Os 10 melhores roteiros para viagens de um dia a partir de Lisboa

Todos estes destinos ficam a menos de duas horas de carro de Lisboa e são todos eles deslumbrantes. Por isso, se você vai viajar para Portugal, saiba que há um grande número de viagens de um dia que se podem fazer a partir da capital portuguesa.

Arrábida

A praia do Portinho, no Parque natural da Serra da Arrábida, é uma das mais lindas de Portugal

Sem dúvida, uma das melhores viagens de um dia para para fazer  a partir da capital portuguesa é o Parque Nacional da Serra da Arrábida. Logo à chegada, o visitante é confrontado com o contraste exuberante do verde da serra com as águas azuis do mar.

No parque, um dos grandes atrativos são os passeios pelas trilhas pedestres, que oferecem experiências únicas, de absoluta e completa harmonia com a natureza, com uma vista maravilhosa sobre o oceano Atlântico.

O convento, as fortificações e os palacetes que contam a história do lugar merecem igualmente uma visita. No entanto, vale a pena reservar um tempo para, antes do regresso a Lisboa, dar um mergulho numa das belas praias da região, se a temperatura assim o permitir.

A praia do Portinho da Arrábida e a Praia de Galápos – ou até mesmo a de Galapinhos – merecem ser visitadas, assim como o Forte de Santa Maria da Arrábida, monumento nacional, e o Palácio da Comenda, que já foi a residência de veraneio do Conde Ernest Armand e que também serviu de refúgio à Jackie Kennedy.

Palácio da Comenda, que outrora foi a casa de férias da realeza europeia, está hoje em estado avançado de degradação

Em 1963, após o assassinato do marido John F. Kennedy, na época presidente dos Estados Unidos, Jackie Kennedy se refugiou no palácio com os filhos.

Por ser amigo da família, o escritor norte-americano Truman Capote foi outro que passou alguns verões no local.

Cascais

Cascais é um passeio a não perder, se você está de passagem por Lisboa, tamanha a beleza que se desfruta no local e que comprova que não foi por acaso que príncipes e reis escolheram esse destino como residência de veraneio.

Desfrute do passeio pelas ruas do centro histórico, aposte numa caminhada pelo “paredão”, onde poderá apreciar toda a beleza das praias entre Cascais e o Estoril, e visite também o Parque Marechal Carmona, a Cidadela, o Mercado da Vila e o Farol de Santa Marta.

Não se esqueça também de visitar a extensa e famosa Praia do Guincho, onde poderá apreciar a natureza e a força do mar em toda a sua dimensão.

Dunas da Cresmina

Ao final do dia, beba uma cerveja e saboreie um petismo tipicamente português ao pôr do sol no Núcleo de Interpretação das Dunas da Cresmina.

Comporta

A praia da Comporta já foi um dos segredos mais bem guardados da orla costeira da região e hoje em dia é o destino predileto de muita gente para passar o dia, o final de semana ou até mesmo as férias.

Pelo fato do local se encontrar a poucos quilômetros de Lisboa, é uma excelente aposta para fazer uma viagem de um dia a partir da capital portuguesa.

Na Comporta, à sua espera está o areal maravilhoso e o mar, chamando por você, além de restaurantes dedicados ao peixe fresco e frutos do mar.

As lojas de mobiliário e roupa trendy, de marca portuguesa e importadas do Nepal e da Índia, são também uma atrativo numa região onde até as festas populares são famosas.

Ruínas Romanas de Troia

Outros passeios top de se fazer são uma visita à Herdade da Comporta, onde poderá provar vinhos de qualidade. Relativamente perto dali, poderá visitar ainda as Ruínas Romanas de Troia, que um dia foram o maior centro de produção de salgas de peixe do Império Romano.

Ericeira

Foz do Lizandro, Cala, Coxos e Ribeira d’Ilhas são destinos perfeitos de viagens de um dia a partir de Lisboa em virtude da beleza das praias da região da Ericeira, que são também consideradas como os melhores locais para a prática do surfe no continente europeu.

Apesar da Ericeira ser um local cobiçado sobretudo na época balnear, vale a visita também ao longo do ano para saborear o peixe que é sempre fresco ou simplesmente curtir o final do dia com vista para o mar em algum bar com trilha sonora a condizer.

Uma visita que vale a pena é a Casa de Cultura, que já foi um cassino no século passado, ou ainda o Parque de Santa Marta, com seus campos de tênis, ringue de patinagem, mini golfe, anfiteatro e sala de música.

Mosteiro Budista de Sumedhãrãma

Aproveite também para visitar o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, onde a comunidade monástica se reúne duas vezes por dia para meditar (às 5h e às 19h30), em sessões que são abertas ao público.

Lourinhã

Para uma viagem de um dia a partir da capital portuguesa carregada de cultura e história, será um passeio completamente inovador uma visita a uma terra que é referência em matéria de dinossauros.

Com cerca de 10 hectares, o Dino Parque é simplesmente o maior museu ao ar livre de Portugal, que consiste num parque temático dedicado a estes animais pré-históricos, onde é possível apreciar mais de 180 modelos de diferentes espécies em escala real.

Perto do Forte de Paimogo foi descoberta uma área de nidificação de dinossauros

Como região costeira, a Lourinhã tem também excelentes praias, como as praias do Zimbral, Valmitão e Areia Branca. Visite também o Museu da Lourinhã, a Igreja de Santa Maria do Castelo, do século 14, e aprecie a paisagem incrível que pode ser vista a partir do Forte de Paimogo, do século 17.

Mafra

Palácio Nacional e Convento de Mafra

Em Mafra, a oferta em termos de lugares históricos e espaços naturais em plena harmonia com a natureza é assinalável e o lugar merece uma boa visita.

Vá até a Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747, que serviu de parque de lazer do rei D. João V, com uma área de 819 hectares, onde poderá apreciar diversas espécies arbóreas e, com um pouco de sorte, poderá se deparar com javalis e veados que ali circulam livremente.

Para uma visita inesquecível, o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico é uma área de 17 hectares onde podem ser vistos animais dessa espécie que não estão em condições de serem devolvidos ao seu habitat natural, muitas vezes por terem sido vítimas de alguma armadilha.

Nesse parque dedicado ao lobo ibérico, você terá a oportunidade de observar de perto esse fascinante animal, com uma população que outrora foi muito abundante, mas hoje restam cerca de 2 mil indivíduos.

Aldeia Típica José Franco

Outro ponto de visita obrigatória é a Aldeia Típica José Franco, onde é recriada em ponto pequeno a aldeia típica portuguesa.

Por fim, o que não pode certamente faltar é uma visita Palácio Nacional e Convento de Mafra, do século 17, o mais importante monumento barroco de Portugal.

Montargil

Barragem do Montargil

A apenas 100km de  Lisboa, no Alto Alentejo, se destaca a Barragem de Montargil, um refúgio natural onde o sossego e a tranquilidade imperam. É um local para banhos mas também para pesca esportiva e todo tipo de esporte náutico.

É também nessa região que se encontra o Núcleo Regional do Megalitismo, dedicado às populações do período neolítico, e onde poderá também desfrutar de uma experiência de passeios de balão, de barco, de wakeboard ou, se não for tão corajoso, de passeios de canoa, a cavalo e de bicicleta.

Óbidos

Se você quiser experimentar a vida em um núcleo urbano cercado por muralhas medievais, é bom rumar até Óbidos, onde poderá também saborear uma ginginha servida em copo de chocolate.

Mesmo ali ao lado, você terá acesso às praias Foz do Arelho, Bom Sucesso e Baleal e também à Lagoa de Óbidos, onde se pode praticar esportes náuticos como a vela, windsurf, canoagem, kiteboard e stand up paddle.

Sintra

Tão pertinho de Lisboa e, no entanto, tão diferente, Sintra é das mais incríveis viagens de um dia a partir de Lisboa, não apenas por ser uma vila encantadora, que parece ter saído de um conto de fadas, mas também pela sua oferta cultural e natural.

O encantador centro histórico de Sintra revela a todo o momento as características únicas desta vila, que convida para passeios nos bosques circundantes, mas antes não se esqueça de passar pela Casa Periquita para provar um doce típico da vila, o famoso travesseiro de Sintra.

Além de oferecer ali ao lado a Praia da Ursa, uma das mais bonitas praias portuguesas, há todo um patrimônio arquitetônico para conhecer, como o Palácio da Pena, o Palácio da Vila e a incrível Quinta da Regaleira.

Cabo da Roca

Se tiver tempo, não deixe de ir até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, que o poeta Luís de Camões descreveu “onde a terra se acaba e o mar começa”.

Trafaria

Foi na Trafaria que, em 1910, a rainha D. Amélia inaugurou a primeira colônia balnear portuguesa, que até hoje seduz os visitantes com a vida típica que ali tem lugar.

Você pode ir até a Trafaria a bordo de um ferry, que sai de Belém, o que, por si só, já se torna uma bela experiência.

Um bom passeio é visitar a atual Quinta do Tagus Village, em Costas de Cão, que foi morada de Rafael Bordalo Pinheiro, o precursor do cartaz artístico em Portugal, para uma vista deslumbrante sobre Lisboa, a serra de Sintra, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril.

Veja também: As 15 melhores cidades de Portugal para morar

Veja também: 10 lugares para ouvir um bom fado em Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *