O que fazer em Alfama, o bairro mais charmoso de Lisboa

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, o mais tradicional e mais charmoso. Um dos únicos bairros a ser poupado do devastador terremoto de 1755, Alfama é a alma histórica de Lisboa e suas ruas íngremes de paralelepípedos permanecem exatamente como eram nos tempos medievais.

Por isso, quando chegar a Lisboa, na sua próxima viagem de férias, pode começar o seu passeio pelo bairro da Alfama, o coração da capital portuguesa.

Como chegar em Alfama?

O acesso ao bairro é muito fácil, pois está localizado no centro da cidade de Lisboa. A capital portuguesa é a cidade das sete colinas, e o bairro de Alfama se divide entre duas delas, a colina de São Jorge e a de São Vicente.

Por isso, para conhecer todos os cantos do bairro, é importante vestir um calçado bem confortável. Se você estiver no centro de Lisboa, pegue o bonde de nº 28 se não quiser ir a pé até o alto do bairro, onde fica o Castelo de São Jorge.

História de Alfama

Alfama foi o único bairro que resistiu ao terremoto de Lisboa de 1755

Alfama é um bairro importante desde o início da história da cidade de Lisboa. O nome do bairro é derivado do árabe al-hammã e remonta ao tempo dos mouros na região, quando havia fontes termais de água quente, como o Largo do Chafariz de Dentro.

O bairro é apontado como um dos mais antigos da Europa. Embora romanos e visigodos também tenham passado pelo local, foram os árabes que ocuparam o bairro no ano de 711 d.C.

O local que deu início à cidade de Lisboa foi escolhido pelas suas nascentes, e foi por muitos anos a zona da capital com menos problemas de abastecimento de água.

Alfama pode ser considerado o centro histórico de Lisboa, já que, por estar nas colinas mais altas da cidade e por ter construções fortes, o bairro sobreviveu ao terremoto de 1755, que destruiu o resto da cidade.

Castelo de São Jorge

O castelo de Alfama pode ser visto de quase qualquer lugar de Lisboa e é uma das atrações turísticas mais populares da cidade. Os visitantes podem escalar as torres ou passear pelas muralhas para algumas das vistas mais deslumbrantes da cidade, do rio e, em dias claros, vislumbrar o Oceano Atlântico.

Caminhe sem destino pelo bairro

Explorar o labirinto de ruas estreitas, com suas escadarias íngremes, é como voltar no tempo. O sinuoso labirinto de becos ladeados por casas com azulejos e varandas de ferro forjado, roupas penduradas nas janelas e gatos que passeiam languidamente pelas ruelas reforçam a sensação que estamos em um bairro familiar, pacato e singelo.

Ande no bonde número 28

O bondinho se tornou tornou-se um ícone de Lisboa ao percorrer as ruas estreitas e íngremes da Alfama. Você não encontrará bondes como esses em nenhum outro lugar do mundo – eles ainda são os modelos originais que foram fabricados na década de 1930. O percurso do elétrico é longo, mas o troço de Alfama é o mais agradável.

A rota do bonde 28 cobre um trajeto de cerca de 10 km e vai do Castelo de São Jorge até o Bairro Alto, permitindo aos turistas conhecerem os bairros Graça, Mouraria, Alfama, Baixa, Chiado, Madragoa e Bairro Alto.

Miradouro de Santa Luzia

O terraço romântico do Miradouro de Santa Luzia oferece vistas deslumbrantes sobre o bairro de Alfama e do rio Tejo. Encontre um local e sente-se um pouco enquanto admira a cascata de buganvílias, os lindos azulejos e a vista deslumbrante de todo o bairro.

O miradouro fica ao lado do Castelo de São Jorge, um pouco mais acima da Sé de Lisboa e tem dois patamares com vistas incríveis. No primeiro patamar, você encontra artistas de rua, que vendem pinturas da cidade, e vendedores de artesanato.

No segundo patamar, a vista é ainda melhor que a primeira. No local, há um pequeno lago onde crianças e turistas se refrescam no verão. Há também um café que vende bebidas e sorvetes para degustar algo enquanto se admira a paisagem.

Compras

Passeie pelas lojinhas que vendem todo tipo de artesanato, com lindas estampas e feitos com materiais como a cortiça, por exemplo, além dos tradicionais azulejos portugueses.

Se tiver tempo, não deixe de visitar a famosa Feira da Ladra, uma das mais tradicionais e antigas feiras realizadas na cidade, que acontece no Campo de Santa Clara, perto do Mosteiro de São Vicente de Fora, todas as terças e sábados, a partir das 10h.

Na Feira da Ladra, você encontra de tudo: artesanato, souvenires típicos de Portugal, objetos novos e usados (e também roubados!), tudo isso por preços bem acessíveis.

A feira ocupa um grande espaço, por isso se recomenda uma manhã ou tarde para apreciar o ambiente do lugar e poder ver o máximo de barraquinhas possíveis. É um misto de brechós e antiguidades, e vale a pena conhecer para quem gosta.

Admire as cores do bairro

Alfama é o bairro mais colorido de Lisboa e uma festa para os olhos. As casas pintadas de cores vivas, embora desbotadas, as lindas flores brotando das varandas e os impressionantes azulejos que decoram quase cada centímetro do bairro vão encher o cartão de memória da sua câmera em pouco tempo!

Miradouro da Graça

No alto da colina fica o bairro residencial da Graça e outro dos belos miradouros de Lisboa. Este é um dos locais preferidos dos lisboetas  devido à sua esplêndida esplanada e vistas panorâmicas sobre Lisboa e o Castelo de São Jorge. É muito mais tranquilo do que o Miradouro de Santa Luzia. Tome uma bebida no café ao ar livre no final da tarde.

Igrejas e catedrais

A Sé Catedral é a mais antiga igreja de Lisboa

Alfama também abriga algumas igrejas e catedrais espetaculares e com grande significado histórico. Não deixe de visitar a românica Sé Catedral com os seus campanários gêmeos acastelados, a Igreja de Santa Engrácia-Panteão Nacional, um dos edifícios mais reconhecidos no horizonte de Alfama, e a Igreja de São Vicente de Fora, admirada pelo seu imponente altar barroco, que ocupa o centro da capela-mor.

A melhor maneira de conhecer Alfama

Como Alfama é um labirinto de colinas íngremes e ruas estreitas, as opções de transporte são limitadas. A melhor maneira de se locomover por este bairro é com seus próprios pés.

Uma rota a pé popular é seguir a rota do bonde da Baixa até o Miradouro de Santa Luzia. Outro percurso preferido é sair da estação de metro de Santa Apolónia e subir as ruas íngremes até ao castelo. Certifique-se de pegar o bonde número 28 pelo menos uma vez.

Outra maneira única de se locomover em Alfama é de tuk tuk! A Ásia não é o único lugar onde você pode passear nesses riquixás de três rodas.

Tuks tuks são perfeitos para percorrer as ruas estreitas e cheias de lombas,  e são uma maneira emocionante e divertida de conhecer a cidade.

O que comer

Pastel de Tentúgal: não deixe de provar a doçaria conventual portuguesa

Lisboa é uma delícia gastronômica e você não pode ir à capital de Portugal sem provar os seguintes pratos, muitos dos quais podem ser encontrados em Alfama: bacalhau (o prato nacional português de bacalhau), caldo verde (uma sopa verde feita com couve, cebolas, batatas e chouriço), carne de porco à alentejana, queijo de serra e, claro, os famosos pasteis de nata, que podem ser encontrados em toda a cidade!

Onde ficar

Se procura um hotel no centro de Alfama com foco no bom design, o Memmo Alfama é o lugar pperfeito. Localizado no coração do bairro e a poucos passos da Sé Catheral e do Castelo de São Jorge, o Memmo Alfama é já considerado um dos melhores hotéis de Lisboa e é também o primeiro boutique hotel da zona histórica da cidade.

A esplanada e a piscina no último piso oferecem algumas das melhores vistas sobre Alfama. O seu toque contemporâneo, design minimalista e elevados padrões fazem do local uma excelente base para a sua estadia em Lisboa.

Veja também: Por que você deve visitar Lisboa

Veja também: Os 17 patrimônios mundiais da Unesco emPortugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *