As 24 melhores coisas para fazer em Portugal

Nos últimos anos, Portugal ganhou destaque como um dos destinos turísticos mais badalados da Europa. Pela afinidade linguística, Portugal tem sido um destino tanto para os brasileiros que querem fazer turismo como para aqueles que escolhem o país para viver.

As 24 melhores coisas para fazer em Portugal

Mergulhe na História em Belém, Lisboa

Torre de Belém

Belém, bairro de Lisboa, abriga três dos locais históricos mais famosos da cidade: o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém.

Padrão dos Descobrimentos

Se você está passando algum tempo em Lisboa, um dia em Belém deve estar no topo de sua lista de coisas para fazer em Portugal – na verdade, conhecer estes monumentos já vale a viagem.

Reserve um tempo para explorar a impressionante arquitetura de todos os três pontos turísticos: desde a escala e os detalhes inacreditáveis do mosteiro até as figuras esculpidas no monumento – uma viagem a Belém é como voltar no tempo.

Prova de vinhos no Vale do Douro

Portugal é muito bom em fazer bebidas saborosas – e muito provavelmente você já ouviu falar no famoso Vinho do Porto, um vinho doce que era o preferido de Sherlock Holmes.

Embora os portugueses sejam bons em fabricar todo o tipo de “guloseimas” alcoólicas, com bons vinhos de norte a sul do país, você precisa fazer um cruzeiro no Vale do Douro e participar de alguma degustação de vinhos.

O famoso Vinho do Porto

As belas paisagens em socalcos do Douro são um dos pontos turísticos mais famosos de Portugal. Acrescente como atração uma coleção de casas de de Vinho do Porto mundialmente famosas – Croft, Taylor, Sandeman Graham, Osborne, para citar algumas.

Entre os produtores portugueses, se destacam a Quinta do Crasto e a Casa Ferreira.

Conheça a deslumbrante Sintra

O Palácio Nacional da Pena parece ter saído de algum filme da Disney

Sintra, um dos 17 patrimônios mundiais da Unesco em Portugal, é uma mistura de conto de fadas de arquitetura colorida, castelos, conventos e palácios, tudo isso em uma localização deslumbrante no sopé da Serra de Sintra.

A uma curta distância de Lisboa, a cidade é um popular passeio de um dia a partir da capital, sendo invadida pelos visitantes aos finais de semana em todas as épocas do ano.

Faça como a aristocracia portuguesa de antigamente e passe seus dias nos jardins exuberantes de Sintra, visitando palácios e castelos medievais, ou simplesmente curtindo o centro história da vila medieval que foi sempre o refúgio dos reis portugueses.

Embora uma viagem de um dia a Sintra seja uma das melhores coisas para fazer em Portugal, é ainda melhor se você puder passar a noite por lá. Explorar a cidade depois que todos os ônibus de turismo partiram: é uma experiência muito mais tranquila.

Veja também: As 15 melhores coisas para fazer em Sintra

Veja também: 5 lugares inesquecíveis para um dia de viagem a Sintra

Banhe-se nas Águas Termais do Vidago Palace

Vidago Palace

Antigamente, quem era alguém em Portugal passava um tempo todos os anos “melhorando sua constituição” no Vidago Palace, uma belíssima estância termal de estilo belle époque.

A água natural do Vidago é uma água natural gasocarbônica natural muito rara e usada para tratamentos e programas de saúde, reconhecida pelas suas propriedades curativas, abarcando desde doenças gastrointestinais a doenças alérgicas, do sistema respiratório, sistema nervoso e doenças geriátricas, além de muitas outras enfermidades.

O Vidago Palace está localizado na vila de Vidago, a cerca de 15 km de Chaves, capital do concelho do Norte de Portugal e a menos de uma hora de Viagem do Porto.

Spa termal em edifício histórico

A estância termal faz parte da Rota Termal da Água, localizada no norte de Portugal e no sudeste da Galiza espanhola, o destino com maior concentração de águas termais e minero-medicinais da Europa.

Explore a bela gruta de Benagil

Benagil, a praia secreta dentro de uma gruta no Algarve

De todos os atrativos naturais da costa acidentada do Algarve, a praia dentro da gruta de Benagil é a mais espetacular. A praia secreta tem duas entradas nas falésias, onde é possível chegar somente de barco ou caiaque.

Como cereja no topo do bolo, a praia tem um buraco no teto, chamado de Algar de Benagil, que a torna iluminada. Esse buraco é acessível por uma trilha mas não dá acesso à praia.

A gruta fica a 120 metros da praia de mesmo nome, que dista a 4 km da vila de Carvoeiro, no município de Lagoa, no Algarve.

Nade ou ande de caiaque da costa até uma das aberturas naturais da caverna e olhe para o enorme teto abobadado que leva a um ponto quase perfeitamente circular de céu azul.

O que é melhor que isso? Pois há ainda uma praia de areia fina perfeitamente macia para você relaxar antes de voltar para o mundo real.

Tome banhos de sol e mar na Praia do Camilo

Portugal continental tem quase mil quilômetros de costa, com muitas praias incríveis, desde praias com ondas gigantes do oceano Atlântico até praias de clima mediterrânico na região do Algarve.

Enquanto a costa atlântica é boa para os esportes aquáticos e longas praias até onde a vista alcança, o Algarve tem águas mais calmas e alguns lugares lindos para apanhar sol.

A Praia do Camilo é uma dessas praias – acessada por uma escada de madeira, a praia fica entre as falésias amarelas douradas pelas quais o litoral é famoso.

Chegue cedo o suficiente, ou vá em um dia de semana, e você poderá se sentir no seu próprio paraíso particular – ou se acomode ao lado dos outros adoradores do sol e aproveite os raios solares.

Caminhe pelo Trilho dos Pescadores no Alentejo

Se a costa sul de Portugal é composta por pequenas enseadas e praias escondidas, a costa atlântica é muito mais selvagem , com suas marés ferozes e águas azuis cintilantes.

O Alentejo é menos conhecido do que algumas outras regiões do país, o que significa que a caminhada serpenteia por pequenas aldeias e praias intocadas, passando por algumas cidades ao longo dos seus 120 km.

O Trilho dos Pescadores é um dos trilhos costeiros mais belos do mundo, totalmente localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O peixe seco ao sol é uma tradição na costa portuguesa de norte a sul do país

Embrenhe-se no fabuloso parque natural e quem sabe terá a sorte de observar uma das tradições mais antigas da região, a cura do polvo e da moreia, onde o pescado é seco ao sol como se fosse um varal de roupas.

Percorra o Caminho Histórico de Santiago do Cacém

Trilho histórico de Santiago do Cacém

Se procura uma caminhada completamente diferente por Portugal, opte pelo outro percurso de longa distância da Rota Vicentina, o Caminho Histórico de Santiago do Cacém. É a opção perfeita para conhecer uma parte menos explorada do país.

Começando na charmosa cidade de Santiago de Cacém, o caminho desce até o Cabo de São Vicente, no extremo sul de Portugal. A rota passa por aldeias rurais, pomares de cortiça, florestas de eucaliptos perfumadas e vales montanhosos enquanto segue para o sul.

A fundação da trilha também criou uma série de experiências imersivas, onde você pode aprender sobre a história e a cultura únicas da região com os próprios habitantes locais. Como o nome sugere, percorrer o Caminho Histórico leva você de volta no tempo.

Ah, apesar do percurso ser relativamente fácil, sem grandes desníveis, você deve evitar de percorrê-lo nos meses quentes do verão.

Faça uma viagem até à Ilha Deserta (e saboreie uma refeição fantástica )

Praia da Ilha Deserta

Você já deve ter percebido que não faltam boas praias em Portugal. Mas uma viagem até a Praia da Ilha Deserta será uma viagem a um verdadeiro paraíso intocado.

A Ilha Deserta é uma das cinco ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, um paraíso natural com 60 km de extensão na costa portuguesa.

O caminho até a ilha é feito através de um curto passeio de lancha a partir de Faro, todos os dias, a partir das 10h30, com duração média de 90 minutos.

Uma experiência gastronômica única na Ilha Deserta

A Ilha Deserta é um ponto de imensa biodiversidade, desde pássaros, crustáceos e camaleões a plantas e flores, por isso, nade, surfe, tome sol e abra o apetite antes de ir ao restaurante auto-sustentável da ilha, o Estamine, que serve alguns dos melhores frutos do mar que você pode encontrar no país.

Veja também: Como conhecer o Algarve gastando pouco

Passeie pelas ruas de paralelepípedos de Tavira

Edifícios caiados de branco, portas coloridas, jardins escondidos e um número razoável de belas igrejas – é quase como se alguém pensasse na quintessência da cidade portuguesa e depois fizesse Tavira à sua medida.

Esta pequena cidade pode não ter muitas atrações famosas além do castelo medieval, mas muito do seu apelo está em passear sem rumo  pelas sua ruas estreitas, parando para um café aqui, um pastel de nata acolá e absorvendo toda a atmosfera da cidade.

Veja também: Tavira, a joia escondida do Algarve

Conheça o Cemitério de Âncoras na Praia do Barril

Ao virar da esquina de Tavira, encontra-se a Praia do Barril,  mais conhecida pelo peculiar cemitério de âncoras, que abriga 248 âncoras enferrujadas que foram abandonadas ali pelos pescadores de atum quando a pesca industrial se implantou nos anos 1960.

A situação com os métodos de pesca tradicionais perdeu força, levando mais de 80 famílias de pescadores a abandonarem a atividade, enterrando as âncoras no simbólico cemitério.

Devore pastéis de nata em Lisboa

Deliciosamente saboroso e inexplicavelmente apetitoso, o pastel de nata é uma demonstração de verdadeiro gênio culinário. Camadas de massa folhada, recheadas com creme de ovos, fazem desse doce uma experiência inesquecível.

O verdadeiro pastel da nata se chama Pastel de Belém e é feito em uma pastelaria em Belém, bairro de Lisboa, cuja receita é guardada a sete chaves.

Na impossibilidade de recriar o famoso doce, os portugueses inventaram então o pastel de nata, que é igualmente delicioso e você encontra nas pastelarias e confeitarias de norte a sul do país.

Veja também: A história por detrás do Pastel de Nata, o icônico doce de Portugal

Absorva as vibrações em Vila Nova de Milfontes

Vista da Vila de Vila Nova de Milfontes com o castelo e o Rio Mira, que desemboca no oceano

O Alentejo pode não ser a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em praias de Portugal – a região mais conhecida e badalada é o Algarve.

No entanto, o Alentejo possui uma riqueza de praias deslumbrantes a serem descobertas, embora algumas delas sofram mais com a ação do vento do que as praias algarvias, por causa de sua posição voltada para o Oceano Atlântico,

A praia mais popular do Alentejo é emoldurada por uma faixa grossa de areia que corre em ambas as direções – afaste-se um pouco do eixo principal e não se surpreenda se encontrar um pedacinho de praia só para você.

Longe do areal, a pequena vila está repleta de restaurantes tradicionais portugueses, casas caiadas de branco e o Forte de São Clemente, construído para proteger a vila dos piratas que percorriam as costas alentejanas no século 16.

Aventure-se na Madeira

Cabo Girão, na Ilha da Madeira

A Madeira é mais do que apenas um vinho delicioso de mesmo nome. Na verdade, este aglomerado de ilhas vulcânicas no oceano Atlântico irá surpreendê-lo com a sua paisagem espetacular e trilhas na natureza, ainda que difíceis.

A capital Funchal é um refúgio tranquilo de arquitetura encantadora e moradores amistosos. Em outras partes da ilha, você pode caminhar pelo terreno íngreme e vulcânico, dar um mergulho nas piscinas naturais de água salgada, praticar parapente ou observar golfinhos e baleias.

Grutas de São Vicente

Não deixe de conhecer São Vicente, um dos locais mais sedutores da Madeira, onde há um Centro de Vulcanismo e grutas que oferecem uma “viagem ao centro da Terra”, atravessando 700 metros de galerias de basalto, ferro e lava.

Essas grutas se formaram pela explosão do vulcão Paul da Serra há mais de 400 mil anos.

Veja também: Por que a Madeira é o segredo mais bem guardado de Portugal

Veja também: 15 coisas incríveis e únicas para fazer na Madeira

Não se esqueça dos Açores

A Ilha do Pico, a ilha-montanha, a segundo maior dos Açores

Os Açores, um arquipélago de nove ilhas situado no meio do Atlântico, é o paraíso escondido de Portugal. Com um ambiente natural bem preservado, os açorianos se orgulham do cenário sobrenatural que chamam de lar.

Suba ao pico mais alto de Portugal, a montanha do Pico, que dá nome à segunda maior ilha dos Açores, que é simplesmente o terceiro maior vulcão do oceano Atlântico.

Quando estiver exausto de tanta atividade ao ar livre, relaxe em cidades aparentemente perdidas no tempo e aproveite o ritmo de vida descontraído típico das ilhas.

Veja também: Conheça as 9 ilhas do arquipélago dos Açores, o pequeno paraíso de Portugal

Veja também: As 6 melhores coisas para fazer no arquipélago dos Açores

Confira a arte de rua na LX Factory, Lisboa

Lisboa é uma cidade de grandes contrastes – séculos de história convivem confortavelmente com a reputação da cidade como uma das cidades mais excitantes e dinâmicas da Europa.

De todos os hotspots contemporâneos de Lisboa, o LX Factory é a joia da coroa: uma mistura acolhedora de arte de rua cool, mercados de fim-de-semana, restaurantes independentes, bares, boutiques e festas que garantem entretenimento a qualquer hora e em qualquer dia da semana.

Descubra a beleza da Aveiro histórica

Gôndolas de Aveiro

Cortada por canais, não é difícil perceber de onde vem o apelido de “Veneza de Portugal” – e a maioria dos visitantes embarca em uma das coloridas gôndolas que percorrem as vias navegáveis.

Dito isto, o encanto de Aveiro vai muito além das atividades aquáticas. Uma riqueza de arquitetura Art Nouveau e casas em tons pastéis completam o cenário.

Reserva das Dunas de S. Jacinto, a natureza em estado puro

Passeie de barco pela lagoa e você encontrará a bela reserva natural de São Jacinto, com as suas passarelas de madeira abrindo caminho pela vegetação.

Percorra as ruas históricas do Porto

Se você gostou de Lisboa, vai se apaixonar pela cidade do Porto, no norte do país. Com um centro histórico classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, há bons argumentos para você conhecer a cidade.

Passe pelo menos alguns dias apreciando as suas principais atrações: a Catedral da Sé, o Museu de Arte Contemporânea, a Casa da Música e o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, o melhor lugar para observar a cidade do Porto.

Veja também: Que fazer no Porto: as 17 melhores atrações da cidade

Ouça o fado em Alfama, Lisboa

Ouvir as melodias tristes e agridoces típicas do Fado, o gênero musical tradicional de Portugal, é uma das experiências que você não deve perder ao visitar o país.

Não há melhor lugar para ouvir o fado que o bairro lisboeta de Alfama, que foi onde esta música nasceu e e se fez conhecida no mundo pela voz de Amália rodrigues.

Beba uma Ginjinha (um licor português feito com bagas de ginja embebidas em álcool) e absorva os sons melancólicos em uma casa  tradicional de fado.

Veja também: 10 lugares para ouvir um bom fado em Lisboa

Veja também: O que fazer em Alfama, o bairro mais charmoso de Lisboa

Desfrute de um fim de semana no Algarve

Ponta da Piedade, Lagos, Algarve

A primeira coisa que você tem que saber é que o Algarve não é uma cidade, mas uma região ao sul de Portugal, um dos mais famosos destinos do verão europeu.

São várias cidades históricas, a poucos quilômetros uma das outras, e dá para percorrer muitas delas em 2 ou 3 dias de viagem. A melhor época é o verão, mas, neste período, é tudo muito caro e lotado.

Para não gastar tanto, uma dica é ir em setembro, quando os turistas já se foram e os dias ainda são lindos e quentes.

As belas praias com suas falésias douradas, banhadas por um mar verde esmeralda, são um espetáculo a parte. Mas há muito mais para ver no Algarve, como bons resorts, trilhas costeiras com vistas incríveis, pequenos centros históricos muito charmosos, gastronomia deliciosa e uma infinidade de praias, cavernas e grutas para serem exploradas a pé, a nado, de caiaque ou barco.

Visite Tomar, a terra dos Cavaleiros Templários

Perto o suficiente de Lisboa para fazer uma viagem de um dia, a cidade de Tomar é um belo passeio. A maioria dos visitantes procura o lugar para conferir o Convento de Cristo, situado no alto da cidade, e que foi um dia a base da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Qualquer que seja o motivo para conhecer Tomar, é obrigatório subir ao castelo templário e explorar a obra monumental do Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal.

Veja também: Guia de viagem de 1 dia a Tomar, a cidade dos Cavaleiros Templários

O passado encontra o presente em Braga

Sé de Braga, a igreja mais antiga de Portugal

Braga, uma das cidades mais antigas de Portugal, fica no nordeste do país, atraindo visitantes com a promessa de arquitetura notável, comida deliciosa e muitos séculos de história.

Embora seja uma cidade pequena, Braga possui mais de trinta igrejas e a catedral mais antiga de Portugal – um testemunho de sua importância religiosa de longa data.

Você pode pensar que a monotonia reina com tanto monumento histórico, mas isso não acontece. Bares, pequenos cafés e restaurantes com excelente gastronomia mantêm a cidade no presente.

Visite Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal

Com suas casas de pedra construídas na encosta de uma montanha rochosa, Monsanto é a aldeia mais incrível de Portugal. As casas da vila são quase todas de pedra, grudadas umas às outras e muitas vezes adaptadas e fundidas às pedras gigantescas da montanha.

É a mais intrigante aldeia portuguesa, com suas ruelas de formas irregulares levando a estreitas passagens e desvendando belos cenários. Se você está planejando conhecer o interior de Portugal, deve incluir Monsanto no seu roteiro de viagem.

Veja também: As 10 aldeias mais bonitas de Portugal

Descubra o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Chamado carinhosamente de Gerês pelos portugueses, o parque é uma das regiões mais preservadas de toda a península ibérica. Situado no extremo noroeste do país, também ocupa território espanhol, onde é chamado de Xurés.

Considerado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, o Gerês é uma das maiores atrações naturais de Portugal quando o assunto é fauna e flora.

A riqueza do parque se destaca pelo seu valor ecológico e etnográfico e a sua rara e impressionante beleza paisagística.

A variedade da fauna é grande e podem ser facilmente encontrados no parque animais como a cabra-montanhesa, aves de rapina, lobos, corças, garranos (cavalo-ibérico), entre outros.

Adicione a tudo isso mais de 70 mil hectares de vales verdejantes, colinas arborizadas e pequenas aldeias construídas em pedra que fazem a delícia dos caminhantes.

Este é o Portugal mais selvagem – percorra algumas das melhores trilhas do país e longe das multidões.

Veja também: As 20 joias escondidas de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *