10 lugares para ouvir um bom fado em Lisboa

O fado é mais do que um gênero musical; é uma forma de viver e de sentir. Para entender a sua magia, você deve assistir a uma apresentação ao vivo. Leia esse artigo para saber mais sobre o fado e onde ouvir o melhor fado em Lisboa.

O que é o fado?

Há quem diga que este estilo de música tipicamente português soa como um cruzamento entre a ópera e o blues. A palavra fado significa sina, sorte ou destino, e os temas do fado são principalmente sobre saudade, nostalgia, ciúmes e pequenas histórias do cotidiano.

Hoje em dia, embora os fados tradicionais sejam geralmente nostálgicos e melancólicos, também existem fados modernos com temas alegres. Surgiu em Portugal uma nova geração de fadistas que introduziu novos temas e sonoridades.

Geralmente, o fado é cantado por apenas uma pessoa acompanhada por um violão e uma guitarra portuguesa, que é também chamada de “guitarra de fado”.

A guitarra portuguesa é menor que um violão comum, tem seis pares de cordas e uma caixa harmônica em forma de pêra.

O fado é tão único que ganhou o galardão de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2011.

A História do Fado

Existem muitas razões para se apaixonar pelo fado, uma das quais é a sua história. As raízes do fado são um mistério, mas os musicólogos entendem o fado  como uma fusão de culturas, principalmente africana e brasileira, provenientes do passado marítimo e colonial de Portugal, aliadas à sua tradição de poesia oral e, possivelmente, alguma influência berbere-árabe da longa presença mourisca na Península Ibérica.

O fado surgiu em contexto popular na Lisboa oitocentista, quando era cantado de forma espontânea e nos mais diversos lugares e ocasiões. Nos seus primórdios, o fado surgiu ligado a contextos sociais, com temas do cotidiano, de emergência urbana.

Desde essa época que o fado começou a ganhar expressão nas festas populares de Lisboa, chegando rapidamente ao teatro de revista, um gênero teatral de gosto popular, que teve importância nas artes cênicas tanto de Portugal como do Brasil.

No século 19, a guitarra portuguesa começa a marcar sua posição no acompanhamento do fado cantado. Presença comum nas festas sociais, no século 20 se inicia uma maior divulgado do fado, com o estilo passando a fazer parte das programações culturais. Nesta época, também as rádios tiveram um papel fundamental na difusão do fado.

O fado depois do golpe de 1926

“O Fado”, pintura de José Malhoa (1910)

Tal como todas as áreas artísticas, também o fado sofreu mutações da sua forma original depois do golpe de maio de 1926, que instaurou o Estado Novo português e a longa ditadura salazarista de 41 anos ininterruptos.

Em 1927, o fado foi regulamentado e surgiu a carreira do fadista profissional. Não apenas as letras podiam ser alvo de censura, mas também os espaços performativos e a apresentação dos intérpretes estavam sujeitos a novas regras.

O fado, que até então era criado essencialmente, de improviso, passou, nesta altura, a ter uma rede de intérpretes, letristas, compositores e instrumentistas que atuavam em diferentes espaços para um público cada vez mais alargado.

À medida que o tempo foi passando, se consolidou a tendência de se ouvir o fado nos locais específicos para o efeito, “as casas de fado”. Estas começaram a aparecer com mais evidência em Lisboa, no Bairro Alto e Mouraria, a partir dos anos 1930.

Os cantores de fado, que nunca abandonaram o improviso por completo, começaram a cantar sobre coisas típicas, É nesta época que o fado começa a se tornar mais próximo do que hoje conhecemos.

Mas mesmo com este desenvolvimento, não se perdeu a improvisação presente quando o fado era cantado nas ruas. É muito comum assistir a uma atuação improvisada em tascas por Lisboa.

O fado e as artes

Amália Rodrigues, a voz de Portugal

Já falamos aqui de como a rádio e o teatro impulsionaram a popularização do fado. Pois o cinema não ficou indiferente a este estilo musical e até a década de 1970 muitos foram os filmes que retrataram o fado no grande ecrã, entre os quais “O Fado, História de uma Cantadeira”, protagonizado por Amália Rodrigues.

O fado se cruzou com aquela que viria a ser um dos maiores símbolos de Portugal por volta dos anos 50. Amália teve um papel importante na internacionalização do fado e na sua consolidação como forma de arte.

Desde que apareceu como fadista, até a sua morte, em 1999, Amália Rodrigues se tornou um ícone da cultura portuguesa e levou o nome do país, através de sua voz privilegiada, aos quatro cantos do mundo.

Fado de Coimbra

Coimbra é uma charmosa cidade estudantil no centro de Portugal, e a Universidade de Coimbra é a mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa. Ligado às tradições académicas, o fado de Coimbra é uma importante expressão cultural desta cidade estudantil.

Este estilo de fado é muito peculiar porque é tradicionalmente cantado por estudantes universitários (normalmente homens), trajados com becas académicas pretas e capas grossas.

Soa muito ao fado lisboeta (a parte instrumental é semelhante), com exceção das letras, que são geralmente sobre memórias da vida estudantil e posições políticas. Esse fado foi utilizado como música de intervenção durante a ditadura de Antônio Salazar.

O fado de Coimbra também é tradicionalmente executado com a Guitarra de Coimbra, uma versão modificada da guitarra de fado de Lisboa.

O Museu do Fado

Se quiser saber mais sobre a fantástica história do fado, não deixe de visitar o Museu do Fado, no bairro de Alfama, onde se encontra o melhor fado de Lisboa.

Visitar este museu é como mergulhar no mundo do fado. Esteja preparado para sentir muitas emoções ao ouvir os fadistas e aprender mais sobre a história da expressão musical mais famosa de Portugal.

Localização: Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1. 1100-139 Lisboa
Como chegar: Ônibus – 728, 735, 759, 794 | Metrô/Trem – Estação de Santa Apolónia | Trem – Estação de Santa Apolónia
Horário: terça a domingo das 10h às 18h
Preço do bilhete:  5 euros.

O melhor fado de Lisboa: 10 casas de fados

“Silêncio, que se vai cantar o fado”. É a deixa para os ouvintes aprumarem o ouvido e ficarem no mais completo silêncio enquanto guitarra e voz soam nas casas de fado, que são locais muito introspectivos e normalmente pequenos, pelo que recomendamos que chegue cedo e (quando possível) faça reserva.

Abaixo temos uma seleção do melhor fado de Lisboa e algumas das mais famosas casas de fado. Siga este roteiro e mergulhe no mundo do fado. Aproveite!

1. Casa de Linhares

A Casa de Linhares é uma elegante casa de fados inserida num edifício renascentista. É um local encantador para um jantar típico português enquanto se ouvem apresentações de fado.

Na Casa de Linhares, o fado acontece todas as noites com um dos mais icônicos fadistas portugueses, Jorge Fernando, uma grande referência nacional, que tocou com Amália Rodrigues e faz parte do elenco permanente da Casa de Linhares, entre outras fadistas como Fábia Rebordão, Vânia Duarte e André Baptista. Jorge é acompanhado pela guitarra portuguesa de dois dos melhores jovens guitarristas, André Dias e Bruno Chaveiro.

Localização: Beco dos Armazéns do Linho 2, 1100-037 Lisboa
Horário: aberto diariamente das 20:00 – 02:00
Contatos: +351 910 188 118 / email: [email protected]

2. Páteo de Alfama

O Páteo de Alfama está localizado dentro do preservado palácio do século 17 da “Senhora de Murça”. É um confortável restaurante tradicional com mesas grandes (perfeito para grupos), que oferece duas salas, uma dedicada apenas ao fado e outra que mistura o fado com o folclore.

Artistas como Luísa Rocha, Joana Melo, Manicha e André Vaz atuam no Páteo de Alfama, recriando o ambiente das antigas tabernas.

Localização: R. de São João da Praça 18, 1100-117 Lisboa
Horário: segunda a domingo das 19h30 às 23h
Contatos: +351 215 873 415 | email: [email protected]

3. Mesa de Frades

Mesa de Frades é um ótimo restaurante localizado na capela Nossa Senhora da Conceição do Palácio Dona Rosa. A antiga capela e palácio foi construída no século 18 pelo rei D. João V, para uma das suas amantes.

É um lugar para ouvir o fado com uma ótima acústica! Carminho cantava no Mesa de Frades e agora artistas como Ricardo Ribeiro, José Manuel Barreto, Rodrigo Rebelo de Andrade, Tânia Oleiro, Pedro Moutinho e Ana Sofia Varela são as estrelas do espetáculo.

Tudo isto e uma localização icônica fazem da Mesa de Frades uma excelente opção para assistir a um show de fado.

Localização: R. dos Remédios 139, 1100-304 Lisboa
Horário: Segunda a sábado das 20h30 às 2h
Contato: +351 917 0294 36

4. Tasca do Chico

Que tal arriscar cantar um fado? Nesta típica Tasca situada no Bairro Alto, você pode, sim! Quem quiser cantar lá pode fazê-lo. É um lugar com preços acessíveis e está sempre lotado.

Chegue cedo para não perder a diversão. Apresentações de fado ao vivo acontecem de quinta a domingo.

Localização: R. do Diário de Notícias 39, 1200-141 Lisboa
Horário: aberto diariamente entre 19:00-02:00
Contato: +351 961 339 696

5. Clube de Fado

O Clube de Fado está entre os mais prestigiados da capital portuguesa e se localiza perto da Sé Catedral de Lisboa. A casa conta com um elenco de artistas sólidos como Rodrigo Costa Félix, Maria Emília, Carlos Leitão e Cristina Madeira.

Enquanto ouve os fadistas, pode saborear comida tradicional como o “Caldo Verde” ou o “Polvo à Lagareiro”. É um pouco caro, mas vale a pena.

Localização: Rua S. João Praça, 86 – 94
Horário: abre diariamente entre 19:30 – 01:00
Contato: +351 218 852 704

6. Sr. Vinho

Uma noite com boa música e vinho é o mínimo que se pode esperar em um lugar chamado Sr. Vinho. Este clássico lisboeta (inaugurado em 1975) é conhecido como a grande universidade do fado devido aos grandes nomes do mundo do fado que por lá cantaram. Nomes como Ada de Castro, Mariza, Camané, Ana Moura, António Zambujo e Gizela João.

O elenco atual conta com artistas como Ana Sofia Varela, Vanessa Alves, Soraia Cardoso, Francisco Salvação Barreto e Duarte, acompanhados por Paulo Parreira na Guitarra Portuguesa e Rogério Ferreira na Viola.

Localização: R. do Meio à Lapa 18, 1200-724 Lisboa
Horário: segunda a sábado das 20h às 2h
Contato: +351 213 972 681

7. Tasca do Jaime D´Alfama

Na Tasca do Jaime, vive-se uma autêntica experiência de fado vadio, uma espécie de fado boémio. Esqueça as formalidades, pois os fadistas podem entrar espontaneamente e improvisar. Esteja preparado porque o fado começa por volta das 17h e o lugar é minúsculo. Não perca os pastéis de bacalhau e aproveite o espetáculo!

Localização: R. de São Pedro 40, 1100-551 Lisboa
Horário: das 16h à meia-noite
Contato: +351 966 463 721

8. Maria da Mouraria

Situada na casa onde viveu a fadista Maria Severa, a Maria da Mouraria é um local mágico. Desfrute de uma autêntica refeição tradicional portuguesa enquanto aprecia os fadistas neste confortável restaurante.

Em articulação com o Museu do Fado, a Maria da Mouraria oferece diversas iniciativas culturais relacionadas com o fado. Deixe-se encantar pelo fado pelas vozes de Ana Margarida, João Filipe, Maria da Nazaré, Teresa Siqueira

Localização: Largo da Severa 1 e 2, Largo Severa 2, 1100-588 Lisboa
Horário: de quarta a domingo entre 20:00-02:00
Contato: +351 934 450 130

9. O Faia

Fundado em 1947, O Faia mantém-se, até aos dias de hoje, uma referência da noite lisboeta. Começou por ser um restaurante familiar e assim se manteve até 1980, altura em que Carlos do Carmo, então gerente, decidiu vendê-lo.

António Ramos foi, nessa época, contratado para trabalhar como barman. Em meados dos anos 90, com os dois filhos, Pedro e Paulo, assumiu a gestão d’O Faia, cumprindo o fado (destino) deste pequeno restaurante: ser uma casa de família, a dos Ramos.

A par do fantástico fado, o restaurante serve deliciosa cozinha tradicional portuguesa confeccionada pelo Chef André Pola e sua equipa.

Localização: R. da Barroca 54 56, 1200-050 Lisboa
Horário: segunda a sábado das 19h30 à 1h. Fechado aos domingos!!!
Contato: +351 342 6742

10. Adega Machado

A Adega Machado foi fundada em 1937 e está localizada no Bairro Alto em Lisboa. Recentemente passou por uma transformação. A fachada foi repaginada com as obras do artista plástico Thomaz de Mello e, ao entrar, você se perde na admiração dos três andares, todos decorados com fotos da história e tradição do restaurante.

O restaurante tem uma zona central, uma garrafeira onde pode comprar vinhos, uma “sala da fadistagem”, ideal para pequenos grupos, e uma esplanada que oferece um recanto tranquilo para um copo de vinho.

Localização: R. do Norte 91, 1200-284 Lisboa
Horário: aberto todos os dias das 19h30 às 02h00
Contato: +351 342 2282

Veja também: Por que você deve visitar Lisboa

Veja também: As 10 comidas de rua mais famosas de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *