Os 6 pratos mais tradicionais de Portugal

As delícias culinárias de Portugal são um dos grandes atrativos do país, com pratos que deixam qualquer turista com água na boca. É interessante observar que muitos dos pratos da gastronomia portuguesa são semelhantes aos encontrados no Brasil, já que herdamos grande parte da nossa tradição gastronômica de Portugal.

Embora existam algumas diferenças nos nomes e no modo de preparo dos pratos, é possível se acostumar facilmente com a culinária portuguesa com um pouco de tempo.

Uma observação é que as diferenças muitas vezes estão relacionadas à localização geográfica, pois os portugueses consomem uma variedade de frutos do mar devido à sua costa extensa.

Além dos frutos do mar, a culinária portuguesa também inclui outras iguarias, como carne de porco, pato, coelho e muito mais, que vamos explorar mais adiante.

Quais são os pratos típicos de Portugal?

Lulas grelhadas

A culinária portuguesa é uma das mais diversas e ricas da Europa, com uma infinidade de pratos típicos que seria difícil listar em apenas um artigo.

Por isso, neste artigo, em vez de tentar abranger todos os pratos, prefiro destacar as diferenças entre a culinária portuguesa e brasileira, bem como os pratos mais famosos que são o símbolo da gastronomia portuguesa.

No entanto, não poderia deixar de mencionar as “mil e uma maneiras” de preparar o bacalhau, as carnes tradicionais, os menus mais exóticos e os famosos doces conventuais portugueses. Este artigo certamente vai deixar você com muita fome, então esteja preparado para salivar.

Diferenças das comidas típicas de Portugal

Alheiras de Mirandela

Logo após chegar em Portugal, percebi algumas diferenças na culinária em relação ao Brasil que me ajudaram bastante no dia a dia.

Nesse sentido, um exemplo é a ausência da linguiça calabresa nos supermercados portugueses, sendo que a opção mais próxima seria o chouriço, que tem uma aparência semelhante, mas um sabor bem diferente.

O chouriço é feito com carne e sangue de porco, e é temperado com sal, alho, pimentão e vinho branco. É uma excelente opção para ser assado com batatas ao forno.

Outra diferença notável é que em Portugal, o presunto é chamado de fiambre, enquanto que o presunto brasileiro tem um sabor e aparência bem diferentes.

Além disso, há algumas diferenças no vocabulário utilizado na culinária. Por exemplo, em Portugal, não se usa o termo “defumado”, e sim “fumado”.

Uma das linguiças mais famosas da culinária portuguesa é a alheira, sendo que a Alheira de Mirandela é uma das mais procuradas. Esse embutido defumado é feito com carnes de porco e aves, além de pão, azeite e temperos especiais.

É importante mencionar que há muitas outras diferenças entre a culinária portuguesa e a brasileira, e seria impossível listar todas elas em apenas um artigo.

No entanto, essas diferenças podem ser assimiladas ao longo do tempo, e podem tornar a experiência gastronômica ainda mais interessante para quem visita Portugal.

1. Mil e um bacalhaus para experimentar

É impossível falar de culinária portuguesa sem mencionar os pratos de bacalhau. O peixe é tão importante na cultura lusitana que se tornou quase uma marca do país.

Diferentemente do Brasil, onde é comum consumir o bacalhau especialmente na semana santa, em Portugal, é servido durante todo o ano. Há “mil e uma maneiras” de se preparar o delicioso peixe de águas salgadas, e listar todas as variações seria impossível.

Entre as diversas opções de preparo, podemos citar o Bacalhau à Brás, que é inegavelmente o prato mais famoso em território português. É um preparo simples e rápido, que consiste em desfiar o bacalhau e misturar com batatas e ovos, além de temperar com manjericão.

Outro prato bastante conhecido é o Bacalhau Espiritual, que é feito com bacalhau desfiado e misturado com um molho branco e camarões, além de gratinar com queijo. Já o Bacalhau Gomes de Sá é uma receita que leva batatas, cebola, ovos e azeitonas, e é cozido no forno com azeite e bacalhau desfiado.

O Bacalhau a Minhota é um prato típico da região norte do país, que consiste em cozinhar o bacalhau com batatas e cebolas, e servir com arroz e feijão frade.

O Bacalhau com Natas é um prato cremoso, que leva batatas, bacalhau e um molho branco. Já o Bacalhau a Lagareiro é preparado com batatas assadas e muito azeite, além do bacalhau.

O Bacalhau a Zé do Pipo é uma receita que leva purê de batatas, cebolas e alho refogados, além de azeitonas e azeite. O Bacalhau à Enterro é uma receita típica do Alentejo, que leva batatas e couve, além do bacalhau.

Bacalhau à Zé do Pipo

O Bacalhau com Couves a Soco é uma receita de inverno, que leva couve, batatas e bacalhau.

Outras opções incluem o Bacalhau Ensalsado, que é feito com tomate, cebola e pimentão, e o Bacalhau à Florentina, que é uma receita que leva espinafre e molho bechamel, além do bacalhau.

Por fim, a Caldeirada de Bacalhau de Almeirim é uma receita que leva várias camadas de batata e bacalhau, além de outros frutos do mar como camarão e amêijoas.

Cada uma dessas variações possui características únicas e sabores distintos, e todas elas são deliciosas à sua maneira. Se você é um fã de bacalhau, com certeza terá muitas opções para experimentar e se deliciar durante sua visita a Portugal.

2. Cozido à portuguesa

Um dos pratos mais tradicionais e populares de Portugal é o Cozido à Portuguesa. Com um sabor único e um aroma delicioso, esse prato tem muitas semelhanças com os cozidos feitos no Nordeste brasileiro, mas também apresenta algumas diferenças significativas em seus ingredientes.

Enquanto o cozido nordestino é feito apenas com carne de porco, o Cozido à Portuguesa usa tanto a carne de porco quanto o frango, além de legumes como batatas, cenouras, nabos, cebolas e alho.

Outro ingrediente que é bastante utilizado é a “penca” ou “repolho pequeno”, que é uma variedade de couve.

O processo de cozimento do Cozido à Portuguesa é quase o mesmo que o do cozido nordestino, mas o resultado final é um prato único e inesquecível.

Ao final do cozimento, os legumes e carnes são retirados da panela e servidos em uma travessa separada, enquanto o caldo é servido em outra tigela. A diferença é que no cozido nordestino, é feito um pirão com o molho do preparado e farinha de mandioca.

O Cozido à Portuguesa é um prato bem popular em várias cidades de Portugal e é servido em muitos restaurantes. É uma refeição bastante satisfatória e pode ser acompanhada de um bom vinho verde, que complementa perfeitamente o sabor do prato. Vale a pena experimentar!

3. Feijoadas portuguesas

Feijoada à Transmontana

A Feijoada, prato adorado pelos brasileiros, tem suas raízes na culinária europeia, como a Feijoada Portuguesa e a Feijoada à Transmontana.

Embora a forma de preparo seja diferente da Feijoada à Brasileira, esses pratos têm em comum a utilização de carne de porco como base e feijão como ingrediente principal.

A Feijoada Portuguesa é feita com feijão branco, enquanto a Feijoada à Transmontana utiliza feijão vermelho. Ambas têm suas particularidades e acompanhamentos, como arroz, couve, chouriço, entre outros.

Além dessas duas opções, há ainda outras feijoadas portuguesas feitas com frutos do mar, como mariscos, chocos e camarões, além de outras feitas com carne de coelho.

Cada uma dessas variações possui características e sabores únicos que são apreciados pelos portugueses e visitantes do país.

Apesar de ter origens diferentes, a Feijoada à Brasileira tornou-se um prato típico e muito popular no Brasil, sendo inclusive considerada por muitos como uma das principais referências da culinária nacional.

4. Pato, Coelho e Borrego

Coelho assado no forno

A culinária portuguesa é rica e diversa, oferecendo aos paladares lusitanos uma variedade de sabores e pratos deliciosos. Um exemplo é o Arroz de Pato, um prato obrigatório para qualquer pessoa que queira experimentar o melhor da gastronomia portuguesa.

Além disso, outras opções saborosas incluem o Coelho à Caçador, o Coelho à Moda de Palmela e o coelho assado no forno.

Os borregos, que são da família das ovelhas, são tradicionalmente servidos à mesa dos portugueses e existem inúmeras denominações regionais da criação desses animais por todo o país.

Cada variedade tem um sabor único, o que os torna ingredientes muito peculiares em diversos pratos portugueses.

Entre os mais conhecidos estão o Borrego da Beira, o Borrego do Baixo Alentejo, o Borrego de Montemor-o-Novo, o Borrego do Nordeste Alentejano, o Borrego Terrincho, o Borrego Serra da Estrela e o Borrego de Leite de Barroso.

A carne desses animais é perfeita para ser assada no forno ou guisada, e o ensopado de borrego é uma opção que certamente agradará a qualquer viajante.

5. Amêijoas, Marisco e Caracóis

Amêijoas à Bulhão Pato

A culinária portuguesa é reconhecida por ser diversificada e repleta de opções, o que torna possível desfrutar de um cardápio variado por um ano inteiro sem repetir um prato.

Além dos pratos mais comuns, alguns pratos exóticos e inusitados também fazem parte da gastronomia portuguesa, surpreendendo os mais curiosos paladares.

Um exemplo de iguaria exótica é a Amêijoa, um molusco muito cobiçado e apreciado que conquista quem o prova.

As Amêijoas à Bulhão Pato, um dos pratos mais populares entre os portugueses, são típicas das regiões de Leiria, Lisboa e Setúbal, e fazem sucesso entre os amantes da culinária portuguesa.

Outro destaque da culinária portuguesa são os pratos de frutos do mar. Entre as diversas opções disponíveis, o Arroz de Marisco é um dos pratos mais famosos e aclamados, tendo sido classificado entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa em 2011.

Preparado com ingredientes frescos e selecionados, o Arroz de Marisco é um verdadeiro banquete para os amantes de frutos do mar.

Os Caracóis, por sua vez, são uma iguaria bastante comum nos restaurantes e bares de Portugal, e conquistam quem os prova. Preparados de diversas formas, o modo mais comum é o Caracóis à Portuguesa, que costuma ser servido com uma cerveja bem gelada.

Apesar de ser uma iguaria um tanto quanto extravagante, é impossível não se encantar com o sabor e textura dos caracóis..

6. Doces e sobremesas

À base de leite e macarrão cabelinho de anjo, a aletria é um doce tradicional de Portugal, uma sobremesa muito servida na ceia de Natal.

Com uma culinária tão diversificada, não é surpresa que Portugal também tenha uma ampla variedade de sobremesas e doces típicos, o que permite aos visitantes desfrutar de um ano inteiro de sobremesas sem repeti-las.

Entre os muitos tipos de doces disponíveis, o mais famoso é o delicioso Pastel de Nata, que se tornou popular em todo o mundo.

Os Pastéis de Nata podem ser encontrados em todo o país, incluindo cidades como Aveiro e Viana do Castelo, e não há como visitar Portugal sem experimentá-los.

Mas se você não sofre de diabetes, não deixe de experimentar também outras delícias como as Queijadas de Sintra, os Pastéis de Tentúgal e o Pudim Abade de Priscos – só de falar sobre esses doces, já dá água na boca.

Uma curiosidade interessante é a relação entre os doces portugueses e as tradições religiosas locais, com muitas guloseimas recebendo nomes especiais, os chamados doces conventuais.

Entre os mais conhecidos estão a Barriga de Freira, os Papos de Anjo e o Toucinho do Céu, mas há muitos outros doces que valem a pena experimentar, como os Alfinetes de Santa Clara e os Queijinhos do Céu.

Se você tiver a oportunidade de visitar Portugal, não deixe de provar essas deliciosas sobremesas e doces típicos.

Aproveite a gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é uma verdadeira tentação para qualquer um que goste de boa comida. Com tantas opções de pratos deliciosos, é difícil resistir a uma boa refeição em um dos muitos restaurantes típicos do país.

No entanto, é importante lembrar que é preciso ter cuidado para não exagerar, principalmente se você estiver de dieta.

Por mais que seja difícil resistir a tantas opções deliciosas, é importante manter o equilíbrio e evitar excessos. Afinal, a comida portuguesa é conhecida por ser bastante calórica e pode ser uma armadilha para quem está tentando controlar o peso.

Mas, se você acabar passando do limite e exagerando na comida, não se preocupe. Portugal é um país com muitas opções de atividades físicas, e horas de academia podem ajudar a queimar as calorias extras.

Além da comida, Portugal também é conhecido pelos seus vinhos de alta qualidade. Com uma grande variedade de vinhos, desde os famosos Vinhos do Porto até os mais leves Vinhos Verdes, é possível encontrar o acompanhamento perfeito para cada prato.

Os menus de vinhos nos restaurantes portugueses são de tirar o fôlego, e podem ser uma experiência única para quem aprecia a bebida.

Enfim, a culinária portuguesa é uma verdadeira arte, e a variedade de pratos e sabores é impressionante. É difícil resistir a tantas opções deliciosas, mas é importante lembrar de manter o equilíbrio e evitar excessos.

Se você conseguir seguir essa dica, poderá desfrutar de uma experiência gastronômica inesquecível e provar alguns dos pratos mais saborosos do mundo.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para provar em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *