As 15 melhores cidades de Portugal para morar

Muitos brasileiros têm emigrado para Portugal em busca de uma vida melhor. Seja qual for o seu objetivo: trabalhar, estudar, investir ou até mesmo curtir a aposentadoria, o país tem cidades que se adequam a todos os projetos de vida.

É preciso escolher bem quando chega a hora de decidir em que região de Portugal morar, levando em conta não apenas os gostos pessoais, mas as características que mais condizem com o seu estilo de vida.

Por isso, se você está pensando em morar em Portugal, listamos nesse artigo as 15 melhores cidades portuguesas para morar.

Lisboa

A capital do país é onde tudo acontece, desde as melhores ofertas de emprego até a melhor balada. Lisboa é uma cidade cosmopolita há mais de 500 anos, com muitas atrações artísticas e culturais.

Como Lisboa é o principal centro financeiro do país, é onde há mais oportunidades de emprego, muitas delas relacionadas diretamente com o turismo. Tem também muitas opções de restaurantes, bares e agitação noturna.

Lisboa é o lugar ideal para quem busca emprego e gosta de viver em uma grande cidade, sendo a cidade perfeita para quem está em idade produtiva e muita energia.

É uma cidade para todas as idades, tudo é uma questão de objetivos e estado de espírito. Na capital de Portugal, há espaço para o agito e para a contemplação.

Porto

É a segunda maior cidade portuguesa e é perfeita para quem curte um clima de metrópole, com uma certa agitação, mas com aquele jeito de cidade do interior. Possui um setor de serviços bem forte e diversas opções de indústria.

Segundo maior centro econômico de Portugal, a cidade do Porto pode ser uma opção correta para quem busca emprego, para quem quer abrir um negócio próprio ou comprar algum imóvel para depois alugar.

O Porto também é uma excelente opção para quem pretende estudar, pois a sua universidade é considerada a melhor do país, segundo o ranking da QS World University Rankings. Somando graduação e pós-graduação, a universidade do Porto oferece mais de 600 cursos.

Coimbra

É a cidade universitária de Portugal por excelência, sendo a mais procurada pelos estudantes estrangeiros. De porte médio, para as dimensões do país, a cidade de Coimbra fica na região central do país.

Patrimônio Mundial da Unesco e com mais de 700 anos de existência, a universidade de Coimbra é perfeita para quem quer estudar em uma universidade mundialmente conhecida.

A cidade também é um bom lugar para quem deseja instalar um negócio voltado para o público jovem, na área de hotelaria, acomodações para estudantes ou lavanderia sel-service.

A escolha por Coimbra deve levar em conta a agitação estudantil, com suas festas e bebedeiras, durante o período das aulas. E também uma calmaria quase assustadora quando os estudantes entram em férias.

Cascais

A bela cidade de Cascais é ideal para quem gosta de praia, quer investir em um negócio voltado à gastronomia ou turismo, ou então para aqueles que não precisam trabalhar e querem aproveitar a vida em um lugar maravilhoso, com segurança e qualidade de vida. Tudo isso bem pertinho de Lisboa.

Cascais é perfeita para aposentados ou para os que buscam mais tranquilidade – com sofisticação – em um lugar próximo de um grande centro como a capital portuguesa.

Sintra

Se você gostaria de viver em uma vila medieval cheia de charme e castelos, esse lugar é Sintra, conhecida pelos seus palácios de contos de fada.

A vila de Sintra fica bem pertinho de Lisboa, possui ruas estreitas e se localiza em uma serra. É o lugar ideal para quem gosta de caminhadas. Com paisagens de cair o queixo, Sintra pode ser o lugar ideal para aposentados bem ativos.

Faro

Capital do Algarve, região ao sul de Portugal famosa pelas suas praias, Faro é uma bela cidade turística, cheia de belezas naturais, muito movimentada no verão e com boa opções para quem quer investir em algum negócio.

A 280km de Lisboa, a cidade tem aproximadamente 65 mil habitantes mas, durante o verão, é inundada por gente do mundo inteiro. Com ótimas praias e temperaturas mediterrânicas, Faro está localizada numa região privilegiada do país, conta com o terceiro maior aeroporto de Portugal e oferece excelente qualidade de vida.

Faro possui muitas vagas de emprego no setor hoteleiro e de alimentação, sendo a cidade ideal para jovens trabalhadores, famílias e até para aposentados. Se souber falar inglês, ajuda muito na hora de encontrar trabalho.

Portimão

Situada na margem direita do rio Arade, Portimão é outra bela cidade algarvia, de frente para o mar. Com um custo de vida bem inferior ao de Lisboa, a cidade é um dos destinos preferidos de alemães, ingleses e franceses que buscam viver nas amenas temperaturas de Portugal.

Além de ser uma região muito turística de Portugal, quem opta por morar em Portimão encontra uma vida muito tranquila, com belas praias, marinas para barcos, clubes de golfe e ótimos espaços para estar ao ar livre.

Albufeira

Outra cidade encantadora da região do Algarve, Albufeira é das melhores cidades portuguesas para morar. É a típica aldeia de pescadores que virou cidade mas não perdeu o charme e o encanto.

Apesar do grande afluxo de turistas nos meses de verão, Albufeira é uma cidade tranquila e agradável, com a circulação de automóveis proibida no seu centro histórico.

Situada a 37km do aeroporto de Faro, a cidade possui excelente qualidade de vida, perfeita para famílias e aposentados.

Braga

Situada na região norte de Portugal, Braga é a cidade perfeita para quem busca tranquilidade e um baixo custo de vida. É a terceira cidade do país, com 182 mil habitantes, perfeita para famílias com filhos e estudantes universitários.

Boas oportunidades de trabalho e negócios, qualidade de vida e muita história fizeram da região um dos destinos preferidos dos brasileiros que decidem morar em Portugal.

Com um ar de província, Braga tem um perfil diferente de Lisboa e Porto: a cidade não possui metrô e o transporte público não se compara, em disponibilidade e quantidade, com os serviços oferecidos por estas duas grandes cidades.

Guimarães

Guimarães é outra cidade pequena no norte de Portugal, cheia de história e excelente qualidade de vida. É uma cidade ótima para estudantes, pois possui um campus da Universidade do Minho na área de tecnologia, e também para famílias com filhos pequenos que buscam segurança e tranquilidade.

Conhecida por ser o “berço de Portugal”, por ser o local onde provavelmente nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, Guimarães é uma cidade muito bem conservada, com muitas árvores, flores e espaços verdes.

É um lugar tranquilo para morar, especialmente em família, sendo um bom local para estudar, criar filhos e fugir da agitação das grandes cidades mas com bastantes opções culturais e entretenimento.

Aveiro

Por conta de seus pequenos canais e gôndolas, Aveiro é considerada a Veneza portuguesa. A cidades dos tradicionais doces de ovos moles possui muita qualidade de vida e uma arquitetura que mescla o estilo praiano com recantos históricos incríveis.

Em Aveiro, é possível reunir o conforto de uma cidade pequena às vantagens de um centro metropolitano desenvolvido. É perfeita para as famílias com filhos e também para quem quer estudar, pois a cidade possui um super reconhecido centro universitário, que recebe anualmente mais de 14 mil alunos.

Matosinhos

Matosinhos entra na lista das melhores cidades de Portugal para morar porque é uma praia que fica bem pertinho da cidade do Porto. Com um belo calçadão, a cidade é perfeita para quem quer buscar trabalho ou estudar na universidade do Porto.

Morar em Matosinhos é uma excelente opção para brasileiros que desejam morar no norte do país e usufruir de uma boa qualidade de vida.

Com 174 mil habitantes e 4 institutos de educação de nível superior, a cidade fica a 7 km da cidade do Porto, o que traz muitos benefícios, como o aumento das oportunidades de emprego e opções de lazer.

Viseu

Viseu é considerada uma das melhores cidades com qualidade de vida de Portugal e da Europa. Pode ser o lugar ideal para quem gosta de lugares menores para viver e com menos agito e badalação.

Situada no centro-norte de Portugal, em um planalto rodeado por serras, Viseu fica perto da Serra da Estrela, da cidade de Aveiro, do Vale do Douro e da Floresta Nacional do Buçaco.

Em 2018, Viseu ganhou o título de “Cidade Europeia do Folclore” e, em 2019, foi destaque como “Destino de Gastronomia”. Come-se tão bem em Viseu que, quando for comer em um restaurante, tenha cuidado para não jogar comida fora. Geralmente, as porções são tão bem servidas que dá para duas pessoas comerem.

Évora

A capital do Alentejo pode ser uma excelente opção de vida em Portugal para aqueles que desejam estudar, pois a universidade local é a segunda mais antiga do país e oferece cursos de licenciatura, pós graduação, mestrado e doutorado.

A 130km de Lisboa, é uma cidade para quem busca tranquilidade e qualidade de vida, além de ser uma das mais bonitas cidades medievais portuguesas, com um centro histórico classificado como patrimônio mundial da Unesco em 1986, onde se destaca o Templo de Diana, o mais pujante resquício da presença romana na Península Ibérica.

Leiria

Se você está procurando calma e alguma agitação, Leiria é uma das cidades com melhor qualidade de vida e também com menor custo de vida em Portugal.

Banhada pelos rios Lins e Lena, a cidade possui um belo castelo, que é dos pontos turísticos mais famosos de Portugal. Para quem gosta de literatura, de salientar que o romance O Crime do Padre Amaro, do escritor português Eça de Queiroz, é ambientado na cidade de Leiria, existindo até um percurso turístico pelos locais onde decorre a trama.

Então, dentre as melhores cidades de Portugal para morar, conseguiu encontrar o lugar ideal para a sua próxima morada?

Veja também: 7 cidades do interior de Portugal que vão fazer você esquecer Lisboa

Veja também: 11 coisas pelas quais Portugal é famoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *