza dos dados.

Se aplicássemos apenas a média salarial por cidade, sem levar em conta a região em que a cidade está localizada, Setúbal seria a melhor cidade, mas isso não é provável.

A média salarial mínima de Setúbal é calculada junto com a média de Lisboa, porque ambas cidades estão na mesma região de referência. No entanto, se Setúbal fosse considerada na região do Alentejo, a média salarial seria menor e mais realista.

É importante lembrar que cada caso é único e que este post é apenas um parâmetro básico para orientação. Cada pessoa deve considerar diversas variáveis ao tomar decisões importantes.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *