18 comidas estranhas para experimentar em Portugal

Grande parte do encanto de visitar um novo país é experimentar comidas diferentes e Portugal tem muitos pratos excelentes que você deve provar.

No entanto, Portugal tem também alguns pratos típicos muito estranhos, que incluem pratos cozidos com sangue, com partes de animais pouco atraentes e até doces natalinos em formato de peixe.

Se você já conhece a melhor cozinha portuguesa, então chegou a hora de experimentar alguns dos pratos mais estranhos de Portugal.

Dica: se você estiver visitando Lisboa, há uma série de tours gastronômicos com alguns percursos dedicados a estes pratos estranhos. Prepare-se para comer pés de galinha, orelhas de porco e Deus sabe lá o que mais.

Cabidela

A cabidela (às vezes chamada de arroz de cabidela) é um prato típico do Norte de Portugal, embora possa ser encontrado em restaurantes tradicionais por todo o país.

É feito com frango ou galinha cozidos no próprio sangue, o que lhe confere a cor escura característica, e é geralmente servido com arroz branco.

É um prato bastante rico, mas o molho normalmente contém vinagre, o que lhe confere um sabor ligeiramente azedo.

Mão De Vaca Com Grão

Mão de vaca com grão é uma iguaria preparada com a pata dianteira da vaca e grão-de-bico, e é geralmente temperada com cebola, alho, louro e outros condimentos.

É um prato bastante saboroso e nutritivo, associado à região do Ribatejo, mas pode ser encontrado em diversas regiões de Portugal, bem como nos Açores, onde é servido com batatas.

O prato pode ser originário de Angola, onde foi adotado pelos exploradores portugueses. Mais tarde foi introduzido na culinária brasileira, com algumas modificações, e é conhecido como Mocotó.

O gosto da mão de vaca é muito parecido com a dobrada, mas sinta-se à vontade para provar os dois se tiver curiosidade e, sobretudo, coragem.

Omelete de Mioleira

Omelete de mioleira de borrego

Normalmente, omelete é a coisa mais segura e simples que se pode comer num país estrangeiro, mas definitivamente não é o caso da omelete de mioleira.

Esta omelete é feita de cérebro de animais, então, definitivamente, não é para qualquer um.

Burras Assadas

Burras assadas (ou burras assadas à alentejana) na verdade não é burro assado mas, sim, porco assado. E este prato costuma ser feito com a mandíbula de um porco, o que é definitivamente um pouco incomum.

O prato consiste em carne de porco temperada com alho, sal e pimentão doce, e depois assada no forno com batatas e pão alentejano.

É um prato muito saboroso e tradicionalmente é servido em festas e ocasiões especiais na região do Alentejo.

Caracóis

Comer caracóis pode ou não parecer estranho, dependendo de onde você é. Para os franceses, é bastante comum, mas para os brasileiros pode parecer muito, mas muito estranho mesmo.

O petisco é muito popular em Portugal, particularmente nas zonas mais rurais. Como são sazonais, você não irá encontrá-los nos meses mais frios.

A temporada varia, mas normalmente são encontráveis de maio a setembro. Quando for a época do caracol, você verá placas dizendo “há caracóis” de norte a sul de Portugal.

Eles são geralmente preparados cozidos em um caldo aromático de tomate, cebola, alho, louro e outras especiarias, e são servidos com pão para molhar no molho.

Os caracóis são geralmente acompanhados por uma cerveja ou vinho, e são uma iguaria bastante apreciada em todo o país, principalmente em bares e esplanadas.

Tripas à Moda do Porto

Sim, as tripas à moda do Porto é um prato típico da culinária da cidade do Porto. É uma iguaria feita com tripas de porco cozidas juntamente com feijão branco, carnes diversas (como chouriço, morcela, carne de vaca e toucinho), legumes, e temperada com cebola, alho, louro e outras especiarias.

É um prato bastante saboroso e tradicional, que remonta ao século 15, quando a cidade de Porto abasteceu os navegadores portugueses que partiram para a conquista de Ceuta.

A sobras das carnes foram utilizadas pelos habitantes da cidade para criar essa iguaria. Hoje em dia, as tripas à moda do Porto é um prato muito apreciado pelos portuenses e é celebrado anualmente em uma festa popular na cidade, a “Festa das Tripas”.

Dobrada

É um prato parecido com as tripas à moda do Porto, e ambos usam estômago de vaca e levam feijão branco e arroz, mas é um prato um pouco diferente.

A dobrada é feita com o estômago bovino cozido juntamente com legumes como feijão branco, cenoura, cebola, alho e tomate, e temperada com louro, cominhos e outras especiarias.

É um prato rico e bastante saboroso, que pode ser encontrado em diversos restaurantes em Portugal, principalmente nas regiões norte e centro do país.

A dobrada também é comum em outros países, como no Brasil e em Angola, onde é conhecida como “dobradinha”.

Maranho

Também conhecido como maranho da Sertã, é um prato típico da culinária portuguesa, originário da região da Sertã.

É um enchido feito com carne de cabra ou ovelha picada, arroz, pão ralado, sangue e diversos temperos, que são colocados em uma tripa fina de porco e cozidos em água ou assados no forno.

É um prato muito saboroso e nutritivo, que pode ser encontrado em diversas regiões de Portugal, especialmente na região centro.

O maranho é um prato com características semelhantes ao bucho recheado, mas com ingredientes diferentes.

Pezinhos de Porco de Coentrada

Pezinhos de porco de coentrada (pés de porco em coentro) é um prato que vem da região do Alentejo. O prato usa alho e coentros, ingredientes básicos da cozinha portuguesa, para transformar um corte de carne barato e pouco apelativo em algo mais apetecível.

É feito com pés de porco cozidos em um caldo de coentros, alho, cebola e tomate, e temperado com sal e pimenta. É um prato bastante saboroso e aromático, que é geralmente servido com pão ou batatas cozidas.

Os pezinhos de porco de coentrada são bastante populares em Portugal, especialmente em restaurantes que servem pratos tradicionais da culinária portuguesa.

Francesinha

A francesinha é um prato estranho, mas não pelo mesmo motivo de muitos outros pratos desta lista. Não contém tripas, estômago, orelhas ou qualquer coisa assim. Na verdade, é apenas um sanduíche. Bem, quase.

Tradicional do Porto, é um sanduíche quente feito com pão de forma, recheado com linguiça, salsicha fresca, carne assada, fiambre e queijo, e coberto com um molho especial feito com tomate, cerveja, vinho do Porto e outros ingredientes, e geralmente servido com batatas fritas.

A francesinha é um prato bastante saboroso e bastante popular na região do Porto, sendo encontrado em vários restaurantes e cafés da cidade.

É considerado um prato bastante pesado e calórico, mas é um prato que é muito apreciado pelos habitantes da cidade e pelos turistas que visitam a região.

As origens da francesinha são incertas mas, segundo uma das teorias mais populares, o sanduíche foi criado por um português chamado Daniel da Silva, ex-emigrado em França, que quis recriar o famoso croque-monsieur francês.

Ele sentiu que precisava de algumas melhorias, especialmente se fosse para atender aos gostos dos portugueses.

Algumas pessoas dizem que é uma monstruosidade, outras dizem que é uma obra-prima da culinária. É certamente um sanduíche único, mas que os portuenses adoram.

Se está de visita ao Porto e procura algo estranho para comer, mas não consegue encarar a ideia das tripas à moda do Porto, este é um bom prato para pedir.

Bacalhau à Zé do Pipo

Segundo os portugueses, existem mais de 365 maneiras de cozinhar o bacalhau. Algumas receitas são melhores que outras, mas quase todas são muito saborosas.

O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato tradicional da culinária portuguesa, feito com bacalhau cozido e desfiado, coberto com um purê de batatas e cebola, e gratinado com queijo.

É um prato bastante saboroso e nutritivo, que é bastante popular em Portugal e pode ser encontrado em muitos restaurantes de peixes e frutos do mar.

Acredita-se que o prato tenha sido criado por um cozinheiro chamado José Valentim, conhecido como Zé do Pipo, que tinha um restaurante em Lisboa na década de 1950.

O prato se tornou tão popular que acabou se espalhando por todo o país e se tornou uma referência da culinária portuguesa.

Doces fálicos

Os doces em forma de pênis são surpreendentemente comuns em Portugal: é possível encontrá-los em Amarante, no Norte de Portugal, e também nas Caldas da Rainha, uma pequena cidade a norte de Lisboa.

Caldas da Rainha tem um pouco de obsessão fálica. A cidade é famosa por produzir artefatos de cerâmica em formato de pênis.

Pois parece que as confeiteiras e pastelarias locais não quiseram perder essa mina de ouro genital-gourmet e começaram a confeccionar também doces, bolos e biscoitos fálicos.

Cultura fálica das Caldas da Rainha

A indústria da pastelaria fálica de Amarante remonta ainda mais cedo do que a das Caldas – ao século 13, quando nasceu S. Gonçalo, que depois que virou santo se tornou o padroeiro da localidade.

Durante a festa de São Gonçalo, que acontece todos os anos em junho, os homens distribuem esses doce (muitas vezes recheados com creme) para as mulheres locais como forma de galanteio.

No entanto, é importante lembrar que esses doces não têm nenhuma conotação sexual, são apenas uma forma divertida e curiosa de apresentar as sobremesas.

A culinária portuguesa é rica em doces tradicionais e diferentes regiões podem ter suas próprias especialidades e tradições culinárias.

Cabeça de…

A culinária portuguesa tem algumas receitas que incluem a cabeça de animais, como é o caso da “Sopa dos ossos da cabeça de porco”, que é uma sopa feita com a cabeça de porco, legumes e especiarias, típica da região de Trás-os-Montes.

Também existe o “Cozido de grão com cabeça de borrego”, que é uma receita de cozido feita com cabeça de borrego, grão-de-bico, legumes e especiarias, comum em algumas regiões do país, como o Alentejo.

Línguas De Bacalhau

Línguas de bacalhau fritas com molho tártaro

As línguas de bacalhau são um prato típico da culinária portuguesa, especialmente nas regiões próximas ao mar, onde o bacalhau é muito consumido.

O prato é feito com a parte mais macia e suculenta do bacalhau, retirada da parte central da espinha, e são fritas em azeite até ficarem douradas e crocantes por fora.

É um petisco muito apreciado em Portugal, servido como entrada ou acompanhamento de outras refeições, podendo ser acompanhado por molhos ou saladas.

Salada de Orelha

Pense em salada e sua mente provavelmente pensará em alface, tomate e outros vegetais, talvez com um pouco de frango grelhado ou queijo. Esta salada é um pouco diferente, pois é feita de orelhas de porco.

Este é um prato típico da culinária portuguesa, especialmente da região do Alentejo, feito com orelha de porco cozida, cortada em pedaços finos e temperada com azeite, vinagre, coentros, cebola e alho, entre outros temperos e especiarias.

Essa salada é uma iguaria muito saborosa e refrescante, ideal para os dias quentes de verão, sendo servida como entrada ou como acompanhamento de outros pratos, como churrascos ou cozidos.

Apesar de conter partes menos comuns do animal, a culinária portuguesa tem o costume de aproveitar todas as partes dos alimentos e transformá-las em pratos deliciosos e nutritivos.

Cozido à Portuguesa

O cozido à portuguesa é um prato típico da culinária portuguesa que consiste em uma combinação de vários ingredientes cozidos juntos em um caldo rico e saboroso.

Os ingredientes geralmente incluem vários tipos de carne, como chouriço, morcela, bacon, carne de vaca, porco e galinha, além de legumes, como batatas, cenouras, couve, nabo e feijão branco.

Este é um prato muito completo, nutritivo e saboroso, e é servido com o caldo e os ingredientes separados em uma travessa grande, para que cada pessoa possa se servir a gosto.

É uma refeição típica de dias frios de inverno e é uma das receitas mais populares da culinária portuguesa, sendo apreciada em todo o país.

Courato

Courato é uma pele de porco temperada e frita, muito popular na culinária portuguesa, especialmente como petisco em bares e tascas. A pele é geralmente cortada em tiras ou pedaços, temperada com sal e outras especiarias, como alho ou pimentão, e frita até ficar crocante e dourada.

O courato é frequentemente servido com uma cerveja ou um copo de vinho, sendo uma opção de petisco muito apreciada pelos portugueses.

Além disso, o courato é um ingrediente utilizado em outros pratos tradicionais da culinária portuguesa, como a feijoada à transmontana, em que é cozido junto com feijão e outras carnes, conferindo um sabor muito especial ao prato.

Lampreia de Natal

Muitos pratos desta lista são estranhos simplesmente porque contêm partes pouco consumidas dos animais, como o estômago, as orelhas ou os pés. A Lampreia de Natal é um doce que não contém partes invulgares de animais mas, temos que admitir, é bastante estranho

É um bolo feito inteiramente de gema de ovo e açúcar, projetado para se parecer com um peixe lampreia. Ninguém sabe ao certo porque é que isto acontece, nem o que tem a ver com o Natal, porque em Portugal nem é época de lampreia.

É apenas algo um pouco peculiar, mas vale a pena ficar de olho se você estiver visitando Portugal na época do Natal.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos

Veja também: As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *