10 ótimos destinos para conhecer na região norte de Portugal

O Norte de Portugal vai encantá-lo com as suas colinas verdejantes, as suas vinhas, as suas belas vilas e a cidade do Porto que é Patrimônio da Humanidade.

A região Norte de Portugal, caracterizada pelas fortes chuvas de outono e pela sua natureza luxuriante, é uma região muito interessante para visitar.

Por entre montes, matagais e vales despontam cidades e aldeias cosmopolitas que parecem suspensas no tempo.

Uma mistura de paisagens que conquista os visitantes que acorrem à região para admirar a sua beleza natural e arquitetônica e desfrutar de uma boa comida e um bom vinho.

10 ótimos destinos para conhecer na região norte de Portugal

A Região Norte de Portugal é conhecida por sua rica história, cultura e tradições. Esta região inclui as províncias de Braga, Porto e Viana do Castelo, e é conhecida por sua beleza natural, arquitetura antiga, vinhos e comida típica.

A região tem uma longa história que remonta à época romana e, durante a Idade Média, foi um importante centro comercial e cultural. A região foi influenciada pela presença de monges beneditinos, que introduziram a viticultura e a arte da produção de vinhos.

A cidade do Porto é famosa pelo seu vinho do Porto, exportado para o mundo inteiro, e que era a bebida preferida do detetive inglês Sherlock Holmes.

A cultura da região Norte é rica em tradições e festividades, como a Festa de São João do Porto, que acontece todos os anos em 23 de junho e é conhecida por sua animada noite de festas na rua.

A culinária da região é também uma parte importante da sua cultura e tradição, com pratos como o Bacalhau à Brás, a Tripa à Moda do Porto e o Arroz de Sarrabulho.

O que fazer no norte de Portugal

A Região Norte de Portugal oferece muitas atividades e atrações para os turistas. Aqui estão algumas coisas para fazer na região:

1. Porto

Praça da Ribeira, uma das mais antigas da cidade

Com suas atmosfera encantadora, o Porto irá seduzir você à primeira vista. A cidade se divide em três áreas principais: a parte alta, que é mais moderna, com lojas e restaurantes; a baixa, que fica nas margens do rio Douro e que representa o centro original e histórico da cidade; e a zona para além do rio, que pertence ao concelho de Vila Nova de Gaia e onde existem muitas caves produtoras de vinho do Porto.

Os principais pontos de interesse do Porto não se resumem a poucas palavras. No entanto, recomendamos conhecer a Sé do Porto, que foi construída na parte alta da cidade; a Igreja e Torre dos Clérigos, que é a torre mais alta de Portugal, um dos símbolos do Porto e um dos melhores miradouros para apreciar a vista sobre a cidade.

Torre dos Clérigos

Existem também alguns edifícios históricos interessantes, como a Estação de São Bento, uma estação ferroviária histórica conhecida por sua imponente arquitetura e por seus mais de 20 mil azulejos pintados à mão, que retratam a história e a cultura portuguesa.

Estação de São Bento

Outros lugares de destaque são a Ponte D. Luís I, uma das mais emblemáticas estruturas da cidade, com suas vistas espetaculares do rio Douro e da cidade; a Livraria Lello, uma das mais antigas e bonitas do país, que foi destaque em um dos filmes de Harry Potter; e a Ribeira do Porto, uma das áreas mais animadas da cidade, com muitos bares, restaurantes e lojas.

2. Braga

Descubra as belezas da cidade de Braga

A cidade de Braga é uma das mais antigas cidades de Portugal e tem sido um importante centro religioso e cultural ao longo dos séculos.

A história de Braga remonta aos tempos pré-históricos, com evidências de ocupação humana na região datando de pelo menos 4000 a.C. Durante a época romana, Braga era conhecida como Bracara Augusta e era uma das mais importantes cidades da província romana de Hispânia.

Sé de Braga, a mais antiga igreja de Portugal, é uma das principais atrações turísticas da cidade, com sua imponente arquitetura gótica e relíquias religiosas.

Na Idade Média, Braga se tornou um importante centro religioso, com muitas igrejas e mosteiros sendo construídos na cidade. Hoje, a catedral de Braga, construída no século 12, é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Braga também tem uma rica tradição cultural, com uma longa história de música, teatro e artesanato. A cidade é conhecida por suas festividades religiosas e folclóricas, como o Festival de São João, que é realizado todos os anos em junho e é uma das maiores festas do norte de Portugal.

Visita obrigatória em Braga é o Santuário do Bom Jesus do Monte, conhecido por sua localização elevada e por sua imponente arquitetura, e é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.

Santuário de Bom Jesus do Monte

A história do santuário remonta ao século 11, quando um pequeno oratório foi construído no local para venerar a imagem de Jesus Cristo. No século 18, uma escadaria foi construída para acessar o santuário, e no século 19, uma igreja maior foi construída no local.

Desde então, o santuário tem sido um importante local de peregrinação, com muitos fiéis visitando o local todos os anos para homenagear Jesus e pedir por suas bênçãos. Além disso, o santuário também é conhecido pelos seus belos jardins e por suas vistas panorâmicas da cidade de Braga e da região circundante.

Convento de S. Francisco,

Outros monumentos de interesse em Braga são o Museu dos Biscainhos, que abriga uma coleção de artigos domésticos, objetos de cerâmica, tecidos e outros itens que retratam a vida cotidiana na região de Braga no passado e o Convento de São Francisco, um imponente edifício do século 15 que abriga uma exposição de arte sacra, incluindo esculturas em madeira e pinturas.

Vale a pane também conhecer o Mosteiro de Tibães, um antigo mosteiro beneditino situado a poucos quilômetros ao norte de Braga, com belos jardins e um importante museu de arte sacra.

Mosteiro de Tibães

3. Guimarães

Guimarães é conhecida como a “Cidade Berço” de Portugal devido ao seu papel na formação da nação portuguesa. A cidade é rica em história e cultura, e é considerada um importante patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

A história de Guimarães remonta aos tempos pré-históricos, com evidências de ocupação humana na região datando de pelo menos 4000 a.C. Durante a época romana, a região era conhecida como Vimaranes, e foi o centro da região durante a época visigoda.

Centro Histórico de Guimarães

No século 9, a região de Guimarães se tornou um importante centro político e religioso, e foi aí que Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, foi coroado em 1139.

Desde então, Guimarães tem sido um importante local de peregrinação, e muitos reis e rainhas portugueses foram coroados na cidade ao longo dos séculos.

Além de sua rica história, Guimarães também é conhecida por sua vibrante cultura. A cidade é famosa por suas tradições culturais, como a Festa de São Tiago, que é realizada todos os anos em julho e é uma das maiores festas do norte de Portugal.

A cidade também é conhecida por sua arquitetura, onde se destaca o Castelo de Guimarães, conhecido como um dos mais importantes monumentos históricos do país e é considerado um patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

O castelo foi construído no século 9, e desempenhou um papel importante na formação da nação portuguesa. Foi neste castelo que Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, nasceu e foi criado, e onde ele estabeleceu a sua corte depois de se tornar rei.

Castelo de Guimarães, onde tudo começou

Ao longo dos séculos, o castelo foi ampliado e restaurado várias vezes, e hoje em dia é possível visitar o interior da fortificação e ver as suas muralhas, torres e fortificações.

Além disso, o castelo também abriga uma exposição sobre a história da fortificação e do reino de Portugal, e oferece vistas espetaculares da cidade de Guimarães e da região circundante.

Há muitas outras coisas que merecem uma visita em Guimarães, como o Paço dos Duques de Bragança, um palácio que é considerado um dos edifícios mais importantes da arquitetura renascentista em Portugal.

Paço dos Duques de Bragança: aqui nasceu Portugal

Constituído por vários edifícios construídos ao longo de vários séculos, o palácio é conhecido por suas magníficas salas de recepção, como a Sala dos Brasões, e por suas ricas decorações, incluindo painéis de azulejos, esculturas e frescos.

Além disso, o palácio abriga uma coleção de objetos antigos, com móveis, tapeçarias, armas e objetos de arte.

Atualmente, o palácio abriga o Museu Nacional de Soares dos Reis, que possui uma importante coleção de arte e artefatos relacionados à história e cultura portuguesas.

4. Viana do Castelo

A melhor coisa a se fazer em Viana do Castelo é se perder nas ruas do centro histórico

Viana do Castelo é uma cidade situada no norte de Portugal, na região do Minho, conhecida por sua rica história e cultura, bem como por suas belas paisagens costeiras e montanhas.

A história de Viana do Castelo remonta ao período romano, mas a cidade atingiu seu apogeu durante a época da expansão marítima portuguesa no século 15 e 16. Durante esse período, Viana do Castelo se tornou um importante porto comercial, ligando Portugal ao resto do mundo.

Não deixe de provar o famoso Bacalhau à Moda de Viana, que consiste em bacalhau com cebola caramelizada, acompanhado de batatas, pão frito e couve salteada.

A cultura de Viana do Castelo é marcada pela tradição e pelas raízes religiosas, especialmente em relação à Nossa Senhora da Agonia, cuja festa anual é um dos eventos culturais mais importantes da região.

A cidade também é conhecida por sua gastronomia, com pratos típicos como o bacalhau à moda de Viana e o arroz de tamboril.

Além disso, Viana do Castelo é famosa por sua arquitetura, com vários edifícios históricos e monumentos, como o Santuário de Santa Luzia, a Praça da República e o Forte de São Tiago.

A cidade também é conhecida por sua indústria têxtil, com a produção de tecidos de linho e lã, além de ser um importante centro turístico devido às suas praias, montanhas e paisagens naturais.

Outro monumento que merece uma visita é o Forte de São Tiago da Barra, do século 17, que foi projetado para proteger a barra do rio Lima e a cidade de ataques marítimos.

Atualmente, o Forte de São Tiago da Barra é um importante monumento histórico e turístico de Viana do Castelo, oferecendo uma vista panorâmica da cidade e da costa. O forte também é usado como espaço para eventos culturais e artísticos, como exposições de arte e concertos.

No centro da cidade fica a Catedral da Sé, do século 15 e em estilo gótico. A igreja recebeu este nome em 1977 depois que o Papa Paulo VI autorizou a constituição da diocese de Viana do Castelo. Antes disto, ela se chamava Igreja Matriz. A Catedral da Sé fica no Largo Instituto Histórico do Minho.

Viana do Castelo é também sede de alguns museus muito interessantes: o Museu de Artes Decorativas, instalado num edifício do século 18, com uma impressionante coleção de cerâmica e mobiliário dos séculos 17-18, e o Museu do Traje, que exibe trajes tradicionais que serviam para a pesca, agricultura e recolha de algas marinhas, bem como trajes usados para a romaria de Nossa Senhora da Agonia.

5. Amarante

Ponte sobre o rio Tâmega, em Amarante

Amarante é uma vila encantadora no Vale do Douro, junto às margens do rio Tâmega. Não há muitas informações sobre sua origem, além do fato de que foi fundada pelos romanos e que recebeu o nome do centurião romano Amarantus.

A cidade deve sua fama ao beneditino São Gonçalo. Hoje seu nome é celebrado e homenageado com uma festa religiosa e folclórica. Os dois monumentos mais importantes do centro histórico da cidade são o Convento de São Gonçalo e a Ponte de São Gonçalo. Este último simboliza a memória da resistência popular contra os exércitos napoleônicos.

Igreja do Convento de São Gonçalo

Visite as Igrejas de São Pedro e São Domingos, que atualmente abriga um museu de arte sacra, bem como o Museu Amadeo Souza Cardoso, que homenageia o artista português e expõe as suas obras-primas da arte contemporânea.

6. Barcelos

Barcelos é uma bonita vila de origem medieval, localizada na região norte de Portugal, famosa por sua rica cultura e história. A origem da cidade remonta ao século 9, com a construção de um castelo na colina local.

Barcelos se tornou  uma cidade importante no século 13, devido à sua localização estratégica na rota de peregrinação para Santiago de Compostela, na Espanha. Durante este período, a cidade prosperou como centro comercial e artístico.

A cultura de Barcelos é fortemente influenciada por sua história e tradições religiosas. A cidade é conhecida por sua cerâmica de Barcelos, que é considerada uma das mais antigas e respeitadas formas de arte cerâmica em Portugal.

Igreja Bom Jesus da Cruz, no centro histórico de Barcelos

Além disso, Barcelos é famosa por sua arquitetura barroca, com várias igrejas e edifícios históricos preservados na cidade.

Outra tradição importante de Barcelos é a Festa do Galo, que é celebrada anualmente em agosto e é considerada uma das maiores festas populares de Portugal. O festival celebra a lenda do Galo de Barcelos, que se tornou um símbolo da justiça e da perseverança.

Veja também: Galo de Barcelos, um símbolo nacional português

Também é possível admirar algumas casas históricas como o Solar do Pinheiros ou a Casa do Condestável. Caminhando pelas ruas do centro você passará pelo antigo Largo da Feira, que hoje é conhecido como Campo da República, onde estão as igrejas setecentistas do Bom Jesus da Cruz e Nossa Senhora do Terço.

Museu da Olaria

Visite também o Museu da Olaria e o Centro de Artesanato de Barcelos, para conhecer melhor a alma artística da região. Entre as principais obras de arte importantes, destaca-se o representativo e colorido Galo de Barcelos.

Muralhas e Paço dos Duques de Barcelos

Além da arquitetura histórica, o centro histórico de Barcelos também é conhecido por sua vida noturna animada, com muitos bares e restaurantes que servem a culinária local.

A cidade também é um destino popular para compras, com várias lojas de cerâmica de Barcelos e outros artesanatos tradicionais.

7. Lamego

Castelo de Lamego

Lamego é uma cidade famosa por sua rica história e cultura. A cidade tem uma longa história, remontando ao século 6, e foi uma das mais importantes cidades romanas de Portugal.

Da época medieval, você pode admirar a Igreja de Santa Maria de Almacave

A cultura de Lamego é fortemente influenciada por sua herança religiosa, com várias igrejas e santuários importantes na cidade, incluindo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Esta basílica é famosa por suas escadarias de azulejos, que são um dos exemplos mais impressionantes da arte azulejar em Portugal.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Além disso, Lamego é conhecida por sua produção de vinho, especialmente o Vinho do Douro, que é uma das mais antigas e prestigiosas denominações de origem de Portugal.

A cidade também é famosa por sua cerâmica, com várias lojas de cerâmica local que vendem peças artesanais feitas por artesãos da região.

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que é celebrada anualmente em setembro, é um dos eventos culturais mais importantes de Lamego.

Durante a festa, a cidade se enfeita com bandeiras e enfeites coloridos, e as ruas são tomadas por música, dança e comida típica.

A Sé de Lamego, fundada em 1129 com um estilo gótico dominante mantém a torre medieval quadrada original

Lamego é uma cidade vibrante e cheia de vida, com uma rica história e cultura que é preservada e celebrada através de suas tradições e festivais. É um ótimo destino para quem está interessado em conhecer mais sobre a história e cultura de Portugal.

Lamego é conhecida por ser uma importante região produtora de vinho do Porto, que é um dos vinhos mais famosos e prestigiosos do mundo.

O Vinho do Porto é produzido a partir de uvas cultivadas nas encostas dos rios Douro e Corgo, na região do Douro, que inclui Lamego.

Conhecido por sua cor intensa e sabor adocicado, o Vinho do Porto é obtido através da fermentação das uvas em barricas de carvalho.

A região do Douro é conhecida por seus vinhedos escarpados e belas paisagens, tornando a produção de vinho do Porto uma atividade importante para a economia local.

Não deixe de provar os vinhos de Lamego

Além da produção de vinho, Lamego também é famosa por sua degustação de vinhos, com vários bares e restaurantes que oferecem degustações de vinhos locais e regionais.

É possível visitar as vinícolas da região e aprender mais sobre o processo de produção de vinho do Porto, bem como experimentar algumas amostras da bebida.

Vinho do Porto é uma parte importante da cultura e da economia de Lamego e da região do Douro. Se você é fã de vinhos ou simplesmente quer experimentar algo novo, Lamego é o lugar certo para você.

8. Ponte da Barca

A Ponte da Barca é uma cidade que tem uma rica história e cultura que remonta ao século 14, quando foi fundada como uma ponte sobre o rio Lima.

A Ponte da Barca é conhecida por sua beleza natural, com vários parques e jardins, bem como por sua arquitetura histórica. A cidade também é famosa por sua produção de vinho verde, que é uma das bebidas mais populares de Portugal.

A cultura popular de Ponte da Barca é fortemente influenciada por suas tradições populares, incluindo a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que é celebrada anualmente em agosto.

Durante a festa, a cidade é tomada por música, dança e comida típica, e há muitas atividades para a família, como passeios de barco, piqueniques e feiras.

Bordados, louças e artesanato em cerâmica em loja tradicional

Além disso, a Ponte da Barca é conhecida por sua produção artesanal, com vários ateliês de artesanato na cidade que vendem peças feitas à mão, como cerâmica, tecidos e joias.

Castelo do Lindoso, do século 13

O centro histórico da vila, caracterizado por casas de campo e belos monumentos dos séculos 17, merece uma visita. Não perca a oportunidade de admirar a igreja românica de Bravães e o Castelo de Lindoso, ambos datados do século 13. O castelo desempenhou um papel importante na defesa da região.

9. Valença do Minho

Valença do Minho é uma cidade com uma longa história, que remonta ao século 9, quando foi estabelecido um forte na colina sobre o Rio Minho para proteger a fronteira com a Espanha.

Durante os séculos 15 e 16, a cidade tornou-se um importante centro comercial e militar, com uma fortaleza que ainda pode ser vista hoje.

A cultura de Valença do Minho é fortemente influenciada pelo seu passado histórico e pela sua localização na região de Minho, que é conhecida por sua rica herança cultural e culinária.

A culinária local é especialmente conhecida pelo  vinho verde, que é um vinho branco jovem produzido na região, e por suas saborosas empadas. Visite as vinícolas locais para degustar os vinhos e aprender sobre a produção de vinho.

A cidade também é conhecida por sua arquitetura, que combina elementos medievais e renascentistas. A fortaleza é uma das principais atrações turísticas da cidade, oferecendo uma vista panorâmica da cidade e do Rio Minho.

A fortaleza de Valença do Minho, em formato de estrela

Pra ver ainda em Valença do Minho, se você curte caminhadas, a trilha Elos da Montanha, um belo percurso pedestre entre as serras e serras do Norte de Portugal.

O caminho é perfeito para fazer uma caminhada com a família, e também é possível pernoitar num dos muitos abrigos que existem.

Valença do Minho é também uma importante cidade no Caminho de Santiago, também conhecido como Caminho Português.

É uma das rotas mais famosas da Europa, com milhares de peregrinos que viajam a pé ou de bicicleta ao longo da rota todos os anos.

Catedral-fortaleza de Tui, a poucos minutos de Valença do Minho

Valença do Minho é uma parada importante no Caminho Português, pois é o ponto de cruzamento para o Rio Minho, que separa Portugal e a Espanha. Do outro do lado da fronteira, a poucos minutos de Valença do Minho, está catedral gótica de Tui.

10. Parque Nacional da Peneda Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês é uma área protegida localizada na região norte de Portugal. É o único parque nacional do país e foi criado em 1971 para proteger a paisagem natural da região montanhosa de Peneda-Gerês.

O parque abrange uma área de mais de 71.000 hectares e inclui uma ampla variedade de habitats, desde florestas de montanha até planícies agrícolas.

Navegue de caiaque no parque Peneda-Gerês

A paisagem do parque é marcada por montanhas cobertas de florestas, rios cristalinos, cascatas e uma ampla variedade de fauna e flora nativas.

Além de ser um importante destino turístico, o Parque Nacional da Peneda Gerês é também uma área de grande importância para a conservação da biodiversidade, abrigando várias espécies ameaçadas de extinção, como o lince ibérico.

O parque oferece uma ampla variedade de atividades recreativas, incluindo caminhadas, passeios de bicicleta, pesca, cavalgadas e passeios de barco. Além disso, há vários monumentos históricos e culturais na região, incluindo castelos, igrejas antigas e aldeias tradicionais.

Se você se sente ativo e cheio de energia, há muitas atividades para fazer no parque. Por exemplo, é possível andar de caiaque ou canoa.

O lago do Parque das Termas é uma verdadeira obra de arte que merece a sua visita.

O Parque Nacional da Peneda Gerês é um destino popular para caminhadas, com trilhas que vão desde caminhos fáceis até trilhas mais difíceis. As caminhadas são uma ótima maneira de explorar a paisagem natural e ver animais selvagens, como raposas, javalis e aves de rapina.

O parque tem várias fontes de águas termais, onde é possível relaxar e aproveitar as propriedades curativas das águas.

De recordar também que o parque está localizado na região de Minho, conhecida por seus vinhos verdes, queijos, pão caseiro e outros produtos regionais. Aproveite a oportunidade para experimentar esses produtos.

Veja também: As 24 melhores coisas para fazer em Portugal

Veja também: As 20 joias escondidas de Portugal

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *