As 6 melhores coisas para fazer no arquipélago dos Açores

Os Açores são um deslumbrante arquipélago português que convida os viajantes a aproveitar o sol, percorrer paisagens vulcânicas e desfrutar de experiências incríveis em um lugar paradisíaco.

Desde absorver a energia que pulsa nas cidades da ilha de São Miguel, passando por admirar a vida marinha a partir de miradouros de grande altitude até descansar nas águas tépidas de lagos geotérmicos, as experiências são infinitas no arquipélago situado a um terço do caminho entre a Europa e a América Latina.

Neste pequeno guia dos Açores, partilhamos tudo o que você precisa saber sobre esta ilhas do oceano Atlântico e muito mais para lhe dar uma ideia do que esperar quando visitar a costa açoriana.

1. Aprecie a paisagem da Lagoa das Sete Cidades (Ilha de S. Miguel)

Ilha de São Miguel, Açores

Considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal, a Lagoa das Sete Cidades é o monumento natural mais icônico dos Açores. Você será hipnotizado pela beleza natural do local ao caminhar pelos caminhos envoltos em hortênsias que serpenteiam ao longo desta cratera adormecida.

Os tons coloridos de topázio e esmeralda dos lagos gêmeos podem ser admirados ao longo da borda da cratera antes de você descer lentamente pelo vasto paraíso natural até a deslumbrante baía da Lagoa Azul.

Nesse lugar, você poderá passar algum tempo mergulhando ou sorvendo uma bebida refrescante para comemorar sua requintada caminhada.

2. Saboreie uma culinária geotérmica (Ilha de são Miguel)

Gêiseres fumegantes nas Furnas, São Miguel

As fumarolas vulcânicas fendem a paisagem geotérmica da Ilha de São Miguel e despejam vapor das profundezas da crosta terrestre sobre o terreno acidentado.

Estas fumarolas não são apenas para contemplação, mas são a base de uma tradição gastronómica única praticada pelos habitantes dos Açores.

Nesse lugar, será possível degustar o sabor emocionante do cozido de carne, preparado nas fumarolas quentes. O ensopado ferve lentamente em panelas colocadas dentro do solo vulcânico e o resultado é um prato tenro e tentador que você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo.

3. Caminhada ao Pico do Monte Pico (Ilha do Pico)

Monte Pico, Ilha do Pico

Caminhar é uma maneira fantástica de apreciar a beleza natural deslumbrante dos Açores, bem como apreciar as paisagens marítimas sensacionais de miradouros nas alturas.

Enquanto as trilhas levam aos cumes das montanhas dos Açores, o Monte do Pico continua a ser um dos mais desafiantes e gratificantes percursos pedestres do arquipélago.

Os entusiastas do trekking de todos os níveis irão ficar de queixo caído com as vistas deslumbrantes da orla do Pico Alto depois de uma caminhada rápida pelas falésias rochosas, onde séculos de fluxo de lava criaram formações geológicas únicas que pontilham as encostas do Pico.

4. Banhe-se nas piscinas termais

A paisagem vulcânica que compõe a maior parte das ilhas dos Açores permite tomar banhos quentes em qualquer época do ano, de dia e de noite, no meio da natureza e até no mar.

Em toda a Ilha de São Miguel, a atividade geotérmica borbulha e ferve, o que se tornou uma característica pela qual os Açores são famosos.

Não há melhor maneira de experimentar a fascinante natureza geotérmica do arquipélago do que tomar retemperantes banhos de águas quentes.

5. Observe as baleias saltando nas águas do mar (Ilha de são Miguel)

Golfinhos ao largo dos Açores

As baleias costumam se movimentar ao largo do arquipélago dos Açores mas é na Ilha de São Miguel que você terá as melhores oportunidades de observação de baleias nos mares de Portugal.

O arquipélago é um impressionante e imenso santuário de baleias, de onde os visitantes podem frequentemente testemunhar o movimento dessas enormes criaturas marinhas.

As baleias são normalmente acompanhadas por grupos de golfinhos que fazem a alegria dos observadores da vida marinha. Se você nunca viu uma baleia de perto, nos Açores você poderá desfrutar dessa experiência.

6. Explore a História em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira)

Uma vista deslumbrante sobre a cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira.

A famosa Ilha Terceira dos Açores é o lar de uma história maravilhosa que remonta a 1534, que se reflete nos encantadores edifícios renascentistas que compõem o horizonte à beira-mar de Angra do Heroísmo.

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade mantém importantes tradições culturais e patrimônios exibidos em museus, galerias e butiques que salpicam suas ruas aconchegantes e amistosas.

Com um porto protegido, um labirinto de becos e acesso a uma península encantadora, Angra do Heroísmo é uma joia histórica que vale a pena explorar com calma.

Veja também: Conheça as 9 ilhas do arquipélago dos Açores

Veja também: Por que a Madeira é o segredo mais bem guardado de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *